14 Jun 2008
13 comentários

No Aviao

Brasil, Dicas de Viagens, Viagens pela Espanha, Vida no Exterior

Cheguei!
Estou de volta ao Rio para mais uma longa semana de preparativos casamenticios… mas o post de hoje foi escrito durante a viagem, no voo mais lono e conturbado da historia…

***********************

Estou no aviao.
Meu voo para o Rio de Janeiro fez escala em Madrid, umas 24 horas depois que sai de lah. Ah! E ainda vi o Javier Barden tirando o cinto e o boneh pra poder passar pela seguranca. Ele eh baixinho e e tem bem um pinta de Espanholito matador.

Mas continuando.
Na sexta feira fui pro escritorio logo direto do aeroporto, que aliais tive que acordar as 4:30 pra chegar lah a tempo. Trabalhei ateh tarde, tentando terminar o maximo possivel de coisas pendentes antes das ferias, e o Aaron foi me pegar pra jantarmos fora. Comi algo (apesar de ter sido uma opcao vegetariana) que me fez passar tao mal, mas tao violentamnete horrivel, que largamos tudo pela metade e voltamos correndo pra casa! Hahahahahah! Soh nao eh comico, porque foi deveras tragico.

As malas soh foram fechadas, passando da meio noite, e mesmo assim, arrumei tudo “que nem a minha cara”, como diria a minha mae, quando quer dizer que algum coisa nao foi bem feita. A mae de voces tambem tem mania de frases feitas, ou serah soh a minha, que por sua vez herdou da minha avo, e que agora eu tambem que pego repetindo…
mas nao me ligo muito quando faco malas pro Brasil, poruqe sei que tenho o armario da minha irma a disposicao pra qualquer emergencia nao planejada.

O voo diurno da Ibera esta meio vazio, entao dei sorte de vir sentada sozinha. Como acordei mais uma vez as 4 da manha pra ir pro aeroporto, assim que encostei na poltrona do aviao (no trajeto Londres – Madrid), apaguei; entao agora estou wide awake.

Mas o voo tem seu entretenimento proprio, apesar da claridade e de nao estarem passando nem um filminho sequer.

Pra comecar que acho que esse voo tem no minimo umas 30 criancas, 70% das quais menores de 1 ano. Isso deve estar perto dos limetes legais de decibeis causados por choro simultaneo num ambiente fechado, sobrevoando o atlantico, por 10 horas.

Mas a culpa nao eh das criancas coitadas. Entretenimento de fato foi causado por uma das passageiras. Uma brasileira com aparencia de ter seus 20 e poucos anos, bem novinha, sendo deportada de volta pra casa. Quando entrei no aviao, e me dirigi a minha poltrona, no fundo do aviao, me deparei com a gritaria.
Nao soh ela gritava “Nao voy! Nao me voy!” com toda sua forca pulmonar, ela tambem se esperniava, dava socos e murros no ar. Uma mulher espanhola, com pinta de assistente social gritava com ela, e 3 policiais tentavam segurar a menina.
Enquanto o aviao enchia, os passageiros iam ficando mais e mais assustados e chocados com a cena. Mais tres policias entraram correndo, com algemas e cacetete. E a mulher gritava sem parar.
As duas meninas sentadas atras de mim chamaram o comissario e perguntaram oque estava acontecendo, e se iam retirar-la do aviao. A resposta dele? “Nao, ela vai assim mesmo. Nao se preocupa nao. Temos Brasileiros deportados em quase todos os voos, daqui a pouco ela se acalma. Ninguem consegue esperniar e gritar por 10 horas seguidas”.
Enquanto ele explicava a situacao, eu assisti em choque os policiais espanhois amordacarem a coitada e amararem ela na poltrona com silver tape. Delicadeza da policia Espanhola, ao cumulo. Todos os passageiros assistindo, e um sem nocao estava fazendo um filminho com seu celular. O policial espanhol que se deu conta, deu-lhe logo um tapao na mao, e o celular do cara voou longe.
Mas dito e feito. Ela ficou em silencio e em questoes de minutos os policias foram embora e o aviao decolou.
Eu estava em choque. Eu sei que brasileiros encabecam as listas de imigrantes ilegais deportados em todos os paises europeus (principalmente na espanha) e desde que uma estudande classe media foi deportada uns meses atras, isso ficou mais obvio e em evidencia (afinal, no Brasil tudo que machuca o ego da classe media eh crime, mas ninguem esta nem ai com os milhares de pedreiros, faxineiras e prostitutas deportadas todos os dias), mas ver uma coisa dessas acontecendo ao vivo e a cores, eh beeeem diferente do que ler no jornal.

