22 Mar 2010
43 comentários

Sobre blogs…

Blog

Escrever blogs eh uma coisa engracada. E ler blgos eh uma cosia que pode vir a ser ainda mais engracada! Esse post surgiu como bate-papo na caixa de comentarios da Thereza, que se disse de saco cheio dos blogs em seu Reader. Eu concordei solenemente – nos 50 blogs que tenho no meu Reader, acho que soh paro pra ler mesmo, talvez uns 10, dos mais variados assuntos.

Meu blog esta prester a comemorar 6 aninhos, e alem de escrever muito, eu tambem li muito nesses ultimos anos. Faco parte de um mundarel de “rodinhas” e “circulos sociais” na blogsfera, todos sao uma reflaxao de quem eu sou e das cosias que gosto de ler/fazer na minha vida.

Tem os blogs de viagem, os blogs de comportamento, os blogs de fotografia, os blogs da Brasileiros no exterior, os Brasileiros/Portugueses em Londres, os blogs sobre decoracao, os blogs sobre beleza/moda, os blogs sobre feminismo, sobre livros e literatura, etc, etc.

Mas entre todos esses “mundos virtuais” existem muitos egos, e uma protecao da “classe” que nao entendo – principalmente entre as blogueiras de moda/beleza.

Uma coisa que nao entendo eh a disseminacao da “classe blogueiras”.
Gente, por favor, hoje em dia TODO mundo tem blog, e ser ou nao ser blogueira(o) nao faz de ninguem melhor ou mais especial que o outro…

Obvio que ha blog E blogs. Existem os que apenas disseminam informacao criada por outras pessoas, e ha outros que criam sua propria informacao.

E ha aqueles que existem unica e exclusivamente pra fazer sorteios e dar “brindes” a seus leitores que sao “obrigados” a serem seguidores do blog, do Twitter, do Orkut e afins.
A meu ver todos sao validos! Maiores ou menores…

E assim como tem muitos blogueiros por ai que fazem campanha anti-copia e tal, mas ao mesmo tempo seu conteudo nada mais eh que scanear paginas de revistas ou traduzir notinhas alheias.

Eu nao leio e detesto blogs que se dedicam a scanear paginas de revistas internacionais ou traduzir notinhas de outros sites – mas meu, tem gente que gosta! Pensa quantas pessoas mundo a fora nao tem acesso a Elle Russa?! Haha

Pra mim, o segredo de um bom blog eh ser autentico, e falar sobre oque vc gosta. Quem escreve com o coracao (olha a breguice!) escreve bem, e toca quem le.

Pra ser um bom blogueiro nao faz a menor falta ter diploma de jornalista e decorar regra gramatical, e sim acreditar e ter paixao pelo que se escreve.
Nao eh a toa que alguns dos blogs de maior sucesso nos EUA sao justamente sobre o “nada” (a la Seinfled), justamente porque os autores falam do coracao sem censura e sem tentar fazer pose ou criar estilo

Eu me considero uma blogueira das antigas, uma vez que meu blog vai completar 6 anos mes que vem; entao como “blogueira”, mas ao memso tempo uma leitora que ve todo esse buxixo virtual por fora, minha conclusao eh que esse tipo de situacao soh existe no meio dos (e aspirantes de) fashion blogs.

A internet eh democratica e qualquer pessoa que goste de fazer compras e ler Vogue pode se dizer “entendida” de moda e escrever um blog dando pitacos e reproduzindo ideias. Assim como qualquer pessoa que usa batom e rimel pode escrever um blog sobre beleza e se dizer entendida sobre cosmeticos (hello!).
Eh um mundo acessivel e muito democratico, pois eh totalmente baseado em cosias acessiveis e experiencias pessoais.

No meu caso, sou “travel blogger” e nunca, jamais vi esse tipo de confusao no “meio da classe” justamente porque eh uma experiencia bem diferente. Nao conheco nenhum blog de viagem que fale/copie a viagem dos outros (a nao ser quando copiaram meu proprio blog!).

Ou seja, pra ser travel blogger vc tem que viajar e compartilhar sua opiniao  e experiencia sobre a viagem e lugar tal – por mais que seja o destino mais batido do universo (hello Buenos Aires!) cada um tera sua experiencia e opiniao propria.

Mas isso nao impede que novos blogs pipoquem por ai a torto e a direita; e quer saber, eu adoro!

Quantos e quantos blogs nao encontro pela net que falam exclusivamente sobre um unica viagem, e assim que o blogueiro volta pra casa, o blog acaba.

Mas a experiencia e as ideias ficaram lah, pra alguem achar anos depois e aproveitar as dicas. Eu jah achei dicas preciosissimas assim.

