23 Mar 2011
37 comentários

Cruzando a fronteira entre o Líbano e a Síria

Dicas de Viagens, Siria

Ha umas semanas atras quando a oportunidade de ir ao Libano surgiu pela primeira vez, logo me ocorreu que seria uma otima oportunidade pra tentar dar uma esticadinha até a Síria.

A oportunidade me pareceu imperdivel, pois a Siria é um pais que eu não visitaria normalmente, de “ferias”. Primeiro porque por ser um pais ainda tão fechado ao turismo, os voos são rarissimos, e as poucas empresas que voam diretamente pra Damasco são carissímas.

Mas o motivo principal mesmo era a questão do visto, e do fato de que Americanos não são permitidos na Siria (teoricamente são, mas precisam de um visto especial, com autorização e aprovação do governo Americano, etc, etc e que geralmente ainda são barrados na fronteira).

Então comecei a pesquisar sobre a possibilidade e…. nada!

Nenhum site, blog nem nada que fosse direto ao ponto, ou que já tivessem feito oque eu queria fazer (um bate e volta a partir de Beirute, por terra).

E como comentei em outro post, a estrutura turistica do Libano ainda é bem precaria, e as agencias, ou guias são escassos – e o motorista que eu usei pra ir até Baalbek não fazia o trajeto Beirut-Damasco, justamente por causa das dificuldades e corrupção na fronteira.

Os sites oficiais com informação sobre vistos eram bem incompletos, e os depoimentos e opiniões em sites especializados (como Trip Advisor, por exemplo) eram desanimadoras.

Até apelei pra comunidade de trips, e sabia que se alguem no mundo soubesse o caminho das pedras, a resposta seria encontrada no “Perguntódromo”. Mas ainda assim, mais respostas desanimadoras.

Então deixei a ideia de lado.

Mas como ha males que veem pra bem, acabei ficando no Libano o tempo todo e tive a oportunidade de conhecer outras partes maravilhosas do pais!

Então quando a oportunidade de voltar a Beirute uma segunda vez pintou, novamente a ideia da Siria e veio a cabeça – e então acudi ao meu fiel companheiro: Lonely Planet! Nem sabia se ia conseguir ou nao, mas comprei o guia da Siria, e voilá! Indicação de varias outras agencias que fazem passeios variados no Libano.

Da lista de umas 5 ou 6 agencias, apenas 3 tinham a opção de passeios em Damasco, sendo que nenhuma delas estava atualmente oferecendo o passeio por ser baixa temporada…

Até que na sexta de manha uma das agencias me ligou de volta: apareceu um casal de Turcos interessados no passeio, e se eu ainda estivesse interessada, eles podiam organizar a viagem!

Mas ai recomeçou a duvida: Sera que consigo entrar no pais?

A entrada da Siria

A regra pra visto para a Siria ão é exatamente clara, mas de maneira geral a regra é: vistos SEMPRE tem que ser tirados com antecedencia, diretamente na Embaixada Siria de seu pais.

Americanos só podem sequer pedir visto se tiverem uma carta de recomendação da embaixada Americana (que “aprova” se sua visita é valida), Brasileiros devem aplicar para o visto com antecendencia na embaixada ou consulados da Siria no Brasil, e Europeus diretamente na embaixada Síria local.

Mas aí, a medida que fui pesquisando sobre o visto, e como poderia pedir um visto express, eu descobri dois furos na regra: Primeiro que por não ter Embaixada da Siria em Portugal, portugueses podem pedir visto na entrada (aparentemente esse “furo” nao rola no aeroporto de Damasco, mas rola nas fronteiras terrestres com o Libano e a Jordania), e o segundo furo é a “flexibilidade” (vulgo corrupção) nas fronteiras terrestres (principalmente com o Libano, pois a fronteira com a Jordania eh ainda mais dificil, pois muita gente chega na Jordania atravez de Israel, e portanto sao barrados na Siria).

A agencia nunca tinha feito esse passeio com um Portugues(a), entao eles não sabiam como eram as regras especificas, mas a agente me garantiu que eu não teria problemas!

Então fui na fé e resolvi pagar pra ver. Ou teria uma oportunidade unica de ir a Siria, ou cairia no maior golpe da historia!

