22 Feb 2010
17 comentários

Burj Khalifa e Dubai Mall

Dicas de Viagens, Dubai, Emirados Arabes

Burj significa “Torre” em Arabe, entao o Sheik de Dubai tinha grandes intenções ao iniciar o projeto do Burj Dubai, o predio mais alto do mundo. A altura final nao foi confirmada até bem proximo da conclusao da contrução – a altura do predio chega a 828 metros de altura, mas de 40% mais alto que o predio Taipei 101 em Taiwan (o 2- mais alto do mundo, que ocupava o primeiro lugar no podio ateh 1 mes atras!).

A entrada do Dubai Mall, com o Burj Khalifa ao fundo

O predio foi contruido pela mesma empresa que construiu o Taipei e as Petronas Tower em Kuala Lumpur, e faz parte do complexo empresarial e comercial onde esta tambem o Dubai Mall, que tambem é, logicamente, o maior shopping center do mundo, com mais de 1000 lojas, incluindo um ringue de patinação de gelo de tamanho Olimpico, uma cachoeira artificial de cerca de 30 metros de altura, um zoologico marinho (que entrou para o livro Guiness dos recordes como o maior aquario de vidro do mundo!), o SEGA Republic (parque de diversoes/entretenimento de video games e afins) e a Dubai Fountain – um lago artificial com fontes de agua que fazem show de luz e musica (a la Las Vegas).

O “Gold Souk” do Dubai Mall

O ringue de patinação Olimpico

A cachoreia interna

Lojas, muitas lojas….

O maior aquario do mundo

Mas voltando ao Burj Dubai/Khalifa, a construção do predio tinha um custo estimado em 1.5 bilhoes de Dolares, e em seu interior inclui a construção do Hotel Armani, o primeiro hotel boutique construido pela maison Italiana, incluindo 160 quartos ultra luxuosos e 140 apartamento privados, todos decorados pelo designer himself e utilizando moveis e peças de decoração Armani Casa.

O unico problema foi que a inauguração do predio coincidiu com a explosao da crise imobiliaria mundial, que acertou Dubai em cheio, e faltou verba pra finalizar a estrutura. Porem o presidente dos Emirados e Emir de Abu Dhabi, Khalifa bin Zayed Al Nahyan deu um pequeno emprestimo pra Dubai que salvou a economia do Emirado, e o predio foi rebatizado como Burj Khalifa, em homenagem aos vizinhos ricos de Abu Dhabi.

O Burj Khalifa esta aberto a visitação e turistas podem subir na plataforma de observação no 124- andar; porem, assim como nas Petronas Tower da Malasia, a unica maneira de conseguir seu ingresso (que custa 100 Dirhams para visitar agendadas e 400 Dirhams para subidas imediatas – se estiverem disponiveis) é indo diretamente lá e marcando seu horario – nao é possivel conseguir ingresso atravez de agencias de viagem, nem pela internet.

Entao lá fomos nos! O balcao de atendimento fica no sub-solo do Dubai Mall, e estavamos com grandes pesperanças de conseguir avistar a Palm Jumeirah e o World Map lá de cima (alem da vista privilegiada de toda cidade!), mas devido ao lançamento recente ( O predio só foi inaugurado no dia 4 de Janeiro de 2010), os ingressos já estavam lotados e esgotados para os proximos meses!

Nossa, visita ficou frustrada, mas aproveitamos todas os possiveis angulos do predio colossal de arquitetura incrivel! E pelo que andei lendo sobre o predio, a estrutura e tecnologia utilizada permite que o predio seja “ampliado” caso algum outro pais do mundo resolva construir um predio que seja ainda mais alto! (ou seja, alguem vai ter que achar uma meneira de construir um predio com mais de 1 quilometro de altura!).

O mais engraçado, é que por ser tao alto, o Burj Khalifa nem parece ser tao alto! A noite, a visibilidade fica reduzida, pois mal conseguimos ver as luzes lá em cima, e durante o dia, se o ar nao estiver muito limpo e claro, mal conseguimos ver o topo com claridade!

Quando minha mae me perguntou como eu descreveria Dubai, eu resumi como: Imagina que os idealizadores de Las Vegas tivessem sido criados em Itu e tivessem complexo de novo rico com gosto duvidoso?

Nada mais descreve tao bem o estilo over-the-top de Dubai!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
17 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
17 comentários
  1. Marília Lucena - 23/02/10 - 04h06

    Não ficou tonta de olhar o Burj Khalifa?? rsrsrsrs… aff é alto demaaaisss:):)
    :*********

    Responder
  2. Jacqueline - 23/02/10 - 09h11

    Muuuuito Legal o post Dri!
    Pena q nao foi possivel subir ao “At the Top”…
    Mas a frase para descrever Dubai à sua mae foi a melhor rsrsrs

    Responder
  3. Oscar - 23/02/10 - 16h50

    Depois do Sufoco para conseguir voltar para casa (acompanhei pelo twitter) voce esta postando artigos bem legais sobre Dubai, gostei da sua descriçao sobre Dubai como idealizadores de Las Vegas criados em Itu e com complexo de novo rico com gosto duvidoso, e bota duvidoso nisso. Para nao dizer cafona.
    Imagino a frustracao em nao poder subir na torre, a primeira vez que fomos a KL tivemos o mesmo problema.
    Quando o Mau esteve em Dubai em 2007 a obra ja estava quase 2x maior que os outros prédios. É dificil imaginar que esta torre é 40% maior que a segunda colocada, eles nao vao ser ultrapassados tao cedo.

