29 Dec 2010
28 comentários

Virada do ano em Londres

Ano novo e resoluções, Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Dicas Uteis, Eventos, Inglaterra

Ano passado rolou um post polemica sobre ano novo em Londres. Minha recomendação, como sempre, foi categorica: nao venha!

Por principio, e por uma pura questão cultural, ano novo em quaquer lugar do mundo nunca vai ser igual as festas de revellion que rolam no Brasil e toda sua “mistica” de boas entradas.

Aqui todo mundo veste preto, a mioria das pessoas passa a virada de pijama em casa com a familia ou entao vao pra um bar/club qualquer para encher a cara, como fariam em qualquer outra epoca do ano – e nao necessariamente uma data especial.

Entao revellion fora do Brasil é sempre uma experiencia frustrante e desanimadora. Dos 6 anos que moro aqui em Londres, passei apenas 1 ano novo (o primeiro) em Londres, e foi pra nunca mais!

E o conselho numero 2 era: se vier ou estiver em Londres no dia 31, mantenha-se o mais longe possivel da região central da Praça do Parlamento e London Eye (onde rola a unica queima de fogos da cidade) que é confusão na certa.

Pois é. Até que esse ano chegou, e a medida que planejamos ferias, viagens, troca de emprego e afins ao longo do ano, resolvemos passar Natal e ano novo em casa mesmo. Alem disso, agora estamos morando na cara do gol, e se existe uma boa oportunidade de assistir os fogos de Londres, seria essa – sem nem precisar sair do sofa!

Então a coisa tomou outras proporções, uns amigos resolveram vir aqui pra casa e agora acabamos com uma festinha de revellion pra organizar – e pior, todos (Inclusive um casal de Ingleses que já moram em Londres ha mais de uma decada e nunca tiveram coragem de passar a virada no centro de Londres) estao animadissimos pra ver a queima de fogos.

Como moramos na cara do gol, e na zona “de risco” da comemoração, essa semana recebmos varias correspondencias da prefeitura explicando passo a passo oque e como fazer, oque muda no bairro para pedestres, motoristas, transporte publico, moradores e visitantes.

Entao como esse ano provavelmente sera o primeiro e unico ano novo que passamos na area, aqui fica o post pra prosperidade: como se preparar pro revellion em Londres.

Dia 1º de Janeiro conto como foi na pratica!

Clique para ampliar: zonas de acesso e areas com "vista" da queima de fogos.

O mapa acima é que mostra a realidade mais “crua” do Revellion em LondresL as unica areas com “vista” pros fogos sao as zonas em laranja: segundo a prefeitura, apenas uma fração das pessoas que tentam chegar até a area realmente conseguem ver alguma coisa; um calculo que estima que entre as 2 ou 3 milhões de pessoas que tentam chegar na area de visualização, menos de meio milhão realmente conseguira ver alguma coisa.

E por isso mesmo eles avisam: Podendo evitar, evite. No caso, recebemos esses mapinhas e as instruções como moradores, e a recomendação da policia é sem rodeios: eveite ficar em casa, e se ficar, evite sair dela.

Nossa rua, por exemplo, tera seu acesso fehcado as 8 da noite, e nao temos a menor intenção de sair do quentinho de casa as 3 da tarde pra pegar um lugar na ponte Westminster. Então sabemos que mesmo estando aqui na cara do Gol, as chances de realmente ver os fogos sao minimas – mas temos esperança (e conhecimento de morador!) das ruas internas que tem vista parcial pro London Eye e que segundo o mapa da prefeitura, estarão abertas.

Clique para ampliar - horarios e areas com transito e transporte publico fechados.

E ainda tem essa, pois apesar do “calendario” de horaros em que certas partes da cidade terão seu acesso interrompido, a policia vai fechando tudo de acordo com a lotação. Entao mesmo que certa ponte ou rua esteja programada pra fechas as 8 da noite, se lotar as 3, eles fecham as 3!

