18 Mar 2010
55 comentários

So podia ser em Londres…

Aleatorios, Dia a dia, Dicas de Londres, Inglaterra, Vida na Inglaterra

Londres, como toda cidade grande tem muitas qualidades, mas tambem muitos defeitos.

Mas uma das coisas que mais me fazem amar morar aqui, eh que ninguem esta nem ai. Nem ai pra nada.

Aqui cada um pode ser, fazer, usar oque quiser. Eh bem dificil pensar em alguma coisa que realmente choque os Londrinos, a ponto de fazer com que alguem pare oque esteja fazendo pra reparar no outro.

E essa liberdade da opiniao alheia, eh uma coisa incrivel!

Ontem fui pra aula e minha professora estava de cabelo rosa-shock. Uma senhora, deve estar nos seus quase 60 anos, professora universitaria, profissional respeitada. A cada 2 ou 3 semanas, seu cabelo grisalho, num corte joazinho aparece pintado de uma cor esdruxula diferente. Ha umas semanas atras estava roxo, e hoje ela nos aparece de rosa-pink. E como se nao bastasse, ela ainda estava com um modelito total rosa pink.

E eu soh fui reparar nisso jah no fim da aula. Se mais alguem reparou eu nao sei, mas o fato eh que ninguem manifesta nenhum tipo de curiosidade.

E entao eu fiquei imaginando, a mesma cena numa sala de aula de uma Universidade qualquer no Brasil (ou Portugal, Espanha, Italia, EUA e afins), mesmo que seja em cidades grandes como Rio e Sao Paulo.

Ou entao como voce reagiria se um dia, sua avo (ou mae, sogra e afins) parecesse de cabelo rosa pink, roxo, azul royal, com uma saia combinando?

No fim da aula, andei ate o metro e jah estava pronto pra ir pra casa, e pensando nisso. Umas duas estacoes depois entrou uma menina, outra tipica Londrina.

Nao tinha como nao reparar nela, mas mesmo assim, aparentemente eu fui a unica que levantou os olhos pra “examinar” da cabeca aos pes. Afinal, cresci no Rio de Janeiro, provavelmente uma das cidades mais judgemental do mundo!

Ela esta usando uma bota branca ateh o joelho, calca legging com estampa de zebra, camiseta com desenhos de caveiras, cachecol xadrez em tons de verde, bolsa amarela-ovo com desenhos “tropicais” de papagaios e palmeiras e afins; A maquiagem era um caso a parte: delineador estilo Amy Winehouse, blush tao marcado nas bochechas que parecia que ela tinha se pintado usando rolo de pintar parede; o cabelo estava preso num coque de “laco” tipo a Lady Gaga, a franjinha era em “V”  onde centro da testa era mais comprido que as temporas, e um anel em cada uma dos 10 dedos.

Fiquei hipnotizada, nao soh por ela, mas prque eu me dei conta que, aparentemente, eu tinha sido a unica pessoa que sequer reparei nela! E entao fiquei pensando como teria sido a reacao “popular” se ela entrasse vestida assim no metro em Sao Paulo ou no Rio. (fui indiscreta e sem nocao, e tirei uma foto pra ilustrar o post!).

E depois lembrei de uma outra situacao, tambem no metro ha uns meses atras, onde um funcionario do metro, todo uniformizado, dava informacoes aos turistas com os bracos e pescoco cobertos em tatuagem, piercing no nariz, uns 10 brincos em cada orelha, e cabelo com corte moicano. Ele tambem tinha pinta de ter seus 50 anos. Sera que ele sequer conseguiria um emprego em alguma outra cidade do mundo?

Os Londrinos entravam e saiam do metro, e ninguem nao estava nem ai pra ele.

Gente, tem coisa melhor que isso?!

Sao coisas que soh acontecem em Londres, e sem duvida alguma fazem a vida nessa cidade ser ainda mais divertida!

Se eu tivesse que escolher uma UNICA coisa que mais adoro aqui, com certeza nao seriam os museus, nem os restaurantes, e nem mesmo as viagens. Sem duvida seria a liberdade, o nao conformismo, a inovacao e o espirito “cada um na sua” que soh os Londrinos tem!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
55 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
55 comentários
  1. Vanessa - 18/03/10 - 10h47

    Oi Adriana. Eu sou paulistana e, como todo paulistano, tenho uma relacao stressada com SP. A cidade proporciona mil coisas: ótimos restaurantes, clubes, cinemas, etc, mas a gente paga com o transito infernal, violencia e poluicao. Há alguns anos fizeram um comercial de TV comemorando o aniversário da cidade. A propaganda dizia “Eu amo-odeio Sao Paulo”. Foi a melhor frase que ouvi para representar o meu sentimento (e talvez de todos os paulistanos) e até hoje eu digo “Eu amo-odeio Sao Paulo”.

    Mas, Londres… Ah, Londres eu “só” amo mesmo :-)))

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 10h54

      Bem, em Londres eu odeio os precos dos alugueis, o clima cinza constante, o metro lotado, etc… mas nem tudo eh perfeito, certo?!

