27 Aug 2009
25 comentários

Twitando a vida adoidado!

Dia a dia, Estudos

Acho que nao eh novidade pra ninguem que ando meio sumida, neh? Posts uma vez por semana, as vezes soh depois de 10 dias, etc.

Infelizmente meu sumico nos ultimos meses teve um motivo, pois estava escrevendo minha tese de mestrado, and let me tell you what, foi um periodo de muito estresse e dedicacao. Nao sei oque aconteceu comigo. Nao sei se seria “normal” toda essa tensao, afinal eh uma tese, ou se foi o efeito que minha supervisora teve sobre mim. Estou inclinada a achar que foi o segundo motivo, pois normalmente me orgulho de minha capacidade de me manter calma nos momentos de estresse mais agudo.

Porem, por algum motivo, a negatividade desse mulher me destruiu de tal forma que nao sei entender. E isso porque soh nos encontramos cara a cara uma unica vez! Mas sabe quando nao bate?!

Seus comentarios maldosos, racistas, negativos, afirmacoes de que eu nao conseguiria terminar e muito menos passar nessa materia antes mesmo de ter comecado!

Propositalmente ou nao, ela conseguiu destruir completamnete minha confianca. Cada vez que via seu nome num e-mail, me revirava o estomago! Antes de mandar qualquer coisa pra ela, eu lia, relia, relia de novo. Pensava e repensava, e ficava ansiosamente esperando sua resposta, e entao comecar todo o ciclo de novo. Foi horrivel.

Por um lado fiquei pensando que as vezes ha males que veem pra bem, e por estar nesse terror psicologico todo, acho que acabei me esforcando muito mais pra fazer um trabalho mega blaster bem feito e analisado. Nao que teria sido dferente, regardless, mas quem sabe, em vez de uma nota boa, nao acabo tirando uma note excelente?! Sonhar nao custa nada, certo?

A verdade eh que nao sei, e isso eh que me tira a paz. Apesar de todo esse trabalho e dedicacao, nao tenho a menor confianca de que vou sequer passar. E se eu tiver que passar por isso de novo, nao sei oque faco. Meu mundo vai desabar… sinceramente nao sei se consigo!

Foi mais de 1 ano pesquisando sobre o tema, e quase 2 meses escrevendo sem parar. Muitas noites em claro, fins de semana inteiros trancafiada em casa.

E mesmo quando saia de casa, ficava tao consumida com a culpa de nao estar estudando, que nao me divertia nem relaxava.

Foram meses de abandono total da minha vida: no trabalho nao conseguia me concentrar e me dedicar 100%. Ficava apavorada com a ideia de ter que trabalhar ateh tarde porque nao poderia perder tempo de estudo. E durante o dia, ou estava morta de cansaco por ter ficado estudando ateh tarde, ou ficava remoendo os capitulos que tinha que escrever.

E os amigos? Nossa, nem lembro a ultima vez!! Foi um tal de nao responder e-mail, nao retornar mensagens de texto, recusar convites mil de festas, churrascos, passeios. Retiro espiritual total! Beijo naomeliga tchau! O verao passou inteiro e eu nem vi! Nem aproveitei! E olha que esse ano o verao foi bom!! Fez muito sol, muito calor. E eu lah, trancada naquele quartinho, suaaaaando de calor sentindo o cheio do churrasco do vizinho e evitando telefonemas tentadores…

Meus break-down emocionais eram geralmente nas quartas a noite (pico do cansaco) e sabado de tarde, que volta e meia me debulhava em lagrimas, me odiando por sequer um dia ter pensado em fazer esse mestrado!

Algumas vezes ateh cheguei a cogitar um dia fazer um doutorado! Mas jah vou logo avisando que essa ideia esta morta e enterrada! Oquei, pode ser que um dia eu mude de ideia, mas no momento estou meio traumatizada; sabe mulher que acabou de parir e jura que nunca mais vai ter outro filho?! To assim. Pode ser que um dia eu mude de ideia, mas no momento, nao pretendo colocar meus pes numa sala de aula, mas nem a pau!

Mas e oque o Twitter tem a ver com isso tudo?!

O Twitter foi meu cano de escape nessas semanas. Nao dava tempo de pensar em posts, elaborar ideias, escrever, aprovar comentarios etc. Jah com o Twitter, a qualquer hora, a qualquer lugar, vc manda uma mesangem e pronto! Comunicacao com o mundo e alivio nerd imediato!

