09 Mar 2010
21 comentários

Onde ficar e como se locomover em Dubai

Dicas de Viagens, Dubai, Emirados Arabes

Ultimo post sobre Dubai, prometo!

Na verdade nem ia falar sobre o assunto “hotel” por aqui, mas jah vi que surgiram algumas duvidas, e nao coincidentemente foram as mesmas duvidas que tive antes de viajar!

Pra comecar duas cosias que jah falei em outros posts sobre a cidade: Dubai eh grande e consequentemente tudo eh longe. Dubai eh cara, muito cara.

Comecando pelo delicado assunto de precos e dinheiros. Dubai eh uma cidade que foi construida para os ricos e famosos, e tudo por lah eh feito em funcao dos turistas com grana no bolso. Ai voce me pergunta: precisa ser milionario pra conhecer Dubai? Nao! Claro que nao! Mas acho, sinceramente, que ao estipular um viagem “budget” voce acaba se privando do melhor que Dubai tem a oferecer.

Por exemplo os hoteis. Existem hoteis com precos em conta? Sim, alguns. Mesmo assim o preco final pra se hospedar num muquifo nao eh tao diferente que o preco de uma hotel 4 estrelas de rede internacional. Mas a qualidade e localizacao eh infinitamente pior (e quase todos os hoteis nesse padrao “mochileiro” ficam na area de Deira, que jah contei nossa experiencia aqui).

Jardin do Meridien / Westin

O mar é calmo e a cor é azul transparente!

Alem disso o hotel escolhido esta diretamente relacionado a qualidade final da sua experiencia, simplesmente porque Dubai eh isso ai.

No nosso caso, pensamos, pensamos, pesquisamos, pedimos dicas. No final, resolvemos pagar um pouco mais pra ficar no Le Meridien Mina Seyahi, um resort bem bonitinho, na beira da praia entre a Marina e a entrada da ilha Palm.

Le Meridien e Westin vistos de dentro do monorail da ilha Palm Jumeirah

A piscina do Le Meridien, com a praia ao fundo e a vista do Atlantis

E o Burj lá no fundo

Dois fatores foram decisivos:

Praia: Apesar de ser uma cidade litoranea, dubai nao tem uma “cultura” de praia. Existem pouquissimas praias publicas, e mesmo assim elas sao cheias de restricoes. Entao nao rola ficar hospedado num albergue no centro da cidade e achar que vc podera passar suas tardes se esticando na areia das praias abertas.

Muito pelo contrario. As regras em relacao ao que pode ou sao ser usado em areas publicas parmanecem as mesmas (nada de biquine e sunga) e a praia nao tem a menor infra estrutura balnearia.

Regras de uso da praia aberta em Jumeirah

Pegando um bronze...

E ir a Dubai e nao ir pra praia eh quase um crime, e com certeza, ao dar de cara com a cor azul turquesa-photoshop das praias voce vai se arrepender de nao ter pago um pouco mais pra ter acesso a uma praia particular.

Outra opcao eh pagar os “day pass” pra usar as praias dos resorts. Porem, colocando tudo na ponta do lapis, ainda acho que valeria mais a pena ficar direto hospedado num hotel com praia. Por exemplo, no nosso hotel, os passes de praia, custavam mais de 50 doalres por dia, por pessoa!

A praia publica vaziiiia.. sem cadeiras, sem barracas, sem pessoas.

Outro ponto a ser considerado eh a localizacao do seu hotel. A principal area turistica fica no lado leste da cidade, na beira da praia Jumeirah que se estende ateh a Marina, e na rua paralela Sheik Zayhed Road. Os hoteis na avenida Sheik Zayhed tem um perfil mais corporativo, a grande maioria adjacentes a complexos empresariais, e portanto oferecem todos os confortos de luxo para uma viagem de business, mas nao necessariamente para satizfazer uma viagem turistica. Alem disso os precos estao no mesmo nivel que os hoteis na praia Jumeirah, porem sem a praia.

Alem disso, eh tambem nessa area que estao todas as atracoes turisticas, e eh bom saber mais ou menos oque vc pretende, gostria de fazer durante sua estadia, para que seus dias sejam planejados de acordo, e por regioes da cidade.

