25 Sep 2008
12 comentários

Cha com Leite

Dia a dia, Tradicoes Inglesas, Vida na Inglaterra

Tai uma cosia que eu demorei a me acostumar, mas agora nao vivo sem. Cha + Leite, que pros Brasileiros eh um conceito meio estranho, mas que a maioria dos ingleses toma pelo menos umas 3 ou 4 vezes ao dia!

Estava ainda agora na cozinha do escritorio, e tive a impressao de que a empresa TODA estava lah, disputando as canecas e a agua quente na chaleira! E entao me dei conta que aquela cena se repete TODOS os dias.

Entao preparei meu cha, adicionei leite, dois saquinhos de acucar mascavo e voltei pra minha mesa. E comecei a perguntar, pros Ingleses que trabalham comigo, o porque do cha. E o porque do Leite. A verdade eh que ninguem sabe direito…

Dizem que o cha eh a segunda bebida mais ingerida no mundo (soh perde pra agua pura) e faz parte de rituais e costumes no mundo todo. Na Inglaterra especificamente, o costume comecou depois da colonizacao da India.

Porem, ao contrario doque os nao-Ingleses pensam (eu pelo menos pensava assim), os Britanicos nao adicionam leite a qualquer cha nao! A ideia de colocar leite num cha de boldo me revira o estomago… HAHAHAHAH Os unicos tipos de cha que se “dao bem” com leite sao o cha preto (em inumeras variedades) e o Indiano Masala Chai (super aromatico!).

O proposito do cha eh diminuir a acidez do cha, fazendo com os os aromas e sabores fiquem mais suaves, logo mais bem apreciados. Oque faz todo sentido, e eh a pura verdade!

A primeira vez que provei cha com leite foi por acidente.. pedi um cha, e jah recebi o copo de papel com a tampinha de plastico e nem vi oque tinha dentro. Bebi e AMEI. Fiquei pensando com meus botoes “que cha suave, macio, redondo” (nossa, to parecendo propaganda de cerveja com mulher pelada!), e quando abri a tampa pra tirar o saco do cha, vi aquele liquido leitoso e quase cai pra tras! (P.S. Eu ODEIO LEITE!)

Depos dessa, virei fan, e meu dia nao comeca sem meu cha (nao sou muito chegada em cafe…)!

Meu cha matinal

Existe um grande debata na Inglaterra sobre a ordem em que o cha deve ser preparado. Tem gente que jura de peh junto que a melhor maneira eh colocar o leite primeiro, o saquinho do cha e depois o leite, pois assim, o cha nao “turva”. Jah outras pessoas defendem que o cha precisa ficar em infusao em agua fervente por alguns segundos, e se vc adicionar o leite antes, a agua jah nao estara 100% quente, logo o sabor do cha nao sera completo.

Mas segundo o Wikipedia a ordem da preparacao do cha tem origen na separacao das classes sociais. Quando os Ingleses da nobreza comecaram a introduzir o cha em seus rituais diarios, tudo era servido em chicaras e bules de procelana, que na epoca eram os unicos materiais “finos” que aguentavam o calor de agua fervente. jah o povao, colocava o leite antes, justamente pra nao trincar suas chicaras de barro.

E ha uma grande diferenca en tre “beber” cha (que se faz em qualquer lugar, a qualquer hora do dia) e “tomar” cha, que eh o tradicional cha da tarde Ingles, que ue jah contei um pouco AQUI.

Mas engracado mesmo eh como os Ingleses tem paladar apurado para cha, e entre as zilhoes de opcoes e marcas de cha (sempre as mesmas variacoes de cha preto – English Breakfast, Earl Grey, Ceylon, Darjeeling, etc) todos tem sua marca preferida, e apesar de ter caixas e mais caixas de saquinhos de cha na cozinha, algumas pessoas trazem sua propria caixa, pois “soh bebem” o tipo/marca tal.

E tem ateh expressao da lingua lingua Inglesa que se refere a cha: “not my cup of tea” = quando alguem/alguma coisa nao faz seu estilo!

E acho cha super estiloso e saudavel, e AMEI tomar cha no Savoy ano passado! E amanha vou de novo! Com a Mi que esta em Londres essa semana!

Olha esse comercial do Tetley Tea que engracado! (a TV Inglesa eh cheia de propaganda de cha!)

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=YG8FsrKjROs&feature=related]

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
12 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
12 comentários
  1. Francelli - 25/09/08 - 11h45

    Eu tomava chá com leite quando era criança (faz pouco tempo, hehe) lá no interior do Rio Grande do Sul e achava a coisa mais normal do mundo. Depois que vim pra capital, Porto Alegre, as pessoas achavam tão estranho, faziam caras e bocas pro meu chá com leite, ninguem conhecia a misturinha mágica. Mas é uma delícia!

