07 Oct 2010
53 comentários

Bruges

Belgica, Brugge, Bruxelas, Dicas de Viagens

Essa semana meus pais estao aqui em Londres nos visitando, mas jah estavam viajando pela Europa desde o inicio de Setembro; entao entre um destino e outro resolvemos nos econtrar pelo caminho, e entao como eles estavam no norte da Alemanha e eu em Londres, o lugar mais facil era a Belgica.

Conseguimos uma otima passagem promocional de Eurostar ha uns meses atras e saimos de Londres as 7 da manha de sabado – duas horas depois estavamos desembarcando na estacao de Bruxelas Midi!!

A intencao era passar o dia em Bruxelas, e no fim da tarde pegar um trem ate Bruges, no litoral norte do pais, onde passariamos a noite e o dia no domingo.

Mas o tempo esta tao, mais tao pessimo em Bruxelas, com uns temporais torrenciais que acabamos desistindo do planejamento e pegamos um trem mais cedo para Brugge.

Alem disso, eu jah conhecia Bruxelas e nao sou muita fan da cidade… Assim que saimos da estacao de metro Le Burse e fui inundada por aquele cheio de xixi me lembrei pq tinha ficado com tao mah impressao da cidade… impressao essa que soh piorou na segunda visita!

Mas por um lado bom foi que chegamos em Brugge menos de 1 hora depois, e ainda cedo suficiente para passear um pouco pela cidade e sair para um jantar bem legal e tipico na beira do canal em familia!

Em Brugge nos ficamos hospedados no hotel L’Academie que fica bem no centrao historico da cidade e muito pertinho da estacao de trem; e de lah mesmo a recepcionista no indicou um restaurante ali pertinho como uma das melhors opcoes para um jantar tipico na cidade.

O menu foi o mais estereotipado que conseguimos: Mexilhoes com molho de vinho e alho, batata frita com maionese e cerveja com sabor de Framboesa! Agora sim me senti na Belgica!!

De sobremesa fomos dar uma voltinha pela cidade e acabamos ficando pelo meio do caminho mesmo, nas lojinhas de chocolate…

 

Domingo comecamos o dia cedo, e fomos direto explorar o centro da cidade. A principal atracao de Bruges sao seus canais, e a cidade disputa o titulo de “Veneza do Norte” com Amsterdam; mas a pracinha principal da cidade, sem duvidas eh a parte mais bonitinha e fotogenica!

Com suas casinhas tipicas da Belgica, cada uma de uma cor diferente e o jardim super florido, cercado por bicicletas e carruagens!

Bruges eh uma daquelas cidades que nao tem nada “especial” e marcante para ver, mas ao mesmo tempo, eh um lugar tao charmoso que acaba tendo coisa demais para ver e fazer!

Entao resolvemos seguir sem rumo, entrando e revirando as varias ruelas com casinhas fofas, beirando os canais e parando para tirar fotos a cada quarteirao! (viajando com meus pais, nos eramos 4 e tinhamos um total de 7 cameras a nossa disposicao!)

Entao lah fomos nos seguindo meio sem rumo em direcao ao norte do centro historico ateh que demos de cara com os moinhos de vento antigos que beiram a fronteira norte da cidade. Um deles (o maior) eh aberto a visitacao e tem uma vista linda da cidade, alem de mostrar as “tecnicas” usadas a centenas de anos para girar o moinho de acordo com a posicao do vento e do sol ao longo do ano. Bem interessante!

Nos demos muita sorte, e a pesar de ter feito bastante frio, o tempo ficou otimo o dia todo e pegamos muito sol!

Na volta para o centro da cidade, fizemos o mesmo passeio, nos embrenhando pelas ruas e canais que nos pareciam mais bonitinhos ate chegarmos de volta ao nosso hotel.

Infelizmente acabamos terminando o passeio mais cedo doque o previsto pois a malha ferroviaria estava em obras e o servico de trens conectando Brugge a Bruxelas estavam com alguns problemas (menos trens por hora e demorando mais tempo para chegar lah).

Mas realmente um fim de semana (2 dias) eh mais que suficiente para visitar Bruxelas e Brugge. Claro que como sempre, se tivessemos mais tempo, tambem teriamos mais coisas para fazer, como comer em mais restaurantes legais (a comida e a cerveja na Belgica eh muito boa!), entrar em todos os museus (a arte Flamenga foi importantísima no Renascimento), fazer um passeio de barco pelos canais, andar de charrete… etc.

