20 Mar 2010
32 comentários

Florença e Toscana: na Pratica

Cinque Terre, Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Florenca, Italia, Pisa, Roteiros de Viagem, Siena, Toscana, Viagens pela Italia

Nesse post não terei a pretensão de escrever um post completissimo sobre uma regiao tão grande e diversa quanto a Toscana. Serão apenas algumas sugestões de como se organizar e planejar pra conseguir aproveitar (um pouco do) o melhor que a regiao tem a oferecer, sem gastar muito tempo, nem muito dinheiro.

Pra começar,  a maneira mais facil, simples e barata de viajar pela Toscana é de trem! A TrenItalia, compania ferroviaria Italiana, é super eficiente, e chega a literalmente, todos os cantos do pais.

Na toscana em particular, eu arriscaria dizer que 99,9% das cidadezinhas tem uma estacao de trem. E apesar de existirem um zilhao de opcoes de lugares pra conhecer, as cidades sao relativamente bem proximas umas das outras, e dá pra chegar em quase todos os lugares que vc quer ir em menos de 1 hora de trem, gastante cerca de 5 Euros por trecho e sem se estressar com nada.

Não precisa nem se preocupar em comprar as passagens com antecipação; basta chegar na estação, ir direto na maquina self-service, comprar seu ticket, “convalidar” na maquininha amarela da plataforma e voilá! (mas por precaução, vale a pena dar uma olhadinha no site só pra ter uma ideia dos horarios, conexoes, etc).

Começando por Florença (as dicas e roteiro já estão AQUI), que eu recomendaria pelo menos uns 3 dias dedicados a cidade, e é a cidade ideal para servir de “base de exploração” pro resto da Toscana.

A cidade é relativamente pequena, e super facil de navegar, mas a recomendaçnao numero um é tentar se hospedar o mais proximo possivel do centro da cidade, ou o Centro Storico. Uma boa localização vai facilitar sua vida na hora de visitar a cidade, chegar na estaçnao de trem, achar bons restaurantes etc.

Nós ficamos hospedados no Hotel Medici, exatamente no centro da cidade e a meio quarteirao de distancia da Piazza Duomo, pagando miseros 40 Euros por noite, para um quarto uplo, com banheiro e café da manha. E pra melhorar ainda mais, como chegamos cedo e nosso quarto aidna nao estava pronto pro Check in, nos deram um “up grade” para um dos apartamentos do predio adjacente, que era um mini studio com sala, quarto e banheiro (que caberiam facilmente umas 4 ou 5 pessoas lá dentro).

A sala do nosso quarto no Hotel Medici

O quarto e o banheiro

E pra completar, o hotel ainda tem um varandão na cobertura, com uma super vista do Duomo!

A varanda da cobertura!

Nao espere luxo nem paparicos, mas por esse preço, nada compensa a localizacao, serviço e conveniencia do Hotel Medici!

Outras opções de viagens pela Toscana, usando Florença como base da viagem ou nao, sao inifnitas. Mas digamos que alguem tenha 1 semana disponivel na Toscana e quer conseguir explorar bem a regiao. Alem dos 3 ou 4 dias em Florença, minha sugestao seria:

– 1 dia em Pisa: Pisa é um dos principais cartões postais da Italia e fica a menos de 1 hora de trem de Florença. A passagem custa menos de 6 Euros, e chega bem no centro da cidade. Explorar Pisa é super facil, e sinceramente voce nao precisará mais que algumas horas.

Pisa!

– 1 dia em Siena: Siena é outra tipica cidade Toscana que fica pertinho de Florença e requer menos de 1 dia pra ser explorada. Alem da muralha medieval, Siena é sede do famoso Palio de Siena que acontece todos os anos na Piazza del Campo.

Piazza Del Campo, Siena

– 1 dia em Arezzo: Não tem nada a ver com a loja Brasileira de sapatos… mas foi a cidade-cenario do filme “La Vita é Bella” (filme de Roberto Benini, que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1997) e é cercada de viniculas de vinho Chianti por todos os lados.

