25 Jan 2015
14 comentários

Limpeza: o primeiro, e mais importante passo

Beauty Everywhere, Pele

Eu prometi para mim mesma que nao ia escrever um testamento nesse post (como de costume) e tentar ser breve e direta ao ponto: Limpe, e limpe muuuuuito bem o rosto.

Independente do tipo de pele, de onde voce mora ou se usa ou nao maquiagem. Uma pele limpa eh importantissimo para todo o resto.

So assim seus poros estarao desobstruidos, as células mortas na superficie da epidermis vao se renovando e a pele estará preparada para seja la o que vier depois.

Nao adianta gastar uma grana em cremes e maquiagens se a base (pele) nao estiver saudavel – nao existe milagre!

Mas, existem limpezas E limpezas, e se voce errar a mao pode acabar retirando a protecao natural da pele, deixando-a sensibilizada, frágil e ate oleosa demais (sim, erro numero um de quem tem a pele oleosa eh querer ficar com aquela pele seca-esticada, que por sua vez, so vai deixar a pele ainda mais oleosa!).

Eu ja comentei aquí varias vezes de cómo gosto de usar limpadores a base de oleo para lavar o rosto, como esse (classico!) do Shu Uemura, ou o iconico Eve Lom, e recentemente tambem tenho usado a marca Inglesa Emma Hardie (melhor do mundo! Vontade de me bezuntar da cabeca aos pes!) e a (otima!) recomendacao de uma amiga, a outra marca Inglesa Liz Earle.

Alguns sao oleo “liquido” (Shu Uemura), outros sao oleos em formato cremoso (Liz Earle) ou em formato balm (tipo um oleozinho solido – Eve Lom e Emma Hardie), mas todos usam o principio de que pele precisa de oleos do bem para ser limpa a fundo, sem danificar a superficie da pele.

Entao quanto mais oleosa for sua pele, quanto mais maquiagem ou filtro solar voce usar, mais sua pele vai precisar de limpadores a base de oleo para retirar mesmo tuuuudo que precisa ser limpo no fim do dia.

Entao ao longo dos días eu vou revezando entre esses limpadores como primeiro passo:

Depois de retirar a maquiagem dos olhos com o shampoo Johnson (nao gosto de usar demaquilhante no dia a dia), espalho um dos balms na pele, espalhando e massageando bem.

Aproveito para usar o Clarisonic ou uma toalinha macia, para massagear a pele e espalhar bem o produto.

Se for durante meus longos “banhos de beleza” e (auto) mini spa, eu nem enxaguo direto, e deixo o balm na pele por uns minutos enquanto vou fazendo outras etapas do banho. Como todos sao feitos a base de oleos e ingredientes naturais, sao otimos ate como mascaras de tratamento e hidratacao para a pele!

Emma Hardie, o balm limpador mais incrível que já usei!

Todos eles nao possuem oleo mineral em sua composicao (logo, sao “oil free”), pois eh o oleo mineral que eh o vilao da industria cosmética (“polui” a pele, fecha e obstruí os poros e dizem ate estar relacionado ao cáncer de pele. Entao fuja dele!) – mas todos eles incluem uma variedade de oleos naturais “do bem”, que ajudam a fortalecer as barreiras naturais da pele, logo deixando-a mais balanceada (ou seja, a pele oleosa fica menos oleosa, e a seca fica menos seca!).

Depois enxaguo com bastante agua e ate uma toalinha umedecida tambem.

Mas como uso muito filtro solar no dia a dia, e (quase) sempre uso base na pele, gosto de fazer tambem uma segunda limpeza na pele.

Entao o primeiro passo eh a retirada profunda das impurezas e sujeiras da pele, enquanto que o segundo passo ajuda a retirar residuos do primeiro limpador (legal principalmente para quem tem a pele ou a zona T oleosa).

