30 Sep 2008
25 comentários

Faxina ajato

Lar doce lar, Vida no Exterior

Como jah falei algumas vezes aqui no Blog, nao sou das mais organizadas no que diz respeito a minha casa…

Soh limpo quando suja, arrumo muito de vez em quando, e nem sequer faco a cama. O hubby eh igual, se nao for pior. E assim vamos nos aguentando. Volta e meia brincamos que adoramos quando vai visita lah em casa, porque assim morremos de vergonha da zona e isso nos obriga a fazer faxina, arrumar os armarios, etc.

Mas a verdade eh que nunca eh 100% bem feito… Como diria minha avo, arrumamos soh “por onde passa a procissao”, ou seja, soh onde as pessoas vao ver… Oque geralmente exclui o nosso quarto. Entao muitas vezes a casa fica um brinco, mas nosso quarto esta aquele pandemonio, e deixamos a porta fechada. Afinal, oque os olhos nao veem, o coracao nao sente, certo?

Entao imagina o panico quando o senhorio ligou pro Aaron ontem a noite avisando que ele iria lah em casa hoje pra tirar umas fotos (pois jah que vamos sair do flat, ele precisa anunciar pra conseguir novos inquilinos).

O Aaron me ligou deseperado “temos que fazer faxina! Temos que arrumar! Temos que catar tudo!”!!! Rolou um desespero basico…

Cheguei em casa (tarde, pq estava trabalhando mais que devia/gostaria. Ele idem) e entramos em mode de amelia no ato. Quando estava tudo quase pronto (ja tarde da noite), me dei conta que ainda falata o nosso quarto! Dessa vez nao podiamos deixar pra lah, e entulhar tudo que nao cabe em outros lugares, porque o dono do flat ia tirar foto de TUDO, medir TUDO, e nada escaparia… Alem disso estamos num momento delicado de puxar o saco dele, pois PRECISAMOS receber o deposito calcao de volta, se nao jah era…

Ai como eu ODEIO arrumacoes e faxinas em geral! Mais que TUDO nessa vida! Enquanto estava eu pendurando minhas roupas lavadas-porem-nao-passadas no micro armario de duas portas que me cabe, me lembrei dos posts da Flavia Mandic que mora no Canada e escreve uns posts HILARIOS sobre a vida “privilegiada” do “primeiro mundo”. I FEEL YOUR PAIN SISTA! Os posts dela sao muito engracados e retratam direitinho a vida do imgrante-classe media-padrao que vivem na Europa e nos EUA. A fata de mordomias total e absoluta, que variam da manicure semanal a faxineira que lava janela e esfrega o chao da cozinha. Sua serie de posts que aborda “Problemas inexistentes no Primeiro mundo” sao imperdiveis.

Se voce mora fora do Brasil e ainda nao recebeu seu titulo de realeza (logo ainda nao tem acesso a criadagem), esse posts te ajudara bastante. Ou se voce mora no Brasil mas esta consideranto a possibilidade de morar fora, leia tambem. Sua opiniao sobre o “primeiro mundo” pode mudar bastante!

Mas enfim… ateh que conseguimos dar um jeitinho decente na casa ontem de noite, e fomos dormir exaustos quase de madrugada.

AI hoje de manha o Aaron me mandou uma mensagem, no intervalo entre uma reuniao e outra: “Voce fez a cama hoje de manha?!” (eu fui a ultima a sair de casa).

OH CEUS! Nao soh nao fiz a cama, como ainda larguei o pijama jogado pra um canto, o secador de cabelo pro outro, e etc… Sai correndo do escritorio na hora do almoco, pra dar tempo de fazer a cama e dar uma ultima escondida na bagunca antes do senhorio chegar…

Mas o pior mesmo, eh que ele avisou que deu uma copia da chave pra uma agencia imibiliaria e a qualquer momento poderemos receber visitas para ver o flat… Ou seja, ateh meio de novembro (quando nos mudamos) a casa TEM que estar permanentemente arrumada.

