14 Jun 2005
1 Comentário

El Rastro

Vida na Espanha

Um dos pontos classicos de Madrid é o mercado do El Rastro todos os domingos e feriados de manha.

O mercado ocupa uma area enorme, numa avenida que cruza 3 bairros inteiros.

Lá se pode encontrar de absolutamente tudo!! Tanto em termos de compras, quanto de tipos de gente. Mesmo que vc nao esteja precisando de nada, ou esteja sem dinheiro mesmo, se vem a Madrid e passar um domingo aqui, passe no Rastro nem que seja só pra fazer um pouco de people watching… Lá vc vai encontrar familias inteiras, velhinhos, pre adolescentes, hippies, Hare Krishinas (é assim que se escreve?!), MUITOS turistas do mundo todo (provavelmente vc ouvirá linguas que nem sonhava que existiam), alternativos em geral, artistas de rua, etc…

O mercado via descendo a avenida, mas nas ruazinhas adjacentes é que esta o verdadeiro mercado artesao. Tem a rua dos pintores, a rua dos couros, a rua dos moveis, a rua das flores, etc. A coisa mais facil é se perder por lá, e a mais dificil é conseguir ver tudo.

Diz a lenda que o rastro já foi um mercado muito bom, onde realmente valia a pena comprar coisas, e onde tudo era verdadeiramente artesania espanhola. Agora é simplesmente um mercado. Tem desde pintores talentosissimos e artistas em geral, até CD e camiseta da seleçao brasileira falsificada.

Eu gosto de ir pra lá pra passear, mas se vc quieser ir com o intuito de realmente comprar algo, se prepare! As barraquinhas vao se enfileirando, criando um verdadeiro labirinto de gente e coisas, misturado com os vendedores que abrem sua tenda no meio da rua, alguma cigana se oferecendo pra ler sua mao, e turistas perdidos como eu, que vao pra lá atrapalhar os que realmente estao procurando algo… Além de que, como o Rastro virou um point turistico, o preço já nao esta tao camarada assim… Nunca compre nada antes de pexinchar MUITO, ser chingado e chingar umas 3 vezes, ameaçar ir embora e depois voltar, etc, até vcs chegarem num acordo. Quando comparado com outras capitais europeias, o Rastro pode ser uma verdadeira barganha, mas a verdade é que em relaçao a Madrid, já nao vale tao apena assim, a nao ser pra aquelas coisinhas que vc sabe que só vai encontrar por lá…

Mas sempre se encontra algo que vale a pena, e mesmo que vc nao tenha ido pra comprar nada, no final vc vai voltar pra casa com uma sacolinha na mao…!

  

  

Um outro ponto muito importante é que agora o El Rastro tb virou sinonimo de antro para ladroes e oportunistas em geral. MUITO cuidado com a carteira, bolsa, celular, ou qualquer outra coisa que possa ser roubada, e por supuesto revendida depois. Mas se mesmo assim vc for roubado, é só voltar lá no domingo seguinte, pq vc provavelmente encontrará seus pertences por lá. Alguem já viu essa historia antes?! Pois é…

  

Dependendo de onde vc começar o El Rastro, o final será em algum ponto das inumeras ruas do bairro da La Latina, tipico bairro boemio de bares de tapas y cañas. Parada obrigatoria para repor as energias perdidas subindo e descendo as ruas do mercado; Ou se vc estiver com pressa, nada melhor que um Kebab em alguma das centenas de milhares de lojinhas turcas espalhadas pelo centro da cidade.

  

El Rastro:

  

– Domingos e feriados, das 9:00 até as 14:00

– Minha sugestao de ruta: desça na estaçao de metro “Tirso de Molina” (nao se assuste com a quantidade de bebados e vagabundos em geral nessa inofensiva praçinha), e ao sair da boca do metro, vc já vai ver de longe a aglomeraçao de pessoas e barraquinhas. Daí pra frente siga por onde vc quiser…

– Quando chegar lá em baixo, na Puerta de Toledo siga as indicaçoes para La Latina, e depois é só escolher qual Terraza vc quer sentar pra tomar uma sangria ou tinto de verano (meu preferido!) acompanhado de um pincho de tortilla.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
1 Comentário
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
1 Comentário
  1. […] O mais tradicional de Madrid eh o “Mercado del Rastro” que acontece todos os domingos na cidade, na area que vai entre os bairros de Anton Martin e […]

    Responder