Enquanto o aviao decolava, eu fiquei imaginando oque deveria estar passando pela cabeca dela…. humilhada e amordacada na poltrona da Iberia. Oque a trouxe pra Espanha? Que sonhos e experiencias ela estava deixando pra tras? Que realidade ela tera que enfrentar ao desembarcar no Brasil?

O voo segue. AInda tenho pelo menos mais umas 6 horas pela frente. E uma semana inteirinha, muito agitada no Rio, que termina coma tao eperda festa de casamento da Lauren!

************

Quando finalmente chegamos no aeroporto do Rio, passei horas na fila da imigracao, pois ainda estou com o passaporte Brasileiro vencido, entao entrei como estrangeira. A deportada estava na verdade com um grupo de mais 3 pessoas, todos enviados de volta ao Brasil, com com aparencia bem jovem, e aquele olhar de quem teve seus sonhos estracalhados.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
13 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
13 comentários
  1. Virgínia - 14/06/08 - 23h01

    Nossa… tá certo que foi exageradamente tuculenta a ação da polícia espanhola (isso dá até processo), mas a menina estava querendo o que com tamanho escândalo??? Só pode ter surtado!
    Infelizmente temos que nos sujeitar às leis de imigração e ao bom humor do agente.
    Quase não entrei no Canadá uma vez. Passei por 4 entrevistas e ainda por cima fiquei retida pela polícia (ao lado de 3 homens brasileiros com a maior cara de imigrantes e que não falavam um “a” em inglês). Malas abertas. Explicação para cada item… 2 horas retida (meu marido – na época namorado e estudando lá, que estava me esperando do lado do fora já estava achando que eu tinha sido expulsa).
    Nem sei como consegui sair da imigração. Sorte que falava inglês bem, senão tinha voltado mesmo… dureza!

    Responder
  2. Flavia - 14/06/08 - 23h16

    Ai Dri… sabe que não concordo em nada com brasileiros que vão para fora trabalhar ilegais, mas o qeu fica na minha cabeça é o qeu você disse: os sonhos que se acabaram neste vôo de volta… Algumas pessoas vendem tudo o que possuem para embarcar em uma vida cheia de ilusões… Eles não viajam pesnando em construi uma vida, mas em possuir coisas. A maioria dessas pessoas dizem assim: aqui (Madrid, Lisboa e etc…) é melhor porque em um mês de salário compro o que eu quiser! Raros os que você vê que embarcam em uma aventura cega dessas em busca de se tornar um profissional qualificado… sei lá. NO fundo fico com dó mesmo. srsrs

    Sabemos que sua semana será corrido, mas uma DELÍCIA!!!! só em busca de finalizar os preparativos do casório, EBA! Vai mostrando tudo para a gente hein!!!

    Bjos

    Responder
  3. Adriana - 15/06/08 - 08h31

    Pois eh, eu tambem nao concordo nem um pouco com imigracao ilegal, e essa “ilusao” de que no exterior tudo sera melhor. Eu recebo quase que diariamente e-mails de pessoas pedindo “dicas” de como entrar na Europa, como arrumar um emprego ilegal, etc.
    Eu sempre respondo, aconselhando que imigracao ilegal eh a maior roubada, e nao ajudo nem quero que meu blog seja cumplice de nada. Mas as vezes recebo uns e-mails ferozes de gente morrendo de raiva de mim, me acusando de ser egoista por nao querer ajudar “outros brasileiros” a ter uma vida melhor.
    Isso pra mim eh o cumulo da ignorancia, jah que em lugar nenhum do mundo imigrante ilegal tem vida “melhor”. Podem ateh ganhar mais, mas vivem uma vida marginalizada, fugidos, sem direitos nem deveres, sem familia, amigos e muitas vezes ateh sem falar a lingua.

