11 May 2017
2 comentários

Doha – Souq Waqif e a cidade antiga

Oriente Médio, Qatar

Não importa quantos lugares diferentes eu conheça na África ou Oriente Médio, mas são sempre os mercados árabes que mais me encantam.

Souq Waqif

Acho que principalmente nos países do Golfo, onde rola toda uma mítica em relação a serem “artificiais” ou “sem história”, são justamente esses mercados que provam o contrário: eles são sim muito autênticos e cheios de histórias pra contar.

Então quando planejamos a viagem à Doha, j#a sabíamos que a intenção não era ficar turistando demais nem batendo perna incessantemente, mas eu sabia que não poderia deixar de conhecer o Souq Waqif, um dos símbolos da cidade.

Não que o mercado por si só seja assim tão centenário, vai. Mas já são mais de 100 anos de história, e que ajudou a formar a curltura do Qatar que conhecemos hoje.

A localização do mercado era estratégica: bem em frente ao antigo porto da cidade, onde até hoje estão ancorados os Downs, os barcos típicos da região, que vinham trazendo e levando mercadorias para todo Oriente Médio e Africa.

E originalmente, a água da baía chegava até lá, dando aos barcos acesso direto aos corredores do mercado e seus comerciantes.

Hoje, depois de ter passado por uma mega reforma em 2006, o mercado e o Golfo estão separados por uma avenida e um parque – mas de resto, o Souq ainda se mantem o mais autêntico possível às suas raízes.

Sim, existe wifi em todo mercado, e várias lojas de souvenirs – mas a grande maioria das lojas e barraquinhas vendem artigos locais e tradicionais. Além da própria organização das seções do mercado, que ainda tem um “hospital” de falcões (uma das aves mais tradicionais do Oriente Médio), e o mercado de Camelos, onde diariamente, pessoas de todo o país vem até aqui comprar e vender seus camelos!

Lá dentro também temos a área das joias e o mercado de ouro, as tapeçarias, artigos e móveis em madeira, especiarias, roupas típicas, e tudo mais que você puder imaginar que exista num mercado árabe! Até loja especializada em cela de Camelo nós vimos!

Mas o destaque do mercado ficou mesmo por conta da organização! Por um lado, os “do contra”, vão dizer que a modernização tirou o charme do Souq (eu discordo!), mas a verdade é que deixou a área bem mais acessivel e confortável, para os locais e turistas!

O estacionamento é todo subterraneo e climatizado! E tão grande que se você precisa de ajuda para carregar suas compras, carrinhos estilo campo de golfe te levam dos elevadores até seu carro. O acesso entre a garagem e o mercado é feito por elevadores e mapas interativos, de não deixar nada a dever aos maiores shoppings do ocidente!

Mas não se preocupe, é só abrir as portas que você se sente viajando no tempo, imaginando como seria a vida em Doha ha 100 anos atrás!

Mas confesso que nós fomos sem grandes expectativas – já visitamos algumas dezenas de Souqs mundo a fora, e imaginávamos que seria dificil entreter uma criança de 4 anos e um bebe de 7 meses…

Mas a verdade é que nos divertimos tanto e a Isabella ficou tão encantada com o passeio, as lojas e as quinquilharias, que acabamos ficando por lá até a noite, e cancelamos os outros planos!

 

E pra quem não assistiu, esse foi o vlog que fizemos no Souq Waqif mostrando um pouco mais de como é por lá!

 

Me Acompanhe!

Além de todas as dicas que eu posto aqui no blog, você também pode me acompanhar nas redes sociais para mais notícias “ao vivo”:

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
2 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
2 comentários
  1. Bárbara - 12/05/17 - 09h51

    Dri, amando essa sua retomada de posts. Adoro a maneira como você conta sobre a viagem mas também dá informações sobre o local, fala sobre a cultura… nunca tive a oportunidade de visitar um país muçulmano (Turquia não conta muito!), e graças aos seus posts perdi um pouco aquele “medo” besta. Essas fotos ficaram fantásticas e dá pra ver bem como sua filha cresceu!

    Responder
  2. Bárbara - 12/05/17 - 09h52

    Dri, amando essa sua retomada de posts. Adoro a maneira como você conta sobre a viagem mas também dá informações sobre o local, fala sobre a cultura… nunca tive a oportunidade de visitar um país muçulmano (Turquia não conta muito!), e graças aos seus posts perdi um pouco aquele “medo” besta. Essas fotos ficaram fantásticas e dá pra ver bem como sua filha cresceu!

    Responder