Piazza Grande, no centro de Arezzo

E pra estiver com um pouco mais de tempo, nas redondezas ainda estao: Lucca, Carrara (a cidade dos marmores) e La Spezia (região onde estao as “Cinque Terre“).

Manarola, uma das 5 cidades da regiao "Cinque Terre"

Mais fotos de Pisa e Florença:

Pisa e Florença (minha versao com centenas de fotos nao-editadas)

Aqui (a versao consisa e selecionada do Aaron)

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
32 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
32 comentários
  1. Joana - 21/03/10 - 11h05

    Oi Adriana, eu incluiria nessa lista San Giminiano. =)
    É tão bonitinha a cidade, com suas muitas torres e muros medievais…
    Você foi lá?
    Se não foi e pretender voltar à Toscana, recomendo muito.
    Meu namorado morou em Siena um tempo, e daí que eu pude ficar na cidade um tempinho e ir descobrindo as coisas em volta.
    Ah, seu blog é bem legal. Mas acho que disso vc já sabe.
    Beijos

    Responder
  2. Juci - 21/03/10 - 11h06

    Eu amo a Italia e os meus amigos italianos!

    Responder
  3. Joana - 21/03/10 - 11h19

    Li os posts todos e.. voilá.. você morou na Toscana.
    OK, com certeza você foi a todas as cidades por lá.. e mais um pouco, hehe.
    .-= Joana´s last blog ..Jantar de segunda =-.

    Responder
  4. Lia Lopes - 21/03/10 - 13h44

    Dicas Maravilhosas!
    Sempre tive vontade de viajar pela Toscana, mas nao sabia que era tao facio-barato assim! Tenho que inclui-la na minha proxima ida a europa. bjs

    Responder
    • Adriana - 21/03/10 - 13h54

      OI Lia,
      Realmente nao é super barata, mas é bem mais acessivel e facil de viajar doque as pessas pensam.
      A maioria das pessoas tem uma imagem de viajar de carro, se hospedando em castelos antigos e parando em cada vinicula e cidazinha no caminho…. oque deve ser o maximo!
      Mas na pratica uma viagem dessas custaria bem mais caro e tomaria muito mais tempo doque a maioria de nos tem disponivel…
      Entao viajar de trem ficando em pensoes é a melhor opcao pra conhecer essa regiao da Italia!

      Responder
  5. Raquel - 21/03/10 - 16h58

    Adorei ver as especificações do hotel é uma super dica, porque assim nos indicas o preço, localização e uma imagem do quarto vista pelo os olhos dos hóspedes. Acho super, super útil essa informação, obrigado.
    Acho que nos posts antigos tu falas que fizeste a rota das “cinque terre” certo? Se sim, esse circuito vale a pena? porque imagino que seja lindo, mas também bastante demorado nao?
    .-= Raquel´s last blog ..Novidades no blog =-.

    Responder
    • Adriana - 21/03/10 - 17h02

      OI Raquel,
      Eu fiz 4 das 5 cidades da Cinque Terre, quando estava morando em Florença.
      O ideal mesmo é fazer essa rota em no minimo 2 dias – eu fiz com um passeio organizado pela escola de Italiano e foi super corrido – nem deu tempo de ver/fazer as 5 cidades.
      Mas mesmo assim valeu muito a pena. É uma regiao linda e super romantica!
      Mas é um passeio cansativo, entao quem quiser fazer tem que ter disposicao pra andar MUITO!

      Responder
  6. Carol - 22/03/10 - 19h35

    Adoraria conhcer Cinque terre, falam que é lindooo!! Conheci Pisa, rapidinho…e fiquei 2 dias em Firenze…comprei aqueles tickets de ônibus de turismo, que passam de 30 em 30 minutos (eu acho) e foi ótimooo!! Qndo queria conhecer alguma coisa, descia do ônibus depois voltava pro ponto…o que não queria, fazia em cima do ônibus mesmo, sempre ouvindo a guia explicar cada história…deu pra conhecer por alto muitas coisas e no dia seguinte ainda voltei nos que mais gostei!! Fiquei hospedada em um albergue há 1km da estação Santa Maria Novella…parece muito, mas é tudo plano e se a mala for de rodinha, melhor ainda!!! O albergue chama Plus Firenze…o melhor que já fiquei na vida, melhor que muito hotel!! Não lembro qto paguei, mas era pouquinho e tinha uma infra-estrutura excelente!! Restaurante, sinuca, bar, lanhouse, piscina…quase um hotel mesmo!! Super indico!!