Transporte publico eh inexistente, a cidade nao tem calcadas e as poucos estacoes de metro jah construidas sao muito, muito longe uma das outras.

A impressao que se tem eh que em Dubai tudo foi feito pra dificultar uma viagem economica! Mas a verdade eh que muito alem da infraestrutura “luxo” da cidade existem as proprias dificuldades impostas pela geografia.

Com um verao que tem temperaturas ultrapassando os 50 graus, tempestades de areais durante o inverno e MUITAs construcoes em todos os lados, pode se dizer que chega a ser perigoso tentar andar pra cima e pra baixo em dubai!

Estações futuristicas do metro em construção

Para atravessar as grandes avenidas, use SEMPRE as passarelas das estacoes de metro, e ateh mesmo os poucos pontos de onibus espalhados na cidade sao totalmente fechados e com ar condicionado!

Ponto de onibus com ar condicionado!

Nos tivemos a brilhante ideia de tentar andar de um lugar pro outro a peh: Como tudo em Dubai eh bem plano, a impressao que se tem eh que tudo fica ali pertinho… um ou 2 quarteiroes talvez… Entao lah fomos nos tentar andar da praia Jumeirah ateh a entrada do Souk Madinat.

Nos embrenhamos por uma rua deserta onde fomos a atracao principal dos locais, depois tivemos que andar embaixo do sol no encostamento da auto estrada, pedimos pra cortar caminho por outro hotel e fomos negados, e varios taxistas pararam no caminho pra perguntar se estavamos perdidos e precisavamos de ajuda!

Meia hora depois chegamos no nosso destino – meio apavorados com a velocidade dos carros, morrendo de calor e empoeirados! Entao depois dessa aprendemos que taxi eh sempre a melhor pedida!

Entao quando vc estiver procurando hoteis na cidade, mesmo que voce nao queria (nao possa) ficar hospedado no Burj al Arab, Madinat e afins, oque nao faltam sao otimas opcoes!

Minha recomendacao fica pra area Jumeirah/Marina que te darah mais opcoes de locomocao, restaurantes e atracoes. Jah se a intencao for puramente praia e nem sequer tirar seus pes da areia, uma otima opcao seria ficar hospedado na ilha Palm – o acesso nao eh tao facil quando no resto da praia, mas a ilha foi construida justamente pra isso mesmo: estando lah, voce nao precisa sair pra fazer nada!

Se a viagem for tao curta a ponto de voce saber que nao vait er tempo nenhum de curtir a praia, entao os hoteis na Marina e na Sheik Zahid Road sao uma boa opcao: perto dos shoppings e numa posicao bem “central” em relacao aos pontos turisticos.

Pra fechar o post algumas recomendacoes de hoteis, baseado em recomendação de amigos que tambem já foram a Dubai:

Vista panoramica da praia dos hoteis Le Meridien e Westin

Le Meridien Mina Seyahi e The Westin: Ambos os hoteis dividem a mesma praia e o mesmo resort. O Le Meridien (onde nos hospedamos) é um pouco mais modesto que o Westin e achei que o custo/beneficio mais vantajoso pra gente. Mas realmente se vc quiser um pouco mais de luxo, mas sem estourar o banco, The Westin seria uma boa opção.

The One & Only Resort: Ainda na mesma praia que o Le Meridien e Westin, mas separado por barreiras esta o ONe & ONly que é considerado uma das redes de hoteis mais exclusivas do mundo.

Burj al Arab: O unico hotel 7 estrelas do mundo, e consequentemente um dos mais caros e exclusivos. Um pouco mais acesssivel, porem nao menos exclusivo esta o Jumeirah Beach Hotel.

Madinat Jumeirah: Um enorme complexo hoteleiro e de entretenimento, nao menos luxuoso e exclusivo (e tambem parte do complexo Jumeirah Beach e Burj al Arab)

Atlantis: O principal hotel e complexo de entretenimento da ilha Palm, e seria um lugar ideal pra ferias em familia (um zilhao de opcoes pra criancas).