Voces nao sabem como isso vai ser dificil…

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
25 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
25 comentários
  1. Tinuccia - 30/09/08 - 17h05

    Estão tramados então :)
    Estou solidal contigo, também detesto as limpezas e arrumações e quando são por obrigação ainda pior.
    Façam o vosso melhor.
    Beijinhos

    Responder
  2. Priscilla - 30/09/08 - 17h22

    Dri, achei seu blog no site da Juci. Eu me identifico com seu dilema. Eu $ meu esposo somos super desorganizados (eu ainda mais que ele :( )
    Meu landlord esta vendendo a casa e a agencia imibiliaria sempre esta passando por aqui pra mostrar o apartamento. Logo no principio que fiquei sabendo da venda, pedi pra ele me avisar com um dia de antecedencia. Com a maior cara de pau, expliquei pra ele que a casa esta sempre baguncada e nao gostaria de espantar os “possible buyers”. Claro que estamos tentando manter tudo mais organizado mas e’ muuuuuito dificil! Como vc, quando vejo ja deixei ropa pra um lado, sapato pro outro e assim vai.

    ~ Pri

    Responder
  3. Priscilla - 30/09/08 - 17h22

    Dri, achei seu blog no site da Juci. Eu me identifico com seu dilema. Eu $ meu esposo somos super desorganizados (eu ainda mais que ele :( )
    Meu landlord esta vendendo a casa e a agencia imibiliaria sempre esta passando por aqui pra mostrar o apartamento. Logo no principio que fiquei sabendo da venda, pedi pra ele me avisar com um dia de antecedencia. Com a maior cara de pau, expliquei pra ele que a casa esta sempre baguncada e nao gostaria de espantar os “possible buyers”. Claro que estamos tentando manter tudo mais organizado mas e’ muuuuuito dificil! Como vc, quando vejo ja deixei ropa pra um lado, sapato pro outro e assim vai.

    ~ Pri

    Responder
  4. Marina - 30/09/08 - 17h34

    Oi, Dri! Vim retribuir o seu comentário no meu blog, parabéns pela iniciativa de compartilhar dicas de outros países com a gente, deve ter sido o máximo ter a oportunidade de conhecer vários lugares ! Espero poder fazer isso em breve ! Rs
    Beijo grande!

    Responder
  5. lucia - 30/09/08 - 18h22

    Pior e’ que sei! Sei o como e’ dificil manter as coisas organizadas, pois sou igualzinha, pro desespero do meu marido (que e’ organizado). Ele ate me chama de Tasmania Devil (por eu deixar bagunca em qualquer lugar que passo igual a esse personagem quando vira um furacaozinho). E ja falou varias vezes que se pudesse mudar somente uma coisa em mim…

    Ate escrevi sobre isso uma semana atras no meu blog tb. Pessoas como nos nao tem jeito. Eu ate tento, mas sempre acaba ficando pra “depois”, sabe?

    Ah! E eu nunca faco a nossa cama, somente quando compro um comforter novo ou o lavo o que estou usando. Nos outros dias ficam ali ate serem trocados novamente. Bjos e boa sorte! Lu

    Responder
  6. lucia - 30/09/08 - 18h56

    Oi Dri, nao precisa publicar esse comentario aqui, mas nao coloquei nenhum spoiler no posting, falo sim um pouquinho sobre a personagem principal. Ai, eu nao aguentei esperar ate o paperback, mas foi pesaderrimo mesmo o carregar pro trabalho todo dia. E’ tao bom qto o primeiro. Bjos

    Responder
  7. Ro Costa - 30/09/08 - 19h02

    Adriana… uma das coisas que mais gosto no seu blog é que sempre dou muita risada KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!
    Eu também odeio faxinar… acho uma perda de tempo… veja bem, poderia estar lendo um livro ou vendo um filme hehehhe.
    Tenho um amigo que é físico e ele também odeia, segundo morou num condomínio onde havia lavanderia então colocava a roupa para lavar e deixava uns dois dias e claro alguém que queria usar a máquina de secar tinha que tirar a roupa dele… então quando ia buscar estava toda roupa dobrada num canto, só pegava e colocava no guarda-roupa hehehehehe

    Forte abraço sempre.