Então depois de cerca de 1,5 hora de Beirute chegamos na fronteira com a Siria! O Motorista me deu os formularios pra preencher com antecendia, e me pediu que nem saisse do carro – se tivesse algum problema ele me chamaria. E lá se foi o motorista Libanes, com meus passaporte e meu dinheiro adentro da fronteira Siria.

Longos 15 minutos depois ele volta pra me chamar: Querem te ver!

Eu já estava com um pessimo pressentimento de que alguma coisa ia dar errado, e o motorista foi comigo. Então começou a discussão em Arabe, que obviamente não entendi nada, enquanto dois ou 3 guardinhas Sirios examinavam meu passaporte –  que ia passando de mão em mão… acho que eles nunca tinham visto um passaporte Portugues! – até que finalmente meu passaporte foi carimbado.

Só isso? Já acabou? To dentro?

Não… e fui seguindo o motorista, cruzando a fronteira a pé até chegarmos a um outro guardinha, e então ele me fez o sinal, e mostrou o segredo da “eficiencia”: colocar o dinheiro do visto dentro do passaporte, e deixar o guardinha “verificar” que tava tudo em ordem…

Nossa, e o pavor?!?! Eu sou radicalmente contra esse tipo de situação, mas oque fazer naquele momento, com o passaporte já carimbado com a saida do Libano e a entrada na Siria, mas sem estar “de fato” na Siria?!

Então eles iam batendo um papo sobre mim em Arabe, entreguei meu passaporte, que foi levado pra uma outra sala por uns minutos. E quando o guarda Sírio voltou, ele me devolveu o passaporte com um sorriso – Welcome to Síria!

No total levou cerca de 1 hora, e tivemos exatos 8 pontos de verificação (4 para a saida do Libano, e mais 4 pra entrada na Siria)!

Moral da historia?

Facil não foi, mas tambem ão foi tão impossivel quanto achei que seria, mas uma coisa é fato – a unica opção recomendavel é fazer o trajeto com a “expertise” de uma agencia, que já tem a manha e o “jeitinho” de passar pela fronteira.

A fila dos turistas “avulsos” que iam sendo desovados pelos onibus, vans e taxis coletivos ia crescendo, crescendo, e os depoimentos são de horas e horas de espera sem explicação, e criterio 100% aleatorio – voce pode estar viajando em grupo e deixrem algumas pessoas entrarem, outras não. As filas não tem nenhuma indicação nem instruções, e os funcionarios da fronteira mal falam Ingles.

Como eu já comentei em outros posts sobre o Oriente Medio, eles não são nada politicamente corretos, e o “racial profiling” (perfil racial) é uma pratica comum e muito aceitavel – então dependendo da sua pinta, te deixam entrar ou não.

E o mesmo vale pro preço dos vistos – a tabela só vale para os vistos pedidos (e pagos) com antecedencia na Embaixada. Na fronteira, o preço final vai de acordo com a cara do freguês! Eu paguei 40 dolares no total (incluindo a graninha da “cerveja” do guarda) mais 500 Libras Sirias (cerca de 10 dolares) pela taxa de saida do pais.

Além disso, passaportes com carimbo de Israel são absolutamente proibidos (tanto no Libano quanto na Siria, assim como Dubai e tantos outroa paises do Oriente Medio)

Agora dou graças a deus por não ter tentado fazer o trajeto sozinha, e entendo perfeitamente o porque das historias de horror, e quem ficou pelo caminho…

Mas afirmo: valeu a pena! (e a volta foi beeeem mais tranquila. Sair da Siria é facil, e entrar no Libano é facilimo)

A quem interessar possa eu viajei com a Belair Tours: belair@inco.com.lb ou +961 3770565 e falar com a Sandy ou Rym.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
37 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
37 comentários
  1. Mirella - 23/03/11 - 10h38

    Caramba Dri… não dá para entender essas coisas, né?
    Mas que bom que deu certo e você conheceu mais um país… quero muito ir para o Libano e a Siria, quem sabe um dia dá certo!
    bjs

    Responder
    • Adriana - 23/03/11 - 10h59

      Pois eh, mas agora que to “expert” nesse perrengue, da proxima vez quero tentar me programar pra ter mais tempo na Siria e conhecer alguns dos sitios arqueologicos que eles tem pelo norte e leste do pais. Sao de babar!