A cidade realmente eh lindísima e vale a pena o passeio, mesmo que rapidinho e eh uma otima opcao para quem esta passeando pelas “redondezas” (Londres, Paris, Amsterdam, Berlin, etc) e que separar um tempinho para ver um lugar diferente.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
53 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
53 comentários
  1. Fer - 07/10/10 - 12h56

    Tava crente que ia encontrar um post sobre o safari!! Não demora pra postar pq eu tô me roendo de vontade de ler!!
    Cara, sobre Brugge … eu não acho graça nenhuma. É bonitinho e talz, mas é sem graça. Vai ver é implicância minha pq TODO mundo parece ser fã da cidade, mas eu acho que tem lugares tão mais legais na Bélgica.
    E Bruxelas dispensa comentários … affff (devia ser abolida dos roteiros turísticos, sério, pq se eu desembarco em Bruxelas e penso que a Bélgica toda é daquele jeito, eu desisto do paseio!).
    bjs

    Responder
    • Adriana - 07/10/10 - 13h25

      Nossa, isso memso!
      Meus pais querendo passar o dia passeando em Bruxelas e eu colocando maior pilha do contra…. mas ai foi soh sair da estacao de metro pra eles ficarem horrorizados tambem! Nao consigo entender… parece que alguem fez xixi em TODA cidade de proposito! Como fede! Existe alguma explicacao sobre isso?!?!

      Os posts sobre o Safari ja esta no draft, mas tenho que ter tempo de selecionar as fotos… amanha ou depois saem do forno!

      Responder
      • José Luiz - Viver a Viagem - 08/10/10 - 01h21

        Não sei se explica, mas quando estive na Bélgica, lembro que vários bares e lojas tinham placas indicando um preço pelo uso do banheiro… talvez a cidade não possua (ou possua poucos) banheiros públicos e então o povo urina na rua mesmo para não gastar dinheiro pra fazer as necessidades…

        Quanto a Bélgica, também visitei Gent e recomendo a visita… a cidade está quase no meio do caminho entre Bruges e Bruxelas e vale muito a pena conhecer…
        .-= José Luiz – Viver a Viagem´s last blog ..Valença do Minho – Portugal =-.

        Responder
        • Adriana - 08/10/10 - 08h46

          Pois eh, faz sentido, mas as outras cidades da Belgica tb cobram por seus banheiros e nao fedem, e varias outras cidades da Europa (Alemanha principalmente) tambem cobram quem usar banheiros (inclusive em restaurantes e bares) e isso nao significa que as pessoas saiam fazendo xixi pelas ruas.
          As pessoas se acostumam a pagar pra ter banheiros limpos, com papel higienico disponivel etc, e isso jah faz parte da cultura local.

          Responder
  2. Aline - 07/10/10 - 13h03

    Lindo o passeio!
    Você é a cara da sua mãe, muito parecidas.

    Verão já foi, agora só frio.

    Responder
  3. Clarissa Comim - 07/10/10 - 13h05

    Ótimo relado! Estou adorando teu blog! Dá vontade de marcar várias viagens para conhecer tudo! ;)
    .-= Clarissa Comim´s last blog ..City Tours em Berna- Suíça =-.

    Responder
  4. isabel Moura - 07/10/10 - 13h35

    Engraçado, também senti isso quando fui a Bruxelas….a não ser a “Grande Place”, acho que não me lembro de mais nada….ah, lembro o mannneken-pis..uma estátuta minúsucla, símbolo da cidade…e que bom símbolo!!ahaha
    Não, não fiquei fã também.
    A não ser dos chocolates…esses sim, vale a pena!;)(dizem que a cerveja também, mas eu como não gosto, não posso falar).
    Pelas suas fotos, Bruges parece mais bonitinha. Deve ser uma boa escolha para um fim de semana relaxado…
    E seus pais, passaram por Portugal para matar saudades?
    .-= isabel Moura´s last blog ..Comer- orar- amar =-.

    Responder
    • Adriana - 07/10/10 - 13h43

      Tambem nao bebo cerveja, soh se for Belga!
      Mas nao as cervejas normais, e sim as cervejas com sabor de fruta, pois essas nao tem gosto de cerveja! Amo as de framboesa, cerja e morango! Trouxa vaaaaarias garrafinhas na mala! Se me parassem na Alfandega iam achar que eu era alcoolatra!

