14 Oct 2009
52 comentários

Vida expatriada

Blog, Vida no Exterior

Ha umas semanas atas rolou uma blogagem coletiva organizada pela Cica falando sobre a vida de expatriado. Os amores e desabores de morar no outro lado do mundo.

Estou super atrasada, e na verdade nao escrevi nada ateh agora porque simplesmente achei que tudo que tinha pra falar sobre o assunto, jah tinha sido dito ao longo desses 5 anos e meio de blog e por muitos outros blogueiros.

Alem disso, esse eh um tema que acho muito dificil de falar sobre (e quanto mais escrever!). Sem motivo algum em especial, mas simplesmente nunca sofri com esses “dilemas” do eterno expatriado.

Quando eu resolvi voltar pra Europa, de vez e sozinha, comprei uma passagem com volta pra dai a 1 ano, mas bem no fundo sabia que as chances de um dia voltar ao Brasil eram semi-nulas. A vontade de morar lah nunca existiu, nem nos anos em que morei no Brasil, e achava dificil que um dia isso mudasse.

Os anos foram passando, a vida se estabilizando, e a cada dia que passa a vida vai ficando mais e mais “normal” e a nao ser que alguem me pergunte “dah onde vc eh?”, essa nao eh uma questao que me faca constantemente.

Uma das perguntas mais frequentes que ouco eh “E ai? Nao vai voltar nao?”. “E ai? Jah se adptou?”. “Ah, mas e a familia? Como vc aguenta?”. “E a comida? E a manicure? E a faxineira? E o calor? E o frio? E? E?”.

No outro dia quando estava na casa da Helo estavamos conversando sobre essa coisa de adaptacao, e um dos primeiros sinais de que vc virou “local” (seja lah onde quer que vc esteja) eh quando alguem vem te visitar e perguntam “quer que leve alguma coisa?” e sua mente vira um braaaanco…

“Doque que eu sinto falta mesmo?”. Eu nem sei. Geralmente minha mae quando vem me visitar todo ano tras as mesas coisas: feijao preto, farofa, pao de queijo, Havaianas e biquine. Nao que eu de fato sinta falta de nenhuma dessas cosias no meu dia a dia, mas acho que isso faz parte do “pacote” amigo/familiar expatriado, e coisas que todo mundo acha que TODO Brasileiro morre de saudades. Afinal quem consegue viver sem feijao e farofa?!

Doque eu sinto saudades mesmo? Meus pais, minha irma, minha avo… Minhas tias e primos e minhas amigas.

Por isso digo que morar fora nao eh coisa pra fracos… na melhor das intencoes!

Jah recebi alguns e-mails pedindo ajuda e conselhos sobre a vida fora do Brasil, e as pessoas que morrem de vontade de ter uma experiencia fora, sao geralmente as que mais “inventam” desculpas e motivos pelos quais adiam seus sonhos e suas vontades: minha mae nao vai aguentar viver longe de mim, sou filho unico, minha avo tah velha, tenho um bom emprego, etc, etc etc.

Mas quem sou eu pra julgar alguem? Como dizem por ai, cada um sabe a dor e a delica de ser quem eh.

Acho que pensando bem eu me adaptei super bem logo nos primeiros dias, a cada nova mudanca, me readaptei novamente bem. Pelo simples motivo de que eu vim pra ca porque quis!! Fiquei e ainda estou aqui porque foi isso que quis e ainda quero!

Ninguem me obriga a estar em lugar nenhum, entao oque adianta ficar reclamando dos Ingleses (ou Italianos, Espanhois, Portuguese e Brasileiros) o tempo todo?
Tambem nunca fui aquele tipo de imigrante que depois que sai do Brasil passa a achar que a vida no Brasil eh que era boa! E vive num eterno banzo, porque lah eh que era bom… Entao porque nao volta?

