04 Aug 2015
11 comentários

Mont Saint Michel

Dicas de Viagens, Europa, Mont Saint Michel

Esse post sobre o Mont Saint Michel foi escrito e reescrito varias vezes – e de certa maneira, ate um pouco culpado pelo fato de ter demorado tantos meses para fnialmente escrever e publicar a serie de posts sobre o Vale do Loire!

The road to Mont Saint Michel

O plano inicial da viagem era apenas o Vale do Loire, e no fim talvez mais 1 ou 2 dias em Paris antes de voltar para Londres. Mas as imagens de St Michel sempre me vinham a cabeca, e apesar de nao ser exatamente super pertinho, acabei convencendo todo mundo que seria uma oportunidade única de estarmos na Franca com tempo disponivel e carros a disposicao – e mesmo sendo meio fora de mao, valeria a pena o detour!

Mont St. Michel

A viagem a partir do Loire foi longa, e quando voce acha que nao aguenta mais olhar pro mapa e pro asfalto, a estrada te recompensa: la longe ja avistamos a silueta inconfundivel de Mont St Michel, imponente no horizonte.

Reflections

E ja peco desculpas adiantada pelo excesso de escalamcoes e cliches-de-viagem que vou usar nesse texto; a imagen do Mont St Michel ao vivo eh impactante demais para passar ileso e tentar ser blase

My family!

E acho que nossa chegada dramática contribuiu para o sentimento e estado boqui-aberto em que ficamos: saimos cedo do hotel, demos uma ultima passadinha no Castelo de Usse, o que aumentou noso tempo de estrada. Pegamos chuva torrencial, tivemos que parar pelo caminho, e vimos a silhueta do monte la longe.

Assim que chegamos bem na entrada da ilha ainda fomos recebidos por um por do sol que deixou tudo em tons de dourado, e nao da para acreditar que aquele lugar eh de verdade e nao apenas uma cidade cenografica…

898C4701.jpg

Achar boas informacoes sobre o lugar nao foi tao fácil assim – me parece que quase todo mundo que vai para la opta por passeios bate e volta corridos, e consideram o Mont apenas uma paradinha da viagem.

Smiles

Bella walking

Para mim isso foi bem diferente, e fizemos questao de “ir para ficar”: assistir a mare, asistir o nascer do sol, o por do sol e conseguir curtir bem a ilha.

Columns

Sim, se a questao eh pressa e riscar itens da lista de afazeres numa viagem, sem duvida alguma voce consegue “ver” a ilha toda em algumas horas.

The cemetary

Mas sinceramente? De lugar bonito e pitoresco a Europa ta cheia! Se a intencao eh fazer um bate e volta, nao gaste 8 horas do seu dia no carro/trem/onibus para chegar ate la (em media, a distancia entre Paris e Mont St Michel demora umas 4 horas, de carro ou trem), e nao poder curtir o que a ilha tem de mais legal.

View of the Monastery

Para a gente, passar pelo menos 1 noite da ilha (passamos 2 noites) era escencial, como foi passar uns días em Capri, na Italia (que fizemos no verao): eh depois que todos vao embora que o lugar se transforma, voce consegue enxergar os detalhes escondidos pelas dezenas de milhares de turistas, e se sente parte daquele “clube exclusivo” que usufrui do local sem pressa.

The inside track Mont Saint Michel at night

Nao so Mont Saint Michel fica mais interessante quando voce nao esta sendo atropelado pelos turistas (ou pior: seguindo um guia turistico apressado!), quanto o nivel dos servicos fica bem melhor, a comida eh servida com mais calma e ai sim o passeio finalmente comeca.

Mont Saint Michel Photgrapher at Mont St. Michel

Dad and Sharon looking in the distance

Mas de fato a ilha nao eh grande…. Eh um exemplo perfeito de lugar “laisser faire” Frances… Controle o impulso de simplesmente chegar-chegando e ir ticando os itens da sua lista do que fazer por la.

Porque? Porque simplesmente nao tem muito a fazer por la. A atracao principal eh a Abadia, eh claro, que ocupa a maior parte da ilha e eh responsavel pela silueta dramática do “mont”.

Mont Saint Michel

Ao chegar na ilha voce vai entrar por um dos 3 portoes, que levam invariavelmente ao mesmo local – a rua principal (e única) da cidade, onde estao concentrados 90% dos (poucos) hoteis, restaurantes e lojas de Mont St Michel. A rua sobre ate o comecinho da escadaria que te leva a Abadia.