      Responder
      • Vanessa - 18/03/10 - 14h17

        Precos dos aluguéis, metro lotado, céu cinza também sao atributos de Sao Paulo, entao to acostumada :-)

        Responder
  2. Claudia T - 18/03/10 - 11h11

    Mas aceitar essa diversidade como Londres aceita, nem em muita empresa que tem campanha sobre “Diversity”! Adoro isso em Londres, aliás é uma das coisas que mais senti falta quando deixei de morar. Não só a diversidade de “figurinos” mas a diversidade de idéias, modo de vida, estilos de vida.

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 11h27

      Verdade. Muitas empresas focam no tema “Diversidade” apenas pensando em racas, cor de pele etc, mas aceitar a diversidade alheia vai muito alem disso.
      Como trabalho numa empresa extremamente internacional, as diferencas de opinioes sao enormes, muitas vezes, puramente cultural. Afinal o modo como um Sueco ve a vida eh extremamente diferente de como um Chines ve a vida, por exemplo.
      Entao algumas das perguntas que faco durante as entrevistas, pra ver se alguem seria “diverso” suficiente pra trabalhar aqui eh em relacao a isso: como vc explicaria suas ideias para pessoas de outro pais/departamento? na sua opiniao, quais seriam as principais dificuldade de conduzir reunioes por telefone? Qual metodologia/estilo voce gosta de usar pra converncer as pessoas de suas ideias? E afins.
      Eu recebo cada resposta absurda que soh vendo…!

      Responder
      • Claudia T - 18/03/10 - 21h17

        Você sabia que na empresa que eu trabalho até tinha um comitê de Diversidade?
        Adivinha o que aconteceu? … muita diversidade de idéias… é muito mais difícil do que encarar a roupa “esquisita” do outro :)

        Responder
  3. g. - 18/03/10 - 11h18

    este seu post me lembra uma frase: “eu gosto do rio, que vc usa o que quiser e o povo não tá nem aí!”, kkkkk dita por um amigo que comparava niterói com o rio.
    pausa para reflexão: como assim bial? na verdade só vi isto numa área restrita entre leblon, ipanema e talvez copa…. e me lembra de uma história de uma garota que fez faculdade comigo: ela ia num hiper crazy cafona fashion para as aulas e se dizia muito cabeça aberta MAS dava uma passadinha em casa antes e trocava de roupa. então onde está o me basto assim mesma meio doida? agora quem eu respeitava mesmo era uma garota que ia a lá perucon a la mortiça para a aula. ela colocava,acreditava e ponto. acho que as pessoas podem até não gostar mas tem que respeitar sempre e não ser alvo de piadinhas como ocorre por aqui. e além do mais as inspirações dos costureiros vem da rua em alguns anos estaremos usando o que esta mulher que vc fotografou estava usando. e detalhe achando um LUXO! e londres é sim bem aberta para esta liberdade, talvez por conta do tanto de imigrantes que tem por aí!
    beijos

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 11h30

      Realmente, talvez algumas areas do Rio, consideradas mais “Elite” e “moderninhas” sejam um pouco assim, mas o dia a dia eh bem diferente. Pois memso pra quem estuda “artes plasticas” e mora no “Leblon” (com a licance poetica de ser um pouco esterotipica), se vc atravessar a rua pra ir na farmacia, ainda tera que lidar com pessoas nao-moderninhas e nao-moradoras-do-leblon que vao cochichar pelo canto e encarar te achando uma “louca”. E vai tentar pegar um onibus ou metro no Rio vestda assim?!?! hahahahah

      Responder
  4. Letícia R. - 18/03/10 - 11h24

    Que engraçado esse post, amei! Quando eu pensava em estudar em Londres, meus amigos que moravam aí sempre citavam essa liberdade como a coisa mais incrível da cidade. Uma delas inclusive aderiu aos cabelos curtinhos e coloridões!

    Fiquei curiosíssima pra ver os 10 anéis! E também pra saber se a moça do metrô notou que você tava tirando foto. Ahn, e… não rola uma fotinha da professora? =)

    Beijo!

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 11h43

      Sabe que eu pensei em tirar uma foto dela ontem!?! mas ela tem uma regrinha que proibe terminantemente celulares na sala, e como sempre sento na primeira fileira (sou nerd) nem tem como disfarcar.
      A foto dessa menina no metro soh deu pra tirar pq eu estava num angulo perfeito, e reparei isso enquanto selecionava musicas no iTunes. Ai liguei a camera do iPhone e vi que sem nem me mexer, consegui encaixar ela inteirinha. Foi tentador demais nao tirar uma fotinha pro blog. mas no geral, nao tiraria fotos descaradas de estranhos nas ruas!

      Responder
  5. Luiza - 18/03/10 - 11h31

    Oi Adriana!
    Leio todos os seus posts!

    Meu sonho de consumo é morar em Londres, mesmo que seja por um tempo. Tenho amigos que já passaram uma temporada aí e voltaram TÃO apaixonados, que não serve outra cidade no mundo, o que dá até uma certa birra.
    Mas imagino o tanto de coisas inusitadas deve ter por aí, pq afinal, os ingleses são pioneiros em quase tudo que envolve inovação!