      Responder
  2. patriciauk - 23/03/11 - 11h00

    A madrasta do meu marido eh francesa mas casou com o sirio e mora hj pelo mundo – mas sempre fica siria uns meses por ano…. ela tem muita historia para contar! x

    Responder
  3. Wanessa - 23/03/11 - 11h25

    Adriana, você está desconstruindo aquela idéia de que mulher não pode viajar sozinha por países árabes! Querendo, sempre dá-se um jeito!

    Responder
    • Adriana - 23/03/11 - 14h59

      Pois eh! Mas passei por uma situacao engracada, porque depois que chegamos em Damasco eu tava doida pra me livrar do guia e poder passear sozinha pela cidade e pelos mercados. Como ja tinhamos dado umas voltinhas com o guia, vi que Damasco eh tao tranqulilao quanto Beirute, e que ia ser tranquilo andar sozinha pela cidade.
      Mas no meu grupo estava tb um casal de Turcos, e a menina ficou falando e falando e falando de como eu era caorajosa de andar sozinha pela cidade, porque os Sirios nao sao nada civilizados e nunca que ela teria coragem de ir pra la sem o marido! (detalhe que ela falava isso na frente do guia, que era Sirio! Eles nao sao memso nada politicamente corretos!)
      Eu me segurei pra nao dar uma resposta igualmente incorreta, porque um lugar que eu nao viajaria sozinha MESMO eh justamente na Turquia!
      Nunca vi tanta gente abusada, e tanto homem mal educado e preconceituoso com mulheres ocidentais quanto em Istambul!
      Oque eu fiz na Siria, nao sei se teria coragem de fazer em Istambul…
      (acho que os unicos lugares que talvez fossem tao ruins quanto sao Egito e Marrocos! Aff povo abusado e mal educado!)
      Mas de resto, tanqulissimo… Israel, Jordania, Libano, Siria… eles mal olham na sua cara, deixam vc entrar na lojas e mercdos a vontade, olhar as mercadorias e os precos sem pressao… Tranquilissimo!

      Responder
      • Wanessa - 23/03/11 - 15h11

        Interessante ler a sua opinião sobre a Turquia, Adriana. Eu tenho muita vontade de ir a Istambul e, quando a Mari Campos viajou sozinha pra lá, perguntei sobre essa questão. Resultou nesse post aqui: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/saia-pelo-mundo/2009/07/sozinha-em-istambul-da-pe/
        Em resumo, ela disse que existe bastante assédio, mas achou o Marrocos muuuuito pior. E olha que você foi com o Aaron, o que deve ter evitado muitas das investidas dos turcos…
        Seria legal se você fizesse um post comparando esses destinos orientais, quais você acha que dá pra ir só e quais são mais inconvenientes.

        Responder
        • Adriana - 23/03/11 - 16h37

          Com certeza! Marrocos foi um quatrilaho de vezes pior, ate porque no marrocos eu viajei com mais 2 amigas, e na Turquia fui com o Aaron, mas ainda assim achei os Turcos um pe no saco! Hahahahha
          E os Egipcios nao ficam atras!
          Ate virou piadinha entre eu e o Aaron, porque os marmanjos assediavam na cara de pau, memso de mao dada com meu marido! Hahahahha!
          O Aaron aperfeicou ficar repetindo “Lucky man” com sotaque Egipcio de tanto que ouvimos isso, e viou piada interna :-)

          Mas a ideia pro post eh otima viu! Vou mesmo preparar um!

          Responder
  4. aline - 23/03/11 - 12h05

    Nossa Dri,

    Eu teria desistido láááá da 1ra vez, antes da 1ra viagem ao Líbano…vc é mto corajosa e ansiosa por lugares novos (e pelo visto, quase intocáveis).
    Tenho muita preguiça dessas burocracias e diplomacias mundiais, principalmente pq acho que dessa confusão quero o máx. de distância.
    Mas ao mesmo tempo eu pago a língua pq tô doida pra ver as fotos e saber de mais histórias.
    Acho que é por isso que te admiro.
    Depois dessa vc merece os programas de viagens da GNT e Multishow, e não os atores e atrizes que eles costumam contratar, vc no final vai ter muuuuito mais bagagem.
    Bjs!