      Responder
      • isabel Moura - 07/10/10 - 17h25

        não me diga que vou ter que ir de novo a Bruxelas para fazer a experiência…:)e trazer a mala cheia tb!:)
        Mas já ouvi dizer que são mesmo diferentes.
        e seus pais, vieram a Portugal?
        .-= isabel Moura´s last blog ..Comer- orar- amar =-.

        Responder
  5. Renata - 07/10/10 - 13h38

    Eu amei Bruges. Achei uma cidade linda, super fofa, e comi muito bem lá! E acho legal o fato de vc não ter tanta coisa assim pra conhecer, e poder curtir o simples fato de sentar, tomar uma cerveja e ver a vida passar!!!!

    Responder
    • Adriana - 07/10/10 - 13h44

      Exato!
      Foi um dia de passeio bem tranquilo… tem TER que ver esse monumento ou aquela estatua, ou o museu tal… era soh andar pra onde quisessemos, parar pra comer, pra beber, comprar chocolates e waffles… sem compromisso!

      Responder
  6. Kátia - 07/10/10 - 14h26

    Oi Adriana, acompanho seu blog há mais de 4 anos e, coincidentemente, conheci seu pai, Sr. Carlos, este ano. Eu e meu esposo somos clientes dele já há 2 anos e este início de ano ele veio nos visitar. Qdo eu o vi, reconheci imediatamente, pelas fotos postadas no blog. Conversamos um pouquinho sobre vc. Ele tem muita admiração por você, sabia? Gostei da coincidência.
    Grande abraço!

    Responder
    • Adriana - 07/10/10 - 15h05

      Eu sei! Ele me contou!
      Achoq ue ele nao se acostumou muito com essa coisa de blog nao… volta e meia nos fazemos alguma coisa e ele logo fala: vc vai escrever isso no blog?! Hahahah!

      Responder
  7. Elvira - 07/10/10 - 14h29

    Oi Adriana.

    Pelas fotos, a cidade parece muito bonita. Deve ter sido um passeio gostoso.
    Agora? Por que será que Bruxelas é assim? O cheiro fica em toda a cidade ou só perto da estação de trem?

    Bjs.
    Elvira

    Responder
    • Adriana - 07/10/10 - 15h06

      No centro historico tudo fede demais… a cidade eh cheia de mendigos, pedintes… tipo, eh um ambiente que nao condiz em nada com a cidade que supostamente eh a capital da Comunidade Europeia e sede do parlamento Europeu….

      Responder
  8. Liana - 07/10/10 - 14h43

    não é a toa que tem aquela estátua daquele menino fazendo xixi como “símbolo” em td quanto é lugar em bruxelas!
    .-= Liana´s last blog ..The Schoggi song =-.

    Responder
    • Adriana - 07/10/10 - 15h06

      HAHHAHAHA! Otima!
      E o pior eh que a estatua eh minima! Que decepcao….

      Responder
  9. nathalia - 07/10/10 - 14h45

    aahhh Brugges… parece que a cidade saiu daqueles livros de conto de fada!!

    Adriana, parabénsss pelo teu blog… adoro ficar vendo tuas fotos de viagens… eu AMO viajar, então, consigo muitas dicas legais de lugares por aqui!!
    by the way, no fim do ano estarei indo para Londres.. sabes algum hotel bom (lipinho please!!!)e bem localizado hahaha mas que não seja extramente caro por aí???

    Beijos, e parabéénsss pelo blog de novo!!!

    Responder
    • Adriana - 07/10/10 - 15h07

      Pode’xa!
      To preparando um post sobre hoteis BBB em Londres e arredores.

      Responder
      • Juliana P. Galvão - 07/10/10 - 19h14

        Oi Dri, também estou indo ano que vem para Londres e vou ficar aguardando ansiosa por este post, pois esta é também a minha dúvida…

        Responder
  10. mel - 07/10/10 - 14h46

    posta a sua casa nova e o trabalho de redecorá-la!!!! tô curiosa! bjos

    Responder
    • Adriana - 07/10/10 - 15h09

      Jah esta na fila tambem…. Essas ultimas semanas nao to dando conta de manter o blog num ritmo condizente com a vida… heheheh
      mas to registrando tudo, fotografando tudo…. mas nao soh estou sem tempo de atualizar o blog, tb fico sem tempo de terminar de recuperar (ops, redecorar) a casa nova! Esse fim de semana vamos dar mais um gaz, mas ainda falta muiiiito!