Entao, segundo meu Twitter minhas ultimas semanas tem sido assim: 28.000 palavras (10.000 de tese, mais 18.000 de apendice e bibliografia), 6 capitulos, com 14 sub-capitulos em 110 paginas.


 

Noites em claro, e fins de semana desperdicados!


 

Muitos baldes da cafe pra me manter acordada (e eu nem gosto de cafe!) 

 

Revisao, revisao e mais revisao! 


 

E finalmente ontem entreguei meu “livro”!

Rolou um leve ataque de panico, soh de pensar que estav tudo pronto, e apartir do momento que entregasse tudo na universidade, jah era! Nao teria mais nenhuma chance de revisar, mudar, nem analizar mais nada! Me deu muito panico, e um medo sem igual de nao passar! MInha pressao baixou na velocidade da luz, comecei a tremer sem parar, dor de barriga, ansia de vomito… uma beleza!

Mas estava decidida a entregar e me livrar logo dessa cruz, mesmo antes do prazo!

E agora soh me resta sentar e esperar!!!

Teoricamente ainda nao acabou, pois ainda tenho mais um business case pra entregar semana que vem, e em Outubro recomeca o ultimo term, e tenho que refazer a materia que perdi o prazo em Abril…

Mas daqui pra frente, em comparacao com essa tese, qualquer coisa que vier, nem se compara!!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
25 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
25 comentários
  1. Patricia - Turomaquia - 27/08/09 - 11h09

    Te entendo perfeitamente, e o mesmo me passa com a tese e com um de meus diretores, pânico total! E eu que sempre fui tão senhora de mim! Não vejo a hora de acabar, e como diz uma amiga minha “só ler Caras”!
    Beijos e pensamento positivo para um sobresaliente (como mínimo!)

    Responder
  2. helo - 27/08/09 - 11h26

    dri, e como ficou a situacao com a orientadora? vc nao tinha mandado um email de reclamacao??? anyway, parabens por ter terminado, eu nao sei se tenho capacidade, entao admiro muito quem consegue!!!

    Responder
  3. helo - 27/08/09 - 11h26

    dri, e como ficou a situacao com a orientadora? vc nao tinha mandado um email de reclamacao??? anyway, parabens por ter terminado, eu nao sei se tenho capacidade, entao admiro muito quem consegue!!!

    Responder
  4. Adriana - 27/08/09 - 11h35

    OI Helo,

    Entao, na verdade no final nao deu em nada. Mandei um e-mail pra Course Leader e fiz minha reclamacao, trocamos alguns e-mails, mas na verdade nao tinha como ela fazer nada.
    Eu apenas quis fazer uma reclamacao “oficial” porque se no final der bode, nao quer que ninguem me diga “mas porque vc nao disse nada antes?!”, sabe?
    Mas eh isso ai, ela continua uma broaca!
    Depois do ultimo e-mail mal-amado que ela me mandou, nao aguentei e mandei uma resposta MUITO despeitada, pointing fingers e acusando ela de estar me julgando injustamente, jah que ela me disse, com todas as palavras, que nao tinha lido, nem iria ler meus rascunho, entao porque jah estava concluindo que eu nao ia pasar, certo?
    Mas ficou por isso mesmo…!

    Beijos!

    Responder
  5. Francélli - 27/08/09 - 12h03

    O importante é que você deu o melhor de si e terminou a tese. Cumpriu todos os requisitos e entregou no prazo.
    Agora, relaxa… confie no seu taco! :-)
    Beijo

    Responder
  6. Bia - 27/08/09 - 12h23

    Parabéns! E por mais que o medo seja grande, vc tem que confiar em si mesma e saber que deu o melhor de si!!

    bjs

    Responder
  7. kassi - 27/08/09 - 12h26

    Adriana meus parabens por vc ter terminado essa jornada!! Acredite em vc e na sua capacidade!! As vezes os males vem para o bem, e o que vc passou te fez mil vezes mais forte p qualquer outra batalha!!
    bjs

    Responder
  8. lucia - 27/08/09 - 12h28

    Dri, vc mencionou que reclamou dessa mulher pra alguem (Dean do dpmt, talvez) e qual foi o resultado?

    Ela eh somente uma advisor, nao eh quem vai realmente te avaliar, ne?

    I’m so sorry you’re going through that, mas parabens por finalmente ter terminado!

