01 Mar 2010
22 comentários

Roteiro de viagem Dubai

Dicas de Viagens, Dubai, Emirados Arabes, Roteiros de Viagem

Ainda tenho mais cosias pra escrever sobre Dubai, mas como tem sobrado ideias e faltado tempo, vou contar mais ou menos como foi nosso roteiro de viagem – oque tinhamos planejado fazer e oque acabamos tendo tempo de fazer. Oque valeu a pena, oque eh imperdivel e afins.

A Fe Costa, que mora em Dubai foi uma grande ajuda! Obrigada Fe! Por ser um lugar que nunca esteve no meu top 10 de vontade de conhecer, eu tinha pouco ideia doque realmente queria ver e fazer em Dubai. Foi uma viagem de oportunidade e fomos com tudo, mas meio perdidos.

Alem disso, tinhamos pouco tempo, apenas 5 dias (na verdade 4 dias, pois nosso voo acabou mudando pra um horario mais cedo) que sempre dizem ser mais que suficiente pra conhecer a cidade toda. Porem, ainda queriamos ter tempo de aproveitar a cidade, passar umas tardes/manhas no resort, e umas horinhas que fosse na praia e na piscina.

Na nossa programacao original, tambem tinhamos planejado ir a Abu Dhabi, que acabou nao dando certo, pois varias coisas nao sairam como tinhamos imaginado! Mas fazer, oque certo? Eu sou super perfeccionista-maniaca-compulsiva quando planejo minhas viagens, mas sei que imprevistos acontecem, e temos que nos virar do jeito que for!

Uma outra coisa que me surpreendeu bastante em Dubai foi a dificuldade de ir e vir. Na verdade eu jah imaginava que seria dificil, mas foi pior que imaginava. Tudo eh muito longe, nao existe transporte publico praticamente, e a cidade foi planejada para carros apenas. Nao existe calcada, a grande maioria das ruas (pelo menos na area turistica) sao na verdade auto estradas e voce fica muito, mas muito dependente de taxi o tempo todo.

No nosso primeiro dia, assim que chegamos no hotel tentamos pedir informacao sobre “aluguel” de um taxi – assim teriamos um carro e motorista pra nos levar pra tudo quanto eh canto o dia todo, mas ou menos como fizemos no Camboja, mas todas as pessoas para qual perguntamso sobre isso nos olharam como se fossemos loucos (apensar de que recebemos essa “recomendacao” como sendo uma cosia bem comum em Dubai). No final saiu mais barato fazer tudo autonomo, pegando taxis aqui e ali (que no geral sao bem baratos), mas era uma preocupacao a mais ter que ficar catando taxi por onde iamos.

Depois pensamos tambem em pegar algum daquelas onibus Double Decker de turismo, que daria mais ou menos no mesmo – assim poderiamos subir e descer onde queriamos e tal. Mas o tempo foi correndo e entre check in, tomar banho, pedir informacao etc, perdemos 2 horarios do onibus 9que soh passava no nosso hotel de hora em hora) e acabamos pulando num taxi e indo direto pra Deira, ver os Old Souks (e o resto voces jah sabem….). Numa cidade como Dubai, os onibus de turismo hop on hop off sao uma otima opcao!

No roteiro original, nos tinhamos planejado fazer um super-mega tour, e ver quase a cidade toda em um dia.

Entao nesse primeiro dia da viagem queriamos fazer: Overview pela cidade, conhecendo a The Palm, Atlantis, Sheik Zayed Road, Emirates Towers, old town, creek, dubai museum, old souk, madinat jumeirah.

Acabou que fizemos uma visita frustrada na regiao de Deira/Creek (old town, creek, old souk), e de lah passamos o resto da tarde no Emirates Mall e Ski Dubai, com um passeio rapido pela Sheik Zayed Road e vimos os predios da Emirates soh de longe.

Se nao tivessemos chegado por lah numa sexta feira, os problemas que tivemos teriam sido bem diferente, e acredito que essa programacao teria sido possivel sim.