E para muitas outras opcoes de hoteis que se encaixem melhor nas suas necessidades e bolso, o site booking.com é imbativel!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
21 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
21 comentários
  1. Lu Francesa - 09/03/10 - 22h04

    As fotos estão lindas :)
    Q delícia o sol e os quentes de lá rs rs

    Beijocas,Lu

    Responder
  2. Graziela - 10/03/10 - 01h44

    Oi Adriana,
    E tao engracado como cada pessoa tem opinioes diferentes sobre as mesmas viagens, nao acho que as praias de Dubai sejam bonitas o suficiente para serem recomendadas, principalmente para Brasileiros…pode ate ser que para aqueles que veem da Europa, do frio, etc tenham interesse em ficar nesses Resorts na praia mas para muitos Brasileiros, acho que eles reclamariam e muito da praia…Gostaria de recomendar o hotel Ibis Mall of the Emirates que ficava ao lado do Shopping Mall of the Emirates, e consequentemente pertinho do metro…o hotel custa em torno de 60 USD por noite e ajuda aos que nao querem gastar muito em Dubai, logo logo as demais estacoes de metro estarao abertas e Dubai tera mais facil acesso a transporte publico…e alem do mais, para quem vem de uma cidade grande, as atracoes de Dubai nao vao parecer “tao longe” assim…

    Responder
    • Adriana - 10/03/10 - 07h45

      OI Graziela,
      Otima dica de hotel! Obrigada!
      Em relação as praias, apesar de ser do Rio de Janeiro e estar mais que acostumada com praias, achei as de Dubai super bonitas!
      Realmente para pessoas que já moram em cidade litoraneas, nao acho que valha a pena ir pra Dubai para ficar “fazendo praia” exclusivamente. Mas mesmo assim acho que me arrependeria ao char lá e nao poder ir pra praia.
      Alem disso, as praias em Dubai sao bem diferentes das praias Brasileiras – a azul é de um azul turquesa lindo, calminha e sem ondas e com a temperatura bem boa. (que é o oposto de Ipanema, por exemplo: agua verde escuro, com muitas ondas e quase sempre muito fria).

      E apesar de ser do Rio (que é uma cidade enorme) e morar em Londres (que é maior ainda), achei as coisas em Dubai bem longe sim, pois as areas/bairros e consequentemente as atrações sao muito isoladas umas das outras… entao voce fica meia hora dirigindo de um canto pro outro sem ver nada pelo caminho… só as estradas enormes, cheias de construções por todos os lados! Tudo parece que nao chega nunca, apesar de ser “apenas” meia hora de distancia…

      Responder
  3. Luciana Bordallo Misura - 11/03/10 - 03h10

    Opa, legal, vou ver os outros posts. Tenho curiosidade de conhecer Dubai mas me parece um destino meio Las Vegas, ou seja, cidade estilo parque-tematico ;-) Voces ficaram quantos dias? Vou continuar lendo pra ver se voce ja falou isso…

    Responder
    • Adriana - 11/03/10 - 09h50

      Oi Lu,
      Foi uma viagem de 5 dias, mas com 4,5 dias “uteis”. Foi suficiente pra ver e fazer tudo que queriamos. mas Dubai eh o tipo do lugar que dah pra aproveitar bem em apenas uns dias ou entao tem uma infinidade de “atracoes” pra encher ferias de mes inteiro!

      Responder
  4. Pedro - 11/03/10 - 16h31

    A sinceridade com que vc conta as partes que não são só flores é digna de aplauso! Dá gosto de ser leitor. Interesse zero por dubai, mas o blog está cada vez melhor. Parabéns!!!

    Responder
  5. edu - 18/07/10 - 02h11

    Muito bom seu blog, estou indo para dubai e abu dhabi, vou ficar lá 10 dias, vou aproveitar bastante…
    Dubai ( e Abu Dhabi)sempre vai ser interessante,não apenas pelas obras arquitetônicas mas pela diferente cultura e costumos.. Todo destino é válido conhecer… é uma forma de conhecer culturas, paisagens enfim conhecimento nunca é demais né?
    se eu puder vou andar o mundo todooooo..
    bjs

    Responder
  6. Antonio Sergio Maria da Silva Jr - 25/09/10 - 04h49

    Boa noite,
    muito boas suas dicas…
    Por acaso você conheceu o hotel AMWAJ ROTANA BEACH?
    Obrigado.
    Júnior

    Responder
    • aNTHONY - 03/02/13 - 16h00

      Muito bom o calor é muinto intenso leve protetor solar!