      Responder
  11. Elaine - 07/10/10 - 14h59

    Lindas fotos, o lugar parece ser bem gostoso de passear! Calmo e aconchegante.Com sua descrição sobre Bruxelas, parece ter aquele cheiro tão forte de arder o nariz… ecaaaaaaaaaaaaaaaa.
    Estou doida pra ler os posts do Sáfari!

    Beijos

    Responder
  12. Viviane - 07/10/10 - 16h35

    Menina, estive este ano em brugges e brussels e achei td ótimo! Que coisa, estava superrrr frio, mas amamos, de todos os modos acredito que vale sim a pena visitar as cidades e arredores, sugiro Amberes, é muitooo linda e já de cara, a estação encanta. Fica a dica, xerocas e o Beautyeverywhere e seus súditos proclamam a volta de sua imperadora!

    Responder
  13. Leticia - 07/10/10 - 18h15

    Oi Adriana!
    Um pouco fora do tópico, mas adorei a sua bolsa!
    É da Chloe? Qual modelo?
    Bjos e obrigada

    Responder
    • Adriana - 07/10/10 - 20h57

      Sim!
      É Chloe do modelo Saskia :-)
      Bom olho pra bolsa heim? Pq essa é bem discreta, sem logos nem nada da Chloe…

      Responder
  14. Carol - 07/10/10 - 18h58

    Ja estive em Bruges e adorei!!! Meus objetivos de viagens são esses, muita calma e tranquilidade, isso sim são ferias! odeio correrias de pouco tempo pra fazer muita coisa, acaba parecendo trabalho, cheia obrigações e não ferias de verdade.

    Responder
  15. Juliana P. Galvão - 07/10/10 - 19h56

    Qual é +/- a média de preço da cerveja aí na Europa?

    Eu sei que esta pergunta é muito relativa, pois depende de cada país e do restaurante/bar. É só para ter uma noção… É que dizem que a cerveja na Europa é muito cara.

    Responder
    • isabel Moura - 07/10/10 - 20h41

      não sou consumidora, mas em Portugal uma cerveja (garrafa ou lata) ou fino (norte) ou imperal (sul) deve andar por volta de 1 euro 1, 5…
      .-= isabel Moura´s last blog ..Comer- orar- amar =-.

      Responder
    • Adriana - 07/10/10 - 20h56

      É nada!
      Aqui em Londres, nos pubs normais, uma pint de cerveja (que é o copão com mais de meio litro) custa uma media de 3 libras.

      Responder
      • Rafaela - 08/10/10 - 13h52

        Moro na Bélgica, em Bruxelas mais precisamente, e é (infelizmente verdade). Eu até costumo brincar que uma rua cheira a xixi e outra a chocolate! É realmente muito estranho, sendo a capital da Europa. Mas Bruxelas tem outras coisas boas que compensam o cheiro do centro da cidade! Tem imensa oferta cultural e uma imensidão de pessoas de todos os cantos do mundo. Por ser a capital de um país relativamente pequeno, também podemos viajar muito (pelo menos aqui à volta, nos BENELUX) com alguma facilidade e com poucos Euros. Já as belas cervejinhas não nos ficam por menos de 3 euros, seguramente!

        Beijinhos e parabéns pelos teus blogues (que leio os dois desde o início de 2010 e ADORO)

        Responder
  16. Sophie - 07/10/10 - 20h59

    Amei visitar Bruges e o melhor pra mim foi o passeio de barco pelos canais. Gostei do centrinho historico de Bruxelas tambem. Achei o square sensacional…e o hotel era ao lado entao a area feia foi so por fora mesmo, mas conto que quando cheguei de onibus na Midi do aeroporto deu vontade de voltar pra casa, mas valeu pela praca e pelo Delirium Cafe – quem bem em frete tem a estatua da menininha agachada fazendo pipi. Naquele sabado teve um show BEM legal no square que valeu qualquer gota d’agua. Concordo que um fim de semana da pra visitar Bruxelas e Bruges.