Então as recomendações do folheto da prefeitura são os seguintes:

– Evite a area a todo custo. Mas se vier para o centro de Londres, esteja preparado pra ficar (uma vez dentro das areas controladas, sera dificil entrar/sair). Traga comida e bebida e roupas quentes. Podem demorar horas entre o final da queima de fogos e a liberação das ruas.

– Se voce mora ou esta hospedado na area, nao saia de casa sem um comprovante de residencia. Depois que as ruas estejam fechadas só entra/sai quem provar que mora ali (ja estamos providenciando contas de agua/gaz/luz/telefone pra nossos convidados!).

– Planeje como voce pretende voltar pra casa. Observe os horarios de funcionamento das estações de trem/metro. O London Underground vai funcionar a noite toda (e de graça!), mas saiba rotas alternativas (a pé) pra voltar pra casa, e como chegar até estações alternativas que te levarão de volta pra casa (as estações imediatamente em volta da região dos fogos ficarão fechadas até cerca de 3 da manha).

– Preste atenção nas rotas de evacuação e pontos de pronto socorro. Nessas epocas de alta concentração de pessoas e turistas as paranoias anti-terroristas ficam ainda mais a flor da pele. Melhor sempre perviri!

– Ah! A queima de fogos começará pontualmente a meia noite do dia 31 e acabara as 00:08 do dia 1º de Janeiro (apenas miseros 8 minutos de queimas de fogos!)

– Divirta-se! Caso voce consiga uma boa vista pro London Eye, esse com certeza sera uma dos grandes espetaculos da terra!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
28 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
28 comentários
  1. aline - 29/12/10 - 18h49

    Dri,

    Passei a virada de 2008 pra 2009 em Londres, vimos os fogos desta rua do Parlamento, praticamente de frente pra Big Eye, mas tivemos que chegar cedo pra conseguir ficar alí. Passamos frio, fome (esquecemos de levar algo pra comer) e tomamos a champagne pra esquentar. Resultado: a meia-noite estavamos os 3 bêbados, vimos os fogos e as apresentações que foram lindos, nada como o RJ, mas foi bonito, abrimos a outra champagne, estava tudo fechado, nada de lanchonete aberto, comemos em um mc.donalds lotado, talvez o único aberto da cidade, e fomos a pé pra casa. Essa farrinha durou no mínimo 1hra e meia depois da meia-noite.
    Tipo….besteira, mas eu adorei! rsrsrs Já o meu marido que estava conversando comigo ontem sobre isso, achou programa de índio.
    Só muuuito tarada pelo lugar pra gostar como eu, mas vendo pelos olhos normais, é programa e índio mesmo. Se não fosse pelo frio que faz e o fato que minutos depois as rua esvaziam pq vai todo mundo embora quase que instantaneamente pra fugir do frio….
    Talvez nas danceterias seja melhor, mas tem que ter reservado muito antes! Além de caro são concorridas, tentamos mas não conseguimos.
    Bons fogos!
    Feliz 2011 e um ano cheeeio de viagens, aeroportos, malas, cultura, novos contatos e tudo de bom pra vcs!

    Responder
  2. cadu1981 - 29/12/10 - 19h17

    Ola..

    onde sacaste a foto do london eye?

    Responder
  3. Thais Mittmann - 29/12/10 - 19h20

    A bagunça ai está muito organizada… hahaha
    Conte-nos a prática!
    Beijos e Feliz Ano Novo!

    Responder
  4. […] This post was mentioned on Twitter by Viagem e Viagens. Viagem e Viagens said: RT @DriMiller: Virada do ano em Londres? Saiba onde, como e quando: http://tinyurl.com/359zc9n #outros500 […]

    Responder
  5. Danybc - 29/12/10 - 23h34

    Realmente Reveillon como do Brasil Nao tem igual…. Feliz 2011 pra todos!!

