02 Jul 2008
20 comentários

Recursos Humanos

Pessoal, Recursos Humanos, Trabalho

As vezes me acontecem umas coisas engracadas por causa do blog. Volta e meia perecbo um “surto” em alguns posts ou assuntos. Seja um lugar para o qual viajei que de repetente desperta interesse, um curso, etc.
 
As vezes me pergunto se de repente teve alguma reportagem no Fantastico, Globo reporter, Veja e afins sobre aquele determinado assunto e logo varias pessoas acabam me achando por acaso.
 

O ultimo “assunto” a despertar interesse eh Recursos Humanos. Comecou ha uns meses, quando pr coincidencia duas blogeiras de longa data me escreveram pedindo dicas e conselhos sobre essa carreira. Respondi com o maior prazer.
  Mas ultimamente o assunto voltou com toda forca, e recebo varios e-mails respondendo basicamente as mesmas perguntas. Entao, como jah tenho uma “resposta padrao” pra esse assunto, resolvi publicar logo… assim fica mais acessivel, mais facil de achar, e eh menos trabalho pra mim no longo prazo.
 Entao, pra comecar do principio… Eu estudei Economia, que nao tem nada a ver com Recursos Humanos… mas odiava trabalhar em Financas, e queria porque queria mudar de area. Minha primeira opcao foi estudar turismo, jah que adorava viajar, estudar linguas etc, mas que nao deu certo, e foi soh decepcao (acho que o mesmo problema de todo mundo que decide estudar turismo… ehheheeh).
Quando vim pra Londres, e finalmente aceitei que turismo nao ia me levar a lugar nenhum, resolvi voltar pra “minha area”, mas nao queria trabalhar com financas, e entao descobri que aqui na Inglaterra, oque tipo de trabalho que eu fazia no Brasil (Compensacao e Beneficios e folha de pagamento) era na verdade RH.


 Ai acabei arrumando um emprego pra fazer mais ou menos a mesma coisa que eu fazia no Brasil (trabalhava na Souza Cruz), soh que num departamento e ambiente completamente diferente! E adorei!
Nunca pensei que fosse gostar de RH, mas AMEI!


 Entao comecei ainda um pouco no lado “financeiro” de RH, trabalhando com salarios, impostos, beneficios, etc (na Avaya). Mas como sempre fui muito boa com sistemas, numeros etc, acabei trocando de emprego e fui trabalhar na area de Performance Management (Barclays), que eh uma area mais estrategica de RH e que eu AMO. Nao sei porque, mas acho toda essa parte de definir estrategias, planos de carreira, treinamento etc, muito interessante.


 Ateh que ano passado troquei de emprego de novo e pela primeira vez estou tabalhando como “Generalista” que eh o RH nu e cru… hehehehhe
Existem MUITAs areas dentro de RH… Employee relations, Recruitment, Training and Development, Performance and Talent Management, Compensation and Benefits, payroll, Data protection systems, Diversity, etc, etc… E geralmente as Generalists fazem um pouco de tudo… sao o contato direto com os funcionarios.
Eu pessoalmente gosto muito da parte estrategica e de sistemas e tal…. mas tb tenho me envolvido bastante com treinamento e desenvolvimento e estou adorando.


 Muitos de voces podem achar esse post um saco, mas oque vale a eh a intencao.
 Como tudo comecou num esquema “perguntas e respostas”, vou manter no memso padrao. E se alguem se interessar e quiser fazer mais perguntas pra completar o post, sintan-se a vontade!
 

Voce considera a carreira em recursos humanos gratificante?
 SIm, e muito.  RH me “acolheu” quando eu quis mudar de carreira, e eu adoro o ambiente, trabalhar com um monte de mulheres, ter contato com a empresa toda, aprender sobre o business em geral e (no meu caso) outros paises e culturas.
 

Qual a percentagem de trabalho operacional/administrativo no seu dia-a-dia em relacao ao trabalho intelectual?
 Isso eh muito relativo.
 

RH eh por natureza um departamento muito administrativo, por lidar com muitos documentos pessoais, contratos, etc.
 Mas vou ser bem sincera com voce: No comeco, pra “entrar” em RH eh pela porta dos fundos mesmo. Mesmo fazendo mestrado ou tirando um certficacao, qualquer mudanca de carreira exige um certo “rebaixamento”, e as posicoes mais junior de RH (como em qualquer departamento) eh que lida com a papelada e as coisas chatas.
 

