26 Nov 2014
6 comentários

Londres em Dezembro: 2014

Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Dicas Uteis, Eventos, Inglaterra, Natal

No outro dia eu postei no Instagram que essa epoca do ano eh uma de minhas preferidas aqui na Inglaterra: O frio ainda nao esta tao intenso, a luz do dia fica mais amena, e comeca a escurecer cada dia mais cedo…

Eh tambem a epoca que o pessoal mais reclama da vida aqui pelo hemisferio norte, mas eu adoro.. adoro Londres com esse tempinho escuro, dias curtos e noites longas, folhas vermelhas nos parques…

IMG_1797.JPG

E quando as luzes e decoracoes de natal comecam a pipocar pela cidade entao, ai mesmo que nao da pra nao se apaixonar por Londres!

E isso me fez pensar em como essa epoca do ano eh agitada por aqui: alem de muitos eventos e comemoracoes entre amigos e familiares, tem tambem os mercados de natal, os parques decorados, as vitrines especiais e os muitos eventos pela cidade toda!

Entao lembrei que em anos anteriores eu postei um re-cap de tudo de legal que estara acontecendo pela cidade nesse ultimo mes do ano, e resolvi fazer uma breve atualizacao da lista:

 

– Mercados de Natal:

No centro de Londres, nao tenho duvida que o maior e mais completo eh o Winter Wonderland do Hyde Park. Depois de muitos anos sem passar por la, ano passado fomos com a Isabella e simplesmente AMEI como o mercado/parque de diversao de Natal se transformou ao longo dos ultimos anos, e diria que eh absolutamente indispensavel pra quem estiver por aqui nas proximas semanas!

Quem estiver na area com criancas entao nem se fala! O lugar eh lindo, super bem montado e organizado e tem um clima delicioso e magico!

Aproveite pra tirar sua foto com o Papai Noel (a fila eh grande, mas eh uma dos unicos lugares em Londres onde nao eh preciso reserva com antecedencia).

Outra opcao de mercado igualmente fofo (mas em proporcoes bem menores) eh o Southbank Christmas Market, bem aos pes do London Eye, se estendendo por toda orla do Queen’s Walk.

O mercado de natal em si eh bem modesto, mas o que ele perde em termos de tamanho, ele ganha – disparado – no quesito “vista”! Como nao amar um mercado de natal com a vista incrivel da Londres, o Parlamento, Big Ben, London Eye e afins!

Otima opcao tambem pra quem tem pouco tempo na cidade e quer abocanhar varias coisas ao mesmo tempo: visitar um mercado de natal fofo E turistar por Londres!

E tambem nao perca a decoracao de natal no Soho, ali nas redondezas de Oxford Street, Regent Street e Carnaby Street – eh um festival de luzes e decoracao a parte, deixando todo centrinho da cidade ainda mais fofo e festivo!

Carnaby Street 2014

Carnaby Street 2014

Regent Street 2014

Regent Street 2014

New Bond Street 2014

New Bond Street 2014

Uma otima opcao que une o que ha de melhor em termos de mercado de natal e “fesival de luzes” eh o Kew Gardens, o Jardim Botanico Real de Londres. O Parque eh lindo o ano todo, mas no Natal eles fazem um super evento e se transformam mesmo!

E claro, as grandes lojas da cidade ja estao preparadas pro natal ha meses!

Selfridges 2014

Selfridges 2014

IMG_1802.JPG

A Harrods por exemplo, se orgulha de ter a “primeira” loja de natal do ano, todos os anos, e em 2014 montou sua “Christmas World” em – pasmem! – Agosto!

Exageros a parte, eles realmente tem um dos departamentos de natal mais incriveis da cidade, e o Santa’s Grotto (algo do tipo “caverna do Papail Noel”)eh uma das atracoes mais disputadas. Esse ano conseguimos reservar o cha da tarde da Harrods com o Papai Noel e a visita do Grotto pra levar a Isabella e claro que eu estou bem mais animada que ela!

 

– Eventos Especiais:

Alem dos mercados e decoracao de natal, Londres tambem fica transbordando eventos e atividades especiais com a tematica “inverno” e “Natal”.

Pra quem quiser algo mais classico e tradicional, as apresentacoes especiais de Opera e Ballett sao incriveis! Ha varios anos eu e a Tati mantemos nossa “tradicao” de assistir algum espetaculo novo no fim do ano, e depois de meses de espera, esse ano voltaremos ao Royal Opera House em Covent Gardem para assistir a cia de bale Real se aprensentar!

IMG_1803.PNG

Para os fans de musica classica e Caroling (aquelas musiquinhas de Natal), o Royal Albert Hall tambem faz concertos e apresentacoes especiais no fim do ano (esse nunca fui, mas ja assisti outros shows la no RAH e sao sempre incriveis!)

