22 Jan 2006
2 comentários

Spitafields Market

Dicas de Londres, Mercados, Viagens pelo UK, Vida na Inglaterra

Londres tem mais de 350 mercados espalhados pela cidade, que vendem de tudo, desde antiguidades e bugigangas tecnológicas, até flores, peixes e roupas.
Alguns são mais famosos para os turistas, como o Camden Market (o mais moderninho e alternativo, que foi o cenário do movimento punk dos anos 80, e que até hoje é o mais famoso, mais turístico e mais interessante da cidade), ou o Portobello Road (que é mais tradicional, vendendo antiguidades, livros e roupas vintage, e que fica em Nothing Hill – muito antes da Julia Roberts ter um caso como Hugh Grant naquele filminho água com açúcar).
E tem um, o Spitafields market que fica em East London.
Antes de falar do mercado tenho que explicar um pouquinho da região…
A area de East London (zona leste da cidade) é um dos bairros mais antigos de Londres, porem um dos mais polêmicos.
Essa era a região pra onde vinham os imigrantes das ex colônias Inglesas do oriente (Índia, Blangadesh, Siri Lanka, etc), e que por séculos era a área underground de Londres. Os ingleses tinham (e ainda tem um pouco) um pouco de medo de vir pra esses lados, e se misturar com os costumes e cultura dos moradores da área. O auge da decadência da região foi há algumas décadas atrás, quando o Jack Estripador escolheu a Brick Lane (que era a principal rua do bairro) como cenário dos seus ataques e assassinatos.
Hoje em dia as coisas mudaram, mas não tanto. East London continua sendo o bairro dos imigrantes Hindus (porque hoje em dia tem tanto imigrante em Londres, que cada bairro adquiriu sua característica,e principalmente sua nacionalidade característica), mas perdeu sua fama de underground e virou trendy.
Brick Lane por exemplo, já não é a principal rua do bairro, mas continua lá, igualzinha com seus prediozinhos de tijolinho (pra quem na sabe, Brick é tijolo em inglês) e é o melhor lugar da cidade se vc quiser comprar casacos e acessórios de couro a preços inacreditaveis, ou se vc quiser comer um autentico Curry Indiano, Samossoa Bangladeshi (tipo um pastel de legumes), um cha marroquino, comer o MELHOR bagel (aquele pãozinho judaico) do mundo por 20 cents, ou simplesmente praticar o people watching (um dos meus passatempos preferidos nessa cidade, que é, observar as pessoas ). E aos domingos, Brick Lane se transforma e abriga um mercado de rua, que mistura uma feira livre (onde se pode comprar frutas com gosto de verdade, e não com gosto de vela de 7 dias como vende nos supermercados aqui) com tudo que eu já mencionei, só que no meio da rua.
E aos domingos, se vc seguir o mercado de Brick Lane até o final, vc vai parar em Stitafields, (que esta entre Brick Lane e Livepool Street) que é um armazém Victoriano com barraquinhas que vendem de um tudo. Literalmente.

Comida típica do mundo todo. Roupa moderna. Roupa de segunda mão. Sapatos feitos a mão. Bolsa vintage da Gucci. Especiarias da Índia. Flores. Musica. Sucos de frutas feito na hora. Malabaristas. Roupas de bebe. Etc. Ect. Tudo que vc puder imaginar.

Ultimamente esse mercado esta tão popular que chega a ser quase desagradável ir lá, pq vc não consegue ver nada, de tanta gente amontoada. Mas vale a pena, mesmo que vc nao vá comprar nada, apenas passear.
Passe antes em Brick Lane, compre um Bagel com cream cheese e salmão defumado e um café latte, vá descendo pela rua (não esqueça de reparar nas roupas e cabelos das pessoas que passam, pq vale a pena!) até chegar em Spitafields;

Passeie pelo mercado, pare em todas as barraquinhas, observe tudo e todos, e contemple como o mundo é dieferente de tudo que vc imaginava, e se encante por Londres!


 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
2 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
2 comentários
  1. Christiana Romano - 12/04/12 - 02h19

    Dri, muito legal este seu Blog. Estou planejando visitar Londres com minha filha de 25 anos. Nós moramos no Rio e adoramos moda. Qual é o melhor dia para a gente ir em Spitafields Market? E Canden Town?

    Responder
    • Adriana Miller - 12/04/12 - 06h37

      Fim de semana, sempre! E Camdem é melhor aos domingos.

      Responder