27 Jun 2016
7 comentários

Ilhas Faroe: Ilha Bordoy e Klaksvík, a capital do norte

Dicas de Viagens, Europa, Ilhas Faroe

Klaksvík, a capital do norte das Ilhas Faroe foi nossa última fronteira no país, e ponto mais distante para onde dirigimos durante nossa estadia.

A cidade é a segunda maior e mais populosa do país, mas é incrível pensar que ate 2006, quando o túnel sub-oceânico que conecta a Ilha Bordoy ao resto do arquipélago foi construído, a cidade (e o resto da ilha) viviam totalmente isolados do resto do pais, apenas acessível por barcos e ferries (que não funcionam com regularidade por boa parte do ano!).

Então pra falar a verdade, um dos principais motivos de sequer termos incluído Klaksvík em nosso roteiro, era para justamente dirigir pelos quase 7 quilômetros do Norðoyatunnilin (que literalmente significa “túnel das ilhas do norte”)!

Mas logo nos demos conta que a cidade valia a pena ser visitada, com seu imponente cais do porto (bem maior que Torshavn, pois eles são muito mais dependentes do mar), em sua dramática baía, com a montanha Enniberg (que na verdade é situada na ponta sul da ilha Kunoy, e que protege perfeitamente a entrada de sua baía), formava uma paisagem imperdível.

A cidade nos surpreendeu por ser tão “cosmopolita” – logo na entrada encontramos um ponto de informações turísticas, uma abundância de restaurantes e cafés hipsters e fofos e uma comida muito boa!

Também levamos um susto com o frio! Incrível como numa latitude tão alta (quase no círculo polar ártico), apenas alguns quilômetros mais ao norte podem fazer tanta diferença na temperatura e na luminosidade do dia (achamos Klaksvík tão mais “escura” do que Torshavn, por exemplo.

O tempo todo tínhamos a impressão de que estava de óculos escuros por engano! mas não! Como fomos no final de Agosto, já pegamos o finalzinho da temporada de “luz” do país, antes que eles entrassem no período de escuridão total do inverno!

A distância entre Torshavn e Klaksvík foi de mais ou menos 2 horas de estrada, parando de vez em quando para uma foto ou outra… E acabamos passando o dia quase todo por lá, brincando e passeando pelo porto, sem rumo nem compromissos… Foi uma cidade simplesmente…. gostosa, sabe?

A cidade fica bem na saída/entrada do túnel, então acabamos nao dirigindo nem explorando o resto da ilha, mas Klaksvik já foi o suficiente!

 

[starbox}

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
7 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
7 comentários
  1. Fatima - 27/06/16 - 17h00

    Lindo lugar, lindas fotos. As carinhas que a Bella faz são impagáveis. Muito linda.
    abs

    Responder
  2. Mariana - 27/06/16 - 17h10

    Estou completamente encantada com esse país e essas fotos!

    Responder
  3. Vanessa - 27/06/16 - 19h15

    Adriana, estou adorando os posts da viagem.
    Parabens pela segunda gravidez!
    Vc poderia passar o modelo da sua bota?

    Responder
  4. Andre Luis dos Santos - 27/06/16 - 20h31

    As fotos ficaram ótimas e a natureza desse país é muito mas muito peculiar.
    Abraço.

    Responder
  5. LI - 08/08/16 - 20h33

    Oiiii! Encontrei o seu post por ter procurado no youtube sobre as Ilhas, eu moro aqui :) em Tórshavn, capital. Muito linda as fotos! Eu poderia fazer uma consideracao? Klaksvík não é a capital da Ilha do norte, na verdade só existe uma Capital que é Tórshavn. Klaksvík poderia ser considerada como a cidade mais populosa da Ilha Norte. Muito bom o post mesmo assim! :)

    Responder
    • Adriana Miller - 08/08/16 - 22h52

      Sim, “Capital do norte” é um eufemismo para dar magnitude ao tamanho da cidade em comparação com o resto do país.
      Claro que o país só tem uma capital…

      Responder