E quem quiser se divertir (e muito), outra opcao infalivel sao as pistas de patinacao! Estou tao feliz que esse ano consegui organizar (e convencer!) um grupo de amigas a irmos patinar todas juntas! E ai o convite foi se espalhando pras amigas das amigas das amigas, e vai ser um grupo otimo da mulherada pagando mico sobre o gelo!

Essa epoca do ano tambem eh uma otima desculpa ra conhecer outras regioes e cidades pelo pais, que se enfeitam para o fim do ano e ficam ainda mais encantadoras!

Ha uns dois anos atras fomos ao mercado de Natal de Winchester, que fica a cerca de 1 hora de Londres e eh conhecido como o mais fofo da Inglaterra, e amei! E claro, os Cotswolds sevem ser incriveis nessa epoca! Aliais, qualquer coisa que reuna “cidade pitoresca, palacio centenario & lareira” ja tem uma super cara de “Natal” o ano todo, ne?

IMG_1473.JPG

Todos os palacios e castelos nos arredores de Londres tem programacoes e eventos especiais de fim de ano – e se voce se hospedar em um deles (como esse, ou esse!) melhor ainda!

Eh tipo ser personagem de um filme de natal da vida real! (provavelmente vai ficar faltando a neve, mas acho que um bom e tradicional cha da tarde eh uma otima substituicao!) :-)

 

– Compras! Compras! Compras!

Esqueca a conversao da Libra! Londres eh uma cidade surpreedentemente barata para compras!

E no fim do ano entao nem se fala! Muitas promcoes especiais, colecoes especiais, edicoes limitadas e colaboracoes sensacionais!

Deixe-se “cegar” pelas luzes de natal e vitrines coloridas e aproveite!

Ou entao, pra quem conseguir esperar ate depois do natal, nao esquecam que dia 26 de Dezembro eh o “Boxing Day” (equivalente Ingles ao “Black Friday”) que da inicio as maiores e melhores liquidacoes do ano!

 

– Ano Novo em Londres:

Ao longo dos quase 10 anos de Londres, eu passei pouquissimos revellions por aqui, que foram devidamente documentados em posts explicadinhos sobre o evento, suas experiencias e perrengues.

8333995976_e8696d5d1a_z

A diferenca esse ano eh que devido ao alto grau de perrengue e confusao envolvido para conseguir assistir a queima de fogos, a prefeitura de Londres resolveu cobrar ingressos (que foram vendidos antecipadamente ao longo do ano) para acessar as zonas de “visualizacao” demarcadas, assim garantindo a seguranca e conforto da plateia.

Se voce quer ver os fogos de perto, alguns ingressos para as areas “B” ainda estao disponiveis no site oficial do evento – estou morrendo de curiosidade pra saber como vai ser esse novo modelo de ano novo e se vai continuar sendo cobrado ou nao…

Caso contrario, nos meus posts sobre o revellion em Londres eu dei algumas dicas “de moradora” sobre onde eh possivel ver os fogos de pertinho mas sem ter que se meter na muvuca! Vai por mim que eh batata! (da ultima vez que fui ver os fogos por la, encontrei varios leitores! Heheheh).

Outra opcao pra quem tiver um orcamento mais folgado sao alguns dos muitos novos (ou nao tao novos) restaurantes com vistas da cidade, que fazem eventos fechados com jantar + festa na noite de revellion (precos comecam a partir de 500£ por pessoa), como por exemplo o hotel Marriott Country Hall, o Plaza Westminster, os restaurantes Galvin at Windows ou os Oblix e Acqua no alto do Shard.

 

– Feriados e horarios de abertura:

Essa epoca do ano tambem tem os principais feriados do ano na Inglaterra, e principalmente o dia 25 de Dezembro, que eh o unico feriado do ano onde tudo fecha mesmo. MESMO!

Eu fao isso todo ano, e muita gente nao me leva a serio. Londres fica tipo cidade fantasma de filme de zumbies apocalipticos no dia 25 de Dezembro.

Nao tem metro. Nao tem onibus, nao tem trem. Nao tem lojas, nem restaurantes, e ate mesmo os mercados de Natal fecham. Independente de religiao ou se voce pratica ou nao o Natal, o dia 25 eh sagrado!

Nos vamos passar o fim de ano em Londres esse ano, e no dia 25 vamos almocar com alguns amigos no interior do pais, e ja reservei um carro alugado (a ser retirado no dia 24 e devolvido no dia 26, ja que no dia 25 agencias de carro de aluguel nao abrem!), pois vai ser nossa unica maneira de chegar ate la!