    Bjos

    Responder
  9. Adriana - 27/08/09 - 12h31

    Pois eh, Lucia, nao deu em nada. Mas a reclamacao foi meio que por precaucao mesmo, e caso ela me reprovar, pelo menos tenho municao pra me defender!
    Infelizmente ela eh a “marker” principal do meu trabalho, que sera avaliado por uma banca, mas que eu saiba ela eh a responsavel, e inclusive eh o nome dela que tive que colocar na capa impressa… Foi dificil de descer! mas fazer oque neh?
    What doesn’t kill me, makes me stronger! hahahaha

    Responder
  10. lucia - 27/08/09 - 12h31

    Dri, nevermind, acabei de ler sua resposta acima. Vc nao pode tb reach out to the Dean? Bjos

    Responder
  11. mi - 27/08/09 - 12h35

    “Não vejo a hora de acabar, e como diz uma amiga minha “só ler Caras”! “huahuahuahuahauhuahua melhor comment ever!!!!! concordo em gênero, número e grau!!!!

    mas é isso, obter títulos acadêmicos não é mole não, tá pensando o que??? acho q te falei brevemente sobre isso, meu doutorado durou 5.5 anos. nos primeiros 3 anos dois projetos que eu tentava não engrenavam. Quando eu estava prestes a subir pelas paredes de vez, o terceiro deslanchou. e olha que é observação de fenômenos biológicos, vários experimentos que não funcionam…. enfim, um teste total de paciência. fora stress básico de revisão bibliográfica, escrita da tese e publicação de papers, defesa pública da tese… e orientadores malucos que infernizam a tua vida é a coisa mais comum q tem!!! eu sei de cada história bizarra…

    bom, isso é só pra dizer que não estás sozinha, muuuita gente passa por isso, mas o melhor tá quase chegando, quando o curso for concluído de vez. sinceramente, as pessoas não fazem a menor idéia do significado de ter um mestrado ou doutorado, a não ser se passarem por isso na pele ou acompanharem de perto a saga de um cônjuge ou familiar. o buraco é SOOOO mais embaixo…. welcome to the club!!!

    aliás, eu ia te perguntar – tem apresentação oral da tua dissertação? e ela passa por um comitê? ou o poder de decisão está totalmente nas mãos dessa orientadora? no caso do doutorado, depois da defesa pública tu te tranca numa sala com teu orientador + 5 membros do comitê e eles dissecam tua tese todinha, e rola meio que uma prova oral por umas 2.5horas. So much fun!!

    Responder
  12. Adriana - 27/08/09 - 12h52

    Nossa, Mi! Cruz credo! Juro que eu pensei em voce e na Juci varias vezes!! hahahahaha
    Se mestrado foi assim, imagina encarar um doutorado?!?!?
    Agora pensa que alem disso, eu fiz isso tudo trabalhando full time! Viajando a trabalho, trabalhando hora extra e afins!

    A minha tese vai ser avaliada por um comite, mas pelo que entendi, ela eh a “marcadora” oficial, tanto que foi o nome dela que aparece na minha capa.
    Mas no lance da defesa e apresentacao, soh vou saber daqui a umas semanas, pois nao sao todos os temas que entram na “categoria” de defesa publica. Mas ninguem nunca me explicou qual eh o criterio e quem tem que apresentar, quem nao tem… Entao por enquanto ficarei no suspense!

    Nao vejo a hora de comprar todas as gossip magazines da banca, ler um trilhao de livros mulherzinha bem banais e nao ter mais que nem chegar perto de outros livros e artigos de Employment law!!!
    Ah! E passar o dia num Day Spa com uma amiga tiando o peh da lama!!!
    Hahahahahaha

    Responder
  13. mi - 27/08/09 - 13h04

    é mesmo, nessa você ganhou TOTAL trabalhar puxado de dia e de noite pesquisar e escrever… ninguém merece!!!!!!! pelo menos eu (e a juci imagino) eramos doc student full time (claro q volta e meia tinha q ler paper ou escrever alguma coisa de noite), mas nada tão concentrado como tu!!!

    e viva o spa day!!!

    bjos!!

    Responder
  14. RoCosta - 27/08/09 - 14h56

    Adriana ficarei aqui na torcida para que o melhor lhe aconteça.Beijão!

    Responder
  15. Tatiana - 27/08/09 - 17h22

    Dri, parabéns por ter terminado, principalmente nessa condição tão maluca de ter uma orientadora torcendo contra! Afff
    Mas tenho certeza que vc vai mandar mt bem e já já virá aqui contar! :)
    E corre pro spa day!!! Ah e curte muito o maridão!

    bj

    Responder
  16. helo - 27/08/09 - 20h18

    nao creio q ela disse q nao ia ler… q absurdo!!!! nossa, q mulher do mal hein??? ta louco

    Responder
  17. Maariah - 27/08/09 - 20h22

    Confesso que já tinha saudades de ler aqui uns post.
    Estou também a torcer para que tudo corra bem. E vai corre.