No meu caso, hoje em dia eu raramente lido com qualquer contrato ou papelada, quem faz isso tudo eh a assistente, que esta comecando. Mas lah se foram 7 anos de carreira pra chegar no ponto onde estou, onde posso me dar o “luxo” de soh ir nas reunioes mais legais, me envolver nos projetos mais interessantes, viajar pelo mundo etc. Mas ateh uns 3 anos atras oque eu mais fazia durante o dia era preencher planilhas, arquivar documentos e inserir dados no sistema. Sem nenhum glamour.
 E eu ainda dei sorte que no Brasil o setor de Financas que eu trabalhava, eh considerado RH na Inglaterra (Compensation and Benefits), entao apesar de estar mudando de carreira, eu jah tinha 3 anos de experiencia na area quando finalmente fiz a mudanca oficial pra recursos humanos. E por isso, jah “comecei” no meio do caminho.
 

Como generalista, qual a frequencia de seu contato com os empregados de outros setores?
 RH tem varios setores e especializacoes, e as Generalistas sao o pessoal que lida com tudo, bem “geral”, e por isso sao o canal direto entre os funcionarios e a “empresa”.
 

Por definicao, generalistas sao os profissionais que jah passaram por varias outras areas de RH, e jah tem uma boa ideia “geral” de como as cosias funcionam, e logo podem aconselhar melhor os funcionarios.
 No meu caso, eu consegui ser promovida pra generalista ano passado, depois de jah ter passado por compensation&benefits, payroll, systems and data protection, performance management e learning and development.
 

Mas nem sempre eh assim. Trabalho com varias meninas que jah comecaram como generalista, e acabaram se especializando em recrutamento e selecao por exemplo.
 Eu prefiro o caminho contrario (se tornar generalista depois de um tempo) pois alem de te dar uma ideia melhor do papel de RH na empresa, ainda te dah oportunidade de conehcer outros aspectos da carreira.
 

O setor eh respeitado e procurado pelos demais setores?
 

Isso depende muito da empresa. Hoje em dia, RH tem se tornado um departamento muito importante na estrategia das empresas (pelo menos na Inglaterra), porque o mercado de trabalho eh tao dinamico, que ninguem fica muito tempo numa empresa se nao se sentirem rewarded, oque nem sempre significa salarios altos.
 RH tem se tornado muito importante por isso, por oferecer treinamento, plano de carreira, motivacao, beneficios, etc.
 

Mas (infelizmente) ainda existem muitas empresas (principalmente as menores) que veem RH como o faz tudo da parada… e que soh serve pra arquivar documentos e pagar salarios.
 
Voce eh desafiada a resolver problemas trabalhistas? De quais tipos?
 

Agora que sou generalista, sim.
 Apenas as generalistas ou especialistas em Employee Relations eh que lidam com esse tipo de cosias, justamente por serem consideradas(os) com mais experiencia.
 

Recentemente eu tenho lidado com problemas ligados leis trabalhistas de alguns dos paises com os quais trabalho (por exemplo, a lei trabalhista da Grecia eh complicadissima), bullying, harassment e os mais comuns sao ligados a problemas de performance.
 

Quais as perspectivas de crescimento no setor? A remuneracao eh decente?
  Isso tambem eh relativo…
 Na inglaterra RH eh considerado carreira “nobre”. Eu agora me considero estando numa boa fase da minha carreira, mas ainda estou beeeem no incio, relativamente no fundo da food chain, oque na minha opiniao eh otimo, pois vejo o quanto ainda tenho pra aprender e pra crescer nessa area.
 

Aqui na Inglaterra, RH eh muito bem remunerado. Pra voce ter ruma ideia, um generalista de medio porte (meu nivel) ganha o mesmo que um gerente junior de marketing, por exemplo.
  Como eh sua rotina de trabalho em um dia comum?
 Shiiii…. Tai uma das coisas mais dificeis de explicar! Isso varia muito! Oque eu acho otimo, porque nunca fico de saco cheio!
 Mas no geral posso dizer que um dia “tipico” de uma generalista envolve reunioes com os Heads de departamento, reunioes com os “especialistas” de RH, entrevistas, analises de CVs, e muitos e-mails pra cima e pra baixo!
 

