05 Apr 2010
4 comentários

Cairo Coptico

Cairo, Dicas de Viagens, Egito

Apesar de ser uma cidade majoritariamente Islamica, Cairo tambem tem uma grande comunidade Cóptica (Cristã Ortodoxa), tendo sua “sede” no pequeno e murado bairro Cóptico.

Chegar lá é bem facil, pois a estaçao de Metro Mar Girgis para bem na porta (aliais, andar de metro no Cairo é uma experiencia a parte que merece post exclusivo!)

Originalmente, o bairro foi desenvolvido como uma cidade-fortaleza Romana, tendo como pricipal estrutura as torres Romanas, onde supostamente era a entrada dos Jardins da Babilonia.

Uma das torres ainda esta de pé, conforme instruções do emprador Trojano, por volta do seculo 3 d.c.

No mesmo patio que a torre esta o Museu Coptico, que foi totalmente reformado em 2006 e abriga a maior colção de arte Cóptica do mundo, e conta a historia do Critianismo da epoca que Cristianismo ainda nem existia…

Ali ao lado fica tambem a Igreja Suspensa, construida por cima do canal por onde passava o Rio Nilo ha 1800 anos atras. A igreja é a mais antiga do Egito e uma das primeiras estruturas Bizantinas de que se tem registro – era ali tambem que ficava a sede oficial do Papa Coptico, que hoj em dia mudou pra Alexandria.

Do outro lado do Bairro Coptico ficam o cemiterio Ortodoxo e a Catedral de Sao Jorge, e atravez de uma passagem subterranea se pode entrar na verdadeira e original cidade Coptica – um emaranhado de micro ruas conecatando uma casa, loja, igreja a outra. Entre elas esta a Igreja de Santa Barbara, que sedia a Cripta Sagrada, que foi o lugar onde a sagrada familia se escondeu/refugiou depois de ser exilado de Israel.

Infelizmente, fotos nao sao permitidas dentro de nenhuma das criptas, museus e Igrejas (apenas Sao Jorge pois ainda esta aberta para missas e serviços) e o bairro (que é cercado por muros) fecha as 5 da tarde (sendo que as Igrejas e museu fecham as 4), entao pra quem quer ver tudo, é importante chegar cedo!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
4 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
4 comentários
  1. Camila - 05/04/10 - 23h41

    Adriana, eu já acompanho seu blog há bastante tempo, mas acho que nunca comentei aqui. Mas agora não resisti! ;-) Morro de vontade de conhecer o Egito, então estou adorando acompanhar sua viagem!

    Beijos!
    .-= Camila´s last blog ..Paraty à Noite =-.

    Responder
  2. mi - 06/04/10 - 03h53

    Uma vez fui num noivado, numa cerimonia religiosa num templo coptico la em Wisconsin. NUnca tinha ouvido falar dos copticos ate entao. Noooooosssssa uma cerimonia MEGA elaborada, eu e o meu marido so ficavamos pensando se aquilo era o noivado imagina o casamento!! hahahahahaha bjos!

    Responder
  3. José Luiz - Viver a Viagem - 10/04/10 - 20h43

    Oi Dri,

    Aconteceu algo com suas fotos no Fotki??

    Tanto esse post quando o sobre A Citadela não estão com as fotos aparecendo!

    Ah, e parabéns pela viagem!
    .-= José Luiz – Viver a Viagem´s last blog ..Vigo – Espanha =-.

    Responder
    • Adriana - 11/04/10 - 16h35

      É, eu vi que esta com algum problema, mas nao sei oque é… agora que voltei pra casa, vou dar uma olhadinha e consertar as fotos. Obrigada pelo toque.

      Responder