    Aqui na minha cidade, (Uberlândia – Interior de MG) é justamente o oposto do que vc levantou no post. As pessoas reparam demais, julgam e pior, te julgam até quando vc não está mto bem vestida e te trata mal em lojas, por causa disso! Costumo dizer que é uma mente interiorana numa cidade relativamente grande!

    Por causa disso, tenho mais vontade ainda de morar aí um tempo! Você poderia fazer um ´post sobre suas impressões que os ingleses tem dos imigrantes, tanto no sentido de relacionamentos ( se eles são realmente mais frios) quanto na relação profissional. Acho que muita gente ia gostar!

    Um beijo e tudo de bom

    Luiza

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 11h45

      Boa idea!
      Mas resumidamente, os Londrinos (lembrando que Londres e Inglaterra sao coisa beeeem diferentes…) sao super, super abertos e gente boa com imigrantes. As pessoas tem a maior paciencia com sotaques diferentes, curisosos (no bom sentido) com culturas diferentes, adoram viajar, conhecjer gente nova, provar novas comidas, novas musicas e afins.
      Se existe um lugar bom de ser imigrante no mundo, esse lugar eh Londres!

      Responder
  6. Camila Lopes - 18/03/10 - 11h49

    Reparei exatamente isso quando estive ai e melhor, pra mim ficou mais claro ainda como somos bobos em julgar as pessoas pela aparencia. Minha mãe ama essa cidade justamente por isso, ela sempre diz as mesmas palavras que vc: “Aqui cada um pode ser, fazer, usar oque quiser” e ninguém está nem ai!
    p.s: será que vai rolar um “encontrinho” ai em junho/julho?! Quero muito!! rs
    Beijos, Dri.

    Responder
  7. Raquel - 18/03/10 - 11h55

    Não conheço Londres (ainda), mas minha irmã já foi há alguns anos atrás e ela falou disso mesmo. Que se viam todo tipo de coisas e pessoas mais esquisitas, e quando ela dava conta só ela e os amigos paravam para olhar, porque os outros estavam nem aí.
    Aí vendo estupefação e não gozação (o que é bem diferente) deles, um grupinho de punks falou com eles e ainda posaram com eles, o que rendeu uma fotos bem interessantes.
    E nem adianta nos fazermos de modernas e dizer que em nossos países também é assim, porque não é, não é mesmo. Porque uma coisa é a gente olhar discretamente e não emitir nenhum comentário, mas pensar, assim como fingir que está nem aí e outra bem diferente é não estar mesmo nem aí.

    Responder
  8. Carla - 18/03/10 - 11h56

    Oi Dri, aqui em Montreal é a mesma coisa! Eu moro no centro da cidade e vejo cada coisa!!!! kkkkk Confesso que as vezes meu olhar carioca tambem fuzila uns looks inimaginaveis e, realmente, sou a unica! Quando estamos no metro e eu solto um discreto “Oh Senhor!”, o marido canadense ja sabe que eu achei alguma bizarrice e to mentalmente criticando kkkk Entretanto, de fato, esta liberdade nao tem preco. Ja me adaptei bastante a este estilo e sou capaz de sair na rua toda mulambenta!:D

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 12h01

      Exatamente! Eh a “mente Carioca” que deixou marcas profundas! hahahahaha!
      mas acho que jah cheguei no ponto que as vezes reparo, mas na maioria das vezes nao to nem ai. E volto e meia saio de casa com combinacoes, ou compro cosias que JAMAIS usaria ou compraria se estivesse no brasil. JA-MAIS!

      E soh quando vou passar ferias no Rio eh que me dou conta o quao “mente aberta” me tornei, poqur me irrita demais que cada vez que volto pro Brasil as pessoas de examinam da cabeca aos pes o tempo todo!

      Responder
  9. RoCosta - 18/03/10 - 13h45

    Nossa que sonho! Aqui entra-se no ônibus e todo mundo levanta a cabeça para olhar e enquanto não se senta não param de olhar, horrível!
    Beijão!
    .-= RoCosta´s last blog ..A grande experiência da vida talvez seja… =-.

    Responder
  10. lucia - 18/03/10 - 14h06

    Dri, mas as pessoas em NY sao iguaizinhas e ninguem tb repara ou liga. Vi a foto dessa mulher que colocou aqui e tb nao achei mt demais, pois ja vi tantas iguais. Voce ja passou um tempo em NY pra ver figuras assim? bjos
    .-= lucia´s last blog ..Seriamente ponderando =-.

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 14h13

      Sim, realmente. Se eu parasse pra pensar em cidades que poderiam ser comparadas a Londres nesse ponto eu diria NY, Estocolmo e Tokyo (apesar de nao conehcer Tokyo, mas essa eh minha impressao da cidade).
      Mas comparando Londres com NY, ainda acho NY mais “travada” – as pessoas sao mais fechadas a cosias diferentes, e na verdade a impressao que tive nas vezes que fui a NY eh que todo mundo eh meio igual. E pelo menos entre os Nova-Iorquinos que conheco (da gema ou que moram lah ha muitos anos) rola muito uma preocupacao com oque os outros vao achar, uma segregacao de “classes” de acordo com onde voce mora, onde trabalha e oque veste/possui. Logicamente isso tambem acontece em Londres, mas num grau beeeeem mais sutil.
      Em NY as pessoas ateh se vestem tipo a menina da foto tambem, mas nesse caso, elas fazer parte de uma “tribo” e moram numa determinada area da cidade, e trabalham numa determinada Industria.
      Aqui em Londres existe uma flexibilidade maior – como o exemplo da minha professora ou do senhor que trabalha no metro.