    Responder
  6. PatriciaUk - 30/12/10 - 11h05

    Eu passei o Ano Novo em Londres uma unica vez – 2000!!! Desde entao, nao troco o comforto da minha casa com amigos! Feliz 2011 para vc – cheio de viagens e saude! Bjos x

    Responder
  7. Bete - 31/12/10 - 12h34

    Feliz 2011
    Essa foto da London Eye ficou linda.
    Voce tem da sua janela uma vista parecida com essa?
    Que maravilha, assim voce vai conseguir ver os fogos.
    Aproveite pra tomar mta champanhe e fazer mtos pedidos para o proximo ano.
    bjos

    Responder
    • Adriana - 31/12/10 - 12h37

      Nao! Quem dera! :-)
      Essa foto foi tirada em outra ponte, bem no meio do Rio, por isso ficou tao boa. A vista aqui de csa é bem mais restrita, e tem que rolar uma esticadinha no pescoço pra conseguir ver o London Eye! :-)

      Responder
  8. isabel Moura - 01/01/11 - 19h38

    e aí,como foi mesmo? deu para ver algo? vi imagens na tv e pensei em vc :)

    feliz ano novo, com muito amor, amizade e claro muitas viagens!!
    e claro muitas histórias para contar aqui no blog!
    (ah,e ontem fiz o perú!! e saiu lindamente!obrigada pelas dicas! eu agradeço e os amigos que provaram tb!!:))

    Responder
    • Adriana - 01/01/11 - 19h44

      Sim! Vimos os fogos!! Foi muito legal!
      Não conseguimos chegar na area de “visualização” mas como conhecemos as ruazinhas de tras, sabiamos onde se “esconder” pra ter uma vista privilegiada da queima de fogos. Ja ja vou baixar as fotos e fazer um post.

      Responder
  9. […] queima de fogos na área próxima a London Eye. A Dri Miller, do DriEverywhere fez um post sobre a preparação para ir ver os fogos e estou aguardando ansiosamente pelo post contando a experiência, já que a meia noite, ela postou […]

    Responder
  10. […] uns dias atras escrevi um post “tecnico” sobre a virada do ano em Londres: onde assistir os fogos, as recomendações da policia e da prefeitura, e tudo […]

    Responder
  11. Francine - 28/06/11 - 02h35

    Olá, tô adorando seus post, suas dicas, perfeitas….
    Estava pensando em passar o Ano Novo em Londres, mas agora tô repensando… qual lugar da Europa vc indica?? Vou passar o Natal e Ano Novo só, então serão apenas uns 10 dias, tb havia pensado em Paris…
    Mas prefiro a dica de uma expert no assunto…
    Abraços
    Muito obrigada

    Responder
    • Adriana - 28/06/11 - 10h23

      Huuum…. complicado… Ano novo na Europa eh sempre uma decepcao pra Brasileiros, entao dependendo da sua expectativa, qualquer lugar pode ser otimo, e qualquer lugar pode ser pessimo.
      Ja passei um ano novo em Paris e achei tao sem graca quanto Londres… entao depende de sua compania, quanto vc esta disposta a gastar numa festa, jantar etc…
      Ano novo em Madrid eh animado, mas assim como Londres e Paris, eh animado nas ruas soh durante os 10 minutos da queima de fogos, depois todo mundo vai pra casa ou pra alguma festa fechada e animacao acabou. E isso eh oque acontece na Europa toda…

      Responder
  12. LUCIENE - 29/12/11 - 09h00

    OI DRI

    ESTOU SOZINHA POR AQUI NA VIRADA ,O QUE VC RECOMENDA.

    Responder
  13. […] planejamento e sangue frio! As dicas e o passo a passo pra nao micar seu revellion em Londres estao aqui, aqui e […]

    Responder
  14. […] Nesse post aqui tem o mapa oficial da prefeitura de Londres com as areas de visualização dos fogos de artifício da virada, e esse mapinha abaixo ajuda a localizar minhas dicas alternativas pra assistir os fogos em Londres com menos confusão: […]

    Responder
  15. Livia - 07/10/13 - 15h56

    Olá Dri.Depois de ler este post, confesso que desanimei em passar minhas ferias em Londres (20/12 – 5/01).Tenho amigos que moram em Londres e estava cogitando passar minhas férias aí. Só tenho receio de não conseguir aproveitar bem Londres nesta época por conta do frio. Por isso ainda estou na dúvida do meu destino. Ainda mais pq gosto de andar para conhecer a cidade e além disso será minha primeira vez em Londres. O que você me aconselha? talvez passar somente o Natal em Londres e depois partir para outro lugar, como por ex. Madri ou Lisboa, que são lugares mais quentes e dizem que o reveillon é legal! Como você disse gosto de reveillon animado, como boa carioca que sou! Qual a sua recomendação?