Ok, ok, cada um tem seus motivos, e muitos gostariam de voltar mas nao podem, oque nao eh meu caso.
Eu tento ser o mais realista possivel, vejo e reconheco todas as coisas muito boas e muito ruins da Inglaterra, assim como vejo todas as coisas muitos boas e muito ruins do Brasil. Nao sei se tenho vontade de um dia voltar, assim como nao sei se tenho vontade de passar o resto da vida por aqui.

Quanto a familia, amigos e afins, isso a gente vai levando. Nunca me faltaram amigos em lugar nenhum do mundo, se bater saudade da picanha e do feijao preto, em todo canto tem um restaurante Brasileiro pra chamar de seu, e para se manter proximo da familia, basta um pouco de criatividade!

Jah se foi o tempo quando moravamos em Portugal e recebiamos cartas das tias 1 vez por mes, telefonemas apenas em ocasioes especiais porque era tudo carissimo, etc.
Hoje em dia, acho ateh que converso mais com meus pais doque quando morava na casa deles, e passavamos dias sem nos ver e sem nos falar…. Agora eles sabem de tudo na minha vida (hello blog, fotolog, twitter, flickr e afins!), conversamos por e-mail quase que diariamente, temos nossas conversas semanais por Skype e ateh minha avo de 77 anos adora Skype!! As vezes nem temos nada pra conversar, mas fico on line, com a webcam ligada, eles me colocam no banquinho da sala e ficamos conversando, brincando com o cachorro, lendo jornal, e eu vou fazendo minhas coisas, todo juntos, “deitados” na sala num domingo a tarde.

Isso sem falar que agora, mais que nunca minha familia esta aqui! Casei, um dia terei filhos, minha casa e assim reiniciar o processo!

Realmente eh triste quando acontece alguma coisa ruim e nao posso estar lah perto, ou quando perco casamentos e festas de aniversario, almoco de domigo e festa de natal mas confesso que sou bem egoista, e vivo minha vida pra mim mesma. Cada um tem a obrigacao de se fazer feliz, e sou muito feliz com a vida que escolhi pra mim!

Fiz uma escolha entre viver minha vida e arcar com as consequencias (saudade, solidao, apertos e perrengues), ou ficar lah, vivendo a vida que todos acham ser a melhor e mais correta e passar o resto da vida imaginando oque poderia ter acontecido se tivesse arriscado mais!
 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
52 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
52 comentários
  1. patricia gold - 14/10/09 - 12h12

    Adriana,
    sempre leio seus blogs e nunca comentei, mas esse post foi demais! Voce falou tudo, eh exatamente como penso e o que respondo a cada vez que me perguntam sobre morar fora, adaptacao, etc…
    Morei desde novinha em tantos lugares (EUA, Romenia,Inglaterra,agora Suecia) e fui e sou feliz em todos eles! Voce estah certissima, nao eh para fracos! E nao, nao tenho saudade de biquini, nem de manicure, nem de empregada.Sou super mega feliz com meu marido e a vida que escolhi pra mim, Capitulo Polo Norte no momento. Como eh bom saber que nao sou a unica, hehe!
    E quando quiser voltar a Estocolmo, let me know.Vou adorar sair pra tomar um cafe e fazer umas comprinhas com voce!
    Beijao!

    Responder
  2. Nina - 14/10/09 - 12h42

    Nossa..concordo com vc, Dri!

    Confesso que sinto saudades do Brasil, mas não é mais como quando eu cheguei na Alemanha. Em 3 semanas estou indo passar férias em casa e estou com pena de perder o inverno por aqui, hehehe. Na verdade não vejo a hora de voltar e continuar minha vida na Europa.
    Tenho muitos amigos que me perguntam todas essas coisas que vc citou aí em cima, que muitas vezes eu nem sei com responder…

    A única coisa que tenho certeza é que aqui é o meu lugar e é aqui que eu vou viver a minha vida=)