No meu caso espcificamente eu sou uma Generalista / Project Manager entao tb lido muito com fornecedores/trainers, com sistemas, orcamentos etc. Eu sou responsavel pelo processo de Performance Management da MoneyGram, entao durante o appraisal round eu dou suporte e trainamento aos outros HR reps e gerentes da empresa, relatorios de performance, e acabo lidando muito com o pessoal de Compensation & Benefits, porque performance esta diretamente ligada a bonus, merit increses etc. No resto do ano eu sou responsavel por planejar o round seguinte, fazendo surveys, planejando treinamentos no mundo todo, lidando com o pessoal de IT pra atualizar o sistema, treinar funcionarios, etc, etc.
 E alem disso ainda sou responsavel pelo programa de Inducao corporativa, pelo sistema de recrutamento, pelo departamento de Learning&Development, participo do grupo de employee branding e estou coordenando o projeto de sucession planing and talent mapping.

Uffa! Nem eu me dou conta da quantidade de coisas que eu faco! Me assustei agora! hahahahahah! Vou pedir um aumento! HAHAHHAHAHA

Bem, in a nut shell, eu adoro RH. Por um lado eh uma area que tem muita coisa administrativa e operacional, papeladas e problemas (que todo mundo detesta!), mas por outro lado te proporciona lidar com tantas pessoas tao diferentes, departamento diferentes, culturas etc etc.
 

Eu nao me arrependo de ter escolhido RH como minha carreira, mas como qualquer outra area, voce tem que comecar por algum lugar, e nenhum comeco eh divertido!
 

Muita gente acha que um mestrado eh a solucao da lavoura. Eu tb jah cometi esse erro (no meu caso eu queria fazer o caminho contrario, e entrar no mescado de turismo), e na minha turma do mestrado agora (Westminster) mais da metade do pessoal que esta lah, trabalha em coisas completamente diferentes mas querem entrar pra RH.
 Isso pode ser muito frustrante… eu tenho amigas que jah tem 10 anos de carreira, sao gerentes e tal em outros setores, mas apesar de estarem fazendo mestrado soh sao chamadas pra entrevistas de assiatente, de admin, etc, pra fazer coisas que elas faziam a 10 anos atras (em suas areas).
 

Um mestrado eh uma otima maneira de se inserir no mercado, mas nao se iluda achando que um mestrado vai abrir varias portas, porque nao vai. Isso soh se conquista com o tempo e com experiencia.
 Todo comeco tem muito trabalho administrativo, muita papelada pra arquivar, documentos pra tirar xerox, anotacoes de entrevista pra digitar, etc. Mas eh assim mesmo, e todo mundo passa por isso.


 

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
20 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
20 comentários
  1. Claudia - 02/07/08 - 15h02

    Seu post veio totalmente a calhar!!! Eu sou secretária de um grande hospitalem SP, mas não estou satisfeita com a minha profissão. Sou formada em Administração e fiz pós-graduação em Comércio Exterior, mas nunca trabalhei na área. Agora, pretendo fazer outra pós em RH. Ontem mesmo um dos Superintendentes do Hospital estava me incentivando a estudar numa universidade de ponta, mas ainda não consegui decidir qual. On the other hand, seu post veio bem a calhar para esclarecer questões em que eu nunca havia pensado antes. Espero ser bem sucedida como vc!!
    Aliás, acompanho seu blog e acho que estou tão ansiosa quanto vc para o casamento. Te desejo muitas felicidades!
    Bjs
    Cláudia

    Responder
  2. Claudia - 02/07/08 - 15h02

    Seu post veio totalmente a calhar!!! Eu sou secretária de um grande hospitalem SP, mas não estou satisfeita com a minha profissão. Sou formada em Administração e fiz pós-graduação em Comércio Exterior, mas nunca trabalhei na área. Agora, pretendo fazer outra pós em RH. Ontem mesmo um dos Superintendentes do Hospital estava me incentivando a estudar numa universidade de ponta, mas ainda não consegui decidir qual. On the other hand, seu post veio bem a calhar para esclarecer questões em que eu nunca havia pensado antes. Espero ser bem sucedida como vc!!
    Aliás, acompanho seu blog e acho que estou tão ansiosa quanto vc para o casamento. Te desejo muitas felicidades!
    Bjs
    Cláudia

