25 Mar 2019
3 comentários

Tulum – Mexico

Américas, Cruzeiros, Dicas de Viagens, Mexico, Tulum

O Mexico sempre foi o calcanhar de quiles da minha “carreira” de viajante… Um pais incrivel e com tanta diversidade de cosias a ver e fazer, mas que simplesmente eu ainda nao tinha visitado.

Parte disso foi intencional – nos sempre soubemos que eventualmente nosso future seria nos EUA, e que as viagens pelo Mexico (e America em geral) seria muito mais facil e acessivel. Entao fomos deixando, deixando e ao longo dos anos nossa concentracao foi na Europa, Oriente Medio e Asia, que nos pareciam mais “proximos” a partir da Europa.

Entao quando comecamos a planejar o cruzeiro que fizemos no Caribe em 2018 uma das opcoes era um roteiro que passase pelo Mexico.

A minha primeira reacao foi de “EBA finalmente vou conhecer o Mexico!”, mas por outro lado, tambem fiquei um pouco decepcionada…. E esse eh justamente o lado negativo de viagens de cruzeiro, pois passar 1 dia no porto de uma cidade/pais, nao nos da tempo suficiente para conhecer nada tao bem assim.

Quando a parade eh uma praia, uma ilha, ou um lugar que provavelmente nao tem muito mais a oferecer doque praia e sol, ai tudo bem…. Pois realmente nao muda tanto assim se voce passou 1 dia na praia, ou 5 dias nessa mesma praia…

Mas o Mexico…. Ah o Mexico!!

A minha lista de cosias que gostaria de conhecer e fazer no Mexico sao infinitas, e apenas 1 dias no porto naoi a dar nem pra dar um gostinho inicial.

Entao sinceramente, pensei que deveriamos considerer outros roteiros, e procurer opcoes que nao incluissem o Mexico… Sei la… o Mexico merecia mais atencao, mais tempo…

Mas fechamos esse roteiro assim mesmo, e a experiencia inicial no Mexico foi muito boa!

O nosso cruzeiro ancorou na ilha Cozumel, mas preferimos pegar uma excursao do Navio e fomos para Tullum, que fica no continente.

O dia foi uma maratona, e bem consativo, mas achei que pelo menos nos deu a oportunidade de conhecer um pouco do Mexico “verdadeiro”.

Entao chegamos por Cozumel, e ja fomos direto para um catamaran que nos levou par Isla Mujeres, que eh a cidade que fica de frente para Cozumel, no lado continental do Mexico.

O transfer de catamaran/lancha, demora mais ou menos 1 hora, e o barco era bem moderno e confortavel, incluindo uma area reservada para criancas pequenas com brinquedos etc.

Em Isla Mujeres, um onibus esperava o grupo, e encaramos muito e muito quilometros de Estrada…. No total foram mais de 2 horas de Estrada ate chegarmos na entrada do parquet nacional de Tulum.

Uma vez la, nos optamos por nao seguir o resto do grupo com um guia, pois queriamos explorar a area arqueologica com calma e no noso ritmo, e as criancas queriam andar, corer e brincar por la.

Nos tinhamos planejado uma escapadinha pra praia tambem, mas Tulum estava recebendo uma mare de algas bem forte, e a agua estava bem turva e suja (de algas), e acabamos desistindo.

Na epoca que estivemos por la, muitos seguidores me perguntaram sobre como foi o passeio, como conseguimos chegar em Tulum etc, e a verdade eh que por mais que eu nao goste de excursoes fechadas, essa realmente eh a melhor opcao – caso voce esteja num cruzeiro – de chegar do litoral ate Tulum.

A logistica eh complicada se feita independentemente, atrasos e cancelamentos sao bem comuns, e a viagem eh longa, entao os riscos de alguma coisa dar errada, sao grandes!

Entao minha recomendacao nessas situacao eh realmente organizar e reservar tudo pelo navio, pois se alguma coisa der errada, eles sao responsaveis por garantir que voce vai chegar sa e salvo de volta no Cruzeiro.

Se voce estiver por conta propria e acabar perdendo ou atrasando alguma das pernas da viagem (barco, taxi, onibus), ja era, o navio vai embora sem voce, e voce eh inteiramente responsavel por se virar e voltar pra casa (ou o proximo porto de parade) sozinho.

Foi corrido? MUITO!

Valeu a pena? Muito!

O calor estava de matar, entao poder passear independente do resto da excursao foi crucial, e conseguimos ver quase todo parque arqueologico, mas ainda assim brincar e entreter a Isabella e o Oliver ao mesmo tempo, para para descansar de vez em quando, tomar uma agua de coco pra refrescar…. E depois passear e brincar mais um pouco.

E logo na entrada do parquet arqueologico tem tambem uma area commercial, com lojas, restaurants, cafeterias, etc que tambem foi legal conhecer e explorer um pouco – comemos muito bem, e foi otimo para comprar souvenirs!

 

E quando deu a hora certa, nos reencontramos com o resto do grupo e voltamos calmamente para o navio!

Foi uma otima primeira experiencia no Mexico, mas definitivamente nao substitui o desejo de voltar e de fato explorer e conhecer bem o pais, o que tenho certeza que ainda faremos muitas outras vezes ao longo dos proximos anos!

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Denver, Colorado, nos EUA, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

 

Nos Acompanhe!

Além de todas as dicas que eu posto aqui no blog, você também pode me acompanhar nas redes sociais para mais notícias “ao vivo”:

 

Adriana Miller
3 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
3 comentários
  1. Elisa - 25/03/19 - 15h21

    Tulum é maravilhosa, mas junto com o Sudeste Asiático e Cartagena, compoe a lista de lugares mais insuportavelmente quentes que já fui na vida! Queria muito ter curtido mais as ruínas, mas não consegui. Vi a hora que ia desmaiar. Dri, eu passei quase duas semanas em Playa del Carmen e oh … indico DEMAIS! O hotel que ficamos era ótimo, uma estrutura linda mas pequeno, super bem localizado no centrinho. Playa me lembrou muito Buzios. Cheio de restaurantes excelentes, barzinhos animados, um centro comercial bem charmoso! E de lá é muito fácil conhecer Cozumel, Tulum (fui por minha conta mesmo), os cenotes (maravilhosos!!!!) e os parques tipo Xcaret. Recomendo demais!

    Responder
  2. Viviane - 25/03/19 - 18h12

    O México é mesmo uma deliciosa experiência, e quente, muito quente… estivemos hospedados em Playa del Carmen exatamente com a Elisa comentou, um hotel bem central, com uma piscina deliciosa, bem acessível às praias e ao agito da cidade, e de lá partimos para os passeios, e um dos passeios que mais gostamos foi conhecer o Sítio Arqueológico Chichén Itzá, onde fica a Pirâmide de Kukulcán, um lugar lindo e impressionante. Tulum também ficou entre nossos passeios preferidos da viagem. Depois fomos para Cancun descansar em um Resort, mas com certeza montar base para os passeios em Playa foi a melhor escolha que fizemos. Concordo com você, Cruzeiro é uma opção interessante, mas sempre deixa um gostinho de quero mais, especialmente em paradas que tem muitas atrações, como é essa região do México. Obrigada por continuar compartilhando suas experiências conosco aqui no blog Dri. Bjs

    Responder
  3. Veruska - 26/03/19 - 01h58

    Dri, não era Playa del Carmen? Isla Mujeres fica ao norte de Cancun.

    Responder