14 Nov 2016
8 comentários

Myanmar – Voo de Balão em Bagan

Ásia, Bagan, Dicas de Viagens, Myanmar

Volta e meia quando leio artigos sobre Myanmar, os relatos mais emocionantes e as imagens mais impactantes são as tiradas no passeio de balão.

voo de balão em Bagan

Mas infelizmente a temporada de vôos de balão é relativamente curta, sendo possível apenas entre Outubro e fim de Março (ou começo de Abril, dependendo do ano), então nem sempre é possível coincidir uma viagem ao país com a temporada dos balões.

O voo de balão não foi necessariamente o motivo principal de querermos visitar Myanmar, mas já que o timming deu certo, não queríamos deixar de fazer o passeio de jeito nenhum!

O passeio é a atração mais disputada de Bagan, com poucas empresas licenciadas para sobrevoar os templos, e geralmente com lista de espera todos os dias.

Então se você tem poucos dias em Bagan, é recomendável reservar seu dia com bastante antecedência – mas não esqueça que voo de balão é 100% dependente das condições climáticas e o vento naquela manhã, então cancelamentos são comuns.

Como nós passamos 5 dias em Bagan, tínhamos várias chances de conseguir voar numa boa, e apesar de não ter conseguido vaga no dia que tínhamos planejado, conseguimos um cancelamento logo no dia seguinte, e por sorte os ventos colaboraram, e lá fomos nós!

Nós fizemos o passeio com a empresa “Baloons over Bagan” e o passeio começou cedo! Eles vieram nos buscar no hotel as 5:30 da manhã, e depois de buscar outros passageiros em seus respectivos hotéis, fomos para o campo de decolagem, onde conhecemos nosso piloto e recebemos o briefing sobre as técnicas e segurança de voo.

Confesso que eu estava com medo, pois tenho um pavor paralisante de altura! Além disso estava grávida, meio enjoada etc. Mas por coincidência, eu trabalho com uma menina que é “pilota” de balão certificada pela RAF (“Royal Air Forces”, forças aéreas Reais do Reino Unido), que me explicou tudo (antes da viagem, enquanto ainda estávamos decidindo de tentaríamos o voo de balão ou não), então ela já tinha me explicado como tudo funciona, e sobre a segurança dos balões e da boa reputação das empresas e pilotos que voam em Bagan (que são empresas Inglesas ou Holandesas, sendo a maioria dos pilots com treino militar, assim como ela).

Eu entrei em contato com as empresas com antecedência para questionar o fato de estar grávida, e fui informada que o voo não apresenta nenhum risco nem para a mulher nem para o bebê, mas que geralmente eles não permitem gestantes nos balões por causa do seguro. Mas como eu estava no início da gravidez (sem barriga e com mobilidade 100% normal para conseguir fazer todas as posições de segurança), eu teria que assinar um formulário especial confirmando que em caso de emergência médica, eu estaria coberta por meu próprio seguro – e como sempre viajamos com seguro, não tive problemas!

E o voo foi incrível! Super seguro, sem balanços nem sacolejos, e juro que não senti medo nenhum! Realmente me surpreendi! A decolagem e o pouso são super suaves (muito mais que em aviões com certeza! E olha que na gravidez da Bella eu voei até de hidroaviã0!).

O voo dura apenas 45 minutos, e não tem um roteiro específico… voamos para onde o vento nos leva!

Sobrevoar os templos e a cidade foi sensacional, dando um nova perspectiva à Bagan, e lá em cima temos uma vis~ao ainda mais impactante dos templos – a quantidade e extensão do “parque de templos” de Bagan!

Sem dúvidas valeu muito a pena, e foi um check na lista de momentos inesquecíveis da vida!

Passeio de balão em Bagan na prática:

Temporada: Outubro a Março/Abril

Empresa que utilizamos: Baloons Over Bagan

Preço: 350$ USD por pessoa

Passageiros menores de 18 anos não são permitidos.

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Londres na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

 

Planejando uma viagem para Myanmar?

Aqui você encontra todas as dicas e recursos para planejar sua viagem, e podemos cuidar dos detalhes práticos para você:

Adriana Miller
8 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
8 comentários
  1. Flavia Modica - 14/11/16 - 21h53

    Não entendi seu medo de altura. Vc também tem medo de aviao ou medo de alturas em lugares abertos

    Responder
    • Adriana Miller - 15/11/16 - 07h26

      Só lugares abertos – não tenho o menor medo de avião!

      Responder
      • Sara - 17/11/16 - 20h23

        Adriana, você ouviu dizer algo a respeito da limitação imposta recentemente pelo Ministério da Cultura de Myanmar, de que não se pode mais sobrevoar os templos? Estou com um passeio pago para janeiro, ouvi esse comentário na internet, mas não consigo qualquer confirmação a respeito.
        Obrigada.

        Responder
        • Adriana Miller - 17/11/16 - 22h22

          Não ouvi nada sobre isso não. O que nos falaram enquanta estávamos lá é que alguns dos templos principais seriam fechados para turistas, para evitar a degradação, e realmente alguns deles já estavam fechados, mas não sei o quanto isso afetaria uma viagem à Bagan.

          Responder
  2. […] Porém a alta temporada são os meses de “inverno”, entre Outubro e Março, quando o clima é mais seco, mais ameno, e principalmente por ser a temporada de voos de balão em Bagan. […]

    Responder
  3. MONICA DE SIQUEIRA - 18/11/16 - 22h15

    Oi Dri!! Estou planejando minha viagem para Myanmar e suas dicas estão valendo ouro :) tentei comprar o passeio de balão pela internet e não consegui. Vc reservou pelo hotel antes da chegada e pagou lá ou foi com a agencia tb? Tentei comprar os voos pelo site da Myanmar airways international e tb não deu. Acho q vou ter q apelar para a agencia. Vou dia 19/03 e fico ate 21/03. Vou entrar em contato com a agencia que vc indicou no post.

    Responder
    • Adriana Miller - 18/11/16 - 22h56

      Reservei o passeio de balão através do hotel e paguei quando chegamos lá.

      Responder
      • Mônica de Siqueira - 01/12/16 - 10h31

        Muito obrigada, Dri!!

        Responder