      Responder
  7. Eliana Grellet Nicolas - 25/10/10 - 05h32

    Dri,
    Estou indo para Dubai em janeiro e seu blog foi um achado!
    Parabens!

    Responder
  8. ANA CAROLINA - 11/11/10 - 00h01

    ADRIANA, COMPREI HOJE MINHA PASSAGEM PRA DUBAI, CHEGO 21/12 E VOU EMBORA SO DIA 07/01 (POIS TENHO UMA MINHA PRIMA QUE MORA LA E NÃO VOU PAGAR HOSPEDAGEM. PELO QUE LI NO BLOG, É MUITO TEMPO, GOSTARIA PLEASE QUE ME AJUDASSE A MONTAR UM ROTEIRO ACREDITO QUE EGITO, NÃO SEI… FIQUEI MEIO PREOCUPADA AGORA, E JÁ QUE TENHO TEMPO DISPONÍVEL POSSO CONHECER OUTROS LUGARES PRÓXIMOS
    OBRIGADO,
    CAROL

    Responder
  9. […] da região e a arquitetura milimetricamente planejada para não ser muito usada por pedestres (que me lembrou bastante Dubai), realmente não esperava ver ruas lotadas de pessoas, mas a população ainda esta assustada e em […]

    Responder
  10. celia - 06/10/11 - 19h20

    Uma pergunta!!
    Vou fica noite em dubai ! precisa pagar a tarjeta?? $120 por pessoa ??
    E tomar a vacina de febre amarela ??

    obrigada,
    celia

    Responder
    • Adriana Miller - 07/10/11 - 07h40

      120 por pessoa Pra que?!?
      Gorjeta de que?!?

      Responder
  11. celia - 10/10/11 - 17h05

    120 por pessoa ..para poder entrar em dubai ! pois estou indo de escala !
    e precisa tomar vacina amarela?

    Responder
  12. […] cassino bacana! E eu concordei na mesma hora, afinal, em cidades como Macau (assim como Las Vegas e Dubai por exemplo), boa parte da diversao esta justamente na […]

    Responder
  13. Tatiana - 10/03/12 - 14h11

    Adorei seu blog. Estou planejando ir a Dubai em Nov. Iremos pegar um cruzeiro que terminará em Cingapura. Estava pensando em ficar no SOfitel Jumeirah porque (acredito que seja o melhor custo beneficio em Jumeirah). O que vc acha? Obrigada

    Responder
  14. glaucia - 31/01/13 - 10h46

    nossa estou adorando os comentarios acima,pois pretendo ir a dubay ainda esse ano,mas naosei nada em ingles ainda,e tb nao sei quanto gostaria pra ir la,e pretendo ficar um mes na casa de um amigo..se puderem me ajudar indicando hoteis baratinhos apesar que acho que baratinho igual brail nao vai er ne,porq nao gostaria de ficar na casa desse amigo,mas vejo que nao vou ter opçao ja que a grana ta curta.bjs

    Responder
  15. glaucia - 31/01/13 - 10h51

    ah so mais uma coisa onde fica abu dhabi, porque e la que esse amigo mora…e longe do aeroporto?quanto custa o taxi la.quanto voces acham que tenho que reserva pra ta indo pra dubay isso em reais,porque nao conheço a moeda de la.obrigado

    Responder
  16. Patricia A. - 07/09/15 - 13h38

    Dri qual foi a maneira que voces foram do aeroporto de Dubai para o Hotel Le meridien? Transfer ou taxi? obrigada

    Responder
  17. […] primeira vez que fomos a Dubai um dos principais detalhes da viagem foi onde se hospedar. Na epoca mencionei como isso seria importante pra definir sua viagem, e como Dubai eh o tipo de […]

    Responder