31 Aug 2008
14 comentários

Casamento Ingles

Amigos, Vida na Inglaterra

Ontem tivemos uma experiencia interessante e inedita: fomos ao nosso primeiro casamento Ingles!
O noivo eh um amigo do Aaron, que casou com uma menina Inglesa.
Foi o primeiro casamento que fomos depois no NOSSO casamento, e agora a perspectiva como mera convidada eh completamente diferente, pois eu sei exatamente oque eles estao sentindo naquele momento! Cada sorriso, cada tchauzinho timido (eh impossivel falar com todo mundo!), cada danca, cada tudo!
Eles estavam felizes demais!
A festa foi em Moors Park, lah na PQP de Londres, mas lindo demais! Me senti dentro de um museu o tempo todo. Eles nem sequer tinha decoracao e flores, pq nao precisava. O lugar eh isso tudo mesmo. As paredes cobertas de pinturas do seculo 18, os arcos, os candelabros, etc.

Mas ai que comeca a parte interessante.
Os casamentos Ingleses sao beeeeem diferentes do que um casamento Brasileiro, Americano ou Europeu. Pra comecar pela etiqueta e estrutura da festa.
A nao ser que seja um casamento super tradicional e black tie, no geral as pessoas nao se arrumam muito. Pros homens eh mais facil, basta um terno, mas as mulheres nao se emperequetam tanto quanto em casamentos Brasileiros por exemplo. Vestidos de algodao ou malha, e quase sempre curtos, sao o normal. Mas muitas mulheres usam chapeu, memso que seja soh aquele chapeuzinho ‘de lado’ (tipo que a Sarah Jessica Parker usou na premiere de SaTC).




Mas o mais diferente, no meu ponto de vista, eh a organizacao do evento em si. Os casamentos Ingleses sao suuuuuuper longos, geralmente comecam na hora do almoco, e soh acabam lah pra meia noite. De 10 a 12 horas de festa eh normal.
mas isso nao quer dizer que todos os convidados fiquem lah esse tempo todo. Ha convites e convidados diferentes.
Algumas pessoas sao convidadas apenas pra cerimonia, outras pra cerimonia e almoco/jantar, e outros apenas pra recepcao.
Quando recebemos o convite deles achei tudo muito estranho. O noivo faz parte de um grupo de amigos que o Aaron tem aqui em Londres, e o fato de que alguns foram convidados e outros nao, uns foram convidados pra festa toda e outros nao… Muito esquisito pro meu gosto.
Mas os Ingleses acham tudo normal!
Nos fomos convidados apenas pra recepcao. Entao sabiamos que o casamento comecou as 2 da tarde, mas soh poderiamos chegar lah as 8 da noite.
Um exemplo esdruxulo da noite foi um dos padrinhos. Ele eh um otimo amigo do Aaron e um otimo amigo do noivo. Foi convidado pra ser padrinho e chegou lah, obviamente as 2 horas, para a cerimonia.
Porem sua namorada soh foi convidada para a recepcao, entao ela chegou lah as 8 da noite, como nos.
Sera que sou soh eu ou isso eh muito estranho?!?! E a namorada, que eh Inglesa, achou tudo muito normal.
Se fosse nao Brasil jah ia comecar a dar confusao por ele ter sido convidado pra padrinho e ela nao ser madrinha! Quantos casos vcs nao conhecem de alguem que foi convidado pra padrinho ou madrinha apenas por ser namorado(a) ou marido/mulher de um primo, amigo etc dos noivos? Eu conheco varios.
Pois eh, nesse caso a menina nem sequer foi convidada! E todo mundoa chou normal.
Isso sem falar em outras pessoas ‘do grupo’ que nao foram nem sequer convidados pra nada.

