11 Oct 2010
17 comentários

Justiça com as proprias mãos

Lar doce lar, Vida no Exterior

Ha uns meses atras quando finalmente resolvemos nos mudar e achamos nosso atual apartamento, nós sabiamos que teriamos que gastar muito tempo, dinheiro, sangue, suor e lagrimas pra fazer o apartamento ficar com a nossa cara.

Depois de alguns anos pulando de canto em canto, queriamos um apartamento que no minimo nos desse uma sensacao de permanencia (o maximo possivel com apartamentos alugados…), e que estavamos em casa.

Quando começamos a procuar um flat novo nossa exigencia era que fosse um apartamento sem moveis (por aqui a grande maioria das casas e apartamento de aluguel já vem mobiliados), coisa que desistimos logo logo – e quando finalmente achamos esse aqui, nos apaixonamos pela localização, pelo predio e pelo apartamento; mas tinha um probleminha… O flat já vinha mobiliado, com os moveis mais feios que já vi na vida!!!

Ok, ok, não era tão ruim assim, e o lugar é cheio de potencial, e passado o choque inicial da cortina de veludo que combina com o lustre, os quadrinhos de ponto de cruz e as flores de plastico, me dei conta que podiamos, relativamente facil, fazer muitas pequenas reformas simples que iam completamente transformar o apartamento.

E é justamente nessas pequenas reformas que que temos gastado todo nosso tempo e energia nas ultimas semanas.

Ainda nao tem nada pronto, nem nenhum ambiente finalizado (porque né, haja tempo e dinheiro!), mas pouco a pouco vou postando aqui esses projetos e mini reformas que fizemos, eh incrivel como apenas algumas pequenas mudancas ja mudaram drasticamente o ambiente.

E como muita gente pediu, aqui estão minhas fontes de inspiração em tudo que é relacionado a casa, decoração e reformas:

http://londondesigns.blogspot.com/ – A Helo saca tudo de design de moveis, e o blog dela eh uma fonte inesgotavel de inspiracoes! Ela tambem eh adepta ao faca voce mesmo, e dah otimas ideias de arrumacao e organizacao!

http://livinggazette.com/blog/ – O blog da Barbara tem muitas fotos com inspiracoes “tematicas”, tudo isso em montagens magnificas.

http://www.apartmenttherapy.com/ – Outro blog de inspiracoes, dessa vez, americano com otimas ideias pra quem mora em apartamento ou ambientes pequenos.

http://www.younghouselove.com/ – Os reis do DIY (faca voce mesmo). Esse casal de Americanos reformou a casa inteira com as proprias maoes, e montaram um blog justamente pra isso, pra registrar o passo a passo de como refizeram cada canto de sua casa.

http://littlegreennotebook.blogspot.com/ – Blog de uma decoradora Americana cheia de imagines e inpiracoes – a maioria de suas combinacoes sao “too much” demais pro meu gosto, mas aqui e acola ela da otimas ideias de como fazer qualquer coisa dar certo (e como ela mora numa casa alugada tambem, ela da otimas ideias semi-permanentes de como mudar um ambiente sem ter que quebrar paredes).

Eu gosto principalmente dos blogs que tem muitas fotos com inspirações, sejam de outras casas, de lojas ou paginas de revistas – e assim como varias areas de vida (carreira, moda, viagens) é ao ser exposto a esse tipo de informação que fui identificando pouco a pouco oque gosto e oque nao gosto, como gostaria que fosse minha casa ou nao, oque combina comigo ou nao.

E gosto tambem dos blogs gringos porque eles sao mais “mao na massa”. Geralmente blogs de decoraçao Brasileiros sao meio “Olha que lindo: mandei fazer”, porque né, no Brasil é super simples encontrar um marceneiro, pedreiro, eletricista, pintor ou seja lá oque voce precisa fazer na sua casa por preços acessiveis.

Aqui, infelizmente não é assim. Então se vc quer mudar alguma coisa na sua casa, voce tem que fazer justiça com as proprias maos, comprar pincel, furadeira e martelo e mandar ver.

O resultado com certeza nao é tão bom, nem tao profissional, mas a economia realmente compensa, sem falar na satisfação de pouco a pouco ir transformando sua casa, dando voce mesmo seu jeito.

Tá dando um trabalho desgraçado, mas estou adorando a experiencia, e tanto eu quanto o Aaron estamos nos saindo uns DIY-ers muito melhor que a encomenda!

Como por exemplo essa banqueta que estava perdida num canto randomico da casa.

Um movel que eu jamais teria comprado pra minha casa. O formato, a madeira, as cores… sem falar no tecido manchado, sujo. Esse beije-amarelado circa 1976.

Tentamos esconde-la num canto nao-visivel da casa – o problema é que estavamos tentado fazer isso com coisas demais, e acabamos decidindo que valia mais apena fazer as pazes com certos itens e dar um jeito de incorpora-los no nosso “ideal” doque simplesmente lotar nosso armarios de trambolhos.

