13 Dec 2006
5 comentários

Politicamente correto, uma ova!

Natal, Vida na Inglaterra, Vida no Exterior

Ainda no clima de natal paz-na-terra-entre-os-homens comentei aqui a onda que esta na Inglaterra em ser “Politicamente correto” em relacao a essas coisas. No fundo todo mundo comemora o natal, e o lado religioso do evento jah foi quase que totalmente esquecido.

Me surpreendeu que num pais tao “liberal” e receptivo como a Inglaterra, as pessoas tenham alguma precocupacao em nao ofender as religioes alheias… Eu nao comemoro Hanuka, mas tambem nao me ofendo se alguem quiser comemorar, mas enfim…

Ateh que semana passada, depois de um dos Condados de Londres (Luton) proibir as celebracoes Natalianas nas escolas publicas (obrigando as escolas a trocarem o nome para “Winter party” – festa de inverno) o Primeiro Ministro Tony Blair deu uma declaracao explosiva e nada politicamente correta (ainda mais vindo do politico numero 1 do pais!) em relacao a isso.

Na sua declaracao ele diz, com todas as letras, que “os incomodados que se mudem”. Se as pessoas nao-britanicas nao gostam dos costumes Britanicos, entao que nao venham pra ca.

Que ele acha que hoje em dia Londres pode se orgulhar e se considerar uma das cidades mais internacionais do mundo (concordo em genero, numero e grau), onde o respeito alheio e a tolerancia a diferentes racas, credos, linguas etc nunca foi um problema politico e publico, mas que os Imigrantes que decidem vir pra cah tem que aceitar o fato de que agora estao num pais Catolico, onde se comemora Natal com toda pompa merecida, e que por mais que se respeite a religiao de outras etnias, deveriam manter cada qual com seu cada um.

Resumindo, assim como o governo Ingles nao proibe os muculmanos de celebrarem o Ramadon (por exemplo), entao ninguem tem o direito de reclamar que os ingleses estao comemorando as tradicoes deles, no pais deles.

E ele ainda prometeu criar algumas mudancas drasticas, que podem vir a afetar a vida das “minorias etnicas”, como por exemplo:

  • Proibir o uso de veus, turbantes e afins em escolas publicas.
  • Aumentar a idade minima prara concessao de visto para meninas que vem pra ca com casamento arranjado
  • Multar Mesquitas que proibem a entrada a mulheres
  • Multar grupos e organizacoes que pregam o isolamento etnico (criando “comunidades”)
  • Controlar e legalizar escolas de “cultura”

Eh um tema polemico, e que vai dar muito pano pra manga, mas concordo plenamente com ele.

Porque a Inglaterra (ou os EUA, ou o Brasil, ou a Franca, etc) tem que se desfazer de suas tradicoes e commemoracaoes pra abrigar aos imigrantes?

Aceitacao eh uma coisa, transformcao eh outra.

Se eu amanha ou depois fosse morar na Arabia Saudita, ou no Japao, nao teria que me acostumar com a cultura local quietinha no meu canto?

Eu me considero totalmente no direto de opinar, afinal tb sou imigrante e mau ou bem tambem tenho que me adaptar ao estilo de vida Ingles.

Afinal, vim pra ca por que quis. O dia que estiver incomodada, mudarei.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
5 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
5 comentários
  1. Tati - 13/12/06 - 18h44

    Incrivel como pos 252 emails vc ainda tenha tempo para escrever aqui…e claro para trab!! ehehhe
    E, sim os incomodados q se mudem….se temos q respeitar quem è diferente de nos…eles q nos respeitem tb!
    beijos beijos

    Responder
  2. Ana - 12/10/11 - 22h46

    dri vc colocou: “Que ele acha que hoje em dia Londres pode se orgulhar e se considerar uma das cidades mais internacionais do mundo (concordo em genero, numero e grau), onde o respeito alheio e a tolerancia a diferentes racas, credos, linguas etc nunca foi um problema politico e publico, mas que os Imigrantes que decidem vir pra cah tem que aceitar o fato de que agora estao num pais Catolico, onde se comemora Natal com toda pompa merecida, e que por mais que se respeite a religiao de outras etnias, deveriam manter cada qual com seu cada um”.

    Eh um pais de maioria cristao protestante e nao catolico…

    Responder
    • Adriana Miller - 12/10/11 - 23h10

      Verdade, mas tambem não vou me preocupar em corrigir post de sei lá quantos anos atras, até porque não foi essa questão.

      Responder
  3. Jux - 12/10/11 - 22h49

    entao…
    cheguei aqui atraves do link q vc colocou no post maravilhoso sobre Oman.
    Achei interessante esse caso a respeito da nomenclatura “Natal” ser trocada por algo do tipo “Winter Holiday”.
    Nesse caso, nao se deveria tratar de politicamente correto (termo que infelizmente teve a significacao bastante, como diria, desconceituada). Uma vez que nao se trata a Gran-Bretanha de um estado laico, eh coerente que as festividades tipicas da religiao oficial sejam nomenclaturadas de acordo com o que a religiao oficial prevê. Uma medida salutar seria proporcionar aos imigrantes a ciencia da nao-laicidade do pais para onde estao se direcionando, nao cabendo a esses imigrantes maior questionamento nesse sentido.
    Abraco e otemas viagens!

    Responder
    • Adriana Miller - 12/10/11 - 23h10

      Então vamos tentar manter o foco do post que não tinham nada a ver com o Natal na Inglaterra… heheheh

      Responder