Eu comecei a praticar esse processo de “limpeza dupla” depois de ler sobre as rotinas de beleza das Asiaticas (sempre rolam aqueles videos loucos de meninas que fazem tipo 47 passos para cuidar do rosto pela manha, sabe? Loucura!), e principalmente depois da viagem para o Japao e Coreia do Sul no comeco do ano – todas as principais e mais conceituadas marcas Asiaticas classificam seus produtos de cuidados com a pele por “passos”, e a limpeza sempre tem 2 passos. Nao eh atoa que aquela mulherada tem pele de porcelana ate os 100 anos!

Para o segundo passo eu reveso entre alguns produtos principais- o Ceramic Slip da Sunday Riley (que ja falei aquí e eh uma adicao recente) , o Ultra da Kiehl’s, que ja uso ha anos (e ja falei dele aquí) ou o Angels on Bare Skin ou o Fresh Pharmacy da Lush que tambem ja uso ha milenios e ja falei dele muitas vezes aquí no blog)

E sao tambem esses os produtos que eu reveso para lavar o rosto pela manha.

Ambos tem uma coisa em comum: sao feitos a base de produtos naturais e NAO fazem espuma.

Espuma eh boa para lavar a louca ou a lataria do carro – na pele do seu rosto, nao!

Mesmo as marcas mais conceituadas e naturebas, e mesmo para as peles mais oleosas – se o produto leva algum químico que faz espuma, ele será abrasivo demais para a pele do seu rosto.

Eles ate podem dar uma falsa sensacao de limpeza – tambem ja fui dessas de amar sair do banho com aquele pele esticaaaada de tao “limpa” depois de usar um produto para “pele oleaosa e acneica”. Mas ja reparou que logo depois, ao longo do dia, as areas criticas ficam ainda pior?!

Pois eh, pele balanceada precisa de uma barreira protetora de lipidios naturais (=oleos), logo se voce retirar tudo, a pele (que eh um orgao inteligente) vai se sentir agredida e vai tentar produziar ainda mais para compensar (HELLO testa brilhando!).

Depois da limpeza dupla, a pele esta preparadissima e limpissima para receber os tratamentos noturnos de sua preferencia.

E pela manha, eu uso apenas os limpadores “segundo passo” para lavar o rosto, pois a pele esta “limpa” (sem maquiagem, sem poluicao da rua e afins), mas precisa ainda assim ser limpa para retirar os cremes/produtos usados durante a noite, suor, etc.

Desde que comecei com esse proceso ha uns meses atrás, eu tenho sentido muita diferencia na minha pele!

Hoje em dia, raramente eu tenho espinhas ou cravinhos, a pele ficou mais clara e mais uniforme – e tenho aquela sensacao de que todos os produtos que uso depois, acabam ficando mais eficazes!

Ja sao varios meses de “teste”, incluindo o verao na Europa (calor=suor=pele mais oleosa), uma viagem pro Brasil (calor=suor=pele mais oleosa), e a transicao para o outrono e inverno (que sempre eh o periodo que minha pele mais sofre e fica mais sensivel!).

Foram varias outras modificacoes e detalhes que fui mudando aquí e ali na minha rotina de cuidados, e mesmo beirando os 35 anos, minha pele tem estado melhor do que nunca!

Entao jamais abro mao de uma pele limpissima e balanceada!

[stabox]

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Denver, Colorado, nos EUA, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

Adriana Miller
14 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
14 comentários
  1. Luciana R - 26/01/15 - 09h18

    Dri, adoro esses posts ;)
    E a esfoliação, com qual frequencia vc faz? Já vi que vc usa o brazuca ionax scrubs e outros… Só no dia do SPA? Qual frequencia vc acha saudavel p esfoliar a pele?
    Bj

    Responder
    • Adriana Miller - 26/01/15 - 20h48

      Na verdade eu esfolio a pele super pouco, pois já uso muitos ácidos e produtos com princípios ativos “renovadores” e esfoliantes (ácido retinoico, ácido glicólico, e ácido láctico), que deixam a pele mais sensível mesmo e já tem essa função de favorecer uma esfoliação quimica, mais profunda.
      Então deixo pra usar o Ionax crub ou o pózinho da Bobbi Brown quando sinto que a pele esta mais congestionada, ou nos intervalos entre os tratamentos de ácidos.