E essa eh a essencia de um blog. Eh repassar sua opiniao e suas experiencias, sem querer profissionalizar, nem ser levado a serio demais, nem virar profissao.
Como diria meu pai, as melhores cosias da vida sao os hobbies. Se voce gosta tanto de alguma coisa a ponto de querer fazer daquilo sua profissao, metada do encanto e da novidade vai por agua abaixo.

Eu escrevo sobre oque gosto, sobre oque nao gosto e minha unica intencao com o blog eh que ele seja uma reflexao da minha vida.

Mas nao ha nada, nada melhor doque recebeer um e-mail de alguem que me “encontrou” por acaso e se inspirou. Se inspirou a escrever um blog, a viajar, a tentar uma nova carreira, usou a dica de uma viagem, se hospedou no mesmo hotel, comprou o memso livro…

Isso me anima a querer escrever mais, dar dicas mais uteis, mesmo que nao sejam tao uteis assim pra mim mesma. Mas nunca, jamais ganhei brindes, nem  publieditoriais nem aceitei fazer resenha de nada em troca de banners, presentes e afins (ateh proque todas as propostas que recebi ateh hoje foram ruins demais! hahaha).

Entao voce quer criar um blog?! Vai fundo! Mesmo que ninguem leia, escreva pra voce!

Se o seu blog for uma cosia que te faca feliz, de uma meneira ou de outra o blog sera bem sucedido – mas blog nao pode ser encarado como moeda de troca pra nada…

E pro provar meu ponto, de que quem sabe faz, quem nao sabe tira onda, meu muso cybernetico Riq Freire jah previu em 2007: Blog, um dia voce tambem tera um!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
43 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
43 comentários
  1. Alessandra Mosquera - 22/03/10 - 12h14

    Olá Adriana
    Te descobri durante o concurso do 10 Top 100, eu era uma das indicadas assim como você. Passei a assinar o seu blog porque me pareceu interessante, embora nem sempre eu leia, acompanho de vez em quando. Devo dizer que gostei muito deste post e concordo em gênero, número e grau. Nao sei como sao os blogs de moda e maquiagem porque nao sigo nenhum (hehehe), entao sobre isso me abstenho, mas realmente tenho notado um comportamento curioso entre os blogueiros nesses quase dois anos de blogueira. Nao é só que muita gente se leva a sério demais, que acha que está escrevendo o New York Times (hehe) dos blogs, mas também tem uma coisa que eu percebi nos últimos tempos: blog está virando orkut. Quero dizer, é muito legal fazer amigos por blogs, é muito legal quanto te seguem, quando comentam sobre seus posts. Mas tem horas que você tem que tomar cuidado com o que vai escrever, senao vem gente te detonando, às vezes até mesmo faltando com o respeito. Eu acho que tudo bem, caiu na chuva é pra se molhar, e todo mundo tem direito a opiniao. Mas eu nao acho legal ficar me policiando toda hora antes de escrever um post só porque Fulano ou Sicrano pode aparecer depois, dizendo isso, isso ou aquilo. O blog é meu, eu escrevo sobre o que eu quero, da forma que eu quero, e expresso a minha opiniao. Vc concorda? Beleza. Nao concorda? Beleza também! Mas nao venha detonar, faltar com delicadeza, ficar forçando seu ponto de vista. Blog nao é orkut! Eu me distanciei do orkut porque, entre outras coisas, me cansei de sempre ter que ler dez vezes antes de dar “publicar” pra ver se nao iria ferir ninguém da comunidade. Nao gosto disso.
    Pronto, falei! Nossa, o comentário virou um livro! :) Enfim, espero voltar mais vezes aqui e felicidades pelos seis anos de blogueira!
    .-= Alessandra Mosquera´s last blog ..A jornalista – parte 4 =-.

    Responder
  2. Aquiemnewyork - 22/03/10 - 13h36

    Dri,

    Muito bom mesmo o que voce escreveu sobre o “mundo virtual”. Juro que eu nunca vi tantos super egos como vejo nas blogueiras de moda e beleza tambem, chega a dar nausea. A internet eh quase infininta e o que as pessoas precisam de entender eh que existe lugar pra todo mundo mesmo que o unico leitor seja voce mesmo. Beijos Ariana
    .-= Aquiemnewyork´s last blog ..Tomorrow =-.