    Responder
  3. Bia - 02/07/08 - 16h58

    Eu acho q fui uma das pessoas q te escreveu há um tempo atrás perguntando sobre RH!
    Fazendo faculdade de Psicólogia, RH é um dos caminhos q o psicólogo pode seguir! Mas na epoca em q escrevi para vc, eu só sabia oq era Rh na teoria, pelas aulas q eu tive na faculdade.
    Agora, há umas 3 semanas, consegui um estágio numa consultoria de RH e eles lidam com basicamente recrutamento e seleção. Tive oportunidade de acompanhar algumas coisas tipo, seleção para vagas de call center e segurança, e acredito q mais para frente terei oportunidade de participar de seleções para cargos com perfis diferentes!

    Mas oq eu queria mesmo dizer desse post é q antes eu tinha muita dúvida sobre oq fazer quando me formar, e acho q ter um pouco de experiencia na area q vc quer seguir é fundamental para ter certeza se é mesmo a sua area, a sua cara tal profsissão. Se tudo continuar a dar certo e eu continuar gostando, certamente fazerei uma especialização, e quem sabe até um mestrado na area de RH! E essa oportunidade de viver na pratica um pouquinho, foi sem dúvida oq está me fazendo optar pela area, já q eu não me identifico com muitas coisas da psicologia, como clínica e hospitalar!

    Agradeci sua ajuda na epoca e agradeço aqui novamente!

    bjos,
    Bia

    Responder
  4. Débora - 02/07/08 - 17h19

    Nossa não sabia que vc era formada em economia…

    Sou formada em turismo e não gosto do meu emprego e tb não gosto da opções que tenho no turismo, agora estou num dilema, não sei se faço outra faculdade (de psicologia) ou faço uma pós em RH… Me dei um prazo até o ano que vem pra decidir, vamos ver o que vai dar…

    Beijinhos.

    Responder
  5. Anna - 02/07/08 - 20h32

    Oi Dri-Maravilha!
    Eu também sou uma dessas pessoas que acharam seu blog por causa do RH. Mas também me identifiquei porque vc também vai se casar com um estrangeiro e ainda por cima mora em Londres (ou seja, seu blog virou minha bíblia hehehhehe).
    Fiquei super feliz em ver como vc gosta e defende a área de RH (que infelizmente não é bem vista por alguns em função de maus profissionais que não sabem realizar uma boa entrevista e acham que dinâmica de grupo é uma brincadeira de engravatados).
    Tenho certeza que vc terá muito sucesso em RH. Na minha opinião a principal característica para um profissional ter êxito nessa profissão é gostar de gente. E vc é super carismática!
    Quem sabe até poderemos um dia ter uma sociedade em RH em Londres e abrir uma filial no Brasil?! O que acha?!

    Muito amor e paz pra vc!

    Beijos

    Anninha

    Responder
  6. Patricia McCall - 03/07/08 - 02h43

    Hahaha eu conheco a autora dessas perguntas!!!

    Muito obrigada pela “luz” Dri !!! E pela paciencia!

    Bjos

    Responder
  7. Erika - 04/06/09 - 03h09

    Dri, resolvi reler uns posts aqui e surgiu uma duvida: um mestrado ou pos-graduacao em outro pais, digamos aqui mesmo no brasil, eh reconhecido ai fora? Digo, se colocar no meu CV formada nisso, MBA naquilo e Pos ou Mestrado (nao sei ainda o q fazer..) naquilo outro, chama a atencao ou nao quer dizer nada pra vcs na Inglaterra, por ex?

    Abstraindo-se a experiencia nesse caso. (leve em consideracao q a pessoa tem experiencia na area…)Pode falar ate mesmo na area de RH, pq acho uma area interessante qdo se trata do performance improvement….

    entao, formacao aqui no Brasil conta ou eles acham q nao vale nada?