    Virginia, uma vez tambem fui parada no Canada, pois vinha de num voo cata-corno com escala em Manaus e Caracas, e ai pronto… fui interrogada por horas… Mas como meu destino final era ondres, me deixaram em paz.

    Responder
  4. Ana - 15/06/08 - 12h09

    Dri, que surreal essa experiência! Nunca vi algo parecido! Com verteza foi uma experiência horrível para ela, mas também bizarra para todos presentes no vôo.

    Aproveite sua semaninha no Rio! Imagino que será mega corrida, tente não se estressar muito! :)
    Beijos

    Responder
  5. Catita - 15/06/08 - 14h39

    Nossa… que situacao, ne?

    Lembro que quando eu estava indo a Paris, um jovem rapaz estava sentando na minha frente e quando as comissarias pediram para preencher o papel da imigracao… estava tudo em ingles… ele virou, perguntou se eu podia ajuda-lo e perguntei o que ele estava fazendo em Paris… ele disse que iria para a Espanha tentar a vida, ele tinha saido de Mato grosso, nunca havia viajado de aviao ou para tao longe. Ele disse que tava com medo e tal da imigracao… fiquei triste por ele/. ele me perguntou se eu iriatb para trabalhar na Europa eu disse que iria a passeio somente… ele deu uma olhada… sabe de… sorte sua…

    Aproveita o Rio.. e bjs

    Responder
  6. Camila - 15/06/08 - 16h22

    Deve ser f*** ser deportado. Imagina como a menina ficou… Também acho a maior furada o pessoal que vai pra lá tentar a vida, e muita gente vai sem saber nada, é complicado…
    Aproveite sua estadia no Brasil.
    Bjs.

    Responder
  7. mi - 15/06/08 - 16h55

    Q situacao, por um lado dá pena, mas por outro… a pessoa tem q saber no que está se metendo e as conseqüências. Tem que estar consciente de que um esquema (ilegal) desses tem GRANDES chances de não funcionar. E se não der tem q voltar e pronto, ficar fazendo escândalo só piora a imagem dos brasileiros no exterior e para a própria pessoa é degradante demais…
    Em relação a tua pergunta – sou farmacêutica e pesquisadora (tenho doutorado em Microbiologia e Genética Molecular) e mesmo com visto, tudo 100& legal e tal, conseguir o sonhado emprego é uma barra… milhares de burocracias!… bjos!!

    ah, e boa sorte na reta final de preparativos pro casório!!!