      Responder
      • Vanessa - 18/03/10 - 14h19

        Estocolmo é legal e bonita, mas é um “ovo”, né? Acho que, depois de morar em Londres, cansaria de lá em 3 meses…

        Responder
      • lucia - 19/03/10 - 00h50

        Ah sim, vc tem razao em relacao aos cliques/tribos em NY. Tb concordo com vc sobre as pessoas de Tokyo – ja vi cada figura nos programas que assisto localizados la. O interessante seria saber se sao abertos assim como os londrinos ou se tem seus grupinhos tb. Bjos

        Responder
  11. Nanda - 18/03/10 - 14h15

    Acho que há uma série de generalizações aqui. Não dá para resumir Londres ao trecho “civilizado” da cidade, o miolo turístico e as áreas centrais onde circulam os yuppies. E, sim, há uma tolerância geral a outras culturas e afins, mas há também muita discriminação. Esse clima de oba-oba não existe no sul, por exemplo, onde morei por quase 10 anos. E o mito de ninguém estar “nem aí” – é verdade que ninguém vai tirar uma com a sua cara, ou te encarar, por causa da sua roupa, do seu peso ou corte de cabelo. Mas que as pessoas falam por trás, ah, falam. Assim como você que não se importa, mas tirou uma foto sem o consentimento da moça.
    E outra – o que é um “londrino”? Isso é um tanto vago, porque a diversidade inclui uma variedade de personalidades e atitudes. Andar de tube e pegar um ônibus de Brixton a Streatham são duas experiências completamente distintas, por exemplo. Não existe um comportamento de massa ou padrão, ou todo este “peace and love” entre as pessoas, o que há é um pacto de tolerância, só isso. Uma convivência blasé entra as tribos.
    Desculpa, mas acho um tanto fracos estes esteriótipos sobre o que é ser londrino, o que faz um londrino. Ou coisas tipo – “toda balada acaba no Burguer King”. Balada de adolescente ou turista, ou de quem nunca saiu do centro e adjacências, você quis dizer?

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 14h34

      Sim, sim, e sim.
      Assim como tambem generalizei os cariocas e paulistas.

      POREM, no Rio de Janeiro por exemplo, mesmo se vc sair vestida assim no meio do Leblon as pessoas vao te encarar de cabo a rabo. Nem sequer mencionei pegar um onibus na baixada fluminense!
      Assim como aqui em Londres eu me refiro as partes onde conheco e moro ha anos.

      E acho que o “Londrino” eh isso ai mesmo. Nao tem descricao. Nao tem uma necionalidade, credo, cor, raca especifica, e por isso eh tao facil se tornar um “Londrino”. Eu pessoalmente me considero uma Londrina!

      E se vc reparar bem, o post foi um pouco “mea culpa” da minha “mente carioca” que apesar de morar aqui ha anos, ainda reparo nessas cosias – a ponto de escrever um post e tirar uma foto! Coisa que talvez um “local-original” nao teria feito.

      Agora, se as pessoas falam por tras, nao estou nem ai. Pois isso de fato nao inibe ninguem a sair de casa como quiser e bem entender.

      Por favor nao esqueca que esse eh um blog pessoal, com MINHAS opinioes e observacoes sobre a cidade. E nao um documento oficial sobre verdades obsolutas de uma cidade tao diversa quanto Londres.
      Assim como voce tirou suas conclusoes de Brixton, eu tiro as minhas do centro.

      (Convenhamos que um “pacto de tolerancia” eh uma coisa bem boa, neh?)

      Responder
  12. Elaine - 18/03/10 - 15h23

    E Viva a Liberdade de Expressao! hehe. Aqui nos EUA sao poucas as cidades em que o povo nao ta nem aih com o jeito que outros se vestem, mas sao as cidades maiores, tipo NY, Boston… jah vi gente de todo jeito e ninguem ta nem aih, me sentia tao livre… foi onde perdi a “vergonha” de ser como eu era (quando cheguei do Brasil). Mas no resto dos EUA o povo repara mesmo, aqui entao em Tucson, no meio dos Hillbillies, haha.
    .-= Elaine´s last blog ..People Watching =-.

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 16h33

      Por isso fui bem especifica a Londres e as pessoas que moram aqui. Fora de Londres a coisa eh bem diferente, e a grande maioria das cidades na Inglaterra sao “vilarejos” onde a populacao tende a ser mais conservadora.

      Responder
  13. Juliana - 18/03/10 - 15h25

    Oi Adri!

    Acho muito legal isso, pois essa semana ainda eu estava numa loja do shopping, e apareceu uma menina com o cabelo todo rosa (fluorescente mesmo!) e TODO mundo ficou olhando indiscretamente e dando risadinhas sabe?! Achei um absurdo a reação das pessoas. Sabe-se bem que é minoria essas “extravagâncias” por aqui, mas não é nada bizarro hoje em dia né?