    Responder
  3. Maria Antonietta - 22/03/10 - 14h31

    Adriana,
    sou nova nos comentários, mas “velha” no blog, pois desde quando descobri, não consegui parar de ler. Admiro seu jeito de pensar com a mente aberta e sem frecuras. Além disso, vc fala de uma das coisas que mais me faz feliz na vida (viagens!) e que no momento não estou podendo fazer muito. É tão interessante como um post pode ajudar a levantar o astral de pessoas que vc nem conhece, né? Uma das coisas mais marcantes aconteceu no primeiro dia de quimioterapia da minha mãe. Minha irmã levou o lap top para a clinica e, durante a aplicação que durou 11 horas, comecei a mostrar suas viagens para ela, principalmente o post sobre a Turquia, que ela foi recentemente e amou. Foi impressionante como mudou o astral da sala e, por umas boas horas, foi como se a gente tivesse viajado também. Talvez um dia vc me inspire a criar o meu blog, mas por enquanto, me manter “atualizada” no assunto viagens já está muito, muito bom!
    Um bjo, uma boa semana para vc e mais uma vez, parabéns pelo blog!
    Antonietta

    Responder
    • Adriana - 22/03/10 - 17h45

      Nossa, Antonietta, fiquei emocionada!! Serio!
      Sao pequenas cosias assim que me fazem querer ter um blog legal! Assim cmomo muitos blogs por ai tambem me tocam de certa meneira, eh uma honra saber que tambem estou ajudando as pessoas, mesmo tao longe!
      Espero que sua mae esteja melhor!
      E que continue lendo o blog! :-)

      Responder
      • Maria Antonietta - 23/03/10 - 02h17

        Dri,
        minha mae está melhorando sim! Obrigada! Nao gosto de falar coisas tristes, mas so te contei porque foi muito legal ver como ela se animou toda vendo as fotos e os seus relatos sobre a Turquia e achei que vc, a autora do blog, tinha que saber de como nos fez bem naquele dia e em muitos outros! Valeu a pena!
        E quanto a mim nem se preocupe, estarei sempre por aqui!
        Bjo, Antonietta

        Responder
  4. TT - 22/03/10 - 16h01

    O que mais acho legal nos blogs (mais especificamente 3) que visito é a DEDICAÇÃO dos autores por seu espaço. Sou uma dessa blogueiras (do tipo que criou coragem e começou ontem) que escreve pra si e para futuros netos e sem muita fequencia e dedicação que gostaria. Nem consigo acompanhar ou entender essa onda de egos. Existe preconceito até em blogs? Tipo se muito popular tem respeito, se não, vc já era, ou nem é considerado parte desse mundo virtual?! Fala sério…
    Enfim, sobre este aqui o que sei é que me divirto muito. Tipo, trabalho em um ambiente sério e a maioria dos colegas de trabalho são homens. Então é sempre bom dar uma passadinha aqui e aliviar o dia. E agora, mais participativa, comentando e tudo! hahaha bjos

    Responder
    • Adriana - 22/03/10 - 17h42

      Pois eh, pior que existe!
      Aqui, meu blog eh super pacato e “familia” mas volta e meia rola uns arranca-rabos que deus me livre!

      mas vc falou tudo. Eu escrevo meu blog pros meus netos!
      Nossa, como eu queria que meu avos tivessem dedicado parte de suas vidas escrevendo uma diario… imagina que maximo conhecer esse outro lado “pre-vovo” deles? Quantas coisas eles nao teriam pra contar?

      Responder
  5. Carol - 22/03/10 - 16h10

    Vc disse TUDO!! Isso só acontece nos blogs que falam sobre moda…dá aflição e uma vergonha alheia gigante qndo vejo essas meninas achando que são o TOP padrão de blogs, que acham que elas são as certas e que são melhores que as outras!! Ainda mais quando reclamam que não têm certas regalias (como aconteceu no spfw que não se falava em outra coisa no twitter a não ser que elas não tinham recebido credencial de imprensa!)

    Como elas não tem preparo, não entendem que quem tem interesse em blog são as empresas fabricantes dos produtos, e é um tipo de nicho específico, tem veículos e eventos que estão pouco se lixando para o que blogueiras fazem!!! E ainda sim elas não entendem e acham que podem tudo e ficam reclamando e jogando farpas pra tudo quanto é lado!!! Tem umas aí que só vivem pra reclamar!! Credoooo…

    E quando digo que senti vergonha alheia é pq eu leio e gosto da maioria delas, elas expõe coisas que a gente não encontra em outros lugares, opiniões sinceras sobre os produtos, dicas diversas que valem a pena!! Mas quando começa essa afetação toda eu simplesmente não agüentooo!!

    Quando o blog é bom, ele dura independente de qq coisa…e reclamar só piora, já parei de ler um monte por causa disso, não que eu sozinha faça alguma diferença, mas assim como eu, muitas devem ter corrido tb!!

