12 Jan 2010
48 comentários

Vale do Aconcagua e Portillo

Andes, Chile, Dicas de Viagens, Vinhedos

A principal coisa que queria ver quando estavamos no Chile eram os Andes. Mas nao simplesmente “ver” os Andes, como se ve de qualquer lugar em Santiago.

Na verdade eu queria estar lá em cima do Andes. Ver as montanhas de perto, e mesmo nao sendo temporada de esqui, fazer umas caminhas, ver a neve de perto e tals.

Mal sabia eu que isso seria praticamente impossivel de fazer independentemente, e depois do fiasco do passeio para Valparaiso, cancelei a excursao que iamos fazer.

Pesquisei, pesquisei, perguntei e nada. Ou alugavamos um carro (mas ninguem tava a fim de dirigir nas curvas vertiginosas dos Andes) ou o esquema seria sugismundo do tipo pegar um onibus em direcao a Argentina, saltar no quilometro tal da rodovia nao-sei-oque, fazer sinal pro onibus nao-sei-das-quantas (no meio da estrada! e torcer pro motorista parar), depois andar mais nao sei quantos quilometros. Ou seja, nao era uma opcao sã e aceitavel pelos meus pais (nem eu tava a fim de enfrentar esse nivel de perrengue!).

Entao arriscamos trocar de agencia, e usar a empresa recomendada pela Paola Rangel, que leu no Twitter que estavamos indo pro Chile e me mandou altas dicas!

Tivemos que resolver tudo de ultima hora, usando telefone publico do shopping, jah que mudamos de ideia no ultimo segundo antes da agencia fechar, mas nao tinha como estar no Chile e nao ir até os Andes!

Entao resolvemos ir para Portillo, que é na minha opiniao a estacao de esqui mais bonita do Chile, combinando as montanhas com um lago Andino de cair o queixo!

Durante a temporada de inverno Portillo é considerada uma estacao de esqui tao boa e importante que é usada como sede dos times olimpicos de esqui (esportes de inverno em geral) de paises como Austria, EUA e Canada, que se mudam pra lah entre Junho e Setembro atras de neve durante os meses de verao no hemisferio norte.

Apesar da estacao ser monopolio do Hotel Portillo, achei os precos bem razoaveis (cerca de 70 dolares para um quarto duplo), que deve aumentar na alta temporada, mas mesmo assim.. se fosse no Brasil, custaria 1000 reias permanentemente!

Porem, antes de sequer subir a cordilheira, dirigimos pelo vale do Aconcagua até o Viñedo San Esteban, que é uma vinicula “boutique” familiar, que faz seu vinho todo num processo organico semi artesanal, e exporta mais de 90% de sua producao pra Europa.

Foi bem legal conhecer outro vinhedo, de escalas tao diferente da Concha y Toro, com um tour totalmente personalizado, conhecendo cada tipo de uva, entendendo o processo de fermentacao para cada tipo de vinho (branco ou tinto), o processo de mistura, de envelhecimento e degustacao.

Alem disso, o vinhedo fica numa regiao linda, bem no meio do vale do Aconcagua, que é um dos picos dos Andes, dividido entre o Chile e a Argentina e é a montanha mais alta da America Latina e a 3a montanha mais alta do mundo, fora da cordilheira do Himalaia!!

O Aaron até quis parar no meio da estrada pra tirar foto, pois ha uns anos tras ele quase escalou o Aconcagua (mas acabou mudando de ideia e escalou o Illimani na Bolivia).

A subida dos Andes foi vertiginosa, com zilhoes de curvas e cheguei lah em cima com meu estomago embrulhadissimo!

Mas foi só dar uma olhadinha pela janela pra ficar tudo maravilhoso!!!

A vista do Lago dos Incas com os Andes cobertos de neve ao fundo é simplesmente arrebatadora! Obviamente um cenario tao bonito como esse é cercado de lendas e historias indigenas, da epoca que os Incas ainda moravam por lá, e a principal lenda diz que o lago, que um dia teria sido azul turquesa, foi escolhida para servir de tumulo a uma princesa Inca que morreu tragicamente. Depois de ser enterrada nas profundezas do lago, a cor da agua mudou para verde esmeralda, a cor dos olhos da princesa.