    E até entendo o que falasse sobre os londrinhos serem “descolados”, compreensivos (ou melhor, “tão nem aí”), mas isso não se aplica a toda a Inglaterra né?! Pq na minha cabeça tenho que a maioria dos ingleses são o que normalmente vejo nos filmes, meio caretas, tradicionais, sabe?! Não sei se só os mais velhos ou o que…

    Bjs!

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 16h21

      Eh isso ai. Londres eh Londres, Inglaterra eh Inglaterra. Sao coisas beeeem diferentes… ateh porque, o resto do pais (na MINHA opiniao) eh bem caipirao e interiorzao…

      Responder
  14. Sandra - 18/03/10 - 16h24

    Pra usar um look desses em São Paulo, a cidade que morei, a pessoa precisa ter muita Atitude! Não ligar pro povo te encarando na rua, na Avenida Paulista e imediacões que é um lugar mais descolado até aparece um pessoalzinho assim…mas só lá.. hehehe… ah e na galeria do Rock no centro da cidade. Quanto eu ainda morava/trabalhava em SP uma garota super bonita foi fazer um freela no escritório que eu trabalhava: negra, alta, bonita e com cabelos dreadlocks. Ela só conseguia trabalhos neste esquema, porque não queria se enquadrar e trabalhar em um escritório e “mudar” o visual. Em tempo: ela tinha 30 anos e dizia que o tempo de modelo já passou, porque sempre ouvia do pessoal que ela poderia ter sido modelo…

    Responder
  15. Monica - 18/03/10 - 17h12

    Eu também achava o máximo isso quando morei em Londres, essa coisa de ninguém não estar nem aí e cada um poder se vestir como quiser. Até o dia que me dei conta que esse jeito “cada um na sua” se refletia em outras areas, que ninguém tá nem aí pra ninguém, ninguém ajuda ninguém MESMO! O Tube mesmo é uma selva de pedra, as pessoas são capazes de passar por cima das outras pra não perder o metrô, é um salve-se quem puder! Tô fora!

    O interior da Inglaterra não é feito só de vilarejos não, existem cidades muito bacanas, pode até ser que as pessoas não sejam tão “livres” como em Londres, mas com certeza existe mais humanidade, mais preocupação com o próximo.

    Não querendo ir contra a maré, mas só pra mostrar os dois lados da moeda.

    Beijos!

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 17h27

      Concordo totalmente!
      Mas sabe que eu ateh que gosto de ser “invisivel”?! Dificil explicar…

      Quanto ao interior da Ingletrra, mesmo as cidades grandes, sao bem pequenas. Mas concordo que as pessoas se “envolvem” mas e sao mais simpaticas quando rola um clima de interior.
      NO meu predio aqui em Londres eu nem conheco meu vizinho! E se dei “bom dia” 3 vezes em 1 ano foi muito!
      Pra algumas pessoas isso seria um horror, pra mim, esta timo. Eles ficam na deles e a gente fica na nossa.
      Mas nao eh todo mundo que se adapta.

      Responder
  16. Daniele - 18/03/10 - 17h27

    Interessante, qdo eu estava em Londres tbm reparei nessa “liberdade de se vestir”.
    Em toda cidade grande tera um “character” diferente da mutidao e acho isso o maximo, a diferenca eh q em certas cidades como SP (sou de la) tera comentarios e risadas e em Londres, isso eh passado batido…
    Qtos sao os lugares q permitem uma tiazinha de cabelo rosa-pink dar aula em uma universidade??? Ou um tiozao de cabelo moecano trabalhar com o publico no metro… ahhh como queria q mais lugares adotassem esse “jeitinho” londrino. Adorei o post!

    Responder
  17. Pedro - 18/03/10 - 19h03

    kkkkkkkkk rolo de pintar parede foi demais!!!! ótimas fotos tb!

    Responder
  18. Lu Francesa - 19/03/10 - 00h55

    Ah, a gente diz q mesma coisa aqui na França, as pessoas não estão nem ai, eu ainda consigo me chocar vendo pessoas vestindo coisas extravagantes e sem nexo! rs,rs, mas acho interessante e adoro essa liberdade! No Brasil as pessoas se preocupam DEMAIS com a aparência, reparam DEMAIS nas roupas das outras pessoas e até pra ir na esquina se arrumam, mais um ponto por morar fora, essa liberdade q faz tão bem :)
    .-= Lu Francesa´s last blog ..Yakissoba à ma façon =-.