    O seu blog é maravilhoso, sempre com novidades que fazem a gente viajar junto com vc!! Se todas as blogueiras fossem como vc eu tava ferrada!! Não ia fazer mais nada além de ler blogs!! Hahahahaa…

    Bjooooooooooooo

    Responder
    • Adriana - 22/03/10 - 17h40

      HAHAHAHHAHA
      Exatamente! Muito bom seu comentario!
      E os posts sobre “como escrever um blog de sucesso”?! E as constantes reclamacoes de que “ai saco, hoje em dia todo mundo tem blog”, como se tivessem descoberto a America, sendo que a maioria desses blogs nao tem mais que 2 ou 3 anos de existencia… e nao passam dos poucos milhares de acesso e “seguidores” – os blogs que sao bem sucedidos MESMO sao aqueles que tem milhoes de pessoas acessando todos os dias, e blogueiros que sustentam a familia escrevendo. Ainda nao conheci nenhum blog brasileiro assim! (apenas Americanos).

      Vou comecar a escrever post tambem reclamando que quero passagem RyanAir de graca! Hhahahaha!

      Responder
      • Carol - 22/03/10 - 19h18

        Vejo que algumas dessas meninas estão com estrelismo…se sentem o último biscoito do pacote pq recebem em casa amostras de produtos, ficam sabendo de lançamentos com antecedência, são convidadas pra coqueteis…isso é bom? É ótimo, quem não quer?? Mas isso não é TUDO que uma blogueira precisa pra ser bem sucedida!! As empresas que trabalham com publicidade devem morrer de rir disso tudo, pois apesar de muitas empresas enxergarem que hoje os blogs fazem a diferença sim, eles estão vendo isso sendo banalizado!! Daqui a pouco esse auê acaba!!

        As blogueiras reclamam que existem cópias, conteúdos repetidos, mas na real TODAS acabam falando da mesma coisa, o mesmo evento, usam palavras diferentes, cada uma escreve o seu, mas no fim das contas é sempre o MESMO conteúdo…o sujo falando do mal lavado, sabe??

        Sobre vc pedir vôos pra Ryanair, eu sou super a favor, serão mais viagens pra gente curtir no blog!!! Hahaha…sério, não acho errado blogueiras ganharem as coisas não, afinal tanto esforço e dedicação merecem algum reconhecimento!! Mas o que algumas precisam entender é que existem limites e não é preciso se vender a qq preço ou ficar indicando coisas em troca de brindes…pq o legal dos blogs hoje é a gente ouvir de “gente como a gente” as opiniões e impressões (verdadeiras) de determinados lugares e produtos…a partir do momento que os posts são comprados, é melhor ler uma revista, que pelo menos é escrito por profissionais, coisa mais elaborada!! Não é???

        Enfim, sou super a favor de cada um na sua e adorei essa sua frase e acho que todo mundo devia partir desse princípio: “Entao voce quer criar um blog?! Vai fundo! Mesmo que ninguem leia, escreva pra voce!”…por incrível que pareça esses costumam ser os melhores blogs, os que são despretenciosos!!

        Beijos…

        P.S: Não tenho blog, mas visito tantos que como leitora eu acabo rindo dessas afetações todas!!!

        Responder
  6. nidia - 22/03/10 - 16h11

    Dri,sou fãzona do seu blog porque você escreve com o coração. Só para deixar registrado que o seu blog inspirou a escrever o meu : http://passioneperviaggio.blogspot.com/. Além dse também ser uma amante de viagens como meu pai ( aos seis anos eu já tinha conhecido todo o Brasil de carro com ele, incluindo Amazonas), sou arquiteta e também adoro saber a história das cidades e dos edifícios. Ainda falta escrever sobre algumas cidades que conheci mas estou atualizando sempre.
    O seu blog é o melhor que já encontrei. Parabéns.
    .-= nidia´s last blog ..O CAFÉ FLORIAN DE VENEZA – Itália =-.

    Responder
    • Adriana - 22/03/10 - 17h37

      Oi Nidia, eu sei! Ja trocamos altas ideias de viagem, e eh sempre legal ver os lugares aos quais jah conheci, atravez dos olhos de outra pessoa…

      Responder
  7. Carol p - 22/03/10 - 16h58

    Oi!
    Eu descobri a blogosfera a pouco tempo e amei. Acabou que criei meu proprio blog, que me dedico mas que nao tem quase leitores. Mas eh super gostoso ter um tempinho para escrever e ler blogs alheios. Alias o seu esta no minha lista, pois antes de ter filhos meu programa preferido era rodar o mundo. Bom, ainda eh, mas por agora nao ta rolando. Concordo quando vc comenta dos blogs copy/paste imagens ou revistas, mas tem mutita gente que gosta, viva a democracia. Eu particularmente prefiro os mais originaia aonde o pessoal escreve mesmo.
    Parabens pelo seu blog
    .-= Carol p´s last blog ..Ser invisível =-.

