25 Jun 2016
3 comentários

Ilhas Faroe: Ilha Eysturoy

Dicas de Viagens, Europa, Ilhas Faroe

Junto com a Ilha Vágar, a Eysturoy foi uma das mais fotogênicas e idílicas que visitamos nas Ilhas Faroe!

A ilha é grande, e cheia de fjords, recortes e penínsulas, então não chegamos nem perto de ver tudo, mas do pouco que vimos não decepcionou!

– Saksun:

Um adendo: na verdade Saksun fica na ilha vizinha, Streymoy, mas como fica bem ao norte, já no caminho e na estrada para Eysturoy, aproveitamos pra fazer tudo no mesmo dia!

Saksun é um desses lugares que parece ter sido montado artificialmente: um punhado de casinhas no alto do fjord, cercadas de cachoeiras por todos os lados. Uma igrejinha branca com telhado de grama de frente para a entrada da baía, que por sua vez, devido a um banco de areia, passa boa parte do ano como se fosse uma lagoa, tranquila e pacata.

E pasmem! Pela primeira vez em vários dias, não fomos os únicos turistas/humanos da área!

As Ilhas Faroe são tão remotas e inexploradas, que nos acostumamos a ter todas as paisagens só pra gente, e de repente ter que dividir o espaço com mais 2 ou 3 pessoas e suas câmeras fotográficas, foi quase uma afronta!

Nós chegamos lá bem na hora que estava acabando a missa na Igrejinha, então vimos a comoção e burburinho entre os locais da congregação, e minutos depois todos se dissiparam e o lugar voltou a ser só nosso!

Até as ovelhas e cavalos nas estradas se espantavam em vernos por lá, e tinham mais curiosidade do que a gente!

 

– Funningur:

Logo depois de Saksun, fomos em direção a Funningur, que apesarde não termos parado na cidade, tem um trecho de estrada impressionante, com curvas e mais curvas que sobrem as paredes íngremes do fjord formando uma arte em S!

 

– Gjógv:

E esse foi o caminho pra chegar até Gjógv, na pontinha norte da Ilha Eysturoy, um dos pontos mais descampados do país, e onde o mar do Norte é ainda mais castigante.

Porém, por incrível que pareça, Gjógv tem um hotel e um restaurante, e portanto atrai uma quantia considerável de turistas, que preferem dividir sua estadia no país entre as diferentes ilhas. Mas ainda assim fomos recebidos com expressões de surpresa dos outros clientes e dos donos da pousada, que se espantaram quando pedimos um “menu” no restaurante.

Então nos serviram o prato da casa, e foi nossa principal (e mais autêntica) experiência com a comida típica Faroese!

Mas além de sua pousada, o que torna Gjógv único são as escadarias em seus fjords.

Como o mar é muito agitado e violento, a melhor maneira que os pescadores acharam de conseguir entrar no mar, é descer com seus barcos pelos fjords, onde a água fica protegida das ondas.

Então alguns fjords trilhos e escadarias específicas pata subir e descer os barcos até o mar, e embarcar e desembarcar pessoas e mercadorias!

Gjógv também tem um riacho que passeio bem no meio da cidade, e que forma algumas piscinas de água natural, bem ali, no centro da cidade. Então como o mar não é dos mais agradáveis nem amigos por alí, a cidade acabou virando um point de verão, com muita gente da região visitanto a cidade para poder curtir as piscinas nos dias de calor.

Nesses trechos de piscina, existem ate cadeirinhas e espreguiçadeiras de pedra/concreto construídas já dentro da água para as pessoas usarem no verão!

(e isso porque nós estávamos lá no auge do verão, em Agosto e pegamos médias de 10 graus todos os dias. Não sei que calor é esse que eles estão esperando!)

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
3 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
3 comentários
  1. Stephanie - 25/06/16 - 20h05

    Dri, to encantada com as ilhas faroe! Suas fotos estão lindas, parabéns. Os vídeos ficaram bem legais também. Pra fechar a série de posts sobre a ilha, volta com o “fui assim”! Tô apaixonada com o seu look da sua viagem…hahaha Até coloquei na minha listinha de inverno botas hunter. :) Beijosss

    Responder
  2. Andre Luis dos Santos - 27/06/16 - 20h54

    Também achei a onda de turistas ruim rsrsrs.
    Uma coisa que sempre fiquei na dúvida sobre esses telhados de grama: será que não junta bicho e entra dentro da casa?
    Abraço.

    Responder
  3. Mariana - 02/07/16 - 11h16

    Fiquei encantada pelo lugar! Nunca tinha lido nada sobre as ilhas e agora já fazem parte do meu top 5 de viagens que quero fazer! Lindas fotos :)

    Responder