Entao compramos um tecido novinho, com uma estampa moderninha que combinava perfeitamente com a decoração do hall de entrada do apartamento. Comprei tambem uma pistola de grampeador (que diga-se de passagem virou minha melhor amiga!), tesoura e adesivo de tecido e mandei ver.

Em menos de meia hora de sangue, suor e lagrimas, voilá!

Um movel praticamente novo, e que nao deixou minha casa com aquela sensação de que assaltei um azilo.

Perfeito nao esta (afinal quem fez foi eu! Sozinha!), e adoraria poder tambem dar uma lixada na madeira, talvez pintar de outra cor… mas como o movel nao é meu, não rola.

E o melhor de tudo é que todas essas pequenas reformas que estamos fazendo podem ser facilmente desfeitas – afinal nem a casa nem os moveis são nossos, e um dia teremos que devolve-los ao dono original, então pra nao ter problemas no futuro, tudo pode ser facilmente desfeito para seu estado deploravel inicial.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
17 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
17 comentários
  1. Carol - 11/10/10 - 13h27

    Adoreeei!!! Nem parece a mesma banqueta!!! A gente realmente tem que ir adequando aos nossos gostos, afinal, é vc que vai conviver com aquilo qndo vc chegar do trabalho…e gastar energia com isso não vale a pena não e sim, o simples fato de se incomodar com aquilo, faz com que a energia mude né!!

    Continue com posts desse estilo Dri, eu acabei de montar meu apê (4 meses), ele tá lindo de morrer, contratei arquiteta, guardei grana durante 3 anos esperando ele ficar pronto (comprei na planta), mas meu marido foi transferido de cidade e vamos ter que começar tudo do zero denovo (muitos dos nossos móveis são planejados então não dá pra levar)!!! Não sei se vou ter a mesma paciencia (e grana) que tive com o apê atual, então quero me inspirar com coisas práticas e ir fazendo aos poucos tb!! Vou visitar estes blogs que vc indicou, conheço só 2 dos que indicou o living gazette e O apartment therapy…

    Adorei mesmo a banquetinha, ficou linda!!!
    .-= Carol´s last blog ..O que eu queria vestir hoje VI =-.

    Responder
  2. Fer - 11/10/10 - 13h31

    Eu sou pessoa tããããão sem visão quando o assunto é decoração que chega a dar pena …
    Adorei o resultado final da banqueta!

    Responder
  3. Renata - 11/10/10 - 14h12

    Oi Dri! Que linda que ficou a banqueta, parabéns!!! Eu amo blogs de decoração, e conheço alguns brasileiros que além das dicas de decor tem tutoriais super bacanas. Se quiser dar uma olhada, aí vão alguns endereços:

    http://www.acasaqueaminhavoqueria.com
    http://casadefirulas.blogspot.com/
    http://casadenos2.blogspot.com/

    Bjs, Renata

    Responder
  4. isabel Moura - 11/10/10 - 14h31

    Adoro ver aqueles apartamentos novinhos em folha, com mobiliário moderno, com decoração a condizer…mas isso é coisa de revista!:)
    Eu adoro decoração. Não tendo dinheiro para comprar um apartamento novo, decidi dar uma “arejada” ao meu.Por acaso coincidiu com o final de uma relação, então até se tornou uma terapia!
    Comecei pela pintura das paredes- o que deu logo outro aspecto, passando de um branco uniforme a cores mais agradaveis e actuais.
    Comprei novo sofá,made in ikea, que se revelou super confortável.
    Passado uns tempos, pensei na colocação de madeira no chão…mas aí teve que intervir carpinteiro né?
    já as portas e rodapés foram lixadas por mim! Com a ajuda de um “egenhocas” pintaram-se de branco e colocaram se novas ferragens!!
    Deu muito trabalho e muita sujeira!Mas valeu a pena!!Nem parece o mesmo apartamento de tão leve e fresco!Fiquei orgulhosa…realmente há coisas que com dedicação, conseguimos fazer nós próprias!!
    Investi numa mobília de sala linda, mandada fazer por medida…sim porque em Portugal ainda nos podemos dar a esse luxo…por incrível que pareça fica mais barato mandar fazer “aquela” mobília que amamos, do que ir a uma loja de design comprar.
    Agora faltam uns detalhes, mas esses gosto de ir com tempo, procurar o elemento chave que eu gosto para o espaço ficar…a minha cara!;)

    Se deu muito bem com a renovação da banqueta! Pode continuar e postar imagens!!;)
    e arranca logo os cortinados so british…:) o que suspeio foi imediatamente feito!!
    .-= isabel Moura´s last blog ..Happy b-day John! =-.

    Responder
    • Adriana - 11/10/10 - 14h54

      Tambem to achando super terapeutico!
      E as cortinas jah foram devidamente trocadas!!! E enterradas numca caixa lacrada no fundo do armario!!

      Responder
  5. Juliana P. Galvão - 11/10/10 - 14h41

    Que menina mais prendada!

    Sua banqueta ficou linda! Adorei o tecido escolhido.