    Responder
    • Adriana - 23/03/11 - 14h53

      Eu te entendo, mas sou muito cabeca dura! E soh porque me disseram que era impossivel de fazer, principalmente pra uma mulher sozinha, ai pronto! Encasquetei! Virou questao de honra! :-)
      Hahahhahaah
      E no fundo acho que essas burocracias e dificuldades dao um gostinho especial pra viagem… de conquista!

      Responder
  5. ana - 23/03/11 - 12h44

    oi dri….vc tem o passaporte americano por causa do aaron? e ele tem o portugues e/ou brasileiro por vc? talvez seja mais facil para futuras viagens!
    beijos

    Responder
    • Adriana - 23/03/11 - 14h51

      Nao… eu nao tenho nada Americano e ele nao tem nada Portugues/Brasileiro (so um visto de 5 anos pra entrar no Brasil, mas como turista apenas).
      Nao pretendo tirar nada dos EUA, mas vamos tentar pegar a nacionalidade Portuguesa pra ele, assim ele nao vai mais precisar de visto pra morar/trabalhar na Inglaterra e vai facilitar bastante nossas viagens, porque ele sempre tem problemas por ser Americano tadinho… :-)

      Responder
  6. Nathalia Tosto - 23/03/11 - 14h33

    Eu leio e vou me imaginando nessas situações… eu estaria tremendo de medo!
    Sabe-se lá o que eles pensam de mulheres estrangeiras sozinhas nas arábias!

    Depois faz um post de como você compra o $ de países como a síria, egito… acho que varias pessoas devem se perguntar se vale a pena comprar no país de origem, no local, usando cartão de crédito, em caixas eletrônicos, casas de cambio…

    Beijos!

    Responder
    • Adriana - 23/03/11 - 14h43

      Olha, isso varia muuuuuito de situacao a situacao, de pais a pais.
      Geralmente eu vou direto no caixa eletronico e saco dinheiro na moeda local qunado chego no pais. Meu banco nao me cobra nada por saques no exterior, e assim evito comissao de casas de cambio, ou flutuacoes do cambio.
      Mas pra outros paises, quando sei que o dolar (que nao eh a moeda local) sera mais ultil (como eh o casa do Libano e do Camboja, por exemplo), eu troco Libras por Dolares no aeroporto mesmo, antes de pegar o aviao em Londres.

      Nesse caso ai da Siria, foi um situacao engracada, porque eu tinha lido no meu guia que eles nao aceitam dolares facilmente (como acontece em Beirute sem problemas) e que nao existem muitas caixas de banco e muito menos casas de cambio na cidade antiga de Damasco, entaoa cabei trocando meus dolares por Libras Sirias na fronteira mesmo, numa situacao super “mercado negro”, mas o carinha me cobrou a taxa oficial e nao cobrou comissao – e disse que na volta eu ainda poderia trocar de volta pra dolares oque tivesse sobrado em Libras Sirias…. e nao eh que na volta ele estava la, e trocou meu dinheiro de volta, elas por elas sem nem pestanejar?!
      Nao sei se foi sorte, ou oque… mas no final, deu certo!

      Responder
  7. Dany - 23/03/11 - 15h02

    Que adrenalina, mas acho que sem adrenalina nao teria tanto ” valor”. Eu iria ate o fim tambem com certeza.
    Nao conheco a Europa ainda, fiquei muito tempo aqui nos USA em proceso imigratorio e nao podia sair do pais, mas me falaram que e bem discriminado americano na Europa. Ainda bem que tenho cidadania italiana, Outra coisa que queria comentar, Londres nunca foi minha opcao de lugar pra conhecer, minhas prioridades sempre foram outros lugares, como boa carioca gosto muito de sol, de alegria e imaginar uma cidade tao cinzenta era uma das minhas ultimas opcoes, mas vc descreve tao bem, fala tanto de Londres, vejo seu orgulho que me animou muito em ir conhecer. Ja virou prioridade numero 3 rs. Mudou o conceito que eu tinha da cidade totalmente, parabens pela divulgacao, qdo comecar a aparecer os videozinhos dai entao rs, vai dar mias agua na boca !!!!
    Sucesso total. beijo!!!