Pra ser sincera, eu acho que nos soh fomos convidados pq alguem deve ter cancelado de ultima hora e “sobrou” algum lugar pra recepcao, e porque eles foram convidados pro nosso casamento (mas nao foram).
Soh recebemos nosso convite no inicio de Agosto (mesmo sendo 1 mes antes, na Inglaterra e nos EUA, convites sao enviados com pelo menos 2 ou 3 meses de antecedencia, por causa dos RSVP) e nunca nem sequer recebmos o Save the Date. E eu me lembro de ter encontrado com a noiva varias vezes nos utlimos meses e sempre puxava papo falando do casamento, afinal nos duas estamos prestes a nos casar, e ela sempre fujia do assunto… Mas enfim.
Entao recebemos o convite e vimos que na verdade a data do RSVP jah tinha expirado, e quando ligamos pra lah pra ver se ainda dava tempo de confirmar, eles nem sequer tinham nossos nomes na lista…
Eu achei tudo muuuuuito estranho, mas o Aaron continuou achando que nao… que deve ter sido um erro do correio… sei…



Mas enfim. O importante eh que nos divertimos muito na recepcao, uns amigos que se mudaram pra Australia ano passado estavam lah, e o casal do casamento da Australia tb estava lah. Ento adivinha o assunto da noite??! A viagem pra Australia logico!
O noivo eh Judeu, entao fizeram todas as dancas e as tradicoes de um casamento Judaico, e foi MUITO animado! Dancamos de ficam escorreeeendo suor! Impressionante! HAHAHAHAHA
Dancamos muito, comemos (pouco, pq era soh recepcao, jah que nao fomos convidados pro jantar… hehehehe) e durante uma de nossas performances de danca um dos amigos do Aaron falou: “realmente voces foram feitos um pro outro. Mas tenho muita pena dos filhos de voces. Eles vao morrer de vergonha, e vao viver ‘rolling their eyes’ por causa dos pais!”
HAHAHAHAHAHA! Pronto, foi a chacota da noite. Tudo que faziamos, cada musica que tocava, alguem fazia uma piadinha sobre ‘nosso filhos’.

No final de setembro temos outro casamento, e dessa vez fomos convidados pra parada toda. Entao depois conto com mais calma como funciona a dinamica dos casamento Ingleses na integra!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
14 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
14 comentários
  1. Bia - 31/08/08 - 15h04

    Adriana, eu adoro seus post sobre casamento.. tanto o seu quanto aos q vc e Aaron vão. Acho legal vc comentar a diversidade q existe de uma cultura para outra! E eu sempre tive vontade de ver um casamento judeu. A familia da mãe do meu namorado é de judeus, mas ele não judeu. Quando eu estive coma vó dele (que é judia) ela me falou mto da religião, das festas e tal… até me levou no museu do holocausto em Washington DC!

    E apesar de não ter ido a mtos casamentos, eu tb achei estranho eles terem mandado o convite e a data para confirmar a presença já ter expirado. Ainda mais pelos noivos serem ingles, se for mesmo verdade oq dizem, ele nunca atrasam nada!

    bjos,
    Bia

    Responder
  2. Ro Costa - 31/08/08 - 15h27

    Adriana ingleses são mesmo bem diferentes não? Li que o príncipe deixou de ir ao casamento do primo para ir ao casamento do irmão de sua ex-namorada… se é no Brasil a parentada ficaria de bico hehehehe. Embora nos pareça estranho acho super legal essa liberdade.
    Forte abraço sempre.

    Responder
  3. Anathalia - 31/08/08 - 17h59

    Realmente muito estranho esse negocio de ser convidado pra uma parte so do casamento… Eu, hein!

    Responder
  4. Virgínia - 31/08/08 - 20h26

    Esse negócio de convidado de primeira classe e de outras classes eu acho esranho demais!
    Já a parte da madrinha, nós brasileiros é que temos problemas, ou melhor, o povo em geral que é sem noção! Do onde alguém tirou que tenho que convidar a fulana que é a namorada do meu melhor amigo se não é minha amiga também? EU FICO REVOLTADA COM ISSO… ainda bem que já casei.

    Responder
  5. Catita - 31/08/08 - 20h48

    Dri eu achoo isso super natural.. ehehehehe ( brincadeira).

    E estranho mesmo… cada cultura tem seu modo.