    Responder
  3. mc - 14/10/09 - 13h13

    Eu sou mais uma que sempre lê e nunca comenta. Concordo totalmente com você, morar fora não é um bicho de 7 cabeças e a gente se adapta à tudo. Também sou muito feliz, 100% confiante com a decisão, e apesar de sentir falta de algumas coisas não tenho a fantasia de que a vida no Brasil era melhor. Essa é a quarta vez que moro fora (EUA, Espanha, Holanda e agora, Singapura) e está sendo completamente diferente. Como não estudo e ainda não consegui emprego, fazer amigos está sendo um pouco mais difícil. Sim, conheço um monte de gente, mas amigo, amigo mesmo, são pouquíssimos. Pior, os melhores amigos vão para outro país no fim do ano e eu diria que essa é uma das coisas mais difíceis de lidar. Pessoas vão e vem o tempo todo (principalmente aqui), mas como eu disse antes, a gente se acostuma à tudo…

    Responder
  4. mi - 14/10/09 - 13h17

    Tbém concordo totalmente, e aliás esse papo de dificuldades de expatriados me dá a maior preguiça hahahahaha

    Responder
  5. Johnny - 14/10/09 - 13h18

    Olá Adriana,
    Nossa, belíssimo post, com disse a garota lá de cima: FALOU TUDO!!!
    Confesso que tbm leio o seu blog há um bom tempo e nunca comentei, mas esse último post mereceu um comment…
    Parabéns pelo blog… e como sempre, voltarei aqui mais vezes…
    Tudo de bom!
    Abx.,
    JOHNNY

    Responder
  6. Adriana - 14/10/09 - 13h25

    Nossa, varios calados e caladas se manifestando!!

    Pois eh… sabe que as vezes eu acho que esse papo de “banzo” eh lenda dos Brasileiros que queriam morar fora, mas que acabaram ficando, e criam essa historia de que “quem mora fora quer mesmo eh voltar, porque aqui eh que eh bom!”.

    Mas mesmo assim conheco muuuuuita gente (nao apenas brasileiros) que dedica a sua vida a falar mal do pais onde mora (Inglaterra, no caso) e isso eh uma coisa que nao entendo e nao aceito!
    Nao gosta vai embora!
    Realmente a Inglaterra nao eh perfeit,a nenhum pais eh, entao ora bolas, se seu pais natal eh o melhor do mundo, porque vc foi embora, certo?

    Tambem morro de preguica desse papo de expatriado sofrido…

    Responder
  7. Cris Madsen - 14/10/09 - 14h12

    Dri, ja postei alguns comentarios antes, mas posso dizer que a vida somos nos que fazemos! Eu tambem ja morei fora antes com minha familia e agora casada, estou na Asia ha 5 anos.. meus amigos perguntam o tempo todo qdo vou voltar, mas a nossa realidade ja nao e a mesma. Hj sou casada com um dinamarques, tenho uma filha e nao sei se voltaria para o Brasil, mas sei que nao quero ficar na Asia para sempre… eu e meu marido conversamos sobre onde sera a nossa casa, mas sem estress e cobrancas. Vou falar que sinto muita falta do calor do povo brasileiro e morar na Asia e bem diferente do que morar na Europa, em relacao a costumes mas tb tem seu lado divertido, ne MC??
    Beijos

    Responder
  8. Anathalia - 14/10/09 - 14h24

    Dri, é isso mesmo que você falou.

    Eu achava que não sentia falta de coisas do Brasil porque ainda sou principiante, mas vai ver que então é porque minha adaptação foi “the flash”! Hahahaha!

    Um beijo!

    Responder
  9. rocosta - 14/10/09 - 15h43

    Adriana voce disse tudo… escolha.

    Responder
  10. Mariela - 14/10/09 - 16h58

    Acho que um obrigado vale aqui hj!! Sempre leio e acompanho seu blog, de vez em nunca já comentei, comecei a ler ele qdo estava pesquisando sobre Londres, vou prai ano que vem, em março, e agora que está cada vez mais perto, cada vez mais real, sempre bate uma insegurança tremenda, muito mais qdo se trata da família e dos amigos. O resto eu sei que fico tranquila, nunca tiva problemas em adaptações. Mas de qualquer forma, é sempre bom ler um post que nem esse pra dar aquele incentiva! Brigadão Dri!