    Responder
    • Adriana Miller - 07/10/13 - 16h57

      Se voce gosta de revellion animado como no Rio minha dica eh passar bem longe da Europa :-)
      Mesmo em lugares mais “quentes” como Espanha, Italia ou Portugal ainda estarao bem frios (pra padaro Brasileiro) e esses paises simplesmente nao tem o costume de celebrar ano novo como nos Brasileiros (e principalmente cariocas).
      A epoca do nata eh bem legal aqui, com feirinhas, decoracao e tal, mas ao memso tempo eh um epoca dificil de “turistar” por causa dos feriados e muito coisa fecha ou tem horarios mais restritos e fica dificil aproveitar bem as ferias.
      Minha recomendacao seria deixar pra visitar Londres em outra epoca do ano, ou entao vir, mas com expectativas diferentes, de curtir o clima e tal, mas sem ser aquela viagem que voce aproveita pra caramba, faz mil coisa e tal, por que realmente esse periodo eh bem atipico na cidade.

      Responder
  16. Italo Sasso - 08/09/15 - 15h07

    Olá Adriana! Tudo bem?
    Encontrei seu site algumas semanas atrás e ele tem sido meu “guia de sobrevivência” para montar meu roteiro para londres.
    Estou indo passar o reveillon e comprei o ingresso de 10 libras para assistir os fogos na região da London Eye.
    A venda de ingressos é algo novo. Você sabe me dizer se ficou mais organizado ou se ainda existe a necessidade de chegar as 3 da tarde?
    Não achei nenhuma informação mais atualizada sobre o dia…
    De qualquer forma agradeço,
    Abs
    Italo

    Responder
    • Adriana Miller - 08/09/15 - 15h24

      Bem mais organizado! E por isso mesmo que a prefeitura comecou a vender ingressos.
      Quanto a necessidade de chegar “as 3 da tarde”, apesar de soar um exagero, nao esqueca que o local ainda estara lotado. mais organizado sim. Mas ainda lotado.
      Entao se voce chegar as 11:30 da noite, apesar de ter entrada garantida, com visibilidade dos fogos, provavelmente ficara desconfortavel, apertado, e passando perrengues desnecessarios.

      Eu pessoalment enao acho que seja mais o caso de acampar por la so pra garantir um lugar (ate porque a policia e os organizadores nao permitem mais isso), porem ainda eh recomendavel que voce chega BEM cedo, com muitas horas de antecedencia, porque a cidade toda fica lotada, os acessos as areas dos fogos ficam fechadas ao transito, as estacoes de metro nos arredores tambem fecham etc. Entao eh prudente que voce saia de casa cedo, esteja preparada para uma certa dificuldade de chegar ate a area dos fogos, e que chegue com tempo suficiente para achar sua zona, “guarder” um bom lugar etc.

      Responder
      • Betinha - 13/10/15 - 04h19

        Olá ! Chegou minha vez de participar dessa festa, finalmente ! Estou com dificuldade pra entender como compramos ingresso não estando em UK. Pelo que li, não mandam por e-mail não é ? Retira-se no local ? Li a opção dos correios, mas sinceramente, de coração, não confio NADA no correio do bra. Já teve essa experiência ou sabe como funciona ? Amigos já compraram morando fora de UK ? Help me.. Bjks pra vc !

        Responder
  17. […] queima de fogos na área próxima a London Eye. A Dri Miller, do DriEverywhere fez um post sobre a preparação para ir ver os fogos e estou aguardando ansiosamente pelo post contando a experiência, já que a meia noite, ela postou […]

    Responder