    Responder
  19. Samantha - 19/03/10 - 01h40

    Ai como sinto falta de viver num lugar assim! Sou do Rj tb e vivo em Lisboa e sei beeeem com isso é aff Te analisam de cima abaixo… Aqui vc entra num restaurante, por exemplo, e tds viram pra ver quem entrou… tipo aldeia, sei la… Semana passada tava em NY e so comentavamos isso, eu e meu tuga hubby. Tava a procura de dicas de hoteis ai em londres aqui no blog e o post calhou bem :)

    Responder
  20. Jacqueline - 19/03/10 - 13h50

    Oi Dri!
    Adorei o post porque essa liberdade de expressao atravès do estilo foi uma das coisas que mais me chamou atençao e que eu mais ADOREI nesses quatro dias em Londres! Vi cada coisa que eu jamais tinha visto na minha vida! E com certeza coisas que seriam um choque atè mesmo em Sao Paulo ou Rio, como vc falou! Juro, muitas vezes tive vontade de fazer como voce: tirar uma foto! porque contando ninguèm acredita!
    Eu cheguei a comentar com meu namorado que estava adorando aquele estilo (ou falta do mesmo rsrs) e que ali no meio eu estava me sentindo o ser + normal do mundo, como se eu estivesse nascido de uma linha de produçao tipo: calça jeans e malha de gola role… cabelos compridos e lisos naturais… hahahaha
    bom, no final das contas ser normal tbm è um estilo nè?!
    mas que deu vontade de fazer um corte estiloso nos cabelos e ousar, isso deu!

    Responder
    • Adriana - 19/03/10 - 14h01

      Eu adoro saber que posso fazer, usar e ser quem eu quiser aqui em Londres, mas a verdade eh que sou bem “boring”… uso sempre o basico, e tenho outras maneiras de me expressar que nao sejam atraves da cor do meu cabelo… :-)

      Responder
  21. Erika - 19/03/10 - 16h19

    Gente, tantos comentarios, q depois vou ler com calma cada um, mas assimq comecei a ler seu post lembrei-me imediatamente da menina da UNIBAN que foi assistir as aulas de vestido rosa curto (q nem era tao curto assim…) e teve aquela polemica toda. Chamaram policia e tal e hj a menina acabou ficando famosinha (daqui a uns meses ou poucos anos ninguem mais vai lembrar dela…).

    Eu olhei e achei totalmente tranquila a roupa dela, mas talvez porque eu seja uma pessoa q me importe muito pouco com a vida e estilo dos outros, mas sim, aqui no Rio eh um desfile de modas bem nojentinho e o povo tende a olhar os outros de cima a baixo… Mas nem posso falar do Rio, pq o fato q citei no paragrafo anterior aconteceu em Sampa ou numa das cidades da grande Sao Paulo, creio eu. Ou seja, a hipocrisia nao eh, de longe, algo relativo apenas ao Rio.

    Qdo morei em Londres, uma unica situacao me chamou a atencao. Um funcionario do metro era simplesmente UM TRANSEXUAL! Ou um cross-dresser (whatever). Um homem vestido de mulher! Com peruca (ou cabelo comprido mesmo…), batom, SAIA, peito e logico, td isso no uniformezinho do Metro londrino. Isso me fez olhar…. e Ninguem parecia notar. Tdo muito normal! (acho q foi em Victoria..)
    bj

    Responder
    • Adriana - 19/03/10 - 16h29

      Oi Erika,
      Essa historia da Uniban causou polemica ateh aqui! (quer dizer, “polemica” nao, mas virou noticia).

      Oque eu quiz dizer nao tem nada contra os cariocas, ou paulistas especificamente – soh pra deixar claro! – e sim o fato de que aqui em Londres eu perceber uma diferenca gritante em relacao a outras cidades “grandes” do mundo, e realmente existir MUITA liberdade para que cada um faco oque quiser, como e quando quiser.
      Um dos meus “ditados” preferidos aqui eh: “A sua liberdade acaba onde a minha comeca”, que sumariza essa cosia de que “desde que nao esteja incomodando ninguem, faco oque quiser”.

      Responder
  22. carol M - 19/03/10 - 23h17

    Adriana,
    uma outra cidade que ninguem te olha é Berlin!

    Aqui tem punk, trans, brega, homem de mao dada com homem e ninguem olha!
    Nem eu!

    já sai de pijama de manha para comprar pao e ninguem olhou;)

    Isso eu odeio no Rio. As pessoas se comportam como cidade do interior…

    Responder
    • Adriana - 20/03/10 - 10h54

      Verdade Carol!

      Aqui eu tb saio de casa de pijama direto! Hahahahah! Principalmente no inverno! Só coloco um sobretudo por cima, oculos escuros, gorro no cabelo e pronto! O dono do mercadinho nem percebe! :-)

      Responder
  23. viviane martins - 20/03/10 - 03h15

    Eu jah morei em 9 cidades(em 3 paises diferentes) morei no Rio, Sao Paulo, Belo Horizonte e bla bla bla… e apesar de nao ter gostado de morar em Londres, tenho que admitir que nunca senti tanta liberdade, em todas as areas que morei ninguem te olhava como se voce fosse um E.T. independende do que voce estivesse vestindo.
    E foi lah que a minha mentalidade de brasileira mudou muito, eu aprendi a nao ligar tanto para o que as pessoas pensam… eu acho que todas as pessoas que se preocupam muito com a aparencia deveria passar um temporada por lah.
    bj
    .-= viviane martins´s last blog ..Adoro essa música! =-.