    Responder
  7. Gisley Scott - 24/03/10 - 15h01

    Não consegui ler adiante após ver a foto da varanda.
    Lindíssima…Me perdi nessa paisagem belíssima!
    Vou ver se convenço meu marido a embarcar e uma dessas aventuras comigo:)!

    Responder
  8. Gigi - 03/04/10 - 15h44

    Cliquei no google “morar em florenca” e encontrei seu site. Pois e, provavelmente irei morar la e fiquei triste ao saber que nao gostou da experiencia. Esta certo que morarei com meu marido, nao sou adolescente (tenho 27) e cada um sente de maneira diferente, ne?
    Mas conta mais dos motivos de nao ter gostado de morar la, please!
    Beijos

    Responder
    • Adriana - 03/04/10 - 18h33

      Oi Gigi,
      Quando morei em Florença tambem nao era adolescente, já tinha 24 anos, mas acho que tinha expectativas demais. NOgeral, nao gostei da experiencia porque achei os Toscanos MUITO antipaticos, racitas e bem snobs na maioria do tempo. Até mesmo os funcionarios e professores do curso de italiano que fiz nao faziam questao de serem simpaticos com os alunos que estavam ali.
      Sei lá, cada um tem sua experiencia, né?
      A minha, como turista foi otima, como moradora foi pessima.

      Responder
  9. Araceli - 21/06/10 - 15h49

    Olá Adriana! Seu blog é impressionante!!Estava perdida e tentando me decidir se compro um pacote para viajar para Madri, Roma, Florença, Capri e cidades vizinhas ou comprar tudo separado. Será que alguém poderia me ajudar a bolar um jeito de cobrir estas cidades e em que ordem ? Falo inglês, vou sozinha e pela primeira vez.Pretendo ficar uns 12 a 15 dias no máximo em setembro. Pensei em sair por volta do dia 11 de set, COMEÇANDO EM MADRI 2 A 3 DIAS. SÓ).Minha maior dúvida é a ordem das cidades na Itália. Estabeleço uma base em Roma(3 dias) , cubro o suL(NAPOLI, CAPRI,POSITANO,SORRENTO,POMPÉIA, COM EXCURSÕES LOCAIS OU POR CONTA), depois vou para Florença(2 DIAS), VOLTO PARA ROMA PARA PEGAR AVIÃO PARA SP?Vou carregando malas, etc etc.O que é mais interessante?TEM IDÉIA COM MENOS VAI E VOLTA? PERTO DO VATICANO É O MELHOR LUGAR PARA FICAR (3 ESTRELAS)? ACHO QUE É MAIS SEGURO COMPRAR IDA E VOLTA COM IDA INTERNA DE MADRID A ROMA POR AQUI(IBERIA), NÃO ACHA? Obrigada PELA AJUDA.Bjs Araceli

    Responder
  10. Lena - 08/07/10 - 14h42

    Olá Adriana. Vim aqui parar numa busca sobre o Camboja, para onde irei no final do ano assim como para o Laos e Vietnam, e gostei bastante dos seus relatos tanto do Cambodja como do Vietname! Mas, para matar saudades, vim aqui “revisitar” as cinque terre, onde estive no ano passado e adorei! Fiz o percurso completo entre as cinque terre pelos trilhos existentes, e num dia faz-se bem todo o trajecto (se a memória não me falha, o total da caminhada são cerca de 8 Km), incluindo o tempo de uns mergulhos no mar para refrescar, almoçar pelo meio e tomar um gelato!!!

    Responder
  11. Renata - 08/07/10 - 21h33

    Oi, Adriana. Também entrei aqui hoje por causa das Cinque Terre. Gostaria de saber onde (em que cidade) eu poderia passar a noite, para poder conhecer Carrara e as Cinque Terre em dois dias. Depois eu vou voltar para Florença. Você chegou a ir para Carrara? O que tem de bom para fazer/conhecer por lá? Se não for muito interessante irei somente para La Spezia. Um beijo. Excelente o seu blog!!