    Bjs

    Ps. Americano se veste melhor para ir num funeral aqqui do em casamento

    Responder
  6. Michelle Gallas - 31/08/08 - 23h06

    eu concordo com a virgínia. e digo mais, acho esse negocio de padrinhos e madrinhas de casamento um saco. quaisquer amigas q tu escolhe pra serem madrinhas, vão ficar outras X de fora, fica chato… por isso no meu casamento eu não quiz nem madrinhas nem padrinhos, acho isso muito americanizado e nada a ver. se fosse somente um casal (madrinha, padrinho), mas vários? aff!! mas sei q sou minoria com essa opinião…
    qto a esse casamento – pareceu bem legal, mas a sucessão de eventos q levou ao convite foi bem suspeita mesmo, hahahaha

    Responder
  7. Débora - 01/09/08 - 17h29

    Nossa realmente casamento inglês é bem diferente do brasileiro, mas tenho que confessar que eu prefiro muito mais os nossos…

    Minha tia mora em Londer e se casou com um inglês, porém no casamento dela (que foi em Londres) ela não convidou ninguém do Brasil, pois alegou que é muito longe e sendo assim no casamento dela só tinha os parentes do noivo e os amigos… Admito que ela é bem estranha, mas é da família fazer o que?!

    Beijinhos.

    Responder
  8. Flavia - 01/09/08 - 21h02

    Muito estranho neh? Nao sabia disso nao he, he.

    bjs

    Responder
  9. kaka - 14/09/08 - 03h32

    hei, ja havia observado essas discrepancias dos ingleses em relacao a nossa cultura (moro em londres), o q eu nunca imaginei e q seria convidado a ser padrinho de um casamento gay, otimo afinal sou (acho) o melhor amigos dos noivos, o q me preocupa mesmo e tal da historia do discurso do padrinho, me ajuda ai….sera q vcs ja foram a um casamento gay ? eu nao,,entao nao faco nem ideia…felicidades

    Responder
  10. Davis - 14/03/09 - 13h29

    Num casamento na Inglaterra ou nos Estados Unidos não se vê aquele monte de gente aglomerado no altar.

    Nos Estados Unidos ou na Inglaterra, o noivo é chamado de groom somente no dia do casamento, antes ele era um fiancé. Quando the fiancé esta planejando de se casar, ele convida seu melhor amigo ou seu irmão para ser seu best man. É o best man que levará as alianças à igreja e fará um discurso após a cerimônea.

    A noiva é chamada de bride também só no dia do casamento. Antes, ela era uma fiancée e escolheu duas ou três amigas, ou irmãs, para serem as suas bridesmaids (damas de honra).

    Como vê, só aqui mesmo que temos esse costume de tumultuar cerimônias mesmo! :-)

    Responder
  11. Luciana - 05/06/09 - 17h32

    Valeu mesmo por essas explicacoes!!! rs
    Vou casar com um ingles, mas nunca foi em um casamento na inglaterra.
    O meu vai ser no Brasil, e eu me divirto toda vez que meu noivo tenta me explicar algo que deveria ser feito, e eu nao vou fazer, pois estou no Brasil… ou algo que eu aviso ele que vai ser feito. As reacoes e explicacoes sao as melhores!
    No fim, tento caipirinha e cerveja quente, tudo se ajeita!
    Parabens pelo blog

    Responder
  12. Ana - 13/08/10 - 20h27

    Olá! Sou portuguesa e vou a um casamento em Londres daqui a duas semanas, não tenho ainda, nada para vestir. Andava a navegar na net para ver se tinha uma noção dos hábitos das pessoas no que toca a roupa, chapéus e preciso mesmo de ajuda…
    Achas que me podes dar umas dicas?? O casamento é num hotel…

    Responder
  13. CINTIA - 26/08/11 - 15h02

    OI AMEI SEU BLOG, ESTOU PRETENDENDO ME CASAR COM UM INGLES, E NAO SEI NADA DA CULKTURA, POR FAVOR ME DE MAIS DETALHES, PARECE QUE ELES TEM UM JANTAR COM A FAMILIA UM DIA ANTES? COMO VAI SER AKI NO BRASIL, FICA DESELEGANTE FAZER ALGUMA COMIDINHA TIPICA BRASILEIRA PARA O JANTAR??
    BEIJOS

    Responder
  14. Flávia Brito - 11/09/11 - 02h25

    Primeira vez que entro no seu blog, achei o máximo. Parabéns…Ri muito lendo sobre o padrinho…ai ai ai se fosse comigu…rsrssr axo que não iria dar muito certo…hehehe…
    Bjs, e que Deus continue te aconpanhando em todas as viagens ;)

    Responder