    Responder
  24. Marília Lucena - 20/03/10 - 16h06

    VocÊ nunca teve vontade de sair assim em Londres, não? com uma roupa toda maluca, só para mudar um pouco?? Acho que se eu morasse por ai, um dia faria essa experiência rsrs
    Bjos

    Responder
  25. jana - 21/03/10 - 21h54

    wow, esse post foi bom! Rendeu assunto.
    Adriana, eu entendi sua “mea culpa” relacionado a como nos acabamos notando coisas que para outros passam desapercebidos. Confesso que 10 anos com a mesma cor de cabelo, para mim – me rendeu muitas historias, tanto boas, como ruins mas o saldo final foi proveitoso. Ha quem faz amizade com alguem que tenha um visual ou uma aparencia diferenciada para depois usar isso como explicacao para alguma atitude que voce faca. Como por exemplo ahhh, so podia ser provindo de uma pessoa de cabelos coloridos. Confesso tb q de varios estados em que vivi, e de 3 paises distintos, acho que so quem e provinciano ou nao esta acostumado a estereotipos diferenciados, e que vai se assustar. Em Chicago, esperava ver muita gente de cabelos coloridos, mas ainda nao trombei com ninguem alem de mim na rua. So em festivais de musica alternativa.
    Trabalhei por 3 anos numa empresa de telecomunicacao, e fui contratada pela audacia em ir na entrevista com o cabelo colorido, uma vez que a entrevistadora comprovou que nao era “apenas um visual feito no momento para chocar” Assim como tem pessoas que gostam de manter as madeixas loiras, eu gosto de manter as minhas nessa cor. E o preconceito maior, vem de brasileiros, mais do que de qualquer outra raca e isso me deixa triste. Assim como chegar no guiche da United Airlines e ver o manager do check in dizendo: E ai, vc ja ta pronta para o Carnaval?
    E assumir um risco, sabendo que vc vai ouvir elogios, e vai ouvir criticas ou ofensas. Mas durante minha residencia nos EUa nunca ouvi ninguem na minha frente apontar, tirar fotos ou tirar sarro de mim pela forma como me visto ou pela cor dos meus cabelos. Liberdade de expressao e algo muito valioso nos dias de hoje. Inclusive hoje, faco faculdade de enfermagem, e ainda nao tive nenhuma imposicao pelo meu visual. Acredito que assim como consegui em Sao Paulo ser aceita pela forma como sou, e tb ter tido minha residencia americana com todos os meus documentos com o cabelo pintado, acho que todo mundo tem um espaco. So basta as pessoas se desproverem de julgamentos pre concebidos. E que nao pense que tenho mais atitude que qualquer outra pessoa por ter o cabelo assim, ou sou uma rebelde sem causa como alguns dizem por ai rs.. Eu apenos gosto dessa cor. simples assim
    ; )

    Adoro ler seus posts!
    .-= jana´s last blog ..minhas analises e resolucoes de 2010 =-.

    Responder
  26. Alessandra Mosquera - 22/03/10 - 12h26

    Legal este post! Quando fui a Londres me lembro de ter visto muita gente assim, fora que eles fazem coisas que aqui seria impensável, como comer uma banana no metrô (eu vi). Sempre admirei isso nos londrinos, se tem uma coisa que eu gosto neles é que vc pode ser quem é e fazer o que quer, sem se preocupar com o que os outros vao pensar. Nisso eu acho que eles estao anos-luz a frente de muitos países
    .-= Alessandra Mosquera´s last blog ..A jornalista – parte 4 =-.

    Responder
    • Adriana - 22/03/10 - 12h28

      “comer banana no metro”
      hahahhaha
      mas nao entendi porque isso seria estranho… eu faco isso direto no caminho pra ual!
      Como banana, descasco tangerina, retoco a maquiagem… hehehhe
      Em Londres, metro eh vida! :-)

      Responder
  27. PatriciaUk - 23/03/10 - 12h29

    Eu entendi o comentario da banana, o ingles eh muito farofeiro – no Brasil eh um pouco vergonhoso para certas classes comer na rua ou fazer picnic. Aqui a gente vai sair o dia todo e levamos a propria comida para nao perder tempo em restaurantes e comemos onde achamos um pedaco de grama – Vc ja viu isso no brasil? So se mudou nos ultimos 14 anos! rsrsrrs

    Eu acho que a atitude de cada um na sua e de onde vem a fama de que ingles eh frio e tals. Eu poderia dizer que a minha sogra eh fria, mas acho simplesmente que ela e bem na dela – ela nao interfere no jeito que eu crio os meus filhos, nao vem em casa de surpresa, etc. Eu estou feliz assim!

    xxx

    Responder
    • Adriana - 23/03/10 - 13h17

      Eh verdade… no Brasil nao existe muito essa cultura de “farofa” como existe na Europa.
      Acho que como morei muitos anos em Portugal, e a farofagem lah eh levada muito a serio, sempre achei normal essa coisa de levar o prorio lanche pra aula, levar o proprio almoco pro escritorio, lanchinho na bolsa pra nao parar um passeio, etc, etc.
      Meus tios em Portugal viajavam com “quit-farofa” na mala do carro! Com direito a mesinha, cestinha de pic-nic, toalha, garrafao de vinho e oque mais tivesse direito!
      E no norte de Portugal, durante o verao, o dificil eh achar um canto na beira da estrada pra fazer seu picnic com a familia!
      hahahahahaha

      Responder
  28. Re Rudolf - 23/03/10 - 19h48

    Nossa, faz um tempinho que nao passo por aqui por causa da correria do dia a dia, mas sabe que me deu uma saudade de Londres com esse seu post?! Eu concordo plenamente que o melhor de Londres eh exatamente esse clima “cada um na sua” dos londoners! Depois de um tempinho morando por ai a gente ate se acostuma com essas coisas tb… amo demais essa cidade!