    Responder
  8. Silvia - 30/09/08 - 19h15

    Eu odeio faxinar, mas sou um pouco maniaca por organização. Mas uma coisa em que eu não me ligo é em fazer a cama, foi um alivio descobrir outra adulta que não arruma tb :D

    Responder
  9. Natalie - 30/09/08 - 19h37

    Dri,

    também não sou muito fã de uma faxina diária. Mas quando a situação está muito dramática encoro a bagunça e faço aquela limpeza geral, jogo tudo fora. Esse final de semana fizemos isso. Compramos uma mesa nova para o computador. Passamos o domingo todo montando e desmontando mesa, passando fio do computador prá lá e pra cá. Não tinha outro jeito…

    Beijos e boa sorte com as faxinas!

    Responder
  10. Flavia - 30/09/08 - 20h13

    Estou dando risada aqui imaginando os dois correndo que nem doidos limpando a casa ha, ha e depois vc ainda saindo do trabalho para arrumar a cama! Cena de filme he, he.

    bjs

    Responder
  11. Virgínia - 30/09/08 - 20h30

    Só conheço uma pessoa que gosta de fazer faxina (DE VERDADE): minha sogra! Qualquer outro ser normal não gosta de um negócio desses. Mas minha necessidade de deixar tudo organizado é maior que minha aversão… não tem jeito. E o pior é que o maridão não colabora, e minha diarista também não (ela adora dar chá de sumiço).
    Só não entendi a parte a caução: ele pode NÃO devolver para vocês? Como assim??????? :O

    Responder
  12. Beth/Lilás - 01/10/08 - 01h40

    kakakakkakaka
    Muito engraçada sua narrativa. Parecia até que estava vendo vocês dois a correr prá lá e prá cá nas arrumações.

    Sei que vc é bem jovem, tem idade prá ser minha filha até, como muitas outras aqui e sei também que viver nos países do Primeiro Mundo é muito bom, excelente para o crescimento profissional e sócio-cultural do ser humano. Vivo incentivando meu filho a ir também, assim que terminar sua faculdade de Engenharia.
    Mas este tipo de mão-de-obra por aí é carésimo!

    Entretanto, percebo que, como são de uma geração feita para estudar e trabalhar, ainda por cima criados em casas de classe média brasileiras como a minha, onde sempre tivemos empregada ou no mínimo faxineiras, quase nunca então precisaram fazer alguma coisa em casa, principalmente a cama. Concorda?

    Vejo que esta é uma situação que com o tempo vai atrapalhando quando se chega em casa depois do dia de trabalho, mais ainda para a mulher, pois a mentalidade por incrível que pareça, ainda é machista, ou seja, mulher trabalha fora e dentro, tem que fazer coisas como botar roupa prá lavar, secar, passar, arrumar coisas nos lugares. Fazer comida nem tanto, porque hoje em dia a gente come muito fora, mas quando se trata de arrumações, parece que isso soa como trabalho feminino ainda.

    Aconselho a todas vocês, mulheres jovens, com casamentos “fresquinho” a conversarem com seus respectivos pares e estabelecerem as regras do que cada um deve fazer para não atolar o outro. Se tudo fica organizado é bem mais fácil encontrar as coisas e curtir mais espaço na casa.
    Tenho certeza de que vc com tanta habilidade que tem para criar planilhas, tratar com gente (que é mais difícil do que tudo na vida), resolver problemas complicados no trabalho, se organizar-se direitinho terá um cantinho super aconchegante e bem arrumado.

    Então, tá… chega! Você já deve estar pensando “mas que coroa chata, parece até minha mãe falando!”
    hahaha

    É que tenho me encantado com as escritas de tantas mulheres jovens, arrojadas, estudiosas, trabalhadoras e que vão longe, tão longe como você aí em Londres.

    beijo carioca

    Responder
  13. Monica Lidizzia - 01/10/08 - 02h22

    Adriana:
    re. arrumação, sou a Ms. Organisadinha – mas vivo com o Mr. Baderna!
    Custei a me acostumar, sou da geraçao que se nega em ser dona de casa – sempre bati no peito com orgulho em ser a dona dela. Mas, agora, acho até engraçado viver arrumando a zona do meu moço.
    re. zoo, adorei saber que mais uma pessoa percebe que, se não houver boa ação, não há diversão. Se tratam com todo o critério os bichos que ali estão dado que estes não tiveram (má sorte) outra opção, então está tudo certo.
    re. seu blog (que tomei conhecimento lendo a revista anexa ao Jornal do Brasil domingo passado), parabens!
    Sucesso!
    Voltarei sempre.
    bjnhs brasileiros
    Monica