No segundo dia seguinte, sabado e segundo dia da viagem, acordamos relativamente cedo e fomos direto pra ilha Palm Jumeirah e o hotel Atlantis, e na parte da tarde tinhamos reservado um safari no deserto.

Voltamos pra almocar no nosso hotel, ficamos um tempinho pelo jardim e praia e nos arrumamos pro safari. Acabamos levando um mega cha de cadeira, ligamos pra empresa, foi a maior confusao, o concierge do hotel nos ajudou, mas no fim das contas resolvemos cancelar tudo e remarcar, com outra empresa pra fazer o safari na segunda feira a noite.

Por causa disso mudamos novamente nosso planos; cancelamos a visita a Abu Dhabi (que seria na segunda feira – ultimo dia “inteiro” da viagem), pegamos um taxi e fomos direto pra praia Jumeirah e para o Hotel/Souk Madinat. Ficamos por lah ateh anoitecer e depois fomos para o Dubai Mall jantar e ver o Burj Khalifa iluminado.

Domingo era pra ter sido o dia de descansar! Meu aniversario, valentine’s day… mas depois de uma sexta feira e um sabado desastroso, onde nenhum de nossos planos deu certo, resolvemos que seria melhor nao perder tempo. Acordamos e fomos direto pra Mesquita Jumeirah e assistimos a palestra do Open Doors, Open Minds; depois de fazer o tour pela mesquita, tirar umas quantas fotos e tal, seguimos em direcao a praia Jumeirah para conseguir tirar umas fotos de perto do Burj Al Arab. Quando pensamos em ir pra casa, resolvemos dar uma ultima passadinha no Dubai Mall, almocar e tentar tirar umas fotos melhores do Burj Khalifa durante o dia.

Voltamos pro hotel e passamos o resto da tarde na praia, lendo na beira da piscina e relaxando.

A noite fomos comemorar meu aniversario no bar do Burj Al Arab, que virou madrugada a dentro!

Segunda foi nosso ultimo dia inteiro em Dubai e resolvemos nao fazer nada! Acordamos tarde, e passamos o resto do dia comendo, bebendo, indo pra praia, piscina, tirando fotos e tal. ateh que as 3:30 da tarde jah estavamos prontos pro Safari no Deserto!

Terca feira (5- e ultimo dia de viagem) ficamos um tempinho no hotel, mas preferimos chegar cedo no aeroporto e ficar passeando pelo duty free!

Ou seja, nao foi uma viagem nada corrida, mas em compensacao deixamos de ver varias coisas consideradas “must see” de Dubai. Mas ao mesmo tempo, sinto que fizemos TUDO que realmente queriamos fazer, sem necessariamente ter que ficar desesperados de um lado pro outro.

Daria pra encaixar outras cosias aqui e ali, ou entao ter feito os mesmo programas em uns 3 dias – mas para nos essa foi uma viagem relaxante, de ferias mesmo, que eh bem diferente doque normalmente fazemos.

E apesar dos pesares, foi exatamente como queriamos!

Depois volto pra falar sobre oque/como se vestir em Dubai; compras; transporte e locomocao pela cidade; recomendacao de hotel.

Tudo que eu preciso eh um pouco mais de tempo entre trabalho-casa-volta as aulas!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
22 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
22 comentários
  1. Marília Lucena - 01/03/10 - 22h56

    Linda a foto de vcs dois juntos! E adorei a que vc tirou da janela! Massa!!
    Ah… amei sua canga rsrsrsrs!! Sou de Salvador (mas moro em João Pessoa!!
    Beijos

    Responder
  2. Flavia Mariano - 02/03/10 - 01h23

    Dri, estou boba como cada dia mais as fotos de vocês estão ficando mais lindas e artísticas! Parabéns!

    Beijos!!!

    Responder
    • Adriana - 02/03/10 - 07h57

      Obrigada Flavia!
      Realmente minha maquina nova é bem mais potente que a menorzinha que estava usando! E ainda estou aprendendo a usar!

