26 Feb 2015
30 comentários

Rotinas: passo a passo e “filosofias”

Beauty Everywhere, Pele

Eu ja fiz varios posts por aqui sobre rotinas de cuidados com a pele e cabelos, mas eh o tipo de coisa que por mais que eu sempre mantenha o mesmo principio e a mesma rotina, a rotina em si esta sempre mudando.

Primeiro porque gosto de sempre provar coisas novas, novas marcas, principios ativos e afins. E segundo porque minha pele (e de todo mundo) nao eh sempre constante, entao a rotina tem que acompanhar isso para continuar sendo eficaz.

Ou seja, as necesidades da nossa pele (e cabelos) muda bastante de um dia pro outro, de mes a mes, ao longo do ano etc, e sao muito influenciados pelas estacoes do ano, viagens, alimentacao, ingestao de agua, flutuacoes de hormonios ao longo do mes (Alo TPM!) e afins, sempre precisando de coisas diferentes.

E em terceiro lugar porque eu sou daquelas pessoas que eh o sonho de toda dermatoligista: quando mais passos e produtos, melhor; não tenho preguica de seguir nada, sou paciente na espera por resultados e gosto de trabalhar na prevencao, em vez de esperar por milagres instantâneos.

Mas por outro lado, eu sei que para qualquer resultado eh preciso consistência e tempo.

A começar pela prevenção: prevenir é prevenir e pronto. Nao tem “resultado”, é um comportamento para vida toda. Aprendi isso bem cedo com minha mae (que me leva religiosamente em Dermatologistas desde a adolescencia), e eh o tipo de coisa que sei que so vou entender o porque, e “ver” os resultados daqui a algumas décadas – eu sempre brinco com o Aaron que quando estivermos com 60 e poucos anos todo mundo vai achar que eu sou esposa de seu “segundo casamento” (ou seja, vou parecer beeeeeeem mais nova que ele! Hahahahahah).

E tambem porque qualquer tratamento cosmético é, e deve ser, um proceso a longo prazo. Mesmo os produtos manipulados ou que requeiram receita medica tem concentracoes baixas, para nao causar mais danos do que bem, entao devem ser usados constantemente e para sempre. Nao sao mudancas que vemos de um dia pro outro, e nada eh imediato ou eternamente duradouro.

Se pensarmos bem, nem mesmo cirurgia plástica é imediato: tem o Pré operatório, a recuperação da cirurgia e a recuperação, que às vezes demora meses pra ficar aparente.

Constancia e consistencia eh minha principal filosofia belezistica.

Não adianta passar filtro solar para ir a Praia no fim de semana, mas esquecer de pasar todos os días de manha, se 2ª a 6ª enquanto espera o onibus na esquina. E nem adianta gastar os tubos com lasers e botox se vc nem sequer tira a maquiagem antes de dormir.

Mas enfim, bla bla bla bla

Pensei em escrever um resumao generalizado sobre minha rotina depois que escrevi o post sobre o “ritual” de beleza em voos longos, ja que seguem mais ou menos o mesmo principio.

*Limpeza.

Nao adianta comprar o creme mais caro do mundo se a pele esta suja, ou esta cheia de células mortas, poluição, fumaça e afins.

E tambem nao adianta lavar com sabonetes tipo detergente de louca, que agridem mais que limpam e deixam a pele mais fragilizada e portanto impossibilitada de aguentar seus tratamentos numa boa.

Eu gosto dos limpadores a base de oleo e balms ha anos e acho que (a longo prazo) eles fazem uma diferencia enorme na saude geral da pele. Eles tratam enquanto limpam, e limpam profundamente, sem agredir.

Perca seu medo de oleos e voce nunca mais vai se arrepender nem querer trocar pelo seu “sabonete” de outrora!