    Responder
  14. Simone Takayama - 01/10/08 - 02h36

    Oi, Dri! Eu tenho dois problemas: eu detesto arrumar, é verdade, mas também ODEIO ver bagunça !!! Ou seja, estou perdida !!! É verdade que o Leandro (meu amor!) é superorganizado, pendura as roupas dele SEMPRE, raramente deixa as coisas jogadas, enfim … Já eu … Mas essa situação até que é boa, porque, assim, não posso ficar reclamando na orelha dele, porque a bagunça é toda minha. Recentemente contratamos uma moça que “passa” aqui em casa duas vezes por semana. Digo “passa” porque a cada vez ela pode ficar apenas 3h (ela tem outras casas pra “arrumar”) e te pergunto: o que ela consegue fazer em 3h? É, pois é, muito pouco … Assim todas as vezes que ela vem, como o tempo é curto, eu peço pra ela fazer alguma coisa mais pesada (tipo, lavar os vidros) e + a limpezinha do dia-a-dia (varrer, tirar pó etc.). Aqui na China é muito, muito barato ter alguém pra te ajudar com as coisas da casa, cozinhar inclusive. Se vc pegar uma chinesa, que não fale nada de inglês, sai uma média de 2 USD por hora, juro! O problema é que a maioria quer trabalhar pra vc todos os dias de manhã até a noite. Elas preferem um “emprego fixo”, sabe? Como aqui em casa somos só nós dois (e o Leandro é organizado, como já disse), acho que só me encheria a peciência ter alguém dentro de casa todos os dias. E assim a gente tem de se sujeitar às regras das poucas que restam que aceitam trabalhar nesse esquema de algumas horinhas/alguns dias por semana …
    Mas realmente seu relato da correria tá muito engraçado!
    Beijos,
    Si

    Responder
  15. Catita - 01/10/08 - 04h32

    Nao falo nada… eu tb sou super desorganida… apesar que prometi que faria a cama todo dia… tudo bem que as vezes e faco quando eu chego em casa… mas faco… ahaha
    Bjs

    O blog esta no ar novamente

    Responder
  16. Adriana - 01/10/08 - 07h22

    OI Virginia, Pois eh, o deposito calcao eh uma “garantia” que temos que pagar antes de mudar. Garente que se os inquilnos quebrarem alguma coisa, o dono tera dinheiro pra consertar, se derem calote no alguel, ele nao fica no prejuizo, etc. Eu ateh acho que ele vai devolver sem problemas, mas estamos com medo que ele reclame e queira descontar coisinhas bobas, tipo manchas na parede, ferrugem no chuveiro, etc… Nunca se sabe, neh?! Mas precisamos receber o deposito de volta, pra pagar no proximo ape!

    Monica Lidizzia,
    Como assim tomou conhecimneot do Blog no Jornal do Brasil??!?! Meu blog saiu no jornal do Brasil e eue nem sei?!??! Geeeente!

    Beth/Lilaz, gracas a deus, desse mal nao morro. Sou desorganizaa, por sou desorganizda. Na casa dos meus pais nunca tivemos empregada (soh faxineira) e arrumar os quartos das “criancas” nao era permitido, pois cada uma TINHA uqe arrumar o seu. Mas eu sempre odiei! Nunca arrumei em casa, e nao arrumo na minha casa.
    E meu marido entao nem se fala. Cresceu nos EUA, onde NINGUEM tem empregada, e sempre ajudou a mae e o pai a fazerem TUDO! Alem disso, jah mora sozinho a mais de 10 anos, e jah se acostumou a cuidar de suas proprias coisas, e nao espera que eu faca nada por ele. Todas as nossas “tarefas” sao super divididas.
    O unico problema eh que ambos sao bagunceiros, entao ninguem faz nada!! :-)

    Simone,
    Que inveja!!!!! 2 dolares?!?!? Com isso eu nao compro nem o passe do metro em Londres! (que custa quase 10 dolares!!)