    Responder
    • Adriana - 22/03/10 - 17h35

      Obrigada Carol!

      Responder
  8. Débora - 22/03/10 - 17h11

    Adorei esse post! Penso extamente assim! Faz pouco tempo que comecei o meu blog, que é sobre coisas qe acontecem no meu cotidiano, minha opiniões, etc.
    Gosto muito do seu blog, pois você escreve sobre suas experiências e dá dicas ótimas, sem ficar se achando A expert no assunto!
    .-= Débora´s last blog ..Novo visu! =-.

    Responder
    • Adriana - 22/03/10 - 17h35

      Pois eh, acho que escrever um blog eh tao legal, eh um exercisio de auto conhecimento muito bom, e acho que todo mundo deveria escrever um tambem! :-)
      Alem disso eu sou curiosa e adoro ler sobre a vida dos outros!

      Responder
  9. Melanie - 22/03/10 - 18h28

    seu post é PERFEITO!!coloquei ate no meu blog o link. vc disse tudo que eu acho!!!

    parabens
    .-= Melanie´s last blog ..Blogs… =-.

    Responder
  10. Edna - 22/03/10 - 20h15

    Adriana o seu blog é o meu favorito!!!!
    Eleito quando vc ainda morava em Madrid.
    Não sei se vou escrever blog um dia, mas o seu acompanharei sempre.
    Enquanto não tenho dinheiro para as viagens, eu viajo por aqui, e o que mais gosto são as fotos. Addooorooo olhar suas fotos e a riqueza como descreve suas viagens. Se eu consequir conhecer metade dos lugares que vc conheceu ja estarei muito feliz. Mais uma vez parabéns pela delícia de blog.
    Beijos
    Edna

    Responder
  11. Bia - 22/03/10 - 21h56

    Dri, várias coisas eu me inspirei pelo seu blog e/ou blog de outras pessoas. Acho que os blogs são isso, um diário pessoal que ajuda também a trocar informações valiosas com outras pessoas que estão passando pelo mesma situação que vc, que vão passar pela mesma situação, que já passaram, que estão procurando um caminho/direção, que simplesmente tem curiosidade de saber como é uma vida no exterior, etc!

    bjs
    .-= Bia´s last blog ..Lago de Luzern… =-.

    Responder
  12. Maariah - 22/03/10 - 22h27

    O segredo dos blogs de sucesso é, na minha opinião, o que tu também disseste: “escreva para você”, sem nenhuma afectação de “o meu blog é melhor do que o teu” . Por alguma razão se diz que as coisas mais belas da vida são as mais simples.
    Eu leio uma série de blogs e também dos mais variados assuntos, além daqueles que falaste acrescento os de culinária. Não leio é sempre os mesmos (tirando uns quantos) vou variando o motivo de interesse, neste momento estou numa fase de blogs de decoração (ando a mobilar a casa).
    Em relação aos blogs de beleza repito o muito que foi dito no teu outro blog, é a tua opinião sem segundas intenções que me faz continuar a ler o que escreves.

    Responder
  13. Claudia Beatriz - 23/03/10 - 00h38

    Dri,

    olha eu aqui de volta, tentando botar os milhares de posts em dia. E concordo muito com vc… o ideal é escrever pra se sentir bem, sobre o que te faz bem. Tem somente um tipo de blog que eu não gosto, é dos que só falam em desgraça o tempo todo ou fazem o famoso bullying na internet, vivem de explorar a desgraça alheia. Fora isso, leio tudo, adoro blogs de cotidiano e claro, viagem.. :)
    .-= Claudia Beatriz´s last blog ..Boa semana! =-.

    Responder
    • Adriana - 23/03/10 - 00h47

      Pois é, tambem nao gosto desse tipo de blog nao…
      Blog é pra ser passa tempo, pra se sentir inspirado, e nao pra ficar lendo reclamacoes alheias nem ficar falando mal dos outros!

      Responder
  14. Ana Paula Pinheiro - 23/03/10 - 00h47

    Adorei o post de hj. Percebo que tem muita gente que cria um blog pensando em ter algo em troca e falta a paixão no texto. Não vejo isso nos sites sobre viagens, mas os de beleza ando cada dia mais decepcionada. Parabéns!!!

    Responder
  15. Vanessa - 23/03/10 - 01h19

    Oi Adriana!! Nossa, me identifiquei totalmente com esse post… Eu tenho um blog, que escrevo de vez em quando, só pra mim mesmo… é como se fosse um diário, que não é diário pq escrevo uma ou duas vezes por semana (ou quando dá vontade..)
    Tenho UMA amiga que lê e comenta comigo.. Nem faço questão que alguém leia, só que me divirto fazendo!!!

