30 Sep 2015
2 comentários

Arte de rua em Shoreditch

Atrações Turisticas, Batendo perna, Compras, Dicas de Londres, Inglaterra

Nos ultimos anos, o lado leste de Londres passou de periferia a bairro cool quase que num piscar de olhos.
Me lembro bem de quando me mudei pra Londres e morei na vizinhanca por algumas semanas – escolhi puramente baseado em localizacao e preco, e durou pouco. O bairro era sujo, abandonado, perigoso e simplesmente assustador no meu ponto de vista de recem chegada.

38464368058196_b
Sim, o Mercado de Brick Lane ja rolava aos Domingos e era bem legal, e a area ja era cheia de barzinhos underground cool. Mas sei la. Nao era residencial nem legal de se morar.

Fast forward 10 anos, insere as Olimpiadas de 2012 ai no meio, muitas obras de revitalizacao (a estacao de metro Overground de Shoreditch, os predios ao lado de Liverpool Street, etc) e pronto. Status hipster incontestavel!

Ha quem discorde e discuta – afinal o “progresso” da area tambem trouxe novas construcoes de cifras elevadas que espulsaram os artistas do bairro (Segundo uma amiga daz’artes, Shoreditch ja massificou, e Dalston eh o novo Eldorado moderninho!), rastaurantes de rede e… sim, eles, nos. Os turistas.

Nao eh que East London seja super turistona nao, mas num roteiro um pouco mais folgado, vale a visita sim! Eh uma area muito original e diferente do que a maioria dos turistas imaginam que Londres seja (vulgo: nada de casinhas fofas e bonitinhas, area de realeza e sofisticacao). La eh tudo bem sujo e caindo aos pedacos, mesmo com o banho de loja recebido recentemente. E sinceramente, acho que essa eh a atracao, e o motivo pelo qual todo mundo que visita a cidade deveria passear um tempinho pelo lado leste.

E uma coisa que fica obvio de cara eh a presence e importancia da arte na cultura street do bairro. Esqueca a arte do Tate Britain ou National Gallery – aqui estamos falando da arte de rua, graffiti e a expressao popular atravez do street style artistico.

Arte de rua em Shoreditch e os murais pintados estao por toda parte, e nao tem uma esquina que voce vire por ali sem dar de cara com um novo mural, e sempre geralmente cercados de palavras de protesto sub-entendido, funcionando como um termometro da situacao socio-economico-politica do momento.

A Redchurch Street, bem na entrada do bairro, eh uma ruazinha que passa despercebida, mas com o metro quadrado imobiliario sendo disputado a tapa por designers e artistas de vanguarda, e as vitrines das casinhas convertidas em lojas tem de tudo – do design vanguarda do Aubin & Wills ao estilo cool despretensioso dos produtos de beleza Aesop ou das fragrancias Le labo.

Aliais, essas duas marcas por si so ja sao um otimo termometro da impotancia que o Leste Londrino tem tido ultimamente no lancamento de tendencias e impulso no consume de marcas de nicho: A Aesop, marca de produtos naturebas de beleza Australiana, e a Le Labo, marca Novaiorquina incrivel de perfumes, velas e fragrancias, apesar de estar disponivel em varias lojas em Londres, so tem dois enderecos proprios na cidade: um em Notting Hill e outro em Shoreditch. Polares opostos da cidade, em todos os sentidos possiveis.

Ali do lado tambem esta a Witby Street, endereco do bar Love Lounge (e tambem do restaurante Beach Blanket Babylon, outro estabelecimento que divide seus enderecos entre os polares West & East de Londres!)

Entao apesar de que turistcamente falando a regiao de Shoreditch tem como atracao principal o mercado de Brick Lane e Spitalfields Market, o bairro merece uma visita em qualquer dia da semana, nem que seja so para perambular por suas ruas…

 

Redchurch Street, E2 7DJ

 

P.S. Se voce gosta de murais de graffiti e arte de rua, fique de olho tambem no Old Vic Tunnels, perto do London Eye e Waterloo!

Planejando uma viagem para Londres?

Além de todas as dicas para aproveitar o máximo de Londres que você encontra aqui no Blog, planeje também sua viagem com serviços e recomendações testadas e aprovadas:

E não perca as dicas de Pubs e Restaurantes, o Calendário de Eventos para saber o que rola de mais interessante ao longo do ano e todas as demais dicas úteis para curtir Londres como um Londrino!

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Londres na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!
Adriana Miller
2 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
2 comentários
  1. Fernanda - 12/10/15 - 19h35

    Oi Dri! Ótimo post! Fizemos um walking tour de street art em Londres nas férias de maio que foi muito legal, em Shoreditch mesmo!
    Uma pergunta pra local: onde em LDN você indicaria lugares com bom custo-benefício pra comprar utensílios de cozinha? (tábuas de corte, utensílios pra cozinhar no vapor etc) Obrigada e me desculpe pela exploração, mas não consegui pensar em nenhum blog melhor que o seu pra perguntar isso :)

    Responder