01 Aug 2009
12 comentários

Curiosidades da Republica Checa

Dicas de Viagens, Republica Checa

Apesar de que meu conhecimento do pais e da cultura sejam limtados, conheco muitos Checos e Eslovacos aqui em Londres, e li bastante a respeito da historia e cultura do pais. Alem disso, algumas cosias podem ser observadas em varios dos paises da Europa do leste-central.

Pra comecar, uma das primeiras coisas que me chamaram atencao em Praga foram os Marionetes e os teatros e “shows” de Marionetes. Apesar de que a “arte” de fazer e “animar” marionetes nao eh Checa, eles realmente sao o pais que mais valoriza essa forma de interpretacao, e os bonecos fazem parte de sua historia, politca e cultura. Sao centenas de lojas vendendo marionetes dos mais variados tamanhos e formatos, mas principalmente com bruxas e o gato de botas (que cheguei a achar que fosse uma historia Checa, mas pelo que li, na verdade eh uma historia Francesa…).

Chegamos a assistir um mini-show numa das lojas de souvenir onde o proprio vendedor, tentando chamar atencao dos turistas, comandava o marionete com tanta desenvoltura dancando hip-hop, break dancing e Michael Jackson com direot a moon walking e tudo mais!! Fiquei muito impressionada… uma pena que nao deu pra fazer um filminho…

O “Ouro liquido” eh outro dos mitos e cliches usados ao se falar de Praga e da Republica Checa! Apesar de nao ser apreciadora de cerveja, dizem os experts que a cerveja Checa eh uma das melhores do mundo, e que foi lah que algumas marcas mundialmente consagradas foram criadas, como a Budwiser e a Pilsen. Alem disso, dizem que a Republica Checa eh dona do recorde de maior consumo de litros de cerveja per capita do mundo!

Apesar de que outros paises do mundo tem um consumo absoluto maior, a populacao Checa tem um maior consumo por cabeca!

Uma outra “fama” que se soma a fama de boas cervejas eh a beleza da populacao, principalmente das mulheres. Lindas, loiras e altas nao fogem a regra do padrao Leste-Europeu de beleza. E realmente eh facilimo achar meninas lindas, e toda a regiao eh grande “exportadora” de top models, mas nao consigo assimilar o “fashion sense” da populacao! Engracado que quando fui a Eslovaquia achei (e escrevi aqui no blog) a mesma coisa!

Eh um festival de calcas coladissimas, jaqueta jeans com ombreiras (se bem que agora essa vibe anos 80 voltou, neh?), saltos altissimos e finissimos se equilibrando nas calcadas de pedras… E pra completar um fenomeno inexplicavel! Os cabelos!

Assim como 8 entre 10 mulheres latinas querem pintar os cabelos de loiro, 8 entre 10 eslavas querem pintar o cabelo de castanho, ou qualquer outra cor escura! E assim como vemos muitas brasileiras (e Italianas, Espanholas, Portuguesas, Maxicanas, etc) por ai desfilando com cabelos amarelos de gosto duvidoso, tambem vemos uma infinidade de Checas (e Polonesas, e Eslavas, e Lituanias, etc) de cabelos amarronzados e avermelhados.

E ai eh que esta o detalhe principal! Os tons de cabelo sao um caso a parte! E ateh mesmo o Aaron fez o comentrio de que aquele tom especifico de vermelho-arroxeado soh deve ser vendido no Leste Europeu! Porque soh aqui se veem meninas com cabelos assim (ou em qualquer lugar para qual elas imigram…).

A cidade dos 100 pinaculos: Uma das famas de Praga eh ser a cidade dos cem Pinaculos, apesar de que hoje em dia jah se contabilizam 500! A fama se mostra realidade ao ver a cidade do alto de alguma de suas torres (eh possivel subir na torro do relogio Astronomico e na torre leste da ponte Carlos), e muitos dos predios historicos e as dezenas de igrejas espalhadas, todas sao decoradas com pinaculos no alto de suas torres.

As fotos tiradas pelo Aaron estao AQUI

Planejando uma viagem para a República Checa?

Aqui você encontra todas as dicas e recursos para planejar sua viagem, e podemos cuidar dos detalhes práticos para você:

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
12 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
12 comentários
  1. leticia - 02/08/09 - 00h31

    lindas as fotos!

    Responder
  2. Marília - 02/08/09 - 03h48

    Estou adorando os posts!!
    Beijos

    Responder
  3. Lucia - 02/08/09 - 12h13

    Tb estou amando seus posts e agora morrendo de vontade de conhecer esse lugar! Estou adorando tb conhecer a cultura e as particularidades de Praga, adoro seu blog, Dri! bjos

    Responder
  4. Lucia - 02/08/09 - 12h13

    Tb estou amando seus posts e agora morrendo de vontade de conhecer esse lugar! Estou adorando tb conhecer a cultura e as particularidades de Praga, adoro seu blog, Dri! bjos

    Responder
  5. Alessandra - 02/08/09 - 15h20

    hahahaha, morri de rir ao ler sobre o “fashion sense” do leste.. concordo plenamente!!
    jà conheci mts bùlgaros, ucranianos e russos e nao tem como nao reparar nas calças mega justas das mulheres (haha) e nos cabelos ruivos versao leste.. sei là, parece q entra ano, sai ano e as coisas nao mudam do lado de là.. generalizando (!!!), (e depois de ter visitado a ucrania) passei a
    achar q eles meio que pararam no tempo.. è uma moda à parte! hahaha

    Responder
  6. CarlaZ - 03/08/09 - 02h11

    Dri,
    a gente sempre observa o Aaron no estilo turistão com a máquina no pescoço e agora a gente vê que ele realmente tira fotos, e por sinal lindas fotos! Adorei!
    Beijo

    Responder
  7. catinha - 03/08/09 - 23h29

    quando eu era crianca, amava assistir marionetes. Ainda amo, mas dificil encontrar por aqui.
    Lindas fotos e que arquitetuta.wow!

    Responder
  8. Hurmus - 19/10/09 - 15h10

    Ótimo post, estava pesquisando sobre a cultura checa e cheguei a seu blog. E com certeza seu textos e fotos vão auxiliar a pesquisa.
    Obrigado.

    Responder
  9. Mateus Janu de Lima - 16/06/12 - 21h06

    Meu vô é da Republica Tcheca e apesar de conhecer muito sobre esse país e adora-lo ainda não tive a oportunidade de conhecer!!! Meu vô veio pra Ponta Porã-MS fugindo de uma guerra quando ainda era Tchecoslováquia, ele era de Tábor e tenho parentes por lá mas já faz um tempinho que não estamos nos comunicando, é principalmente pra lá que eu quero ir, Tábor na Boêmia do Sul, muito legal o blog!!!

    Responder
  10. Gabriela - 19/07/14 - 19h35

    Oi Adriana, já faz tempo que não comento, mas leio sempre. Também acompanho o crescimento da linda Isabella.
    Estamos pensando de ir a Praga. Vc acha que 3 noites são suficientes?
    Bjs

    Responder
  11. helaynne - 07/09/14 - 18h03

    as fotos são todas lindas!

    Responder