    Responder
  8. Gabriela - 15/06/08 - 17h50

    Adriana,

    Acho que, no seu lugar, também teria pensado no que sentia aquela moça, nos sonhos que estavam sendo perdidos ou mudados, na vergonha, na humilhação e na injusta lógica do nosso mundo.
    Em momento algum me permitiria julgar as razões pelas quais essa moça tornou-se ilegal na Espanha.
    A gente sempre erra ao julgar o comportamento das pessoas, porque cada um sabe de si.
    Por princípio e por ser, nesse ponto, muito medrosa, acho que nunca entraria numa “viagem” dessas, para acabar vivendo de modo ilegal em outro país. Mas quem pode afirmar que, se eu não tivesse tido todas as condições (incluindo um passaporte europeu) para viver fora do Brasil, escolhendo o lugar e o momento, eu não teria feito o mesmo?
    A gente só sabe das coisas quando as experimenta na própria carne.
    O mundo dá muitas voltas e, se houve um tempo em que portugueses, espanhóis, italianos e tanto outros partiram do velho mundo para buscar a sobrevivência, a riqueza ou o sonho americano (no norte ou no sul), hoje se faz o caminho inverso. Nada impede, no entanto, que essa lógica seja alterada outra vez no sentido norte-sul, porque a economia muda e o ser humano sempre vai buscar melhores condições de vida, para si e para os seus.
    Uma vez, em Portugal, uma pessoa me disse que imigrar é para os fortes e acho que, a imigração ilegal – se não for apenas uma manifestação de mau caráter (tem gente que busca a ilegalidade em tudo, mesmo quando não precisa)- é uma tentativa (ingênua, precipitada ou desinformada, muitas vezes) de melhorar, andar para a frente, sair de alguma situação ruim, sem esperança.
    Acho que dificilmente uma pessoa que está bem profissional e economicamemente vai largar tudo para viver ilegalmente em outro país.
    Fico com muita pena dessa moça. Não sei por que ela foi. Não sei o que fazia ou queria fazer. Não sei se era sem noção, desinformada ou seja o que for.
    Tenho pena não de um modo “maternalista”. Acho que ninguém escolhe correr certos riscos, se não tiver motivos muito fortes. Não conheço os dela e os de tantos outros, mas me solidarizo com eles.
    Um beijo. Aproveite o Rio e que tudo ande do jeitinho que você quer, nos preparativos do casório.

    P.S. Desculpe-me pelo comentário-testamento.

    Responder
  9. PatriciaUk - 15/06/08 - 19h25

    Dri, eu muitas vezes fui essa mae com filhos em voos!!rsrs Na ultima vez, com 2 sozinha… vc tinha que ver os olhares que levei, muito comico! Um dia vc vai ser uma dessas maes!!!! Dai vc vai acha-las umas heroinas…. o engracado e que qdo viajo sem filhos, sento loonge de criancas, pode? E quando estava no Brasil e ia a restaurantes a noite, que por sinal sempre tinha criancas ja que elas ai vao dormir tarde, tbem sentava longe!!rsrsr

    Quando estava noiva, eu fui recusada a entrada aqui na inglaterra, foi horrivel!! Um dia conto detalhes no meu blog….

    xx

    Responder
  10. Flavia - 15/06/08 - 20h39

    Adri, acho sinceramente que aquela ideia sua de escrever um livro… devia ser sobre os seus voos he, he. Cada uma que vc ve!

    Eu sinto pena mesmo dessas pessoas que tem essa ilusao, mas nao suporto as pessoas que estao ilegais e ficam motivando outras a fazerem o mesmo. Nao eh facil e voce simplesmente perde sua vida por todos esses motivos que vc falou acima. Outra coisa eh televisao ficar fazendo propaganda para ir morar em outros lugares, mas nao explicam que nao eh chegar lah e pronto neh? Pronto, jah falei demais por aqui…

    Bjs.

    Responder
  11. Patricia McCall - 16/06/08 - 07h34

    To besta com essa historia da deportada amarrada com silver tape a poltrona! Quanta delicadeza!

    Boa sorte com os preparativos!!!

    Bjos

    Responder
  12. Dedeia - 16/06/08 - 12h02

    A garota foi amordacada a viagem inteira??

    Responder
  13. Silvia - 16/06/08 - 19h15

    Eu não vejo a questão pelo lado de que se afeta a classe média torna-se importante… a situação de uma estudante que iria se apresentar num congresso, com todos os documentos e acabou humilhada e deportada, é bem diferente de quem se sujeita a entrar e viver ilegalmente em um paìs (e que sabe que pode ser deportado a qualquer momento).
    De qualquer forma, o comportamento dos agentes espanhòis tem se revelado brutal, e um videozinho filmado em um celular qualquer serve para ajudar a divulgar essas atitudes.
    Com o tratamento que brasileiros têm recebido na Espanha, eu definitivamente tirei o paìs da minha lista de destinos.

    Responder