Alem disso, sou fa numero um das maquininhas limpadoras, e uso Clarisonic ha anos! Elas sao controversas, tem quem ame e tem quem odeie, mas adoro a sensacao de massagem, limpeza e maciez que eles dao, alem de dar aquela ajudinha básica na absorcao de outros principios ativos que eu venha usar.

O Clarisonic verdadeiro nao eh uma coisa barata, mas dura uma vida inteira (o meu atual eu ja uso – todos os dias – ha uns 4 ou 5 anos, apenas trocando a escovinha a cada 6 meses e recarregando 1 vez por semana), mas nunca me convenci pelas versoes “genéricas” do mercado, que nada mais fazem do que “esfregar” a pele agresivamente. Nao obrigada.

E ainda no quesito limpeza, tambem me tornei adepta a “limpeza” dupla nesse ultimo ano, que de repente ficou tão em voga na Inglaterra (Obrigada Asia!) – afinal uso muitos produtos, filtro solar ultra potente sempre, e maquiagem. Todos eles sao formulados com a intencao de “colar” na pele, entao precisam de uma forcinha na hora de serem retirados.

Entao minha rotina de limpeza é a seguinte, como já contei nesse outro post:

–          De manha: Na pia ou no banho, lavo a pele com um sabonete suave. As vezes uso Clarisonic, as vezes nao. Mas de manha nao preciso de limpeza “profunda” pois a pele nao esta necesariamente “suja” – mas é importante retirar os produtos utilizados na noite anterior, suor “dormido” e afins.

–          De noite: sempre durante o banho, eh na limpeza da noite que capricho bem para “tirar o dia” da pele – limpador em balm ou oleo e Clarisonic, enxague e um segundo limpador mais suave (geralmente o memso que uso pela manha, e ai vou revezando as marcas).

E uma ou 2 vezes na semana tambem uso um exfoliante e 1 vez por semana uso uma mascara (as vezes uso duas mascaras, se estiver inspirada: uma mascara de limpeza profunda e acao exfoliante, e depois uma mascara hidratante e regeneradora.

 

*Tonificacao eaguas

Na verdade eu nao uso tónicos no sentido “anos 80 da palavra” nao… Sabe aquela coisa de limpar-tonificar-hidratar que era pregada ha unas nos atrás, onde os tónicos eram cheios de alcool e serviam para retirar os últimos residuos da pele?
Já fui aquela adolescente que achava o máximo usar os “3 passos” da Clinique, mas nada que uma bronca bem dada pela dermatologista não tivesse resolvido, há 15 anos atrás!

Pois entao, bem vindo a década de 2010! Para comecar que se seu limpador deixa residuo, use um segundo limpador de consistencia diferente (minha técnica atual), e se ainda assim sua pele nao ficou “limpa” e voce precisa esfregar um tónico de alcool na pele… Ta na hora de achar outro limpador!

Os tónicos e “aguas” nada mais sao do que oportunidade de adicionar produtos ativos mais concentrados na pele, sem interferir demais no resto da rotina nem ter que ficar “misturando” cremes e seruns.

Sabe aquela sensacao de que voce passou 37 cremes na pele? Com os tonicos e spritz, voce pode aplicar os ingredientes e principios desses 37 produtos #exagero, mas sem sentir nada na pele.

Opcoes como as aguas da SK-II e Amore Pacifico, ou os Sprays de agua termal e zinco da Avene e La Roche Posay sao bons exemplos.

E quase todas as marcas boas hoje em dia tambem fazem “tónicos” sem alcool com altas concentracoes de principios ativos. Eu por exemplo, sou super fiel ao acido retinoico, que uso, como prevenção de mazelas generalizadas, desde os 20 anos.

Entao os tónicos sao perfeitos para isso, e me permitem usar outros acidos que beneficiam outros aspectos e mazelas da pele sem interferir com o tratamento de retinoico (entao uso tónicos de acido latico, acido glicolico, acido hilauronico, acido salicílico, etc.