    Responder
  29. Dea - 09/06/10 - 00h13

    EXATAMENTE POR ISSO AMOOOOOOOOO LONDRES 4EVER!

    “E o preconceito maior, vem de brasileiros, mais do que de qualquer outra raca e isso me deixa triste” <=== Eu era uma….

    morando na Rússia percebi que eu ERA assim também!!! Julgadora além da conta, como se eu fosse uma Kate Moss, ou a melhor pessoa do mundo, dotado de uma mente 100% Sou moda sabe?

    Morar fora, amadurece…
    Faz sua mente abrir, e mostrar como nosso povo, do nordeste-norte, até o sul-sudeste, precisa amadurecer MTO com relação a cada um em seu quadrado formando uma só nação! É triste… Mais fico feliz por existir lugares como londres, tipo: "LIGUEI MEU FODA-SE" :D AMo londres! S2
    .-= Dea´s last blog ..Sabe o que me faz ficar aqui? =-.

    Responder
  30. Renata - 13/08/10 - 23h55

    Ahh! O “tiozinho punk” de Oxford Circus Station… o vejo quase todo dia! Figura! Mas é fato: no Brasil, por exemplo, ele so arrumaria emprego em loja de tatuagem.

    Responder
  31. Rê - Sem Escalas - 30/03/11 - 16h03

    Adriana isso é uma coisa de Londres que me marcou, me mudou e sempre comento com as pessoas até hj!
    A moça sentada no balcão do pub ou no parque com a metade da bunda pra fora e uma calcinha que é só um fiozinho insignificante, incrivelmente não atrai olhares curiosos, no metro não há para os londrinos nenhuma figura mais interessante do que seus livros e jornais… enfim essa liberdade realmente não tem preço e é por isso q morro de saudades!! :(

    Bjos
    Rê.

    Responder
  32. liliana lourenço - 23/04/11 - 16h36

    oi eu sou portuguesa e ja estive em londres, e adorei e tambem fiquei super espantada com as coisas que via e que parece que só eu é que reparava por que ninguem repara se esta um frio horrivel na rua e tu vais de t-shirt e havaianas, ou se andas com os tenis todos rotos, ou se pintas o cabelo de laranja, pra eles “londrinos” não lhes importa como os outros andam ou o que fazem, o que é realmente surpreendente, porque se fosse ca em portugal diziam que a pessoa era maluca, fartavam se de rir e gozar etc…Londres é uma cidade muito bonita,com edificios enormes e monumentos magestosos, estive la um mes e tenho imensas saudades de la voltar.

    Responder
  33. Renata - 19/04/12 - 04h25

    Adriana, estou acompanhando o seu blog há pouco tempo. Passei dez dias em Londres em março. Faz um mês que voltei. Sempre tive o sonho de conhecer essa cidade fantástica, desde a minha adolescência. Fiquei encantada e foram apenas dez dias! A partir daí busco mais informações sobre a cidade diante do olhar de quem vive aí, encontrei o seu blog e me deparei com esse post. Uma das coisas que mais gostei, com certeza, foi esse jeito das pessoas em Londres não reparar na roupa, no corte do cabelo do outro. Vc pode entrar no metrô ou no ônibus, numa rua badalada e ninguem estar nem aí para o seu jeito de se vestir, se a sua roupa é de grife ou não, se vc está com o corpo malhado, sem gordurinhas. Achei o máximo, cada um livre no seu modo de levar a vida, totalmente desencanado com o que pensam os outros. Até pq não tem essa de como os outros estão pensando, justamente pq não estão nem aí e cada um se preocupa com a própria vida. Estou aos poucos conhecendo o seu blog e lendo posts antigos e mais recentes. Parabéns pelo blog!

    Responder
  34. anni - 23/09/12 - 22h28

    ola!!! muito bacana seu blog….me mudei a pouco tempo pra londres e usei umas dicas bem boas daqui :D obrigada!

    entao, sou de curitiba e o q me incomoda demaaaaais la eh essa coisa das pessoas se preocuparem com o alheio, acho um saco…. to amando londres bem por isso…ngm ta nem ai, cada um ta preocupado com a sua vida e isso eh otimo!!! alguem ali nos comentarios acima citou que eh um saco o tube na hora do rush… bom, vai pra china ver o q eh hora do rush!hehehe
    eh isso, beijooo

    Responder
  35. claudia - 27/04/14 - 20h48

    voce comentou sobrea professora de cabelo rosa, moro em sp e quando pintei o meu de rosa fui dar aula. fui o centro das atenções ate da direção, as crianças amaram, os professores e direção criticaram. por isso que londres e um lugar de lordes e laides.

    Responder