    Responder
  8. Bthe - 22/08/10 - 21h29

    Oi, Tude bem!

    Bem,sou formada em Comunicaçao Social, com habilitaçao em Relaçoes Públicas,desde 2004. Nunca trabalhei na área,até porque onde eu moro,Maceió Alagoas,é muito dificil de se conseguir emprego nesta área.O mercado por aqui é bemmm restrito.Enfin,pra não me estender tanto, gostaria de saber sobre sua opinião:Um especialização em RH ou o curso propriamente dito,poderia me favorecer de alguma maneira? abrindo leques de possibilidades de trabalho,sendo eu fomanda em Comunicaçao? Voce tem sugestões de especialização nesta área de RH? ficaria muito feliz com sua resposta….bjussss

    Responder
    • Adriana - 23/08/10 - 12h08

      Oi Bthe,
      Infelizmente nao conheco nada em Maceio, entao nao poderia te dar recomendacao nenhuma…
      Quanto a um especializacao, pode ate ajudar, mas depende de como eh o mercado local, e do tipo de experiencia que vc jah tenha na area, ou experiencia que possa ser “transferida” pra area de RH. Em qualquer carreira, mais doque suas qualificacoes e diplomas, oque conta mesmo eh sua experiencia.

      Responder
  9. Dilon - 25/08/10 - 12h45

    OLá AdriANA tudo joia estou acompanhando seu blogger gstaria de te apresentar uma consultora amiga que tambem trabalha de fotrma internacional p/a trocas de experiençias que tal?http://www.focoemgeracoes.com.br gostaria de acompanhar mais seu trabalho em R.H internacional vc tem outro blog ?sobre seu trabalho?
    .-= Dilon´s last blog ..Eline Kullock Foco em Gera�es =-.

    Responder
  10. Tatiana - 04/05/11 - 03h11

    Adriana,
    Este final de semana estava buscando dicas para minha viajem à Madrid e encontrei seu blog. Adorei ler seus posts e principalmente suas fotos, são todas maravilhosas!
    Hoje voltei para ver mais coisas, e eis que descobri que temos muito em comum, a começar pela paixão em viajar, fotografia e porque eu também mudei (radicalmente) de carreira. Me formei em odontologia, cliniquei por quase 3 anos, mas depois me formei novamente em administração e já estou há quase 5 anos trabalhando na área de RH, atualmente como Business Partner de uma empresa de TI aqui no Brasil.
    Se quiser e tiver disposição podemos trocar algumas figurinhas a respeito!
    Grande abraço
    Tatiana

    Responder
  11. Gabriela - 05/03/12 - 22h26

    Oi Adri,

    Vim para Londres fazer um mestrado de Psicologia Social na LSE e estou (ha um tempo) procurando um trabalho em RH.

    Pois bem, concordo com o que descreveu acima: realmente, um mestrado, nao e a solução. No entanto, esta sendo muito difícil me inserir no mercado em Londres. And believe me, I have been trying hard!! Desde sites, networking, redes sociais… estou ha 5 meses na luta! Sou Psicologa e tenho 2 anos de experiência em HR Generalista. Entendo o momento de crise, mas sei que tem trabalho por aqui!

    Quem me apresentou para vc foi minha mae (rsrs), que te encontrou quando eu estava vindo em 2010 e sempre me disse: “fala com a Adri, minha amiga!”. Seguindo conselho de mae (!!!), queria muito bater um papo com vc e ouvir mais dicas. Tenho lido sua historia e acho interessante a maneira como conquistou seu espaço. Ja procurei ouvir de pessoas (inclusive profissionais de HR em ‘career services’ e no mercado), mas tem sido hopeless!

    Anyway, espero que possamos conversar. Seria muito bom!