    Parabéns pelo aniversário do teu blog!!! Eu tenho buscado posts antigos, com dicas de viagens, e relatos da vida no exterior que eu gosto muito…

    Um abraço,
    Vanessa

    Responder
  16. Delma - 23/03/10 - 14h46

    OI Adriana

    Sou das blogueiras super antigas, comecei a blogar em 2003 e te acompanho desde que vc morava na Espanha. Gosto do seu jeito SEMPRE pra cima de descrever o seu dia-a-dia. O seu blog me traz alegria, pois vc (maioria do tempo) está de bem com a vida. Eu escrevo para desabafar, não tenho muitos leitores, aliás pouquíssimos, pq as pessoas não gostam de gente que escreve coisas tristes (eu sou assim). Mas não vou mentir pra vc dizendo que não ficaria feliz se recebesse milhares de visitas, de pessoas comentando o quanto tudo o que eu faço é lindo e tals. Admita: isso faz bem para o ego.
    Apesar de vc ser uma blogueira super badalada, nunca perdeu a sua essência, que é ser uma menina simples e muito feliz.
    Parabéns pelo blog.
    Beijinhos
    Delma

    Responder
    • Adriana - 23/03/10 - 15h35

      Claro que sim!
      Saber que tem alguem do outro lado da tela que aprecia oque eu escrevo eh meu maior incentivo! E logicamente, quando alguem comenta ou me manda e-mails eh super legal, pois deixa de ser um monologo e passa a ser um dialogo – jha conheci TANTA gente legal atravez do blog!

      Responder
  17. Tatiana - 23/03/10 - 15h32

    Eu li esse do “Como Escrever um Blog de Sucesso” e fiquei TÃO indignada… Esse povo é mauco!

    Seu blog é show!

    Responder
    • Adriana - 23/03/10 - 15h36

      Hahahahahaha!
      Como se sequer existisse uma “formula de sucesso”!
      E quem define oque eh ou nao “sucesso”?!

      Responder
  18. Nazareth Oliveira - 23/03/10 - 17h56

    Queria saber cmo posso fazer um blog,pois achei o teu maravilhoso…Ajuda m se faz favor….Obrigada

    Responder
  19. Julio Meneghini - 23/03/10 - 22h01

    Olá, Adriana
    Vi vc lá na comunidade dos Mochileiros do Orkut… Já add o blog nos favoritos…

    Volto aqui para pegar dicas dos próximos roteiros (Istambul, Cinque Terre, Roma e Marrocos) e da Inglaterra, onde estou morando…

    Siga sempre com este espírito viajante e escritor. Sucesso!!!

    Responder
  20. Catia - 23/03/10 - 23h29

    Eu concordo com o que vc falou, nao tenho muita paciencia pra escrever blogs mas adoro ler alguns, especialmente o teu. E pode ter certeza ver suas viagens me inspirou e muito a sair por ai como mochileira rsrs. Continue escrevendo, adoro ler suas dicas e qdo tenho dúvidas sobre onde me hospedar e etc, corro logo aqui. Bjs e Muito sucesso.

    Responder
  21. Stephanie - 24/03/10 - 22h39

    Oi Dri!

    Já tem algum tempo que acompanho seu blog mas essa é a primeira vez que escrevo. Simplesmente adorei esse seu post porque você disse tudo, na lata. Eu costumava acompanhar alguns blogs de moda/beleza e um dos motivos que fez com que eu parasse de visitá-los foi o fato das donas dos blogs se acharem expert por escrever uma resenha sobre um determinado produto, resenha esta muitas vezes copiada outros blogs. Também cansei de ler tradução de site ou revista estrangeira, fotos de celebridades que (na minha opinião) não são servem de exemplo para nada e ataques e chiliques quando não são reconhecidas. Ao mesmo tempo, acho que esse tipo de blog está cansando por deixar de ser pessoal. Boa parte virou anúncio de marcas em troca de brindes para serem sorteados e outros para as próprias blogueiras. Foi num desses dias de “saco cheio” que achei seu blog e simplesmente amei o fato de você escrever como se estivesse contando as suas “peripécias”.

    Gosto muito do jeito que você expõe as suas idéias. Outra coisa que gostei foi o fato de você ter uma vida fora da internet e um blog excelente que não precisa de afetações; suas histórias são mais que suficientes para cativar os leitores. Eu não sou uma viajante (ainda) mas me espelho em você e um dia pode ter certeza que irei te mandar um e-mail contando alguma peripécia que fiz baseada nos seus relatos. :-)

    Desejo todo sucesso do mundo pra você. Beijão!!!