Independente da veracidade ou nao das historias, nao da pra negar que o lago é hipnotizante! Primeiro que nao dá pra escapar. De qualquer lugar, qualquer angulo no resort voce ve o lago. E se nao conseguisse ver, com certeza iria procurar!

Tiramos um zilhao de fotos e todas se parecem identicas, mas cada reflexo, cada angulo – lá, ao vivo – é completmente incrivel! Nao dá pra nao fotografar e querer capturar cada pedaço daquele lugar!

Passamos a tarde toda por lá, fazendo caminhadas, tirando fotos, descansando admirando a paisagem, e só voltamos pra Santiago bem de noite, prontos pra voltar pro Brasil!

Mais fotos do Vale do Aconcagua e Portillo AQUI.

Nesse passeio usamos a empresa Chilena Touristur, e super recomendo (que foi recomendeda peal Paola)! O grupo eram apenas nos 4 mais um casal canadense, a guia super simpatica dando varias dicas insider e até fazia sugestoes de lugares para pararmos na estrada para podermos tirar boas fotos!

Infelizmente o Chile eh um pais bem dificil de se viajar de maneira independente e barata, pois tem uma geografia muito complexa, muito estreito e super comprido, cheio de montanhas, lagos, desertos e glaciais, dificultanto a expansao e qualidade dos transportes publicos oferecidos.

Por causa disso, pra passear pelo pais os turistas acabam dependendo demais das agencias de turismo locais, que conhecem o terreno e a geografica, organizam tudo e te levam de um lado pro outro – Eh uma maneira bem facil e confortavel de conhecer o Chile, mas tambem bem cara!

Quam nao esta disposto a desembolsar uma media de 100 dolares por passeio, precisa de um outro bem ainda mais valioso: tempo! A unica maneir de se viajar barato pelo Chile eh com muuuuuito tempo nas maos, pra se dar ao luxo de enfrentar horas e horas de estradas, onibus atrasados, carona, arriscando dirigir pelas estradas estreitas e etc.

Oque nao faltam sao opcoes de agencias, entao faca uma boa pesquisa – alem de que quase todos os hoteis teem suas proprias opcoes e sugestoes de passeios, ou ateh mesmo motoristas/guias que podem te levar pra qualquer lugar!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
48 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
48 comentários
  1. Sonia - 12/01/10 - 18h39

    Oi Dri! Fotos realmente maravilhosas! Estivemos, marido e eu, novembro passado, fazendo este passeio em Santiago mas não fomos até Portillo. Fizemos a travessia dos lagos Andinos, de Puerto Varas, sul do Chile até Bariloche, Argentina. Se vc ainda não fez recomendo muito pois os lagos são lindos e posso garantir que Portillo, com toda esta beleza, sugere uma introdução ao que vc encontrará por lá.
    Abraços,

    Responder
    • Adriana - 12/01/10 - 18h47

      Pois é, esse era o passeio que eu queria fazer pelos Lagos Andinos, mas nao dava tempo de encaixar numa viagem de apenas 4 dias… entao fomos pra Portillo mesmo, que nao deixou nada a desejar!!

      Responder
  2. Luiz Jr Fernandes - 12/01/10 - 19h42

    DRI!!! Não acredito! Será que não nos esbarramos sem querer em Mendonza ou em Viña del Mar!? Eu fiz um trajeto idêntico ao seu do dia 26/12 ao 10/01 e você expressou todas as exclamações que existem em mim sobre a cordilheira dos Andes, o Aconcágua e tudo mais! Abraçãoo

    Responder
  3. rosa monica - 12/01/10 - 21h23

    Oi Dri estive no Chile no carnaval de 2007 como estava grávida o guia nos orientou ñ fazer o Portillo, pois iria ficar bastante enjoada, mas agora tô vendo o q/ perdi, o restante fui e adorei.
    Bjos.