Bem, nesse post aqui eu dou mais detalhes sobre horarios de aberturas e o que funciona ou nao nesse periodo.

 

– Tradicoes de Natal:

Ha uns anos atras eu postei esse post sobre as tradicoes de natal na Inglaterra, mas como esse ano vamos passar o natal em casa, aqui em Londres mesmo, estamos revisitando tudo pra gantir que realmente teremos um Natal a Inglesa, com certeza!

E alem da minha arvore de natal (vou montar esse fim de semana, yupieeeeeee) tambem estamos bolando algumas novas tradicoes familiares para fazer com a Isabella, misturando um pouquinho de todas as suas culturas e criando algo so nosso, que ela lembre e revisite ano a ano, para o resto de sua vida!

 

– Clima:

E por mais que o fim de ano em Londres realmente seja uma delicia com todas as luzes, decoraco e eventos, nao esquecam do frio, chuva, vento e tudo mais que acompanha essa epoca no hemisferio norte. Entao aqui estao alguns postas com dicas sobre como se vestir no inverno e onde comprar roupas de frio em Londres.

Planejando sua viagem para Londres?

Alem de todas as dicas para aproveitar o maximo de Londres que voce encontra aqui no Blog, planeje tambem sua viagem com servicos e recomendacoes testadas e aprovadas:

E nao perca as dicas de Pubs e Restaurantes, o Calendario de Eventos para saber o que rola de mais interessante ao longo do ano e todas as demais dicas uteis para curtir Londres como um Londrino!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
6 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
6 comentários
  1. Mariana Alcântara - 27/11/14 - 02h49

    Ah… com certeza o post da montagem da árvore de Natal e a apresentação do enfeites comprados ao longo do ano nas viagens é uma das partes que mais curto no blog… além do tradicional “Meu Peru não morreu na véspera!” que tbm adoro…

    Responder
  2. Beatriz - 27/11/14 - 11h52

    Que post maravilhoso hahaha vou para Londres de 26/12 a 03/01. Comprei meus tickets com antecedência pro Reveillon e estou super curiosa. Em 2012/2013 passei o Reveillon aí também, na Westminster Bridge e foi uma delícia! Amei, vi os fogos de pertinho, gente super educada, nenhuma confusão, tudo lindo. Foi MUITO legal. Imagina esse ano que dizem que vai ser ~mais organizado~? Tô muito ansiosa! E, Dri, tava combinando de fazer um bate-volta em Windsor, mas gostei da ideia de Winchester, por conta do mercado de Natal. Mas vou pra Londres depois de passar alguns dias em Viena, então queria te perguntar: acha que o mercado de Natal de Winchester tem algo a mais que os de Viena que faça valer a pena trocar o passeio de Windsor por Winchester? Beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 27/11/14 - 12h00

      Ah nao… nao da nem pra comprar os mercados Alemaes e Austriacos com os Ingleses, que so estao comecando agora com a “moda” dos mercados (enuanto que os Germanicos fazem esse tipo de comemoracao ha seculos!).
      Winchester eh uma gracinha e super interessante, mas como voce ja vai a Vienna, nao vai ser o mercado de Winchester que vai te impressionar…
      Entre Windsor e Winchester, as duas cidades sao lindas e interessantes, por motivos e atrativos diferentes…
      Se eh sua primeira vez pela area, eu iria pra Windsor… ou entao contrararia um guia/motorista pra tentar fazer as duas no mesmo dia! (sou megalomaniaca!)
      Windosr tem o castelo e tal, mas nao ocupa mais que uma manha…

      Responder
      • Beatriz - 03/12/14 - 18h22

        Já fui à Inglaterra antes, mas só conheço Londres. Então vou ficar com sua dica e conhecer Windsor! Acho difícil ir para os dois, mas vou conversar com minhas amigas. Muito obrigada :)

        Responder
  3. Jemima Duarte - 29/11/14 - 18h39

    Esse ano sera
    Essa sera a minha primeira vez em Londres juntamente com meu marido e 1 casal de amigos. Sempre estou de olho no seu site atras de boas dicas, e me surpreendi de saber que dia 25 ai é feriado e tudo fecha. Vamos passar poucos dias e gostaria que me desse algumas dicas de onde ir o que conher dos principais pontos turisticos e lojas, para quem vai ficar poucos dias e pegar o feriado do dia 25. Afinal vamos chegar em Londres dia 23.12 as 13:00 e vamos ficar hospedados em Holborn, e deixamos londres rumo a Paris no dia 26.12 as 09:00hs.

    Desde ja obrigada,
    Jemima

    Responder
  4. Gabriela tefili - 04/12/14 - 18h45

    Amei o enfeite da árvore personalizado! Onde vc mandou fazer?

    Responder