    Responder
    • Adriana - 08/07/10 - 22h12

      SAbe que eu nao sei… Quando fui estava morando em Florenca e apenas passeio o dia…
      Mas sobre Carrara, que eu saiba nao tem nada pra fazer/ver por lá nao… Dei apenas uma passadinha uma vez e nao achei que valia a pena ficar mais tempo…

      Responder
  12. Renata - 08/07/10 - 23h00

    Passando só para te agradecer pela atenção. Obrigada. Estou há horas lendo os seus posts!!

    Responder
  13. Lena - 14/12/10 - 00h25

    Oi Adriana, tudo bem? vc disse que pagou 40 euros no hotel médici, mas foi pra uma pessoa, pois entrei no site e vi que para duas pessoas está saindo 85 Euros.
    Grata.

    Responder
    • Adriana - 14/12/10 - 07h32

      Oi Lena,
      Foi para duas pessoas mesmo, em Marco de 2009, e fiz a reserva pelo site booking.com que eh um site de descontos em hoteis. A diferenca de preco pode ser devido a diferente epoca em que vc esta procurando (marco eh super baixa temporada na Italia), diferente ano e diferente site de reservas.

      Responder
  14. Pedro - 04/01/11 - 01h14

    Oi adriana, estou indo morar em florença,
    devo chegar la no meio de fevereiro.
    Vou para estudar administraçao no polo de novoli,
    to procurando alguns locais para alugar, mas ainda to com algumas
    dúvidas sobre quais os melhores locais e quais o locais que devo evitar.
    Será que voce poderia me dar uma ajudinha ? Abraços, seu blog esta otimo!

    Responder
    • Adriana - 04/01/11 - 08h54

      OI Pedro, eu morei em Florenca em 2004 e ja nao lembro desses detalhes. Meu apartamento era na Via Pietrapiana, que ficava bem no centro da cidade, mas na epoca quem alugou e reservou tudo pra mim foi minha escola de Italiano, entao nao sei te ajudar.

      Responder
  15. Ana Senra - 17/08/11 - 17h48

    Adriana, sigo sempre suas dicas de viagem. Dessa vez, a unica!!!!, me dei mal demais com o Hotel Medici!!! Como tem muito tempo que voce nao vai la, quero te contar que o Hotel estah imundo, os quartos super malcuidados, os funcionarios estupidos e o cafe da manha uma cesta com um pao velho, uma torrada jogada na mesa para os pobres hospedes…. So pra voce comec,ar a ter uma ideia! Att, Ana

    Responder
    • Adriana Miller - 17/08/11 - 21h17

      Poxa que pena.
      Mas nós damos sorte de não ficar no proprio Hotel Medici e sim nos apartamentos da rua ao lado. Que sao parte do hotel, mas num predio diferente e mais moderno.
      Mas o cafe da manha era esse mesmo.

      E não vamos confundir as bolas, né? Pagando tão pouco numa cidade cara como Florença não dá mesmo pra esperar muito do café da manha de graça do albergue!

      Responder
  16. ila - 24/10/11 - 17h55

    Olá!
    adorei o blog, sou uma super viajante e vou sempre vir aqui olhar as dicas!
    Estou indo morar em florenca ano que vem, tenho 21. queria saber o motivo pq vc nao gostou de morar lá, se foi por falta de coisa pra fazer, muitas pessoas idosas… Quanto tempo vc morou?

    Responder
    • Adriana Miller - 24/10/11 - 18h57

      OI Lia,
      Eu morei na Italia por 2 meses e meio apenas quando tinha 24 anos.
      Florença (e a Italia como um todo) é um lugar lindo e maravilhoso, mas infelizmente os Italianos (e principalmente os Toscanos e Fiorentinos) são super bairristas e xenófobos.
      Me senti sempre muito isolada, e apesar de ter feito muitos amigos (todos tambem extrangeiros), nunca me senti bem vinda nem “em casa”.
      Pelo menos minha experiencia foi apenas com Italianos(as) grossos e mal educados, que no geral só gostam de extrangeiros quando estão lá pra gastar muito dinheiro.

