19 Aug 2005
0 Comentários

Maior viagem…

Uncategorized

Eu tenho alguns grandes vicios. Quem acompanha o blog já percebeu que fotos e viagens sao os dois principais.

Um outro vicio, que eu sempre tive na vida, mas que ficou adormecido por muito tempo, e que nos ultimos anos voltou à toda é o vicio da leitura.

  

Porém com um aspecto muito importante. Nao gosto de ler por obrigaçao, pra mim leitura é entretenimento. Tem gente que gosta de novela, tem gente que gosta de jornal de esportes, eu gosto de livros.

Vc provavelmente nunca me verá com um livro de algum super filosofo, revolucionarios, intelectuais e afins na mao… leitura dificil, palavras pesadas, mensagens que vc nunca sabe exatamente oque estao querendo te passar. Essa coisa de divagar sobre o nada e o tudo nao me provoca.

Nao faço e nem tento fazer o estilo intelectual.

  

Já tive a fase dos classicos. Na epoca do vestibular, tive uma professora de literatura tao interessante (mas que era odiada pelo colegio inteiro, menos por mim), que um dia abri o jornal e vi a lista dos livros exigidos pro vestibular da USP. Pensei com meus botoes: Porque as universidades do Rio nao tem uma lista tb? Mesmo assim, resolvi mergulhar profundamente na lista da USP, e li em um ano 11 dos 17 livros citados na tal lista. Quase todos, grandes classicos da literatura brasileira, e somados à alguns outros classicos da literatura portuguesa, eu pensava: Mas isso é tao bom! Porque as outras pessoas nao fazem o memso?! Os apelidinhos de Nerd, CDF, puxa saco de professor etc, corriam solto…

  

Na epoca de faculdade essa fase passou, um pouco meio que totalmente. Minhas celulas cerebrais estavam ocupadas tentando entender as formulas de Calculo e teorias economicas, e disputando meu tempo livre entre faculdade, estagio, namorado, amigas e familia…

  

De repente, do nada, começei a sentir falta de ler novamente. Li um livro, depois emendei no outro, quando me dei conta já estava comprando um livro novo antes de acabar o atual.

  

Finalmente, quando eu vim pra europa, os livros eram as melhores companias pra horas a fio de trem, uma ajudinha a pegar no sono num quarto sem tv, etc… além de serem a melhor maneira pra ajudar a praticar e manter ativa uma lingua que vc estudou.

  

Agora, estou totalmente viciada outra vez. Emendo um livro no outro, e compro varios ao mesmo tempo; estou com uma fila enorme de livros esperando a sua vez de serem lidos.

  

Mas o meu ponto era: oque eu leio?

Já deixei publico aqui no blog, mais de uma vez o meu gosto por, por exemplo, Dan Brown. Ele é um autor muito polemico e muito criticado pelos intelectuais de plantao, pelos temas que aborda e por seu estilo literario. Além dele, tb gosto muito do Ken Follett, um Ingles que tb escreve romances hostoricos e que é o autor do melhor livro que já li na vida (“The pillars of the Earth”). Igual mais diferente.

  

Alem deles, tenho lido tb Tom Wolffe, Nicoló Ammanitti, Carlos Luiz Zafón, Margaret Mazzantini, Matilde Asensi, Valerio Massimo Manfredi, Jorge Amado etc…

Todos eles tem uma coisa em comum. Nenhum tem seu nome entre os deuses da literatura. Tem uma escrita facil, que te absorve e entretem por horas e horas.

  

Porém todos me proporcionam mais ou menos o mesmo: Viagem.

  

Eles retratam com perfeiçao o perfil e o estilo de vida de um determinado lugar ou uma determidada sociedade (ninguem melhor que Tom Wolffe para retratar a sociedade americana, e Nicoló Ammanitti para retratar a vida no sul da Italia, e Jorge Amado para retratar a Bahia, por exemplo), e literalmente te fazem viajar por lugares incriveis.

  

Pra mim, viajar com esses livros, é quase tao bom quanto conhecer os lugares que eles relatam.

Ser perseguida pelas ruas de Paris em “Codigo Da Vinci”, por Roma em “Anjos e Demonios”, ou Sevilla em “Digital Fortress”, ou Washington em “Deception Point” (Dan Brown). Ser uma criança no sul da Italia com Nicolo Amanitti en “Io no Ho Paura” ou um pai atormentado em Milao com Margaret Mazzantini em “Non Ti Muovere”. Sentir odio dos magnatas de Nova Iorque com Tom Wolffe em ¿Bonfire of Vanities¿, descobrir misterios de deuses Gregos com Massimo Manfredi; como era dura a vida dos Ingleses na idade media em “Pillars of the Earth”; as dunas do Agreste em Tieta, as ruas de Barcelona con “La Sombra del Viento”…

  

A lista é sem fim…. para cada livro que leio, tenho uns outros 3 ou 4 já na lista de espera. Se leio algum autor novo, que me conquista, já quero logo ler todas as suas obras.

  

Inclusive, atualmente o meu maior problema é descobrir como vou fazer para levar todos os meus livros na minha mudança pra Londres. Nao jogo nenhum fora, de jeito nenhum! Muitos eu ainda nem li! Mas confesso que eles pesam que é uma tristeza!

Nada é perfeito…

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!