15 Jun 2005
0 Comentários

Diversidade

Vida na Espanha

Um dos principias pontos que eu vejo que realmente a vida na espanha é diferente da vida no Brasil e em Portugal, é a aceitaçao dos homosexuais, e “diferentes” em geral.

Nao que em outros lugares nao exista, mas realmente estao muito mais disfarçados.

Nao tenho nada contra, cada qual com seu cada um, e aceito numa boa. Mas na verdade é que isso nunca tinha feito parte da minha vida, até vir morar aqui;

No dia que cheguei no meu (ex) apartamento me deparei com meus roomates: uma casal de gays. Morri de rir da situaçao e contei pra todo mundo achando aquilo o maximo, e me espantei quando vi o susto que meu pai levou (pa achou que ei iria morar num ambiente de depravaçao) e minha avó caiu em prantos. Mas isso foi um caso a parte, porque a convivencia acabou nao sendo nada pacifica, e nao teve nada a ver com a opçao sexual deles.

  

Quando mudei de apartamento, um dos atuais compañeros de piso (o unico homem do apto) tb é gay. E pouco a pouco, fui vendo que 90% dos meus amigos dividem a aptos com homosexuais.

Quando comecei a trabalhar na IBM, tb vi a quantidade de homosexuais assumidissimos temos trabalhando aqui (coisa inimaginavel nas outras empresas que eu tinha trabalhado no Brasil), desde faxina até os cargos de alta gerencia.

A espanha nesse ponto, é muito aberta. A cena mais comum no metro, por exemplo, é ver um casal gay dividindo os assentos com uma casal de velhinhos que parecem ter acabado de sair das paginas do “Don Quijote de la Mancha”, e um nao está nem aí pra existencia do outro. As pessoas nao se mostram incomodadas de ver homens (ou mulheres) se beijando ou trocando gestos de carinho em publico.

  

A verdade é que aqui, as pessoas parecem ser muito mais assumidas doque oque seria normal num pais latino, inclusive o parlamento espanhol aprovou o casamento legal para casais do mesmo sexo.

  

E já passei por situaçoes muito engraçadas com meus amigos gays, que nunca tinha imaginado… Coisas como dar “dicas e conselhos” a um americano que estudava comigo, super novinho, e acho que só resolveu sair do armario quando chegou aqui e se viu livre das amarras de quem vive nos suburbios de Masachussets, mas que apesar de ser “gay to the bone”, nao tinha a menor ideia de como agir, ou oque fazer. Ou passar horas e horas debatendo sobre as pernas dos jogadores de futebol do Real Madrid com meu roommate. Ou ser uma boneca “Barbie” na mao do roommate de um amigo que é disgner de roupas e resolver me vestir, pentear e maquilhar, assim de brincadeira, junto com seu namorado, antes de uma festa….

  

Mas porque eu estou falando sobre isso? Vou me assumir?!?!? HAHAHAHA

Nao, é que esse mes é o “IBM Diversity month” na IBM mundial.

  

O predio esta todo enfeitado com as cores do arcoiris, e cheio de cartazes promovendo eventos e o pride Parede de Madrid (sabado, 25 de junho).

Achei isso uma iniciativa muito legal, e que deixa todo mundo ainda mais a vontade. Até porque a IBM tem um ambiente de trabalho super liberal e flexivel, aqui cada um faz seu horario (dentro dos limites da logica e do bom senso claro), se veste como quer e faz oque quer. Cor, credo, raça etc sao coisas que praticamente nao existem aqui dentro. Tem gente do mundo todo trabalhando aqui; tem gente que trabalha de 8 as 4 (como eu fazia durante o mestrado) e gente que trabalha de 12 às 21 (tipo… na boa, nao gosto de acordar cedo), gente que vem trabalhar de terno e gravata, e gente que vem trabalhar de chinelo e bermudao… Tem de todo tipo, pra todos os gostos.

Entao achei bem legal essa coisa de fazer um mes especial onde se comemora tudo isso, nao só sua opçao sexual, mas tambem suas opçoes na vida.

E nenhum lugar melhor pra fazer isso, que em Madrid.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!