      Responder
  2. Sara Morais - 26/01/15 - 10h57

    Oi Dri :)
    Adorei o post e realmente a limpeza é o mais importante, mais do que qualquer creme topo de gama. Mas olhando para a tua rotina fiquei com a sensação de que duas limpezas poderia ser um pouco agressivo porque para todos os efeitos estamos a lavar o que está limpo, mas ao mesmo tempo, sim sempre ficam restos do produto anterior, então lembrei-me que existe o tónico. Não é essa a função dele, fazer a limpeza final do produto de limpeza? Não sei, fiquei com essa duvida na cabeça…

    Beijo ** Sara

    Responder
    • Adriana Miller - 26/01/15 - 20h55

      Mas aí é que está, pois não é qualquer limpeza…. é uma limpeza eficaz, porém super sensível, que não agride a pele. entao a primeira fase é uma limpador em óleo e bem emoliente, que retira o filtro solar (pois sempre uso, todos os dias, um filtro super-power!) e maquiagem do dia a dia. Depois um outro limpador, menos “oleoso”, porém igualmente suave que de fato limpa a pele e remove os últimos resíduos.
      Eu também uso tónicos, mas pra mim se eu passar o algodão na pele e ainda ficar com resíduo de sujeira ou maquiagem, troco de limpador na mesma hora! Limpador bom, limpa tudo mesmo! (o que nao quer dizer, de jeito nenhum, que esta agredindo a pele, muito pelo contrário, pois não uso limpadores abrasivos)
      Pra mim o tônico é apenas um tratamento a mais – aproveito pra usar tônicos com ácidos e princípios ativos do bem, mas que não “adicionam” resíduos nem produtos na pele, pois são absorvidos imediatamente.

      Responder
  3. Juliana - 26/01/15 - 12h59

    Estou adorando essa nova fase do beauty a todo vapor!

    Responder
  4. Silvia - 28/01/15 - 00h50

    Oi Dri, tb adorei! Tópico bem importante. Vc usa rímel a prova d’água durante o dia? Porque não consigo remover com o shampoo johnsons se uso o rímel a prova d’água. O seu sai fácil? Tem alguma dica pra facilitar? Não gosto de remover com demaquante tb. Beijos!

    Responder
    • Adriana Miller - 29/01/15 - 07h42

      Não uso rímel a prova d’agua de jeito nenhum justamente por isso. Não gosto de usar demaquilantes nem gosto do “esfrega esfrega” necessário.

      Responder
  5. Camila F. - 28/01/15 - 16h45

    Oi Dri! Excelente, adorei!! E tô adorando posts frequentes aqui no Beauty!
    Também notei muita diferença na minha pele depois que comecei a fazer a limpeza dupla e usar os limpadores a base de óleo… sempre usei os líquidos, fiquei curiosa com o balm, vou testar!
    Gostei do que escreveu sobre o segundo limpador não fazer espuma, tenho pensado sobre isso, mas confesso que ainda uso alguns que fazem bem pouca espuma (mas fazem)… Fiquei em dúvida sobre os limpadores orientais que fazem uma super espuma densa (com a ajuda de esponjas próprias ou pincel) pra que não haja muito atrito dos dedos/mão com a pele na lavagem… afinal eles se preocupam super com a pele, mas adoram essas espumas! Sabe se esses limpadores são mais naturais e a espuma se forma por causa da esponja e não por ter químicos na fórmula??
    Beijos!!