 

*Seruns

Seruns sao outra maneira fácil de turbinar o efeito de tratamentos e adicionar mais principios ativos na rotina. Seja  uma forcinha na manutencao da hidratacao, ou para tratar de outras mazelas, como manchas, poros obstruidos, areas mais ressecadas ou mais oleosas.

 

Eu pessoalmente gosto de usar seruns que foquem no tratamento e prevencao de manchas e a tonalidade da pele. Pois por mais que eu fique bem palida no inverno, eu tenho um tom de pele bem amarelado, que com a falta de sol se torna desuniforme (essa palavra existe?!) e desigual, alem de ter desenvolvido algumas manchinhas nas macas do rosto durante a gravidez, que sao meu principal (e único, na verdade) problema belezistico.

Manchas sao outro exemplo de problema “sem cura”, mas que pode ser praticamente eliminado e “apagado”, desde que o tratamento seja constante. Eh tipo olheira, e se parar de tratar, volta tudo. Entao uso seruns que tenham essa finalidade.

 

*Hidratacao e tratamentos

E eh ai que esta o principal e mais importante passo da rotina!

Nao necesariamente a hidratacao, pois a pesar de sempre ser uma ótima pratica, realmente nem sempre a pele “precisa”.

Eu hidrato SEMPRE porque gosto mesmo, para mim eh tipo usar uma mascara nos cabelos, em vez de um simples condicionador. Se eu posso potencializar os cuidados da pele, porque nao?

Alem disso, para mim, a hidratacao tem uma passo crucial na manutencao do meu tratamento. Como uso acido retinoico todas as noites, e os retinois sao bem agressivos, por manter a pele sempre hidratada e protegida, eu consigo evitar os principais efeitos colaterais dos acidos, que sao: sensibilidade, ressecamento e pele descascando.

Nao eh que nao aconteca, por que sim, volta e meia fico toda depenada e com a pele “esfarelenta” (isso eh um bom sinal durante o uso de retinoides!), mas ao hidratar bem a pele e mante-la sempre balanceada e elastica, consigo diminuir drásticamente o desconforto (porque nao sinto disconforto nenhum praticamente, e ja uso acidos ha mais de 10 anos!), permitindo uma constancia e longo prazo no uso dos acidos (que pretendo usar a vida toda!).

Porem…. Justamente por ser um tratamento tao eficaz quanto agressivo, gosto de variar com outros acidos e outros principios ativos, e volta e meia sinto que minha pele precisa “descansar” e se “reconstruir”.

Para isso, uso alguns produtos e tratamentos com acido latico (que tem como funcao “engrossar” de volta a pele que fica tao fininha com o retinoico), e oleos com omegas.

Mas nao adianta, sempre volto pro retinoico umas semanas depois!

Infelizmente acido retinoico nao pode ser usado durante a gravidez, entao passei mais de 1 ano e meio sem usar durante o periodo de tentar engravidar  – gravida – amamentando entre 2012 e 2013, e foi incrivel ver como num espaco (relativamente) tao curto de tempo, minha pele mudou tanto (para pior!). Foi justamente quando desenvolví manchas, mas primeiras ruguinhas de expressao na testa deram o ar da graca e se por acaso espremesse alguma espinha, ja era! A marca ficava na pele sem piedade!

Entao assim que minha medica me liberou, voltei ao tratamento com retinoico, devagar e sempre, e agora, quase 1 ano depois, sinto que minha pele ja esta praticamente “rejuvenecida” de novo!

* Proteção

E por fim, claro, filtro solar. Sempre.
Sempre.

Inverno, verão, na rua, dentro de casa. Já vai no piloto automático mesmo.

No mínimo 30, mas nos últimos anos tenho usado sempre fator 50 pois achei mascas que gosto bastante e que tem essa proteção alta.

