31 Mar 2005
0 Comentários

Top Hits

Dia a dia, Vida na Espanha

Estava relendo antigos posts e vi que após algumas semanas na Italia eu fiz uma lista de todas as coisas que eu gostava e que nao gostava da Italia.

Já estou na Espanha ha 9 meses e ainda nao fiz nada disso; Entao, após essa longa gestaçao resolvi dar meu parecer sobre a vida por aqui…

  

O que eu mais gosto:

  

– Fiesta! Em qualquer epoca do ano, em qualquer cidadezinha do país, sempre tem alguma festa acontecendo ou prestes a acontecer. Claro que eu nao vou em todas por falta de tempo e dinheiro (concentro meus recursos e energias nas maiores e mais famosas), mas acho muito legal ver como a populaçao realmente se envolve nas paradas e vivem as tradiçoes na alma.

– Marcha! Apenas uma variaçao do item acima. Na traduçao pro portugues seria algo como “night” ou “balada”. Esse pais tem baladas incriveis, e qualquer dia é dia de festa. Quem tem disposiçao pode sair de 2ª a 2ª até o sol raiar sem o menor problema.

– Diversidade cultural. Cada regiao do pais tem uma origem diferente, uma historia diferente, uma arquitetura, uma paisagem, uma natureza especifica. Desertos, florestas, praias paradisiacas, montanhas cheias de neve, etc… Cidades Arabes, cidades Romanas, Cidades Fenícias, templos Otomanos, arquitetura Francesa, arquitetura Portuguesa, arquitetura ultra modernista, etc… sao apenas alguns exemplos de tudo que se pode encontrar pela Espanha.

– A lingua. Passado o sufoco inicial de tentar aprender a falar espanhol sem parecer um portunhol patético (algo como Luxemburgo vem nos proporcionando), e que agora já estou com um vocabulario ótimo, já domino as tecnicas de falar o C e o Z com a lingua presa etc… O espanhol me parece uma lingua fascinante e expressiva. Nao é tao bonita e sonora quanto o italiano, mas é incrivel como as vezes com uma só palavra e só mudando a maneira como vc a ultiliza vc pode conseguir expressar ideias totalmente diferentes.

– Os palavroes. Uma variante do item acima. Nenhuma lingua tem palavroes tao impactantes quanto o espanhol. Num momento de raiva e revolta absoluta, soltar um “Joder!” ou “Me cago en la leche!” tem um efeito sobre os nervos indescritivel…. ufa…

– Dimensoes. Pra alguem criada no Rio de janeiro tudo em Madrid parece super pertinho, mesmo sendo a maior cidade da Penisula Iberica.

– Transportes. O metro te leva pra qualquer lugar, em qualquer hora.

– Sol!!! Nao importa quantos graus esta lá fora, mas o sol esta sempre brilhando. Inverno ensolarado nao tem preço.

  

Oque eu menos gosto:

  

– Burocracia e falta de educaçao. As vezes eles conseguem ser muito pior que os Brasileiros e os Italianos juntos!

– Culinaria. O espanhois sao muito orgulhosos de sua “dieta mediterranea” por ser considerada uma das mais saudaveis do mundo. Nao deixa de ser verdade, pq tem muitos legumes e verduras. Mas todos os pratos vem mergulhados em azeite, todos as receitas incluem kilos de pimentoes (que eu ODEIO!!!) e a carne mais consumida é a de porco e suas variaçoes (que eu sou alergica!!). Ou seja, comida tipica significa indigestao, dor de barriga e crises alergicas all night long… Desisti de frequentar restaurantes espanhois ha muito tempo, pelo bem da minha saude.

– Preços. Apesar de ser um dos paises mais baratos da Europa, a proporçao salarios x preços é muito desfavoravel. Nao reclamo de bariga cheia, mas oque eu pago pelo meu aluguel e o preço de cada copo de vodka com RedBull aqui é um absurdo!!

– Falta de natureza. Madrid é uma cidade árida. Para onde vc olhe, vc nao ve uma singela arvore se quer. Por aqui até tem uns parques espalhados, mas se vc quiser uma sombrinha, tem que se deslocar até o parque pra sentar em baixo de uma arvore. No verao é um calor de fazer o capeta derreter, e no inverno o vento congelante nao dá treguas. O ar é muito seco; cabelos arrepiados e a pele que parece que vai rasgar se vc nao tomar banho de hidratante.

  

Para aqueles que conhecem a area, aceito sugestoes…

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!