    Responder
  4. CarlaZ - 12/01/10 - 22h16

    Adorei esse passeio! E as fotos estão lindíssimas!

    Responder
  5. Marília Lucena - 13/01/10 - 04h42

    Dri que fotos maravilhosas!! E que lugar explêndido… lindo demaisss!!
    É cenário de se ficar horas parada, olhando e admirando!! Perfect!!
    Beijo

    Responder
  6. Roteiro de viagem no Chile - 13/01/10 - 10h59

    […] de Santiago (usando agencia ou alugando um carro). Nos fomos na Concha Y Toro (vale do Maipo) e na San Esteban (Vale do Aconcagua), em 2 manhas separadas, e a Fe Costa sugere outras viniculas nos arredores de […]

    Responder
  7. Alessandra de Alencar - 13/01/10 - 15h16

    Lindas as fotos, fiquei com vontade de conhecer o Chile! Estou indo a Buenos Aires no Carnaval e já peguei as suas dicas por aqui. Obrigada!

    Agora conta pra gente, de onde é essa jaquetinha branca? hahahaha

    Beijos! =)

    Responder
    • Adriana - 13/01/10 - 15h20

      A jaquetinha branca eh da Zara e foi surrupiada do armario da minha irma, jah que ue sabia que ia fazer frio no Chile e nao tinha levado NENHUMA roupa de frio (soh essa blusa de linha branca da Ralpha Lauren que usei na viagem Londres – Rio).
      Ela comprou essa jaqueta quando veio me visitar aqui em Londres em Junho, e eu ateh hoje me arrependo de nao ter comprado uma igual!

      Responder
  8. Jackie - 16/01/10 - 20h52

    Adorei a dica, Dri. Vou ver POrtillo em vez de Valle Nevado então. Pra lua de mel =o)
    beijos!

    Responder
  9. Ana Claudia - 17/02/10 - 13h50

    Dri, conheci seu blog, pelo VnV.
    Simplesmente adorei.
    Essa dica de passeio e a Touristur resolveram minha dúvida.
    Em vez de ir um dia para Cajon del Maipo e outro para o Vale do Colchagua, esse faz o que eu queria num mesmo dia.
    Parabéns e obrigada.

    Responder
    • Adriana - 17/02/10 - 14h22

      Oi Ana,
      Que bom que vc gostou da dica! A Turistour eh otima!

      Responder
  10. Cecília - 21/02/10 - 03h21

    OI Adriana… tudo bem?
    Seu blog é tão famoso que fez com que duas pessoas de partes diferentes do Brasil coincidentemente se encontrassem em Santiago e fossem a Portillo porque adoraram suas fotos e posts sobre los ANdes rss Foi bem engraçado conhecer a Thaís e vc tb ter servido de elo de ligação entre a gente. Tenho certeza q vc se sente recompensada por ter um blog tão legal e informativo. Obrigada por ter proporcionado momentos lindos mesmo que indiretamente a mim e a minah família. Em breve tô colocando as fotos no meu blog e se vc quiser poderá ver como a neve já derreteu depois de quase dois meses! um abraço carinhoso p vc…

    Responder
  11. Natália - 30/08/10 - 16h37

    Oi Dri!
    Terei pouco tempo no Chile e queria aproveitar para conhecer o Aconcágua. Vc chegou a subir um pouco? Vc passou qtos dias em Portillo? Como o meu quesito: tempo está complicado, e Portillo não disponibiliza hospedagem de apenas 1 noite, estou buscando alguma saída para isso…
    Vou caçar lá na Turistour. Valeu pelas dicas, excelente post!
    Beijos!! =))

    Responder
  12. Renata - 15/12/10 - 17h10

    Oi Dri,

    Seu blog é otimo, tento entrar sempre q dá. Adorei as dicas do Aconcagua e Portillo!!! To indo agora no reveillon com a familia, ficamos 3 dias em Santiago na chegada, depois 5 em Viña para o reveillon, praia e descanso. Depois disso temos 2 dias em aberto que ainda não sabemos o que fazer, tvz Mendoza e quem sabe Portillo agora depois de ler suas dicas! ;)
    O que sugeres?
    Obrigadão!