    Responder
    • Adriana - 23/03/11 - 16h35

      Londres eh sensacional!!
      A cidade eh tao bonita e tao legal, e tem tanta coisa pra fazer, que o clima eh a ultima coisa que vc percebe!
      Muita gente que mora aqui vai descordar comigo (ate porque essas cosias enchem mais o saco no longo termo, no dia a dia doque pra quem so vem de ferias), mas sinceramente acho que o clima cinzento de Londres eh apenas um toque de charme a mais!

      Responder
  8. Vanessa - 23/03/11 - 15h07

    Parabéns pelo blog!
    Seus posts são excelentes e prendem a atenção do começo ao fim. Se vc escrever 1000 linhas, eu lerei todas.
    Continue escrevendo de forma tão caprichada e sincera. Esse é seu diferencial.
    Beijos,
    Vanessa

    Responder
  9. Sara - 23/03/11 - 15h26

    Nossa! Eu acho que morria de medo a entrar numa fronteira dessas mas sem dúvida a adrenalina vale bem o medo. Mas uma pessoa só tem essa noção, quando chega ao fim e fica tudo bem :)
    Não é bem a mesma coisa mas aqui em Palermo já vivi alguns momentos de tensão, como quando três homens começaram a correr uns atras dos outros porque um roubou a carteira do outro. Eu estava sentadinha no meu canto e aquilo começou…
    Aqui é uma loucura e à noite uma pessoa tem que ter muito cuidado. Uma pessoa tem que ter noção que aqui é tudo controlado pela Máfia e não sabemos quem está do nosso lado.
    Acho que você ia gostar de conhecer :)

    Beijo

    Responder
    • Adriana - 23/03/11 - 16h43

      Realmente a adrenalina soh baixa depois que tudo ja passou, e eu sempre pensei na Sria como um lugar pacifico, nao sei porque…
      E soh no fim do dia, quando falei com o Aaron no telefone e falei sobre a Siria e ele quase teve um infarto eh que me dei conta de que realmente a Siria nao tem das melhores reputacoes no mundo…

      Responder
      • Sara - 25/03/11 - 01h56

        Haha sabe que a primeira coisa que eu pensei assim que li este post foi: “Ok, se eu quiser visitar países desse género não posso esquecer que não posso ter visto de Israel” :D Talvez seja até ridículo mas foi o primeiro apontamento que eu tirei porque não quero um dia correr o risco de chegar numa fronteira dessas e ser bloqueada ou..sei lá… :D

        Só descobri agora lendo os comentários que vc tem dupla nacionalidade. Metade de vc é portuguesa. Que óptimo! Eu sou inteirinha de Portugal :P

        Responder
        • Adriana - 25/03/11 - 06h54

          Exato!
          É uma pena esse relacionamento entre Israel e o resto do Oriente Medio, mas infelizmente é assim, e pra quem gostaria de viajar pela região, nada de visto de Israel.
          Logico que quando eu fui pra lá, nunca imaginaria que um dia teria oportunidade de tambem ir ao LIbano e Siria, mas graças a Deus na epoca consegui que meu passaporte não fosse carimbado (muita gente não consegue, depende muito de quem vc pega na imigração).

          Responder
  10. Josi - 23/03/11 - 15h34

    Dri, li no perguntódromo que vc viaja com passaporte europeu.
    Vc tem ele porque? Desculpe a pergunta indiscreta. Vc tem decendencia européia? Porque li, anteriormente que vc nasceu no Brasil né…
    Como vc vive em Londres? vc tem visto permanente?
    Corajooooooooosa, mulher de verdade vc viu :-)
    Quando crescer quero ser a areinha do seu chinelo :-)

    Responder
    • Adriana - 23/03/11 - 16h33

      MInha mae eh Portuguesa, e morei minha infancia/adolescencia quase toda em Portugal (me mudei pro Brasil aos 15 anos), entao tenho dupla nacionalidade.