Sem isso (filtro solar todo dia! Mesmo!). Pode esquecer tudo ai em cima, porque nada terá um efeito duradouro suficiente se você estiver detonando suas células com radiação solar! :-)

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
30 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
30 comentários
  1. Roberta - 27/02/15 - 09h43

    Oi, Dri!! Eu estava exatamente pesquisando sobre o Clarisonic (preço, se vale a pena comprar, resultados etc) e como você citou que usa há anos, qual você tem? Porque vi que há MIA, MIA2, ARIA e fiquei na dúvida…Você usa todo dia? Obrigada e bjs.

    Responder
    • Adriana Miller - 28/02/15 - 09h24

      O meu é muito antigo, acho que ainda é a primeira versão do Mia. Não acho que os modelos tenham grande diferença entre si não (pois a tecnologia é a mesma), e o que diferencia é o tamanho (por isso gosto do Mia, que é pequeno, leve e bi-volt) e se voce quer poder trocar as escovas pra usar no corpo e tal, se quer ter timer ou nao, múltiplas velocidades, etc.

      Responder
  2. Ana - 27/02/15 - 13h04

    Isso mesmo Adriana, óptimos conselhos. Quem me dera ter tido uma mãe como a tua nesse aspecto, sou muito pálida e a minha mãe passou a minha adolescência toda a chatear-me para “ir apanhar ar, que estava muito pálida e precisava de uma corzinha”! Actualmente tenho uma rotina similar à tua já há uns 6 anos (tenho 25), mas as mazelas de todos os escaldões que apanhei na infancia e adolescência já se fazem notar sob a forma de rídulas na área dos olhos e as malditas “sardas”. Também notei ua grande diferença com o uso de ácido retinóico, quando comecei tinha uma rídula entre as sombrancelhas que passado poucos meses de uso desapareceu e nunca mais voltou, já as dos olhos são mais teimosas. O sol é realmente o maior inimigo nestas coisas da beleza.

    Responder
  3. Ana Julia - 27/02/15 - 16h50

    Adorei o super resumo!
    Eu uso há vários anos um sabonete em pedra da la roche posay (effaclar) indicado por uma dermatologista (de ascendencia japonesa) que tinha uma pele pela qual eu mataria!
    Depois dele eu uso um tonico da mesma marca, mas ele tem alcool… nao tinha essa noção de que era ruim.. vc acha então mais positivo trocar por uma agua termal da la roche?
    O ácido que vc usa é manipulado? Existem muitas variações especificas de pele pra pele no caso do ácido (e por isso ser manipulado) ou tb confia em produtos ‘prontos’?
    Obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 02/03/15 - 07h20

      O ácido retinoico eu só uso o manipulado pela minha dermato. Pois tem que ser testado e recomendado numa concentração especifica pro meu tipo de pele e tolerância, e não acho que nenhum ácido comercial seja potente suficiente.

      Responder
  4. Pedro - 27/02/15 - 17h47

    Concordo com tudo… aliás, uso mais ou menos as mesmas coisas.

    Responder
  5. Letícia R. - 28/02/15 - 00h30

    Dri, dá pra usar os sprays de água termal Vichy ou La Roche como tônicos? É isso? Bom saber, vou ali jogar fora o tônico da Clinique…

    Você gosta de Cetaphil? A loção de limpeza não faz espuma – aprendi uns posts atrás que isso é muito bom! :-)

    Quanto ao protetor solar, você passa na Bella? Já é um custo passar na minha pequena quando estamos na praia ou piscina… em casa eu nem tento. Mas se eu quiser mesmo ser tão legal com ela quanto a sua mãe foi com você, melhor começar, né?

    Estou na segunda gravidez e meu dermatologista autorizou ácido azelaico (a obstetra tb). Não me cuidei direito na primeira e acabei com a sensação de ter envelhecido 10 anos em 1. Espero terminar esta com uma pele que conte histórias melhores…

    Adorei o post! Bjos!