    Responder
    • Adriana Miller - 29/01/15 - 07h41

      Os limpadores em balm tem o mesmo efeito dos oleos, mas são mais fáceis de usar no dia a dia (pode usar no banho, a pele não precisa estar seca etc), mas no geral o efeito e eficácia é a mesma!
      Essa coisa de espuma é tão pessoal… eu sempre usei e sempre achei “necessario”, sabe? Tipo, na minha cabeça, um sabonete de rosto e shampoo que não fazem espuma, logo não “limpam” – mas aí a partir do momento que descobri marcas que pregam justamente o contrário e comprovei o efeitos (positivos), me converti.
      Mas ha casos e casos, e ha produtos e produtos.
      Eu ainda uso (de vez em quando) o “Foaming Cleanser” da Clinique que é uma delícia de usar!! Uma espuminha super macia e acetinada, além de ser super eficiente! Adoro e levo sempre que vou viajar e não tenho meu “arsenal” completo. Mas basta usar uns dias seguidos, prá já começar a sentir os efeitos negativos…
      Maaaaaaas, eu uso muitos ácidos na pele, que acabam me tornando mais sensível mesmo durante os tratamentos, então imagino que para alguém que não use esses princípios ativos, não seja tão visível nem tão prejudicial.

      Responder
  6. Lucila - 29/01/15 - 02h34

    Minha pele ama os óleos do Shu Uemura. Mas de uns 6 meses pra cá, após começar a seguir a Caroline Hirons (tenho quase certeza que você também a acompanha hehe), cortei o Shu. Estou tentando encontrar um balm livre de óleo mineral que seja tão bom quanto para a minha pele. Tentei Eve Lom e Ren (que na minha opinião faz o mesmo efeito do Eve Lom). Acho que vou investir no Moringa :)

    Responder
    • Adriana Miller - 29/01/15 - 07h34

      Menina, umas leitoras me “apresentaram” a ela uns dias atrás e adorei! Ela é muito engraçada!
      A Caroline justamente prega o que já se fala bastante por aqui, ha bastante tempo. Essa coisa de limpar com óleos, “alimentar” a pele com óleos do bem, double cleansing, double tonic (acido + agua) e afins, então dispensava o ar de “reenventei a roda” das piadinhas dela Heheheheh
      Então ela parece ser uma boa fonte de novidades, mas sinto cheiro de jabá-descarado em muitas de suas postagens e recomendações…. (tão difícil isso hoje em dia é? Com essa onde de professional bloggers por ai…).
      Mas serio, achar desnecessário o uso de filtro solar?!?! Não confio numa beauty expert que propaga isso…. hehehehe E ainda é contra meu amado Clarisonic e promove o uso de uma toalhinha chechelenta?! HAHHAAHHAH #convicções
      E bem que ela podia dar um trato naquele cabelo heim?!
      Sempre desconfio de uma blogueira de beleza que só fala de uma coisa ou outra e não no “conjunto da obra” (tipo as blogueiras brasileiras que só falam de maquiagem, ou quem fala só de pele mas não cuida do cabelo e afins). Sei lá, implicâncias! Hahahahhha
      Sobre trocar o Oleo do Shu…. hummm… to tentando entrar na onda Britânica de cortas certos ingredientes (silicone, parabens, oleo mineral etc, que tenho falado principalmente nos posts sobre cabelo), mas a verdade é que não dá pra radicalizar… tem certos produtos que são eficientes justamente por isso! Por utilizam certos produtos “do mal” misturados com os “do bem”, e tudo bem. Sou contra qualquer e toda radicalização!
      Mas se você tiver a fim de investir, o oleo do SK II também é muito bom e mais “natural” que o do Shu (mas continuo achando que o Shu é um clássico justamente por ter uma fórmula única e infalível ha décadas – assim como o Eve Lom, ambos que uso ha uns 6 anos sem parar – e não vai ser um blog que vai me convencer do contrário heheheheh
      Ah! E usar filtro solar todos os dias, claro!

      Responder
  7. […] Entao minha rotina de limpeza é a seguinte, como já contei nesse outro post: […]

    Responder
  8. adriana - 20/10/15 - 23h07

    Dri, muito obrigada pela dica, já anotei todos para minha proxima listinha……… um abraço

    Responder
  9. […] Limpeza: tanto pela manha quanto a noite, uma limpeza suave, porem profunda. Esse post aqui tem mais detalhes, mas no video eu menciono esses produts aqui […]

    Responder