04 Jul 2017
4 comentários

Como visitar os sets de Harry Potter em Oxford!

Dicas de Viagens, Europa, Oxford, Viagens pelo UK

Sempre que recebemos visitas aqui em Londres, tentamos planejar passeios e programas diferentes, principalmente quando recebemos nossas famílias, que já vieram a Londres varias vezes nos visitar e gostam de aproveitar para fazer coisas fora do circuitão obvio.

Então durante a ultima visita da minha irmã, aproveitamos a oportunidade para voltar a Oxford – só que dessa vez demos um foco diferente, e resolvemos focar a visita a cidade apenas no roteiro dos filmes do Harry Potter!

Como visitar os sets de Harry Potter

Oxford serviu de pano de fundo a vários clássicos Britânicos, e inclusive muitos de seus autores moraram e estudaram por lá: como é o caso de JRR Tolkien, que escreveu a saga do “Senhor dos Anéis” inspirado em sua experiência em Oxford, e Lewis Caroll, que escreveu “Alice no Mundo das Maravilhas”, também baseado em Oxford.

Mas o fenômeno literário Britânico mais recente são os livros e filmes do Harry Potter, que apesar de não ter sido escrito por lá, Oxford serviu de inspiração para muitas cenas e sets dos filmes da serie.

Muita gente me perguntou o que e como visitar os sets de Harry Potter em Oxford, e é preciso se planejar com uma certa antecedência, mas não é difícil!

Bem, pra começar que realmente Oxford é um lugar incrível, e a cada esquina você realmente tem a sensação de estar andando por Hogsmead, ou que o Harry, a Hermione ou o Ron vão aparecer a qualquer momento!

O local mais icônico do roteiro Harry Potter em Oxford é o “Great Hall” da faculdade Christ Church:

Na verdade as cenas dos filmes foram filmadas no estúdio da Warner no norte de Londres, mas o estúdio cenográfico foi inspirado 100% na exuberância do Great Hall – e da pra entender porque!

Harry Potter Londres

A universidade ainda esta 100% ativa e operante, e o salão ainda é utilizado por seus alunos como refeitório  portanto as datas e horários de visitação são bem limitados (confira no site da Universidade o calendário atualizado). E eles não facilitam o processo nem as informações para quem quer visitar o salão…

O que a maioria das pessoas faz (e se frustra) eh chegar na hora, entrar na fila quilométrica, e passar horas e esperando pela esperança de entrar para ver a Christ Church por dentro.

Porém o mais fácil é reservar tudo on line, com (bastante) antecedência! É só escolher seu horário e pagar on line; e no horário de sua visita, é só chegar na porta e entrar na fila especifica para “pre bookings” – mas mesmo essa fila não é tao obvia… então na dúvida, pergunte na portaria, e não se assuste com a fila quilométrica ao lado! Essas são as pessoas que não tem ingresso e estão esperando sobrarem vagas em cada horário de visita para entrar no Great Hall.

Mas falando em cenários do Harry Potter, alem do Great Hall (salão de jantar/refeitório), foi ali na Christ Church que foram filmados as cenas na escadaria no filme “A Pedra Filosofal”, logo que Harry, Hermione e Ron chegam a Hogwarts, alem de outras cenas da “Câmera Secreta” (foi ali na mesma escadaria que Harry e Ron estacionam o carro voador, e sobrem correndo a escadaria da escola – e no final do filme, eh ali que Herry conhece Tom Riddle pela primeira vez).

Outra college histórica que serviu de inspiração e cenário para Hogwarts, eh a Biblioteca Bodleian, da University of Oxford.

A Divinity Hall, é o saguão de entrada das bibliotecas do seculo 12 da Universidade, e sua estrutura e teto talhado em pedra, foi o cenário da enfermaria de Hogwarts, no filme da Pedra Filosofal (e alguns outros filmes, sempre que algum deles se machucava).

Harry tem varias cenas na enfermaria da Divinity Hall, logo depois de seu confronto com Valdemort e quando precisa “re endurecer” seus ossos!

E parte da mesma área da universidade, esta a biblioteca Duke Humphries, que também foi cenário e inspiração a biblioteca de Hogwarts.

Imagem Divulgação

A biblioteca é considerada a mais antiga de Oxford e uma das mais antigas do Reino Unido – e sem duvida a mais importante, pois foi aqui que se desenvolveu o conceito de “copy write” (direito autoral), e ate hoje, a biblioteca da Universidade de Oxford é responsável por armazenar e catalogar todos os livros oficialmente publicados no Reino Unido (milhares por ano!).

Imagem Divulgação

A biblioteca Duke Humphries é impressionantemente medieval – bem como a gente imaginaria Hogwarts por dentro! – e infelizmente não permite fotografias la dentro.

Para visitar a Divinity Hall e a biblioteca Duke Humphries, é necessário fazer uma tour guiada, pré agendada organizada pela Universidade.

Os dias e horários são limitados (devido ao ano letivo, pois a biblioteca ainda esta operante), e se não me engano, a biblioteca não pode ser visitada durante a semana.

Os tours podem ser agendados on line, pelo site da Universidade.

E por fim, o jardim interno da faculdade New College, também serviu de cenário para algumas cenas do “Cálice de Fogo” – quando Harry transforma o Malfoy num ferrão!

O New College também tem dias e horários de visita limitados, devido ao ano letivo, e o calendário de abertura pode ser consultado on line.

 

Eu sou super fã assumida dos livros e filmes do Harry Potter, então acho o máximo o tanto de coisas relacionadas aos filmes que temos em Londres e arredores!

 

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Londres na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

 

Nos Acompanhe!

Além de todas as dicas que eu posto aqui no blog, você também pode me acompanhar nas redes sociais para mais notícias “ao vivo”:

 

Adriana Miller
4 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
4 comentários
  1. Angela - 06/07/17 - 16h56

    Oi Dri, essa primeira foto do post foi tirada com a gopro?

    Responder
    • Adriana Miller - 07/07/17 - 14h32

      Sim! E MUITO filtro (a qualidade das fotos da Go Pro nao eh das melhores…. hehehehe)

      Responder
  2. […] muito ver a peca, mas os valores das datas disponiveis beiravam o absurdo, entao deixamos pra la e fomos passar o dia em Oxford (700£ cada uma, por ingressos que sao vendidos por 30£?!?! Obrigada, mas nao […]

    Responder
  3. […] Eu já falei sobre esse salão antes, e pra quem não lembra, é o salão que inspirou Hogwarts, na … […]

    Responder