    Responder
  4. Claudia Liechavicius - 24/02/10 - 00h04

    Fotos lindas de Dubai.
    Bj
    Claudia

    Responder
  5. Vanda Siqueirav - 24/02/10 - 02h52

    Nunca tinha ouvido uma definição tão inteligente de DUBAI.
    Tudo deve ser muito diferente daquí do Brasil, mas, não ando de avião, detesto altura… rsrs… mas, fico com uma inveja boa de quem se aventura mundo afora.
    Fique com Deus.

    Responder
  6. rosa monica - 24/02/10 - 11h58

    Oi Dri, quero dá os parabéns atrasados, e que atraso.
    Tô curtindo sua viagem a Dubai, as fotos estão perfeitas e texto ótimo, adoro suas viagens!!
    Feliz niver, que Deus te abençõe.
    Bjos.

    Responder
  7. Juci - 24/02/10 - 15h21

    Tenho 2 amigas morando em Dubai, qualquer hora darei um pulinho na Las Vegas Arábica….hehe

    Responder
  8. Lucianna - 24/02/10 - 16h48

    Amei a forma que vc descreveu Dubai!!!! Hehehehehe… Mas acho que nao eh soh Dubai nao, a maioria s paises do Golfo estao seguindo na mesma trajetoria….
    Eu fui a Dubai 1 vez e ate agora nao consigo dizer se gostei ou nao, eh estranho, nao? Agora quando voces tiverem a oportunidade visitem Oman, eh lindo lindo!
    Bjs

    Responder
  9. Mariana - 24/02/10 - 23h56

    Oi Dri,
    Adorei o post e as fotos! Dubai é mesmo um exagero de cidade!
    Um beijo, boa semana!

    Mari

    Responder
  10. viviane martins - 25/02/10 - 10h10

    Eu adorei os seus posts sobre Dubai, vou usar como arma para convencer o marido que não gosta nem um pouquinho de Dubai, ele vive dizendo que “o povo” de lá é racista, mas independentemente disso eu quero conhecer ainda esse ano. A sua definição de Dubai é bem interessante, tipo do camelo ao Lamborghini, mas a minha amiga ficou “o bicho”…kkk…. ela ficou muito brava, segundo ela a família dela vem “dessa área”(palavras dela) e é rica há gerações, mas as pessoas teem essa idéia por que só agora eles (os ocidentais) prestam atenção. Disse que o ouro, o bling bling e a grandiosidade sempre fez e sempre fará(oi?) parte da cultura deles. Menina, só sei que sobrou até pra mim…. hahaha. Pergunta eles parecem ser pessoas muito sérias?
    Eu acho super legal quando você divide as suas experiências em viagens, isso abre os olhos das pessoas que não tem acesso e desperta a curiosidade(a mãe do conhecimento).
    bj

    Responder
  11. Renata Martins - 25/02/10 - 11h56

    Já leu isso?
    A primeira coisa q me veio a cabeça foi a sua viagem!!!

    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1504860-5602,00-VAZAMENTO+EM+AQUARIO+GIGANTE+FECHA+PARTE+DE+SHOPPING+EM+DUBAI.html

    Bjks.

    Responder
    • Adriana - 25/02/10 - 12h56

      CRUZES!!!
      hahahahha
      O pior eh que falamos sobre isso quando estavamos lah… ficamos pensando “jah pensou se esse vidro quebra?!?!”

      Responder
  12. Teté - 25/02/10 - 14h54

    os Emirados, ou só Dubai, tem uma obsessão por grandiosidade, é isso mesmo? ;)

    Responder
  13. Elaine - 25/02/10 - 15h51

    Oi Adriana!
    Acompanho o seu blog desde março/abril de 2009 e sempre adorei a sua maneira leve de escrever e amo os seus posts sobre as viagens incriveis. Há algumas semanas resolvi ler o seu blog do início (2004). Ufa! rs Acabei de ler tudo hj, nem preciso dizer q amei, né? Eu desejo muitas felicidades na sua vida e muitas realizações!!!
    Deixa eu contar um pouquinho sobre mim, sou paulista, 26 anos, secretária de uma multinacional alemã, casada há pouco mais de 4 meses (namorei quase 6 anos), amo dançar e viajar! Conheço bem o Brasil, mas a minha única experiência internacional foi p/ Orlando (Disney), Tampa e Miami qdo tinha 15 anos… Por ter decedência italiana, quero muito conhecer a Itália, é um desejo q quero cumprir antes de ter um baby… Infelizmente, por morar no Brasil e ter direito apenas 30 dias corridos de férias (e olha, lá…) não posso viajar muito e tudo fica muitoooo caro por causa do câmbio, mas vambora…
    chega de escrever, o comentário ficou muito longo…. adoraria conversar + com vc!
    bjos

    Responder
  14. Fati - 25/02/10 - 19h01

    Oi Adriana,

    Acabei de ver a reportagem do vidro do Aquario que rachou no Dubai Mall… que pena, ainda bem que ninguém se feriu e parece que também não houve danos aos animais. ufa… pelas fotos que vc postou deveria ser muito lindo
    Bjos,
    Fati

    Responder
  15. Fê Costta - viaggio mondo - 27/02/10 - 11h31

    Ainda bem que vc foi antes do vazamento! Otherwise, não ia conhecer o aquário… fecharam temporariamente toda a vizinhaça dele! rs

    Bjos!

    Responder
  16. […] Burja Khalifa em Dubai eh o predio (ou “estrutura”) mais alto do mundo, alcancando quase 900 metros de […]

    Responder