      Responder
  3. Mirna - 03/03/10 - 04h06

    Oi, Dri, desde que conheci seu blog através do Viaje na Viagem, fiquei viciada! Também adoro fotos, e o fato de você uni-las à informação é o que faz o diferencial! Parabéns!!! Só uma dúvida: com qual câmera vocês tiraram a foto noturna com o Burj Al Arab ao fundo? Usaram tripé e câmera com flash no modo noturno? Ficou excelente; dificilmente consigo qualidade parecida, e gostaria muito de ter a dica. Bjs, e obrigada por me responder!

    Responder
    • Adriana - 03/03/10 - 07h59

      OI MIrna,
      Essa fotos nortuna foi tirada com minha camera Sony Cybershot HX1, que tem varias funcoes “profissionais” de uma camera SLR – entao nao saberia te dizer, de cabeça, quais os settings usados – usei flash e um tripe manual, mas para a foto sair assim tive que fazer varios ajustes no Shutter Speed e Aperture da camera, que cameras portateis nao teem. (e que eu ainda estou aprendendo a usar!).

      Responder
  4. Mirna - 03/03/10 - 12h15

    Obrigada pelas informações! Eu tenho uma câmera SLR, Canon, que dá pra fazer esses ajustes manuais… acho que vou ter que começar a me acostumar a levar um tripé para os passeios! Bjs, obrigada, e mais uma vez parabéns pelo site!

    Responder
  5. Fê Costta - viaggio mondo - 05/03/10 - 08h19

    Que bom que as dicas ajudaram e que pena que outras faltaram! rs Enfim, já tem motivos para voltar a Dubai!

    Me conta uma coisa, qual são as lentes que o Aron usa para zoom e para wide angle?

    Bjos!

    Responder
    • Adriana - 05/03/10 - 11h40

      Voltaremos com certeza!

      Xiiii… nao sei os detalhes das lentes dele nao… talvez tenha alguma coisa no Flickr dele. Mas as fotos usadas aqui no blog sao todas tiradas com minha nova camera. (que tem um zoom equivalente a +- 400 mm e uma funcao panoramica que tira fotos com visao 160 graus – entao parece wide angle, mas nao eh! To in love com minha camera!)

      Responder
  6. Fê Costta - viaggio mondo - 06/03/10 - 07h54

    Uai, mas achei que sua câmera nova fosse destas fininhas básicas só de carregar na bolsa! rs Menina, que super zoom! Esta é a que vc ganhou de aniversário com antecedência? Vou lá procurar este post para saber a descrição dela, ainda mais esta possibilidade de fazer o “wide angle” através da panorâmica… Adorei!

    As fotos ficaram ótimas!

    Bjs

    Responder
    • Adriana - 06/03/10 - 20h44

      Nao Fe!
      Nao eh SLR, pq nao troca de lente, mas eh uma daquelas cameras novas “bridge” – a Sony HX1 é relativamente pequena e bem levinha (carrgo na bolsa o tempo todo), mas tem todas as funcoes manuais de uma SLR, um mega zoom e esse modelo ainda tem o sweep panorama que é sensacional!
      Recomendo!

      Responder
  7. […] duas cosias que jah falei em outros posts sobre a cidade: Dubai eh grande e consequentemente tudo eh longe. Dubai eh cara, muito […]

    Responder
  8. Henrique - 02/06/10 - 04h11

    Oi Adriana,

    semana que vem estarei indo pra Maldivas e Dubai. Ou seja estou devorando os seus tópicos. Realmente concordo com vc quando vc diz que não dá pra ficar que nem louco de um lado para um outro, no final de seu post – viagem é acima de tudo curtição, e não stress/desgaste.
    Ficarei apenas 2 dias, depois relato as minhas aventuras.
    See you.
    .-= Henrique´s last blog ..Nova Zelândia =-.

    Responder
  9. Janaina - 06/03/11 - 21h58

    Olá!!!
    quero dicas de onde ficar, local p compras , o que vestir e td mais q vc puder me informar!!!
    Obrigada

    Responder
    • Adriana - 07/03/11 - 09h01

      Basta ler os post que ja foram feitos.