    Responder
    • Adriana Miller - 02/03/15 - 07h19

      Bem, depende de qual sua intenção em usar um tônico… Se for só pra “molhar” a pele, as aguas termais são bem praticas (assim como agua da pia ou pós banho). Pra mim os tônicos são uma ótima oportunidade de incluir outros ingredientes na minha rotina, sem adicionar mais um creme ou mais uma consistência de produtos. Então geralmente uso tônicos com acido glicólico ou latico (ou poderia ser salicílico pra quem sofre com espinhas ou pele oleosa demais). E geralmente esses tonicos com alcool recomendamque voce “neutralize” sua ação uns minutos depois da aplicação e é ai que entram as aguas termais ou sprays hidratantes e “aguas” (meus preferidos mesmo são AMore Pacifico e SK II).

      Eu gosto bastante do Cetaphil, e foi outro produto que aprendi com minha mãe que usa Cetaphil ha anos!
      Mas é um limpador suave demais, então só serve mesmo como segunda limpeza ou pela manha, onde voce nao tem nada muito substancial pra tirar da pele (maquiagem, filtro solar, poluição, suor,e tc)

      Responder
  6. Maria Helena - 01/03/15 - 22h37

    Dri,

    Simplesmente impressionada com a quantidade de creme e afins! hahaha. Mas entendo a sua necessidade em razão das mudanças climáticas e tals… Meu arsenal é bem reduzido, já que vivo apenas em uma estação do ano aqui no BR. Calor sempre!
    Onde você encaixa o lumixyl nessa rotina, aquele da foto do instagram? Vc já tem alguma percepção sobre o produto. Bjs e bjs!!

    Responder
    • Adriana Miller - 02/03/15 - 07h14

      Hhahaahahah
      É tudo uma questão de costume…. pois sempre com o mesmo clima, ao longo do mes (por exemplo) sua pele também tem necessidades diferentes…
      Sobre Lumixyl ainda não deu pra formar uma opinião. Não foi nada que de primeira eu ficasse “UAUA”, mas também não tive nenhum reação adversa. Mas é um tratamento, é preciso muita consistência e uso por longos periodos.
      POr enquanto estou usando entre meu serum de hidroquinona da Murad e um hidratante. Tipo uma camada sanduiche :-)

      Responder
  7. Vanessa Signori - 02/03/15 - 12h53

    Oi, Dri!

    E quanto ao pescoço e colo, você extende os cuidados do rosto também nessas áreas ou cuida deles com os hidratantes corporais?

    Responder
    • Adriana Miller - 02/03/15 - 21h24

      Ai confesso que uso hidratante do corpo normal mesmo…. as vezes se estiver “sobrando” na mão, eu dou uma espalhada no pescoço, mas no meu caso não é uma área tão “complexa” de tratar quanto o rosto e não é uma pele que fica muito exposta aos elementos (sol, frio, calor, etc), então ainda não senti necessidade de cuidar não.

      Responder
      • Vanessa Signori - 03/03/15 - 12h54

        Então, eu tbm faço isso. Só penso que quando eu envelhecer meu pescoço vai denunciar a idade RSSs.
        Tava até cogitando a hipótese de comprar uns creminhos mais baratinhos pra começar a passar nessa área.. Sei lá!

        Responder
  8. maya - 17/03/15 - 18h23

    Oi Dri, ja li varias vezes que os 3 passos da clinique sao muto agresivos para a pele. Voce pode me dar sua opinao sobre o sabonete e o tonico? obrigada :)

    Responder
  9. Juliana - 20/03/15 - 19h36

    Dri, td bem? Quem eh sua dermatologista em Londres? Eh brasileira? Obrigada. x

    Responder
  10. Si - 22/03/15 - 20h19

    Dri, adorei seu post! Por acaso vc tem algum(ns) produto querido do coracao que recomenda para a area dos olhos? Uso um da Shiseido que amo de paixao e foi descontinuado (nem curto quando fazem isso com a gente!!!), entao agora estou em busca de um substituto… bjs e obrigada! xx

