06 Jan 2015
1 Comentário

Ye Olde Cheshire Cheese – o pub mais antigo de Londres!

Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Inglaterra, Pub & Restaurantes, Pubs e Bares

Em uma cidade com alguns milhares de anos de historia, eh facil facil ver monumentos, edificios, igrejas e etc alegando serem “antigos” e históricos. E sim, muitos deles realmente sao (principalmente na visao dos meros mortais no Novo Mundo).

Mas entre os pubs mais tradicionais e históricos de Londres, um se destaca com louvor: o Ye Old Cheshire Cheese eh a “casa publica” mais antiga de Londres, com sua inauguracao original registrada em 1538 (o Brasil nao era nem quarentao ainda!). Sendo que acredita-se que adega subterranea seja parte de um antigo mosteiro Carmelita do seculo 13 que existia no mesmo endereco.

IMG_3926.JPG

Porem as “antiguidades” de Londres tem uma particularidade – quase nada eh “original” datado anteriormente a 1666, o ano do grande incendio.

Esse foi o ano divisor de aguas na historia de Londres e da Inglaterra – a cidade se limitava básicamente única e exclusivamente a regiao da “City” (que eh a cidade original), composta por meia duzia de igrejas e castelos, e todo o resto feito de casabres de madeira e palha – e entao, em 1666 um incendio lambeu a cidade por inteiro, nao sobrando quase nada!

A partir daqui a cidade foi re-dividida e re-estabelecida (O Obelisco de “Monument” foi erguido em homenagem a recostrucao da cidade) e poucas coisas voltaram a ser onde eram pre-incendio.

Entao eh com muito orgulho que o Ye Old Cheshire Cheese se orgulha de ter mantido o mesmo endereco e o mesmo registro – a pesar de que a construcao que vemos hoje em dia eh de “apenas” 1667 (#modernindade)!

A localizacao, num beco da Fleet Street, foi crucial em sua historia, ja que a rua – hoje sede de escritorios e grande empresas – ja foi uma das mais importantes e centrais de Londres, e por ser uma “Publica house” de respeito e bem estabelecida, o Ye Old Cheshire Cheese sempre atraiu uma clientela de peso.

Uma das lendas que cercam o pub diz respeito a Charles Dickens, um dos principais escritores da literatura Britanica, e acredita-se que sua obra “A Tale of Two Cities” tem algumas cenas que se passam por la.

E o pub tambem inspirou o livro classico infantil “The Cheshire Cheese Cat” que se passa no pub, e que por sua vez inspirou o “Cheshire Cat”, o gato misterioso da historia da Alice no Pais das Maravilhas (outro classico da literatura Inglesa – e mundial!).

La dentro o pub denuncia a idade, e eh bem menos “fofo” do que muitos de seus concorrentes Londrinos, mas eh um daqueles lugares que permite uma viagem no tempo, e era exatamente esse tipo de lugar e ambiente que os Ingleses da idade media encontravam em suas casas publicas.

A pesar de que hoje em dia a cidade cresceu e se espalhou bastante, muito alem da antiga “city”, o pub continua com uma localizacao incrivel (turísticamente, falando principalmente), estando a poucos metros de distancia de atracoes como a Catedral de St Paul (e consequentemente o Tate Modern Tambem!), a Igreja Temple Church e o fórum da Royal Courts of Justice, sendo perfeito para quem quiser fazer uma parada estratégica pos role na City, ou antes de comecar a explorar a regiao do Embankment e Covent Garden!

 

Ya OLd Cheshire Pub

145 Fleet Street, EC4A 2BU

Planejando sua viagem para Londres?

Alem de todas as dicas para aproveitar o maximo de Londres que voce encontra aqui no Blog, planeje tambem sua viagem com servicos e recomendacoes testadas e aprovadas:

E nao perca as dicas de Pubs e Restaurantes, o Calendario de Eventos para saber o que rola de mais interessante ao longo do ano e todas as demais dicas uteis para curtir Londres como um Londrino!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)

 

Adriana Miller
1 Comentário
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
1 Comentário
  1. Mariel - 09/01/15 - 18h12

    Oi Dri! Nunca comento, mas adoro o blog, leio desde 2009 (#velha) e adoro seus posts, seu jeito de escrever é bem legal! Adoro principalmente as dicas de Londres, usei várias quando fui aí em junho passado. Já guardei esse post para visitar esse pub da próxima vez que for aí! Abraços!

    Responder