      Responder
  10. Solange - 04/05/11 - 20h55

    Ola galera, ola Adriana.
    meu nome Solange e moro em Dubai desde 2006.
    Percebendo que a cidade surpreende e atrapalha o desenrolar do tour por ser muito nova resolvi ajudar a mim e aos turistas. A mim porque agora tenho um trabalho bacana e aos turistas que adquirem um resultado compensador.
    O novo em Dubai esta cada vez maior e a parte historica desaparecendo neste crescimento sem freio.
    Digo isso porque precisamos comparar ao resto do mundo quando se trata de turismo.
    Aqui tudo depende do perfil de quem vem e preciso adequar o tour ao objetivo de cada familia, casal ou amigos.
    Se a busca eh resort, aguas claras e conforto vem para Dubai!!! Compras entao eh uma loucura!
    Hoje sou guia em portugues, somente para os brasileiros.
    E quando o valor fica inviavel, tenho o plano B, vendo a consultoria.
    Objetivo evitar desencontros e perda de tempo. Nesta consultoria esta incluso o roteiro e as dicas de como chegar, quando ir, que horario ir e o que tem para ser visto, inclusive facilito fazendo as reservas de restaurantes, subir no Burj, etc..Por favor nao fiquem nos hoteis no bairro de DEIRA.
    Fica aqui meu recadinho para os que pretendem aproveitar o maximo em Dubai.
    Aconselho seis dias livres para ter tudo amarradinho e que evitem sexta e sabado que eh o final de semana.
    Nunca optem pelos meses de verao (junho/julho/agosto/setembro). Insuportavel…..
    abs.
    Solange

    abs.
    Solange
    Ja atuo desde 2007 mais precisamente iniciei dia 27/03/2007.
    O que occorre aqui e simples e ao mesmo tempo dificil descubrir quando somente passeando. As dificuldades de visitar com logistica o que os Emirados, masi precisamente Dubai e sua capital Abu Dhabi oferecem.

    Responder
  11. Romara - 06/10/11 - 19h59

    Oi Dri mais uma vez obrigada pelos post!:).
    Estou terminando de fazer meu planejamento p thailandia e ai surgiu uma ideia q esta quase certa de fazer um stop na ida em Dubai.
    A questao e…nao podemos ficar mais q dois dias..ou seja vai ser corrido.E se bobiar vai ter q ser 1 dia e meio :).
    pelo seu post percebi q se eu retirar o safari e curtir praia e torcer p nao emprevistos eu consigo fazer os principais ptos turisticos.
    Ja compreendi q pegar o bus tour e uma boa , sexta feira os soulks estao fechados e andar a e nem pensar…kkkkk.ou seja so com essas 3 dias ja resolvo muita coisa.
    vou seguir tb seu conselho sobre onde hospedar…e ficar na avenidona importante.
    valeu menina!!!

    Responder
  12. Maria Emídia - 24/11/11 - 19h43

    Estarei dois dias incompletos no Dubai posso comprar a consultadoria? Como fazer?

    Responder
  13. Glaucia - 28/11/11 - 00h00

    Gostei muito de descobrir este blog e gostaria de saber a continuação destes relatos sobre oque/como se vestir em Dubai; compras; transporte e locomocao pela cidade; recomendacao de hotel em Dubai.
    Estou com viagem para lá em dezembro.
    Grata,Glaucia

    Responder
    • Adriana Miller - 28/11/11 - 10h52

      Oi Glaucia,
      Todos os posts e dicas estão disponiveis no Blog, na categoria “Dubai”.

      Responder
  14. Mateus de Lima - 11/11/12 - 11h20

    Gostei muito do seu blog

    Responder
  15. MarllyCoutinho Paulino - 20/01/15 - 20h50

    Gostei muito de ler sobre a viagem a Dubai, como vou passar 10 d, ias em Dubai não sei que roupas levar, gostaria que me desse algumas dicas. desde agradecida. Mande por favor para meu email

    Responder