    Responder
  22. Sté - 25/03/10 - 21h07

    Oi Dri,
    Minha mãe sempre visita o seu blog e comenta, resolvi entrar e bem me deparei com esse post.
    Gostei muito das verdades escritas e concordo com você.
    Faço meu blog por amor e acho que por isso ele está crescendo, não quero ser dona da verdade, quero mostrar coisas novas, idéias e dividir com as leitoras.

    Beijão e com certeza voltarei aqui.

    Responder
  23. Tatiane - 08/06/10 - 17h29

    Olá Dri,
    Adoro seu blog, e me inspirou a criar um. Qual é o provedor que vc utiliza? Como sou um pouco leiga, tenho receio de criar um onde não possa colocar tooodas as fotos que eu queira…

    Se puder dar uma dica agradeço muito.

    Beijos

    Responder
  24. Eduardo Behle - 22/08/10 - 02h19

    Olá, Adriana!
    Olha, esse teu “post” sobre “blogs” é de uma autenticidade e lucidez fantástica. Muito bom mesmo.
    Conheci teu blog quando “garimpava” especificamente informações sobre Londres e alguma coisa da Europa, o que aliás você faz muito bem com informações objetivas e com bastante conteúdo. Bom a partir daí comecei a acompanhar teus “posts” e não parei mais. Ao meu ver as informações que passas aqui vem com as impressões e impactos cotidianos e, se dá para se dizer assim, são informações “vivas”. Mais uma vez, parabéns pela bela iniciativa.
    Ah, ainda não sou blogueiro, mas quem sabe tenha algo interessante para compartilhar algum dia…
    Abraço.
    Euardo Behle.

    Responder
  25. Camila - 11/07/11 - 16h18

    Adriana, sou super fã do seu blog que já me ajudou em várias viagens e me inspira a querer conhecer mais e mais lugares por aí! Mas o que realmente seu blog mudou no meu jeito de pensar foi este post. Eu o li uma vez e penso nele todos os dias, como um “lembrete”. Tenho um blog sobre casamento que escrevo há dois anos. Falo do que gosto, não gosto, acho bonito, acho feio. São MINHAS opiniões e pronto.

    Teve uma época que o que eu mais queria era “profissionalizar” o blog…sabe aquela empolgação de começo? Mas aí li esse post e, graças a Deus, passou. Poxa aquele é meu espaço, uma extensão da minha pessoa e das minhas ideias, um lugar para troca de informações e hoje meu maior e querido hobbie. Então pra que transformar isso numa profissão, como você mesma disse, se perde todo o encanto?!

    Toda vez que alguém me fala pra “fazer propaganda” no blog, fico irritada rsrsrsrs e falo pra ler esse seu post, só ele consegue explicar o sentimento de quem escreve pelo puro prazer de escrever e dividir seja com quem for, experiências e vivências. É o prazer de compartilhar que não tem preço!!!!

    Depois desse post seu blog passou a ter muito mais valor pra mim, é a minha referência de sucesso virtual e um estímulo a continuar fiel ao meu estilo e ao meu jeito, não importa se lêem ou não, a essência dele é o que espero manter até o dia que não puder mais escrever.

    Adoro seu blog, adoro saber que você pensa assim e me sinto aliviada por ainda ter blogs como o seu, acho que é o único…Juro, hoje não dou a menor credibilidade pra blogs cheios de anunciantes, que falam as mesmas coisas, que mostram as mesmas fotos…entendo e respeito que esse segmento tenha mudado, mas dizer que é um blog, chamar isso de “diário”, já não sei mais se é o certo.

    O que eu busco num blog é a veracidade da informação, é a experiência que a pessoa viveu, enfim, é a opinião sincera que propaganda nenhuma mostra (e olha que sou publicitária!!!), e é por isso que todos os dias lembro do que você escreveu aqui e fico feliz por ter meu blog do jeito que ele é hoje, que é do meu jeito e de mais ninguém!!!

    Faz um tempão que to pra te dizer isso e agradecer!!!!!!

    Grande beijo e continue viajando muito pra nos inspirar…

    Camila

    Responder
    • Adriana - 11/07/11 - 16h56

      OI Camila,
      UAU! Que super comentario!
      Olha, obrigada mesmo pelo agradecimento! Muito bom saber que existem pessoas por ai que pensam igual e que dao valor a minha opiniao.
      Tudo que escrevi nesse post continua muito atual… continuo vendo muitos blogs se estragando por ai por causa da transformacao entre prazer de um hobby pelas obrigacoes de uma profissao.
      Mas por outro lado tem um montao de gente ganhando uma otima grana com blogs sem perder a “essencia”.
      Eu as vezes me questiono e talvez comece a colocar anuncios aqui no blog.
      Nao pretendo que isso vire profissao nao, mas ganhar um trocadinho nao faria mal a ninguem! Ja indico tantos produtos, sites, e afins, porque nao lucrar?
      Mas ai eh que mora o X da questao, porque tem que ser muito bem feito, pra nao estragar a “experiencia” de quem le o blog e nao confundir a opiniao do blogueiro com os jabas recebidos.