      Obvio que ue não penso isso sobre todos os Italianos nem todas as regiões da Italia.
      Fiz muitos amigos Italianos nesses anos de Europa, sou descendente de Italianos e não tenho nada contra o pais nem as pessoas em geral. Apenas não gostei de ter morado lá.

      Responder
  17. ila - 25/10/11 - 14h01

    Mas em Florença tem lugares para sair anoite, e muitos jovens? Vc fez amigos facilmente? Não quero ir para um lugar que eu vou me sentir solitária.

    Responder
    • Adriana Miller - 25/10/11 - 17h00

      Tem claro.
      O meu problema foi que nao fiz amigos Italianos, pois os italianos simplesmente nao querem ser amigos de estrangeiros. Entao fiz amigos Holandeses, Canadenses, Brasileiros e afins. Eu dividia apartamento com duas irmas Italianas e teve um dia que elas fizeram uma festa la em casa e me pediram pra nao fazer muito barulho no meu quarto, ou entao sair de casa e voltar bem tarde, pra nao atrapalhar a festa delas!
      Isso depois de ter passado o dia todo ajudando elas a prepararem a festa e tentando “socializar”, mas ainda assim me deram um passafora descarado e nao me convidaram pra festa na minha propria casa!
      Posso ter dado o maior azar do universo, e em (apenas) 2 meses meio ter conhecido tosos os Italinaos grossos de Florenca, mas realmente eu detestei morar lah, e apesar de ter feitos amigos, as opcoes eram limitadas, nao me senti “vivenciando” o local, e me sentia muito solitaria.
      Engracado eh que eu sempre achei que isso fosse apenas azar ou impressao minha, mas ja conheci outras pessoas uqe moraram em Florenca (uma delas Brasileira tambem) e todos tivemos a mesma impressao dos Toscanos e Fiorentinos.
      Ja os Romanos e sulistas sao muito mais simpaticos e “abertos”!
      Todos os meus amigos Italianos que conheci na Espanha (e na espanha a grandissim maioria dos meus amigos eram Italianos) eram Romanos ou sulistas…

      Responder
  18. ila - 25/10/11 - 18h49

    Entendi! Nossa, que péssimo isso!
    Mas tudo bem. vou olhar isso direitinho! Obrigada pelos conselhos.

    Responder
  19. Katherine - 28/03/12 - 22h23

    Oi, preciso de uma dica, estou a pesquisar passagens de avião de Madrid ou Lisboa para Florença e não consegui nada… o que aconselha a fazer? Estou procurando da forma errada? Muito bom o site, obrigada pelas dicas…

    Responder
    • Adriana Miller - 28/03/12 - 22h45

      Florença não tem aeroporto – voce tem que voar a Pisa, Roma, MIlão ou Gênova e de lá pegar um trem.

      Responder
  20. sergio mendes - 07/05/12 - 22h41

    O Menina, to em florenca lendo seu post dois anos depois rsrs

    saio daqui amanha e a impressao que tive foi extamente essa, nem mesmo o turista que gasta, muitas vezes nao sao bem tratados, uma pena, um lugar tao bonito merecia coisa melhor.

    espero que as cidades da toscana extra florenca sejam mais atenciosas, se eu tivesse me preparando agora para viajar iria para a sicilia com certeza.

    abs

    Responder
  21. Maria Cristina - 17/02/14 - 01h24

    Eu e 2 amigas estamos indo para Itália do Rio de Janeiro para Roma. De lá para Firenze. Está seria a base para a nossa viagem a Toscana. O que v. Me recomendaria.? Estamos pensando em alugar um apto. Qual seria o melhor lugar? Você tem dicas boas para nos dar. Vamos em maio de 2014. Obrigada. Cristina

    Responder
  22. […] últimos momentos de preparativos, não posso deixar de agradecer à comunidade blogueira:Dri EveryEhereGiro pela ToscanaPassioneViaje na ViagemArrumando a MalaMais do que uma viagemEurope for visitorsO […]

    Responder