    Quem esta de viagem marcada, tem cerveja de chocolate belga tbm. No minimo interessante! Fica a dica =)

    Responder
  17. myiska - 08/10/10 - 03h04

    Gostei mto de saber sobre Bruxelas, fazia outra idéia – já tirei dos meus planos,agora Bruges e Amberes estão na minha lista. gostei de ver as fotos de seus pais (pq vc já faz parte de nossas vidas). sua mãe é mto bonita mmo.
    qto a não entender mto colocar tudo em blog , eu entendo pq na nossa geração não existia isso. gostei tb da bolsa, mto bonita. estamos aguardando (mas sem pressa), fotos do novo apto. seu blog é tudo de bom!

    Responder
  18. Patricia - 08/10/10 - 04h42

    Acho que o pessoal transforma as ruas e metros de Bruxelas um banheiro público por causa da famosa Madame pipi…tem que pagar para usar banheiro, seja em shopping ou mesmo restaurante onde vc está comendo (já vi esta aberração muitas vezes em Bxl). Aí já viu…Morei 3 anos em lá, e até hoje me dá uma sensação péssima quando volto! As fotos de Brugges estão fantásticas, como sempre! Bisous

    Responder
    • Adriana - 08/10/10 - 08h43

      Nao, muitos paises da Europa cobram pra se usar banheiros, inclusive se vc for cliente do restaurante ou bar, e mesmo assim nao fedem como Bruxelas. E as outras cidades da Belgica tambem cobram por seus banheiros e tao pouco fedem como Bruxelas…
      A minha teoria eh que ou as pessoas em Bruxelas sao mais mal educadas mesmo, ou tem algum problema no sistema de esgoto da cidade…

      Responder
  19. Celina - 09/10/10 - 22h28

    Caramba, quanto post! Adorei os safaris, mas devo confessar, sou mais urbana. E de Brugge tenho as melhores recordações. É uma cidade encantada, com aquele sino que parece marcar o tempo como na idade média. Bruxelas, querida, além de feder, tem muito louco! Louco mesmo, desses que rasgam dinheiro e discursam para o as nada. as fotos!!! uau, lindas! E que super lente, aquela do safari!

    Responder
  20. Josi - 09/11/10 - 22h24

    Oi Adriana, tenho uma amiga estudando na Espanha em (Vigo), ela me pediu dicas para viajar Espanha, Londres, Paris, Bruxelas… indiquei seu blog pra ela pois, estou viciada em seus posts :-)
    A cada conexão é uma olhadinha neles, esperando ansiosamente por coisas novas. E fico completamente enlouquecida, abismada como vc dá conta de tudo isso :-)
    Vc poderia me indicar uma força barata para a locomoção de uma estudante por esse locais?
    Sei que é muita gente te incomodando :-)
    Mais uma vez parabéns… pelos blogs maravilhosos e por todas as dicas e relatos.

    Responder
    • Adriana - 10/11/10 - 09h18

      OI Josi, na verdade 99% das dicas de viagens que dou aqui sao bem “low cost” e a maneira como viajo hoje em dia eh praticamente a mesma de como viajava quando tambem era estudante.
      Viajo de trem, de onibus, de Ryanair e Easyjet e me hospedo em albergues e pensoes. Nao tem segredo :-)
      Eh verdade que hoje em dia posso me permitir viajar mais frequentemente doque ha uns anos atras, mas ainda assim o estilo “mochileiro” ainda eh praticamente o mesmo!

      Responder
  21. Larissa - 30/11/11 - 02h58

    Ei Adriana!!
    Queria tirar uma dúvida, vou estar em Londres com um fim de semana livre…podendo sair de Londres na sexta a partir das 14:00 mais ou menos…gostaria de saber se é besteira tentar ir a bruges e amsterdan no msm fim de semana, uma amiga minha já fez…mas é mto apertado? (quero dizer…é despero de turista que vai a europa a primeira vez? rsrs)

    Mais uma vez obrigada pelas dicas!!!
    Abraço!!!

    Responder
  22. Larissa - 30/11/11 - 15h50

    Ahh mais uma coisa que eu queria perguntar….sobre sua camera nova…andei dando uma olhada e acho que vou comprar uma igual a sua…onde vc comprou? Andei olhando nos sites que vc indicou e o melor preco foi na Jessops…! Obrigada !!! Abraço!!