    Responder
  17. Camila - 01/10/08 - 08h35

    Sou exatamente igual à vc no quesito arrumacao… Tbm sempre sofro uma pressao psicológica por causa da caucao (tanto para pagar, pois acho muito dinheiro, quanto para receber, pois nunca sei se vou receber tudo de volta)…
    Mas vem cá… O pessoal da imobiliária sempre vai avisar qd vc vai receber visita, né? Tá certo que a casa nao é sua, mas mesmo assim… vc tem direito à privacidade… Eu me sentiria extremamente invadida se alguém entrasse na minha casa sem eu saber…

    Responder
  18. PatriciaUk - 01/10/08 - 10h24

    Amei o post do blog que vc pos o link – mais pura verdade!!As vezes acho dificil que relacionar com as maes do Brasil pois elas reclamam muuuito da vida e dos filhos e qdo leio em um blog ‘ai meus Deus, no domingo qdo a baba nao veio eu tive que dar janta/banho/cama para as 2 criancas SOZINHAS!!’ e eu penso: e dai? Eu faco isso todos os dias…. No assunto do seu post, eu sou ‘anal’, gosto da casa tinindo o que nao eh tarefa facil qdo se tem 2 filhos, mas eles ja sabem, parou de brincar com algo, guarda! bjos x

    Responder
  19. Simone Takayama - 01/10/08 - 11h58

    Dri, juro: DOIS dólares !!! Isso pra nós que somos estrangeiros, porque ouvi dizer que entre os chineses mesmo, eles pagam a metade! Também não é aquele suuuuuuuperserviço, mas tá valendo, antes ela do que eu … hehehe … E também não tem nada que não se ensine (não que elas aprendam, ou queiram aprender, mas aí também já é outra história …).
    Beijos,
    Si

    Responder
  20. Claudia Acourt - 01/10/08 - 12h26

    Simplesmente hilario este post!!!

    Responder
  21. Flávia - 01/10/08 - 15h39

    Como assim, Adriana, o senhorio deu a chave da sua casa para uma agência??? Que absurdo!!! E como funciona isso, eles poderão entrar na sua casa quando quiserem, ao invés de marcar a visita (se não, por que ele entregou a chave para a agência?)? E vcs dois vão ficar lá dentro sabendo que a qualquer minuto poderá chegar esse povo na sua casa? Tô chocada com o atrevimeto desse cara! (sei lá, tbém pode ser costume desse povo daí, vai saber…).
    Bom, desejo a vcs muita sorte na procura por uma nova casa!!!
    Beijo!

    Responder
  22. Ka! - 02/10/08 - 02h46

    Adorei esse post pq aqui em casa funciona quase nesse esquema. Exceto que eu nao sou casada rs, mas minha mae eh e meu stepdad eh suuuper bagunceiro. Se bem que minha ame tb, mas ela ainda tenta manter a ordem e faxinar uma vez por semana coisa que nos todos detestamos. As areas comuns estao sempre arrumadinhas. Menos a cozinha haha sou sempre eu que lavo a louca e isso eh muito chato. Mas o meu quarto faco questao de deixar sempre organizado. Antes mesmo de escovar os dentes ja arrumo a cama rs e assim vou levando. Ah e qd vai vir visita aqui em casa no fds o meu dad sai correndo q nem louco guardando tudo que esta jogado em qquer armario e escondendo a bagunca rs! Eh muito engracado!
    Bjao!!!

    Responder
  23. Ana - 02/10/08 - 13h36

    :-) Muito engraçado o teu posto :-)
    Acho que vocês sao Soumates,acho ñ, tenho certeza!
    Boa sorte com o depósito cauçao.
    Fica bem,
    Ana
    Madrid

    Responder
  24. Ana - 02/10/08 - 13h36

    :-) Muito engraçado o teu posto :-)
    Acho que vocês sao Soulmates,acho ñ, tenho certeza!
    Boa sorte com o depósito cauçao.
    Fica bem,
    Ana
    Madrid

    Responder
  25. Ana - 02/10/08 - 13h36

    :-) Muito engraçado o teu posto :-)
    Acho que vocês sao Soulmates,acho ñ, tenho certeza!
    Boa sorte com o depósito cauçao.
    Fica bem,
    Ana
    Madrid

    Responder