    Se você não gostar de um móvel qualquer, e não tiver como reformar ou transformá-lo, vc acaba sendo obrigada a ficar com ele no seu apartamento?

    Vc será obrigada a conviver com a cortina de veludo, com os quadrinhos de ponto cruz e as flores de plástico?

    Quando devolver o apto, tem que devolvê-lo da forma como estava (decorado)?

    Bjs

    Responder
    • Juliana P. Galvão - 11/10/10 - 14h49

      Ah, outra coisa. Esse seu blog tá super chique, heim… Moda, beleza, decoração, viagem, culinária… Tem de tudo um pouco.

      Parabéns!

      Responder
    • Adriana - 11/10/10 - 14h52

      Sim, no caso de um apartamento alugado que ja venha mobiliado, temos que manter TUDO em seus estado original, a nao ser que o proprietario concorde em retirar, mudar, jogar fora alguma coisa.
      NO nosso apartamento antigo, a dona do apartamento era super flexivel e praticamente fez tudo que pedirmos pra consertar/mudar, retirar do apartamento.
      mas dessa vez, o dono do apartamento eh um politico aposentado cheio da grana que nao precisa do dinheiro e entao nao quer ter dor de cabeca. E essa era a condicao do aluguel. Era pegar ou largar, e ele nao seria flexivel em nada – e por isso, o aluguel que pagamos eh 25% mais beixo que os outros apartamentos no mesmo bloco! Entao financeiramente valeu demais a pena, e estamos reformando/transformando tudo que dah – porem nao quero correr o risco de pintar os moveis, por exemplo e daqui a uns anos quando devolvermos o apartamento ele nao gostar do resultado final e nos cobrar uma multa, ou descontar uma quantia razoavel do nosso deposito de seguranca…
      Entao no fim das contas nos demos bem ($$$), pq se eu fosse dona daquela aprtamento, bastava comprar meia duzia de moveis mais bacanas e ele poderia cobrar quanto quisesse!
      Entao no momento temos 4 portas de armario “escondendo” todos os quadrinhos de ponto de cruz, as cortinas de veludo, as luminarias douradas e as flores de plastico – e quando devolvermos o apartamento, tudo tem que voltar pra seu lugar original…

      Responder
      • Aline - 14/10/10 - 18h20

        Tire foto de tudo antes de modificar, se vão ficar muito tempo não podem correr o risco de esquecer como estava tudo.

        Bjs

        Responder
  6. Elvira - 11/10/10 - 15h53

    Nossa!
    A banqueta deu uma renovada mesmo!

    Você é bem prendada.

    Bjs.
    Elvira
    .-= Elvira´s last blog ..Para quem gosta de gráficos … =-.

    Responder
  7. Yasmine Mercante - 11/10/10 - 15h58

    Adriana, boa sorte na sua empreitada- que é das mais difíceis.
    Esse blog http://colunas.casaejardim.globo.com/laemcasa tem umas idéias/inspirações, dá para ver umas coisinhas bem legais, eu adoro!
    Esse aqui: http://chegadebagunca.blogspot.com/ é sobre organização, são dicas de organização. Acho que não é bem o que vc precisa, mas fica a dica.
    Ah e parabéns pelo Kilimanjaro, quase morri me imaginando no seu lugar no último dia, post agonia total!!
    Bjos!

    Responder
  8. Jaque - 11/10/10 - 20h33

    Dri, adorei as dicas. E, fala sério! Admiro vocês por conseguirem morar assim! A casa tem que ter muito espaço para conseguir esconder móveis… ;)

    Responder
  9. helo - 12/10/10 - 12h09

    eba! obrigada pelo link e parabens pelo DIY, ficou otimo! fazer coisas com tecido é realmente um dos diys mais dificeis!!!!
    .-= helo´s last blog ..Bélgica- primeiras impressoes =-.

    Responder
    • Adriana - 12/10/10 - 12h10

      De nada!!
      Pois eh, to forrando a casa praticamente toda com tecidos novos!
      Impressionante como muda um ambiente!

      Responder
  10. Luciana Bordallo Misura - 12/10/10 - 17h51

    Ficou ótima! Eu não me atrevo muito nos DIYs…engraçado você indicar o Little Green Notebook que é um blog que também acompanho e não é tão conhecido assim. Também adoro o Apartment Therapy.

    Mas como você vai devolver a banqueta no estado original? Dá pra arrancar o tecido? Ou tudo bem devolver com o tecido preto e branco?
    .-= Luciana Bordallo Misura´s last blog ..Playroom da Julia- quase pronto =-.

    Responder
    • Adriana - 12/10/10 - 18h35

      Provavelmente vou devolver como esta, mas caso precise mudar, é só soltar os grampos na base da banqueta – o tecido esta apenas grampeado na estrutura e madeira, entao definitivamente nao foi um processo permanente.

      Responder
  11. Mi casa, tu casa! - 14/10/10 - 18h06

    […] canto a banqueta (não ficou totalmente transformada nesse canto?!) e na parede a esquerda que esta vazia vou […]

    Responder