    Bjos Renata.

    Responder
    • Adriana - 15/12/10 - 18h51

      Portillo!!
      É Lindo demais lá em cima! Memso no veraão com pouquinha neve…

      Responder
      • Renata - 19/12/10 - 23h17

        Dri, comecei em agosto um blog de viagens, acho que mais como forma de guardar as lembranças de viagem mesmo. Obrigada aí pela dica de portillo. E vou colocar um link lá pro seu blog, espero q tudo bem ;)

        Ahhh, lendo sobre seu jantar em Londres com as amigas tive um momento nostalgia total, heheh… morei aí na epoca em que vc foi +- e sou apaixonada por londres e morro de sauddaes! :(
        Bjoss

        Responder
        • Adriana - 20/12/10 - 15h51

          Que delcia seu blog! Amo qualquer tipo de blog que fale sobre viagens e que tenha muitas fotos!
          E voce conhece Boracay!!! Uma das minhas Ilhas-sonho!
          Pena que seja taaaao dificil chegar lah! Mas um dia eu vou! :-)

          Responder
          • Renata - 21/12/10 - 23h30

            Se vc tivesse aqui no Brasil ate diria que era longe, mas daí é um pulo! ;)
            E o lugar é paradisiaco, barato e imperdível, tenho certeza que vc vai gostar!
            Bjoss
            .-= Renata´s last blog ..Afinal o que se come na China =-.

            Responder
  13. Renata - 03/02/11 - 02h16

    Adriana, acabei não indo em Portillo, por isso acho que vou ter que voltar no Chile pra ver a Cordilheira, heheh…
    Queria te contar uma coisa q vc naum vai acreditar: roubaram (furtaram) minha bolsa em Vina del Mar :(
    Com absolutamente tudo dentro, arrasada! (ainda vou contar no blog) Entao na volta em Santiago o dia que iamos em Portillo perdi indo na Policia, Embaixada, etc.
    Agora só numa proxima ocasião, mas de qlq forma como leitora queria agradecer pelas dicas!

    Bjinhos

    Responder
  14. Simone - 07/02/11 - 15h08

    Oi Dri!
    Vou a Santiago no carnaval e estou adorando suas dicas.
    Estou tentando contato com a Turistour mas eles não respondem o e-mail que mandei pelo site deles e não encontrei o telefone.
    Vc tem o número para me passar?

    Bjos!

    Responder
    • Adriana - 07/02/11 - 15h30

      Nao…

      Responder
      • Simone - 08/02/11 - 09h46

        Pessoal,

        Consegui os dados da Turistour.
        Caso alguém precise:
        Tel: 5655 851380
        ventasanpedro@turistour.cl

        Abç!

        Responder
        • Adriana - 08/02/11 - 10h21

          Obrigada simone! Eu tinha perdido o contato deles…

          Responder
  15. Andrisa - 20/04/11 - 23h35

    Olá! Adorei todas s dicas. E gostaria de pedir umas informações… Estou indo agora em maio para o Chile e depois de ler tudo por aqui decidi que preciso ir a Portillo.Vocês pegaram o ônibus de turismo em Santiago? Dormiram no hotel e voltaram no outro dia ou voltaram no mesmo dia?

    E no preço cobrado ja esta incluido a taxa para entrar no hotel? Tenho que pagar por mais alguma coisa?

    Agradeceria se me pudesse ajudar com estas duvidas…

    Bjssss

    Responder
    • Adriana - 21/04/11 - 00h37

      As respostas estão no proprio post e na serie de posts sobre o Chile.

      Responder
  16. Camilla - 23/04/11 - 00h50

    Adriana,

    Parabens pelas fotos!!! Amei suas dicas e posts.

    Estou indo daqui 03 semanas para ficar apenas 05 dias, já vi que não vai dar pra conhecer tudo (vina del mar, concha y toro, valparaiso, valle nevado, portillo…).