    ;***

    Responder
  11. Simone - 14/10/09 - 17h46

    Meu amor. uma salva de palmas pra voce.
    Parabens pelo blog.
    Beijo.

    Responder
  12. Lu Francesa - 14/10/09 - 18h01

    Oi Adriana,

    Acho que a parte mais difícil é lidar com os amigos que se vão…
    Acho que se estamos num país temos que procurar viver a cultura deles (o possível,claro), tem gente que quer viver como se tivesse no Brasil, só vê tv brasileira, só quer ter amigos brasileiros, só pensa em comida brasileira, dai realmente fica difícil…

    Te enviei uma pergunta no post anterior a este, se puder responder vou ficar vou ficar muito grata :)

    Beijocas,Lu.

    Responder
  13. Gian - 14/10/09 - 18h55

    Assino embaixo!!
    Repito sempre isso quando encontro com brasileiros aqui em PT sempre a reclamar disso ou daquilo: não está satisfeito, o aeroporto é logo ali!!
    Parabéns pelo Blog!
    Bjinhos de PT

    Responder
  14. Ana Paula Macklin - 14/10/09 - 19h08

    ola Adriana, lendo este post eu tomei coragem de escrever um blog. Passa la depois… agora vou descobrir pouco a pouco como add os blog de amigos na mha pagina. beijos

    Responder
  15. Dany (USA) - 14/10/09 - 19h36

    Nossa, concordo em genero,numero e grau com os comments acima!!!
    E amei o seu post Dri!(olha a intimidade..ahahaha…sorry, mas eh q eu acompanho seu blog ha taaaaaaaanto tempo, que ate me sinto intima!)
    Ao ler seu post, eu fiquei meio que pensando..nossa, ela ta dentro da minha cabeca?Leu meus pensamentos?ahahaha…
    Serio, nao sinto falta de nenhuma dessas coisas materiais, mas acho q quem fica no Brasil eh q pensa q a gente nao vive sem feijao(que por sinal tem aqui nos EUA, mas eu nem faco essa questao toda…) e outras coisas.
    O que aperta o coracao eh mesmo a falta da familia e dos amigos, mas como vc mesma disse, foi uma escolha minha vir pra ca, entao nao tenho do que reclamar.
    Adorei a parte da webcam…cena claaaaaaaassica aqui em casa…ahahaha…as vezes a gente nem tem mto o q falar, mas a gente fica se vendo, e isso parece que encurta demaaais a distancia!
    Excelente post,e concordo com todos aqui em cima,se nao ta satisfeito, volta!Senao para de reclamar de tudo!
    Bjos e boa semana.
    Dany.

    Responder
  16. Bia - 14/10/09 - 19h54

    Dri, eu sempre uso o seu blog quando falo de alguém que está muito bem adaptada fora do Brasil.
    Eu ainda não achei meu lugar no mundo, mas não acho que seja aqui na Suiça e nem mesmo no Brasil, e concordo demais que que sai tem que arcar com as consequencias de estar onde escolheu estar. Nem tudo são flores, mas se a pessoa souber apreciar as experiências a medida que elas vão acontecido, acredito que pode ter uma vida de expatriada muito boa!

    E tudo na vida é difícl pra aqueles que colocam dificuldades nela! Se a gente for se descabelar com cada detalhezinho que não saiu do jeito que a gente esperava/sonhava vai perder muito tempo na vida chorando as pintagas!

    bjs,
    Bia

    Responder
  17. Absolutamente honesto, decente, íntegro e verdadeiro seu texto! Parabéns! :-)

    Responder
  18. Li - 14/10/09 - 21h41

    Que post lindo! Perfeito!

    Responder
  19. lucia - 14/10/09 - 22h53

    Falou e disse, Dri, eu me sinto da mesma maneira. Moro fora do Brasil ha quase 17 anos e fiz dos USA meu lar. Eh onde me sinto em casa, tenho meu marido e tive sorte de tb ter minha familia aqui do meu lado. Nao me sinto mais parte do Brasil, adoro visitar e rever meus queridos amigos e relatives, mas viver la acho que nunca mais.