    Responder
  18. Maariah - 27/08/09 - 20h22

    Confesso que já tinha saudades de ler aqui uns post.
    Estou também a torcer para que tudo corra bem. E vai correr.

    Responder
  19. Letícia - 27/08/09 - 21h26

    Uuuuuuh!!!
    Fiquei tensa só de ler esse post! E olha que eu acompanhei a saga aqui no blog…
    Mas agora tô aliviada! Uuuuufa!!! ;-p
    Doutorado?! Fichinha! Definitivamente, de morta você não tem nada – tá é fortíssima!
    Parabéns! E que bom voltar a ler seus textos!

    Responder
  20. Nidia - 27/08/09 - 21h29

    Adriana
    Sei bem como está se sentindo porque também resolvi fazer uma segunda faculdade e terminei fazem seis meses…..não quero, pelo menos por enquanto…..nem fazer curso para aprender a fazer brigadeiro de chocolate.rsrsrsrsrsrs. Leitura só de blogs por enquanto,rsrsrsrsrs.

    Responder
  21. Flavia - 28/08/09 - 00h40

    Ai Dri! que bom! Nada como a sensação de dever cumprido!!!

    Parabéns, com certeza nos dará boas notícias! Aproveite para descansar bastante no fim de semana!

    Beijos!!!

    Responder
  22. Erika - 28/08/09 - 02h46

    olha Dri…. por favor, nao se cobre tanto assim.. definitivamente nao vale a pena. Mas sei q essa auto cobranca vem do fato de vc ser muito perfeccionista e nerdzinha (rs). mas pense mais na sua saude fisica e mental e veja q nao vale tanto desgaste e desespero nisso…

    Um tirar 10 ou A ou o q quer q seja eh uma coisa muito subjetiva. O importante eh o q vc vai levar com vc desse mestrado, o q vc aprendeu de interessante e q vai ajuda-la na sua vida profissional pratica. Sera sem duvida mais um titulo legal no CV, mas no fim das contas o q importa eh o q vc aprendeu e nao o q acham q vc deveria ter aprendido melhor ou assim e assado (como a orientadora mal amada ficava te enchendo dizendo q tava mal feito ou errado). Ela nao vale seu estomago revirado ou sua perna tremendo… nao mesmo.

    Agora q praticamente acabou, RELAXA. nao depois, AGORA! o resto q vem eh fichinha.

    A unica coisa q posso te assegurar eh q daqui a pouco todo esse stress sera apenas uma lembranca desagradavel e depois uma lembranca somente. (nem desagradavel sera mais..)

    Boa sorte e beijoquinhas. A gente se fala no twitter! ;)

    Responder
  23. Carol M. - 28/08/09 - 12h52

    Dri, é assim mesmo. Depois passa. Por este motivo que eu decidi nao fazer um Doutorado!
    Vc. acredita que eu desmaiei na prévia, na cara do orientador e do departamento quase inteiro??

    Vergonha total…

    Responder
  24. Mariana Alcântara - 28/08/09 - 23h10

    Adriana…

    Já tem algum tempo que venho freqüentando seu blog e me divertindo com seus post… Até faço parte de sua comunidade no Orkut…

    Identifiquei-me muito com seu post e todo este estress com a escrita de sua tese… Eu ainda não estou neste patamar… Só estou estressada com a minha monografia de Serviço Social, mas mesmo assim tenho me sentido sugada com toda a pesquisa e escrita do texto em si… Mas o que privilegia é que minha orientadora é super tranqüila e o melhor de tudo – ela transmite esta tranqüilidade em nossos encontros e emails trocados…

    Desejo boa sorte pra você nesta reta final!!!

    Ah… Achei-te no Twitter e estou de “seguindo”!

    Atenciosamente,

    Mariana Alcântara

    Responder
  25. Fabio - 09/09/09 - 15h27

    Olá Dri.
    Sempre, sempre acompanho a sua saga até pedi várias dicas suas sobre o mestrado que quero voltar e fazer no UK.
    Mas depois desse post acho que fiquei assustado… será que estou preparado para tanto.
    De qualquer forma boa sorte e sucesso!!!!
    Abs

    Responder