    Por isso lhe pergunto, qto tempo vc gastou com esse passeio a Portillo? Fiquei totalmente encantada e gostaria muito de faze-lo.

    Além disso, nessa epoca existe algum lugar em que eu possa ver neve?

    Se puder responder, agradeço demais.

    bjssss

    Camilla

    Responder
  17. sonia granato - 01/09/11 - 20h23

    Demais esse post tudo que eu queria um dia em Portillo sem precisar esquiar só curtindo o local!!!!

    Responder
  18. Cinthia - 29/01/12 - 13h39

    Olá Adriana! Seu blog realmente eh um excelente motivador para viagens. Dá vontade de pegar uma mochila e sair por ai. Parabéns! Vou a Santiago do Chile agora em fevereiro, e como eh verão estou na dúvida se devo ir a Cordilheira. Vc que esteve lá no verão, acha que vale a pena o passeio? Não sei se vou a Aconcagua. Entrei em contato com a empresa com a qual vcs fizeram o passeio, e ela me disse que esse passeio eh meio que particular, precisa ser programado e o valor depende do número de pessoas. Como só vamos eu e meu esposo, achamos melhor deixar pra decidir lá. Obrigada! Cinthia

    Responder
    • Adriana Miller - 29/01/12 - 15h09

      Eu achei a cordilheira linda de morrer, e uma passei bem legal em qualquer epoca do ano.
      Mas se voce só quer ir pra “ver neve” então realmente não vale a pena, pois no verao, faz calor e não rola neve.

      Responder
  19. Morgana Lacerda - 22/02/12 - 13h43

    Não achei esse passeio no site da Turistour.. qual o nome dele? Gostei muito do relato, parabens!!

    Responder
  20. Fernanda - 16/05/12 - 15h39

    Bom dia, Adriana! Muito bom o seu blog e os relatos que você faz das viagens! Não sei se você vai ver esse comentário e se vai conseguir me responder, mas vai lá… rsrs… Qual o nome desse passeio que você fez? Não consegui encontrar no site da agência de turismo que você indicou…

    Responder
    • Adriana Miller - 16/05/12 - 20h20

      Não lembro se tinha um nome especifico, mas lembro que só consegui fechar tudo depois que já estavamos em Santiago, por telefone, já que não tinha conseguido definir nada com eles por e-mail e site.

      Responder
  21. MÔNICA - 15/12/12 - 12h24

    Oi Adriana!

    Primeiramente, queria dizer que adorei seu blog! Estou indo para o Chile em fevereiro e consegui tirar muitas dúvidas e pegar muitas dicas nele! Também vi o post sobre o vale do Aconcagua e Portillo, vi as fotos e achei lindo o lugar. Vi também que você fez através da Turistour. Gostaria de saber qual o título da excursão escolhida. Teria sido “Excursão à montanha”? Lá fala em Vale Nevado e Farellones… com uma duração de aproximadamente 5 horas. Se puder me ajudar a tirar essa dúvida, me ajudaria bastante! Obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 16/12/12 - 12h44

      OI Monica,
      Eu fiz esse passeio ha 3 anos atras, então pode ser que o nom tenha mudado, ou que o passeio já não esteja disponivel com essa agencia.
      Mais facil voce entrar em contato com eles pra verificar disponibilidade e preço.

      Responder
  22. MÔNICA - 15/12/12 - 18h19

    Primeiramente, queria dizer que adorei seu blog! Estou indo para o Chile em fevereiro e consegui tirar muitas dúvidas e pegar muitas dicas nele! Também vi o post sobre o vale do Aconcagua e Portillo, vi as fotos e achei lindo o lugar. Vi também que você fez através da Turistour. Você lembra quanto pagou por este passeio?

    Responder
  23. MÔNICA - 17/12/12 - 23h47

    Li um relato que fala desse “mal da montanha”. Você se sentiu mal lá em cima?

    Responder
    • Adriana Miller - 18/12/12 - 09h32

      Nao, nao senti nada nao.