      Nao sei como isso vai evoluir nao, mas que seria otimo conseguir pelo menos compensar os custos do blog isso seria viu!

      Responder
  26. Romara - 01/09/11 - 10h25

    Oi Dri, esse post caiu como uma luva para mim…!ha anaos tenho vontade de esrever um blog e nunca sabia o q escrever…
    Ai de uns meses para ca comecei a ler seu blog e me deu um click..pq nao escrever sobre viagens?
    Afinal eu tenho otimas historias, e amo viajar como vc.
    sou perfecionista na minha organizacao pre viagem !!!
    nao tenho vontade de escrever p agradar ninguem, quero apenas escrever como vc disse com o coracao e ter esse relato registrado.
    fiquei imaginando meus filhos um dia lendo as experiencias da mae mundo a fora…hahhaha
    bom de verdade vc me inspirou e ja vou comecar a me mexer!
    bj gde e obrigada por compartilhar tanta coisa legal sempre.

    Responder
  27. Gabi N. - 22/02/12 - 02h51

    Puxa, Dri, mais uma vez tô aqui viajando no teu blog e achei um post extraordinariamente inspirador!

    Já comecei dois blogs antes, e ambos terminaram com o fim da viagem, bem como você descreveu ali em cima. Só que é incrível o prazer que me dá reler aquelas histórias, cada vez que vou reler fico com raiva de mim mesma por não ter continuado! Viajo muuito menos do que gostaria (por enquanto! hehe) mas depois de começar a acessar teu blog diariamente, a felicidade de cada viagem se multiplicou por 20! Primeiro porque aprendi a curtir cada etapa do planejamento e a admirar cada vez mais a fotografia como arte, então escrever é o passo que falta pra viagem nunca acabar mesmo :)

    Achei muito legal o que você falou sobre ter blog ser um exercício de auto-conhecimento, nunca tinha pensado assim mas você tem toda a razão, ver a própria “evolução” a longo prazo deve ser legal demais!

    E vou finalizar falando o que tantos já disseram: seu livro vai ser um sucesso!!! Porque não é possível que você não escreva um, uma vida assim extraordinária tem mais é que ser divulgada, pra inspirar mais e mais gente. Não sei onde andam as editoras que publicam tanta coisa bizarra e não descobrem tesouros como as tuas histórias!

    Posso dizer que sou uma dessas pessoas que teu blog tocou profundamente, e hoje quando penso no que quero da minha vida, consigo resumir em uma frase só: “Quero ter uma vida extraordinária, no sentido literal da palavra!”

    Beijo grande e parabéns atrasadinho pelo aniver :)

    Responder
    • Adriana Miller - 22/02/12 - 09h47

      Obrigada Gabi!

      Pois eh, as vezes nao entendo porque existe tanta intriga de egos no “mundo” dos blogs… gente isso aqui nao eh vida real nao! :-)
      Eu adoro escrever esse blog mesmo nao ganhando na da em troca! Eh uma experiencia de vida maravilhosa e que pretendo fazer por muitos e muitos anos!

      Responder
  28. Adriana - 09/12/13 - 11h53

    Olá, Adriana
    Prazer em conhece-la também sou Adriana rsrsrs….
    Bom conheci seu blog pela revista Viagem e em pouco minutos já te adicionei em meus favoritos, li essa matéria que escreveu e gostei muito por isso me sinto a vontade de lhe pedir uma opinião. Eu criei um blog esse ano chamado café chocolate e fotografia, as 3 coisas que mais gosto, é um blog que fala da minhas viagens e mostra as minha fotografias, mas por muitas vezes me senti insegura para escreve-lo e em março deixei ele de lado e parei de escrever, gostaria muito que visitasse ela e me desce sua opinião, também escrevo com o coração falo das minhas experiências, mas sei lá não sei se vale apena continuar com ele. Vou te mandar meu link e sinceramente ficaria muito feliz com sua contribuição. Um grande abraço de sua nova leitora. Beijo Dri – http://cafechocolateefotografia.blogspot.com.br/

    Responder
  29. Alice - 15/01/14 - 10h11

    Eu sou uma que escrevi apenas sobre uma viagem e largou rsrs Eu hei de voltar a escrevê-lo…

    Responder