    Responder
  23. Francis G. - 05/02/12 - 00h55

    Oi! Vc indica algum hotel em Bruxelas? Ou alguma localização q vc ache legal ficar? Chegarei lá num domingo e vou embora numa quarta. Estava pensando em ficar em Buxelas até terça, pois na segunda pretendo ir a Antuérpia de trem (bate-volta). Aí na terça iria p/ Bruges, dormiria lá e quarta voltava p/ Bruxelas p/ pegar o avião. Oq vc acha?

    Responder
    • Adriana Miller - 05/02/12 - 14h33

      Não tenho nenhum hotel pra recomendar, mas a região da Grand Place é sempre a melhor opção. Bem central, e onde estão todas as atrações de Bruxelas.

      Responder
  24. Francis G. - 06/02/12 - 00h36

    Valeu Dri! Obrigada!

    Responder
  25. […] foi exatamente oque fizemos quando fomos a Belgica com maus pais: compramos a passagem Londres-Bruxelas, deixamos nossas malas no guarda volumes […]

    Responder
  26. Thalita - 06/04/13 - 20h06

    Ei Adriana, qual o restaurante que vc jantou em Bruges
    Para me indicar???
    Abc

    Responder
  27. Erica - 19/11/13 - 14h48

    Dri,
    Sempre acompanho seu blog..AMOOO
    Você se lembra o nome do restaurante? Estarei indo para Bruges em breve :)
    Beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 19/11/13 - 15h35

      Nao lembro!
      Era bem pertinho do hotel, na beirada do canal… e tirei (e postei) uma foto de proposito pra gravar o nome do restaurante e deixar aqui a dica, mas eh justamente a foto que nao abre! :-(

      Responder
  28. Gilda - 24/08/14 - 18h43

    Olá dri. Podes esclarecer-me uma dúvida? Já algum comboio directo do aeroporto para Brugges ou temos que ir sempre primeiro a Bruxelas? Estou a preparar uma viagem para lá e estou com essa dúvida… Obrigada e beijinhos

    Responder
    • Adriana Miller - 27/08/14 - 11h17

      Voce ja precurou no site do aeroporto, ou no site da cia de trens da Belgica?
      ao lembro dos detalhes…. melhor confirmar direto com eles mesmo.

      Responder
  29. Gilda - 27/08/14 - 11h45

    Acho que não fazem direto, pelo menos no site dos comboios a informação é que temos que parar sempre em Bruxelas… De qualquer forma, pergunto quando comprar o bilhete :)
    Obrigada :)

    Responder
  30. Maria medeiros - 07/12/14 - 20h54

    Olá! Gostei muito do post. Irei passar 20 dias na Europa. Irei para um congresso em frankfurt. Quero conhecer Amsterdã, Suécia e Londres, mas, depois, que li vc escrever sobre Bruges estou louca para ir. Por favor, vc teria um dica como seria melhor fazer. Não abro mão de passar 4dias em Londres. Estou lendo td que vc escreveu sobre a cidade. Bjs

    Responder
  31. Adrielle - 12/01/15 - 02h14

    Oi Dri!! Gostaria de tirar uma dúvida!
    Vou fazer o percurso Londres-Amsterdã. Estou pensando em comprar o eurostar London x Any Dutch Station. Porém, eu quero fazer um pit-stop em bruges nesse percurso, vi que você disse que quando viaja para Bruxelas pela eurostar, tinha o direito de viajar de graça até bruges. Isso seria ida e volta?! Isso vale apenas para destino final bruxelas? Você me recomendaria fazer bruges entre Londres e Amsterdã ou entre Amsterdã e paris? Obrigada, beijos!

    Responder
    • Adriana Miller - 13/01/15 - 10h50

      UMa passagem “Any Dutch Station” permite apenas isso: qualquer estacao Holandesa. Se voce uiser ir a Brugges, tera que comprar uma passagem separada, que inclua a Belgica tambem. Os paises possuem redes ferroviarias diferentes e cosequentemente linhas e promocoes individuais com o Eurostar, entao voce nao pode incluir 3 paises diferentes na mesma passagem.
      NO meu caso, nos viajamos pela Eurostar Belga, que na epoca estava com uma promocao que incluia qualquer outra cidade na Belgica, a partir de Bruxelas, desde que a passagem fosse usada no mesmo dia – etao valeu a pena parar em Brugges.
      Mas se voce vai pra Amsterdam, nao eh o memso caso e voce nao podera incluir Belgica/Brugges na sua viagem (quer dizer, claro que pode – mas comprando uma passagem avulsa entre Amsterdam e Brugges).

      Responder