      Responder
  24. […] tínhamos visitado vinículas “boutique” tanto no Chile quanto no Uruguai e sem duvida alguma a experiência é muito melhor do que vinícolas mais […]

    Responder
  25. Cristiana - 12/12/13 - 19h14

    AAAAHHH, não consigo ver as fotos… Portillo em março valeria a pena?

    Responder
    • Mônica - 13/12/13 - 00h52

      Vale muito a pena! Fui em fevereiro e foi a coisa mais linda que vi no Chile!

      Responder
  26. Luciana - 09/05/14 - 19h18

    Oi Dri!
    Não estou conseguindo abrir as fotos de Portillo, o albúm ainda está ativo?
    Bjo!

    Responder
  27. Thais - 21/05/14 - 23h48

    Dri, sei que seu artigo sobre sua viagem a Santiago já está bem antigo, mas segui sua indicação e entrei em contato com a agência comentada no seu artigo para uma cotação do passeio. Para minha surpresa e total indignação querem R$ 950 para 2 adultos!!!! Sendo que gastei exatamente isso com as passagens aéreas!!!!! estou abismada!!!! achei uma exploração!

    Responder
    • Mônica - 22/05/14 - 12h58

      Oi Thais! Fui a Portilho também, depois que vi essas fotos da Adriana, e realmente, vale muito a pena! Não consegui através de agência, pois ou era absurdamente caro ou simplesmente não faziam, pois era época de verão (fui em fevereiro de 2013). Num passeio que fiz através de uma agência para “Concha y Toro”, comentei que estava procurando esse passeio, e o guia me disse que conhecia um senhor que fazia o passeio num carro particular. Fomos eu e meu marido, num carro de passeio e pagamos R$400 (quatrocentos reais). Se tiver interesse, entre em contato, que posso passar o telefone dele, ok? Só não deixe de ir, pois é lindo!!!

      Responder
      • Thais - 26/05/14 - 20h39

        Olá Monica, gostaria do contato sim! Amei as fotos e gostara de ir lá bem no meu aniversário!!! rs. obrigada

        Responder
  28. Mônica - 28/05/14 - 01h23

    Pronto Thais: Fale com Osvaldo Zúriga
    02 3181568. Esse número, já liguei de lá do hotel. Caso vá ligar antes de chegar lá, procure saber quais números discar antes, ok? Aproveite!!!

    Responder
  29. Mariana - 13/09/14 - 20h53

    Oi Dri, sempre leio seu blog antes de viajar, e foi aqui que me animei pra conhecer Portillo. Estive no Chile em agosto de 2014, cotei seu passeio por email com a touristur, ficava por $315.000,00 (pesos chilenos) para duas pessoas, então não fechei. Já em Santiago perguntei a um taxista qto cobraria para nos levar, ele disse $160.000, no hotel (ibis providencia) pedi para que cotassem com a empresa de taxi de confiança deles e conseguimos por $120.000,00 – Vina San Esteban + Portillo ( sem guia e sem valor da visita guiada na vinícola, a visita pagamos lá, acho que uns 10.000 cada). Pois bem, saímos as 8:30 para esta viagem de 155km até Portillo, e a previsão era de chuva… A uns 20km de Portillo, uma fila de carros parados, a polícia havia fechado a estrada porque estava nevando muito por la e a estrada estava sem visibilidade, só poderia seguir quem tinha hotel reservado em Portillo. Inacreditável! Fiquei mto inconformada, voltamos e visitamos a vinícola, que é mais ou menos no caminho. A empresa de taxi nos deu um desconto e pagamos $90.000,00, no dia seguinte o taxista conseguiu uma van que nos levaria para vale nevado por $15.000,00 cada (o normal era $45,000 cada) com outros 4 brasileiros do nosso hotel. Não fomos para vale nevado porque a estrada estava mto cheia, e tb ficou interrompida por um tempo, ficamos em Farellones que é no caminho, e foi ótimo! Estava nevando muito e Farellones é mais bonito e vale mais a pena pra quem quer só passear e não esquiar.

    Responder