First sunset

E so. No caminho voce vai ver muitas vielas, escadarias secundarias, capelas e igrejinhas, cemiterios e outros museus. E eh ai que Mont St Michel se mostra de verdade! Ao se perder entre as vielas, descobrir as novas paisagens e os diferentes angulos da Abadia.

Mont St. Michel

Sao nessas ruas que voce vai ver as senhoras estendendo roupas de sua familia, as casas milenares que ainda abrigam as cerca de 10 mil pessoas que moram por ali oficialmente, e a vida do dia a dia da manutencao da ilha e da Abadia, onde uns 300 monges e freiras ainda vivem e trabalham.

Mont St. Michel

Nao consegui resistir na quantidade de fotos publicadas, entao o próximo post trara as dicas mais praticas do passeio e as recomendacoes da ilha!

 

Planejando uma viagem para o Mont Saint Michel?

Aqui você encontra todas as dicas e recursos para planejar sua viagem, e podemos cuidar dos detalhes práticos para você:

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Nathalia T. - 04/08/15 - 16h28

    Nossa, já tinha muita vontade de conhecer, mas depois dessas fotos… Fiquei com mais vontade ainda!
    Lugar lindíssimo!

    Responder
  2. Susana Santos - 04/08/15 - 19h31

    Demorou mas valeu a pena! É uma das viagens que está na minha lista e os teus posts vão ajudar muito. Obrigada :-)

    Responder
  3. Giancarla - 04/08/15 - 22h14

    Comprando a passagem em 3, 2, 1…

    Responder
  4. Gabriela Cesca - 04/08/15 - 23h41

    Estava muito ansiosa por esse post. Estive lá em dezembro e me apaixonei por este lugar. Quero visitar o Mont Saint Michel novamente e conhecer outras cidades francesas… Ahhh, como o interior da França é lindo! Amei suas fotos.
    Aguardo ansiosamente o próximo post…rs

    Responder
  5. Marcela - 05/08/15 - 03h02

    Dri, que visual incrível! Amei o post, fiquei com vontade de conhecer!

    Responder
  6. Isabela - 05/08/15 - 12h04

    Oi Adriana! Parabéns pelo post! O Mont Saint Michel é realmente um lugar mágico e quando fui, fiz como você, fiquei por lá para poder curtir tudo com calma. Estou com a minha lua de mel comprada para a Costa Amalfitana e já estava tentada a passar, pelo menos, uma noite e, Capri, depois de ler o que você escreveu sobre a ilha. Após ler esse post, já reservei meu hotel! Obrigada pelo blog tão útil!

    Responder
  7. Valéria - 05/08/15 - 17h59

    *——-* melhor blog de viagem,melhores fotos do Saint Michel #certeza…que lindoo!!!!

    Responder
  8. Carla - 06/08/15 - 00h45

    Me transportei no tempo agora até 1998, quando fui ao Mont St. Michel… Também fiz questão de ir com calma, me hospedei numa cidadezinha ali perto e curti praticamente tudo a que tinha direito – mas, como passei só uma noite, dei o azar de só pegar a maré baixa e tive que seguir viagem antes que subisse…

    As fotos estão absolutamente lindas!!!

    Responder
  9. Cibele Porto - 07/08/15 - 13h43

    Ahhh que lindo… Estive em Saint Michel e St Marlo em Abril. Mas o casal que viajou com a gente nao quis entrar no castelo de forma alguma (na verdade quando chegamos o Castelo ja estava “fechando”). Baita raiva… O seu post so aumentou minha vontade de voltar e conhecer o lugar propriamente. AS fotos – como sempre – ficaram lindissimas!!!
    Alias, fica a dica de St Marlo Dri. Lugar lindinho demais, e nao muito longe de St Michel.

    Responder
  10. Renata - 01/09/15 - 19h40

    Vi esse post dias antes de viajar, super coincidência pois já estava programado o dia em Mont St Michel. Vi essas fotos e seu relato e pirei… que lugar lindo.
    Consegui sim curtir um pouquinho dessa maravilha toda mas foi muito rápido. Pegamos uma ventania SURREAL e achei que ia morrer todo mundo hahaha. Agora consigo rir mas foi séria a coisa. Eu visualizava toda a cena de filme, a gente saindo ali indo pro ônibus e tinha gente todo tipo, crianças em carrinhos e tudo. Gente caindo no chão, que medo! Mas volto lá AGORA, que lugar encantador :D

    Bjs

    Responder