    Responder
    • Adriana Miller - 29/03/15 - 11h08

      Do “coração” mesmo é o “All About Eyes Rich” da Clinique!
      Uso TO-DOS os dias ha uns 10 anos!
      Já usei algumas meses o “Advance night Repair eyes” da Estee lauder (para noite) que tb é bom, mas não é “insubstituível” não. E no momento estou usando o da Shiseido “Unwrinkle rapair” que também é bem bom para a noite.
      Mas durante o dia, ainda estou pra achar uma opção melhor que o d Clinique (na versão “rich”, a versão normal não gosto tanto…).

      Responder
  11. Sónia - 01/04/15 - 17h49

    Dri, tou cansada de ouvir que tenho de usar protector solar 50+ (tenho sardinhas e rosacea) mas não encontro nenhum protector que me satisfaça! São todos oleosos, ficam grudentos e fico com a pele muito brilhante! Qual você recomenda?

    Responder
  12. Tânia Pires - 28/05/15 - 02h25

    Olá Adriana, será que é possível encontrar os produtos da Emma Hardie nos aeroportos em Londres?
    Obrigada

    Responder
  13. Arthur Penniman - 02/07/15 - 06h05

    Dri,
    E nessa rotina de beleza, em qual passo você passa o ácido retinóico? Depois do hidratante?
    Beijos,
    Arthur.

    Responder
  14. dri - 06/08/15 - 19h57

    Ei Dri. Otimo post. Como nao tenho costume de usar tantos produtos, estou perdidinha! haha… preciso logo entrar na rotina de cuidados c a pele. Entao, ve se a ordem e essa por favor:

    Limpar
    Tonico
    Agua
    Acido
    Hidratante / crème para olhos
    e protetor!

    obrigada bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 07/08/15 - 09h05

      Sim, isso mesmo!
      O acido so uso a noite (no lugar do hidratante) e filtro solar so pela manha!

      Responder
  15. Sari - 24/09/15 - 01h30

    Dri, qual seu queridinho do momento para limpar a pele? Faz tempo que não comenta sobre isso, sugiro um novo post :) Preciso comprar um novo pois o meu está acabando, e suas sugestões são muito bem-vindas! Obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 24/09/15 - 09h31

      Continua o mesmo: Moringa Balm da Emma Hardie!
      Aliais, comprei mais um potao essa semana, pois nao fico 1 dia sem! (tem mais detalhes sobre ele no post sobre “limpadores” de pele)
      Dos produtos do post, nao mudou nada ainda. Time que esta ganhando nao se mexe! :-)

      Responder
  16. Adriana - 17/10/15 - 13h15

    Oi Dri, tudo bem? Faz um tempão que te sigo e hoje estava aqui dando uma olhada no blog e achei essa pagina, me interessei muito pelos limpadores a base de óleo e balms, mas qdo jogo no google não acho nenhum ele faz a pesquisa como se fosse sabonete para pele oleosa, vc saberia me indicar alguns aqui do Brasil pra eu comprar, também apareceu demaquilante bifásico mas acredito que não seja a mesma coisa, aqui nós falamos sabonetes liquido para o rosto e mesmo assim não encontrei nenhum a base de óleo. Se poder me ajudar ficarei grata o se puder me passar um link com imagens do produto que vc já tenha feito no blog tbm me ajudaria.
    Abraços. Vc esta na minha pagina do face tbm é Dridri machado bju na Bella tbm

    Responder
  17. Mayra B - 28/12/15 - 02h16

    E quais hidratantes noturnos que você usa quando não usa o ácido retinoico? Outra dúvida, qual hidratante com ácido lático que você usa (li em outro post sobre)? Bjs e tks!

    Responder
  18. […] E tem tambem esse post aqui, onde tambem falo mais um pouco sobre minha rotina e produtos preferidos. […]

    Responder