    Abracos,
    Gabi

    Responder
    • Adriana Miller - 06/03/12 - 10h27

      OI Gabriela, claro!
      Quais duvidas especificas voce tem?
      Vc tambem trabalha em RH e entao sabe que nao existe formula magica… oque da certo pra alguem nao necessariamente vai funcionar pra outra pessoa, e vice versa, e a verdade eh que sao tantos inumeros fatores que podem impactar sua insercao no mercado de trabalho.
      Eh oque eu sempre digo: Londres tem mutas oportunidades (muitas mesmo) mas tambem tem muita concorrencia (demais!), entao nunca eh tao facil quanto parece.
      Em momentos de crise o mercado fica mais morno e as empresas passam a ser mais exigentes, oque complica ainda mais pra quem esta tentando dar um primeiro passo na carreira.
      Coisas simples, como: qual visto voce tem? Se tiver passaporte Europeu isso nao seria um problema, mas se estiver com visto de estudante e dependente de conseguir visto de trabalho via um empregador, isso por si soh jah eh um grande impecilho e um baita deal braker (minha empresa por exemplo, nao contrata ninguem que precise de visto, ainda mais em entry level).
      Pode ser que voce esteja aplicando para vagas num nivel incopativel com sua experiencia, pode ser a apresentacao do seu CV, pode ser comportamento em entrevistas…
      Sao muitos fatores, e eh dificil dar uma “dica” ou solucao sem ter uma visao mais generalizada sobre qual tem sido seu approach…

      Responder
  12. Edson de Ávila - 11/04/12 - 18h22

    Oi, Dri essas viagem que vc fez nos países é trabalho qual faculdade vc fez para conseguir tudo isso por ex. morar fora do Brasil e vijar em uitos lugares.
    um abraço!!

    Responder
    • Adriana Miller - 11/04/12 - 21h35

      Algumas sao a trabalho, mas a grande maioria é a passeio.
      Eu fiz faculdade de Economia na UERJ e mestrado na Espanha e na Inglaterra.

      Responder
  13. Dani Scalon - 02/05/14 - 20h13

    O seu blog é demais!!!! A-D-O-R-O! Você é uma inspiração! Muito bacana as oportunidades que seu trabalho lhe permite. Uma curiosidade: sei que algumas são a trabalho, mas como você consegue viajar tanto? Eu digo, como consegue tempo?

    Super beijo pra você e continue nos presenteando com suas postagens!

    Responder
  14. Nayara Ornellas - 22/11/14 - 14h19

    Oi Dri, te achei no insta e depois por aqui… Queria tirar umas dúvidas com vc sobre sua carreira internacional e principalmente na área de RH. Sou formada em psico tenho 5 anos de experiência na área de RH, com foco em recruitment. Hoje trabalho no Brasil para um organismo internacional e tenho esse contato direto com vários países… No entanto minha atividade mudou e virei algo mais administrativo (o que gosto), mas sinto mt falta do recrutamento e queria iniciar uma carreira fora do país nessa área, mas não sei como o mercado internacional vê esse profissional… Posso lhe encaminhar um email para falarmos mais? Obrigada!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 24/11/14 - 10h42

      Oi Nayara,
      Da uma lidinha nos varios posts que ja tenho aqui no blog sobre carreira internacional (dicas, dificuldades, o que eh possivel, o que nao eh etc), e me avisa se ainda ficou alguma duvida especifica – quem sabe nao eh a mesma duvida de outros leitores e acaba virando um post especifico?
      Fica dificil dar “conselhos” de carreira individual para leitores que nao conheco, sobre areas de negocios que nao sou especialista e mercados de trabalho que nao entendo, portanto nao dou consultoria individual.

      Responder
  15. silvia moreira - 19/08/16 - 07h33

    Nao sei se tem algum post sobre isso mas como consegue conciliar a vida de mae, blogueira e profissional? Eu estou em maternity leave e ja to ficando louca com bebe e blog. Ah também fiz Turismo mas acho que me dei bem :)

    Responder
  16. Júlia - 16/06/19 - 20h15

    Oi Dri, meu nome é Julia e trabalho desde 2012 como HR Business Partner em empresas do ramo offshore. Estou a procura de novo desafios e o principal deles é trabalhar na minha área porém como home office. Todo esse desejo veio com a falta de interesse de continuar morando no Brasil e por ter a cidadania espanhola, o que me fez querer este ano ir de encontro a esse plano de morar com meus familiares que hoje estão todos morando na Europa.
    Minha pergunta para você é se você realiza consultorias em Recursos Humanos de maneira remota e em especial, caso positivo, como você chegou nesse patamar?
    Bjs e aguardo sua resposta 😉

    Responder