    Responder
  2. Natalie - 25/09/08 - 13h18

    Dri,
    Como vc conseguiu se acostumar com a água? Quando passei minhas férias em londres eu mal conseguia tomar a Levian… vivi praticamente a base de coca-cola.

    Adorei a expressão “not my cup of tea” :)
    Bjs Natalie

    Responder
  3. Adriana - 25/09/08 - 13h30

    Oi Natalie,
    Na verdade eu gosto da agua aqui, e detestava agua do Rio!
    No Rio soh conseguia beber sucos, ice tea, etc e lembro que comprava milhoes de saquinhos de suco em po Clight pra misturar na agua, pq o cheiro de cloro me dava voltas no estomago (mesmo agua em garrafinha).
    Jha aqui, acho a agua uma delicia! Bebo direto da torneira, encho e re-encho minha garrafa varias vezes por dia!
    Mas como a agua aqui eh “dura” e tem muito calcario, tento evitar beber muita agua da bica e compro garrafonas de agua todo dia. O calcario aqui destrio tudo! Canos, panelas, chaleiras, pele (fica seeca), cabelo (fica duuuro)… uma desgraca!
    Mas eu gosto! :-)

    Responder
  4. Andrea - 25/09/08 - 14h01

    Oi, Adriana!
    Faz muito tempo que leio seu blog praticamente todos os dias, mas nunca fiz nenhum comentário…
    Vi o kit de maquiagem da Glamour no post de ontem, e achei super fofo! Tem uma banca de jornal que vende revistas importadas perto do meu trabalho e fui lá procurar… Acredita que tinha a Glamour UK, mas não tinha o brinde?? A moça da banca disse que eles não exportavam os brindes por causa dos impostos… :-(
    Quanto ao chá, nunca tomei chá quente com leite…o máximo foi chá-mate gelado batido com leite em pó, que é uma delícia!

    Parabéns pelo blog!

    Bjo

    Responder
  5. Tinuccia - 25/09/08 - 14h11

    Adorei esta explicação sobre chá.
    Bebo chá com muita frequência, chá simples geralmente. Mas gosto também de chá com leite e, principalmente no inverno, sabe tão bem :)
    Bom chá a todos!

    Responder
  6. Adriana - 25/09/08 - 15h08

    Andrea, nao acredito! Serio que eles vendem no Brasil sme os brindes?!
    Mas isso eh o mais legal das revistas hoje em dia!! (porque convenhamos que hj em dia dah pra saber qualquer fofoca, qualquer novidade da moda, beleza, etc na internet, e di gratix, certo?)

    Responder
  7. Oi, Adri, Eu não sabia desta história de chá trincando a xícara do pessoal mais pobre… Interessante! Em Bahrain,o povo toma muito chá também. Eles fazem o maior ritual, cheio de trelelê, e geralmente é chá preto mesmo. Já em Istambul, o chá preto também é o favorito, mas eles têm um chá de maçã que é delicioso. Eu adorava tomar quando morava lá. Chá preto pra mim ainda lembra bebida de hospital e não sou muito fã não, assim como não sou de café. E com leite eu já experimentei, mas não sei se foi mal feito, mas não me convenceu… Sei lá… Ainda fico com os sucos, todynhos e yakults da vida. Haha! Bjs. P.S.: Eu já estive em Abu Dhabi sim e em 10 horas dá pra dar uma olhada rapidíssima se vc alugar um carro. Melhor do que ficar no aeroporto…

    Responder
  8. Juliana - 25/09/08 - 19h31

    Tomava direto cha mate com leite, fica muito bom.

    Bjs

    Responder
  9. Flavia - 25/09/08 - 19h58

    Tbem gosto se bem que dei uma parada, estou na fase de nao beber cha ha, ha. Mas o seu post explicou tudo direitinho que nem o Paul me explicou ha, ha, ha. Aqui em casa eh o saquinho, depois o leite e depois a agua fervente, e tbem AMO o “afternoon tea/cream tea”.

    bjs

    Responder
  10. Amanda - 25/09/08 - 23h17

    Eu amo leite e amo chá… mas não consigo misturá-los! Ahahahahah… qualquer dia eu venço esse meu bloqueio gastronômico. Beijo dri!

    Responder
  11. LUCIANA COSTA - 26/09/08 - 11h50

    Não gosto muito de chá,mas se tivesse q viver tomando chá eu escolheria o de frutas vermelhas. Uma vez tomei e até gostei!

    Responder
  12. English Breakfast - 07/02/10 - 16h02

    […] Nao pode faltar o cha com leite! […]

    Responder