      Responder
  11. Dri - 23/03/11 - 17h23

    Oi Dri, tudo bem?
    Me falaram de você hoje, so seu blog, que vc mora em Londres, como eu, e resolvi te visitar. Adorei o blog, as coisas que vc fala aqui. Nada de ostentação, e dicas bem bacanas. Vi que vc viaja pra caramba e foi p Amsterdam. Eu fui há duas semanas. Gostou muito?
    Quero umas dicas depois.
    beijo
    http://chatadescarpin.blogspot.com

    Responder
  12. Marcio Nel Cimatti - 23/03/11 - 17h38

    Dri,

    Não consegui parar de ler. Muito legal e com final feliz essa passagem!!

    Adorei!!

    Bjo!

    Responder
  13. Thais Mittmann - 23/03/11 - 18h27

    Fantástica essa história! Queremos fotos, fotos, fotos!!!!
    Adriana, meu irmão está viajando pela Espanha com as suas dicas!!!! Fiz mais um fã seu. Semana que vem ele vai para Inglaterra, passar 6 meses e, pelo visto, suas dicas serão valiosas! beijos

    Responder
    • Adriana - 23/03/11 - 18h39

      Que legal! tenho certeza que ele vai amar tanto a Espanha quanto a Inglaterra!

      Responder
  14. Thais Mittmann - 23/03/11 - 18h48

    Tá na hora de vc cobrar pelos serviços turistícos. hahahaha

    Responder
    • Adriana - 23/03/11 - 19h03

      Mas aí o blog perde a graça :-)

      Responder
  15. Nidia - 23/03/11 - 21h42

    Que aventura…mas o que seriam as viagens sem elas? No final é isto o que conta na nossa vida, paixão em tudo o que fazemos. Passei alguns perrenques em viagens e nestas horas a adrenalina sobe mas as lembranças ficam para sempre e valem a pena. Parabéns.

    Responder
    • Adriana - 24/03/11 - 08h52

      Com certeza! Como eu sempre digo, quem nao passa perrengue, nao tem historia pra contar!

      Responder
  16. Fernanda - 24/03/11 - 20h37

    Que tensão, Dri!!!! Eu sou meio como tu, sabe, se dizem que é difícil, “não devo ir”, blá blá blá, parece que me dá mais vontade de ir lá e provar que dá sim, rsrsrsrs.
    Agora, tu foste super corajosa nessa da Síria, hein? Eu morro de vontade de conhecer países do Oriente Médio, tirando a parte de preconceito com relação às mulheres, a opressão, a liberdade de expressão (e mais algumas situações), eu acho a cultura deles muito interessante, as comidas, a arquitetura, etc.
    Só vê se te cuida, queremos muitos e muitos posts teus. Bjs!!!!

    Responder
    • Adriana - 24/03/11 - 21h23

      Né?!
      Sou rebelde, e é só falar que não posso ou é dificil, que pronto, vira obcessão! :-)

      Responder
  17. Rê - Sem Escalas - 24/03/11 - 21h09

    Adriana se eu fosse sua mãe puxava sua orelha, heheheh… mas ainda bem que deu tudo certo e mais um territorio “conquistado” :)) e como vc disse assim acaba sendo melhor, te entendo perfeitamente!!

    Bjinhoss

    Rê.

    Responder
  18. Verônica - 26/03/11 - 22h41

    Oi Dri,
    acompanho seu blog faz um tempo e queria muito viajar pelo mundo um dia. As vezes a sensação de novidade e autonomia de uma viagem, pode nós deixar embriagados e querendo mais.Sabe, as vezes penso se meu sobrenome sendo cristão( Jesus) pode atrapalhar na hora de um visto para países de maioria muçulmana. Vc tem essa informação?
    bjss e boas viagens:)

    Responder
    • Adriana - 27/03/11 - 19h05

      Não sei atrapalharia pra conseguir vistos, mas criaria muito curiosidade das pessoas em países muçulmanos! :-)

      Responder
  19. Erika - 11/08/13 - 22h15

    Olá adorei seu post pois é minha cara estou indo ao Líbano em Outubro e meu namorado é da Síria ainda não havíamos pensando nessa possibilidade de pegar um visto na fronteira agora ne deu uma boa ideia!!!Obrigada

    Responder
  20. ANA BALLERONI - 04/12/13 - 00h21

    Post incrível. Gostamos de viajar de carro e veio a vontade da região X como fazer isso. Seu post ajudou muito.

    Responder