    Bjos

    Responder
  20. Tatiana - 14/10/09 - 23h02

    Dri, concordo totalmente com você!

    E nem precisa ir tão longe… Sou uma carioca morando em SP e conheço vários cariocas que ficam recalamando daqui e pegando ponte aérea sempre que possível. Eu acho que para ficar assim, é melhor voltar!

    Eu vim para cá com a idéia de fazer dar certo e fazer minha vida aqui. Claro que sinto falta da minha família – que no meu caso nem está tão longe – mas foi uma escolha minha e graças a Deus tem dado certo e hoje sou casada com um paulista e, sinceramente, não me vejo voltando para o Rio!

    Acho que tudo na vida é uma questão de escolha e de saber que grande parte da felicidade quem faz é a gente!!

    Responder
  21. Tati - 14/10/09 - 23h39

    Aaaaaai, Dri!!
    Eu realmente sempre quis muito viver fora do Brasil e espero que essa oportunidade venha,ou que eu possa chegar até ela. Minha carreira está começando e desejo que meu rumo siga assim..ler voce dizendo que vive para ser feliz consigo mesma é uma coisa excelente!Pq eu penso assim mas muitas pessoas acham isso puro egoísmo!
    Bom, eu desejo que voce continue sempre sendo feliz, “everywhere”.. =)
    E,claro, que um dia eu possa voltar a comentar e te contar que também virei uma expatriada sem medos ou dilemas!
    Beijos

    Responder
  22. Wanessa - 15/10/09 - 00h45

    Suas idéias são perfeitas, Adriana!

    Insatisfação com o lugar em que a gente vive, seja o país de nascimento, seja outro para onde nos mudamos, tem a ver com infelicidade. Quem é feliz não sente necessidade de mudar de cidade, de país… nem de vida!

    Responder
  23. leticia - 15/10/09 - 00h51

    fui legal o post, que bom que vc escreveu mesmo depois da data!

    Responder
  24. Adri - 15/10/09 - 01h27

    Mais uma leitora anônima se manifestando.

    Comigo a adaptação também foi super rápida e não tive muitos problemas. Mudar para os EUA foi decisão nossa. Tá certo que vim com o marido, também brasileiro, e acho que isso ajuda bastante, pois você encara tudo com alguém do seu lado. Emprego garantido também não é nada mal.

    Nos últimos anos as barreiras de comunicação diminuíram muito e chegamos ao ponto de nem ter mais assunto ao telefone/skype porque é tudo mais acessível.

    Dri, aproveito a oportunidade para agradecer todos os seus relatos de viagem. O dia que eu for para qqer um dos seus ‘guias’ vou imprimir tudo a respeito.

    Responder
  25. Thais Pryscilla - 15/10/09 - 08h47

    Pra variar, arrasou.

    Olha, Dri, eu ando sofrendo um pouco aqui na Australia. Mas dizem que a vida estabiliza depois de uns 4 ou 5 meses… E outras, tem alguns fatores familiares que estao me deixando la embaixo… Mas no geral, nao suporto gente que vive reclamando, seja pra sair do Brasil, seja pra voltar pro Brasil. Tudo eh questao de lutar e fazer as coisas acontecerem!

    Parabens mais uma vez pelo blog!!!

    =)

    AMOOOOOOOOOO

    Responder
  26. Adriana - 15/10/09 - 11h48

    caracaaaaaa!!! SOU TUA FAN MAIS QUE NUNCA! DE ACORDISSIMO!!! E ADICIONO UMA FRASE CLICHE: ” A ROMA FAçA COMO OS ROMANOS”

    odeio brasileiros que se lamentam e falam de saudades o tempo todo e procuram a cada momento e instante viver a cultura brasileira, falar de brasil, samba, carnaval, churrasco etc…que vao sempre em lugares brasileiros e so frequentam pessoas e tem so amigos brasileiros… tudo isso vai atè bem…mas nao quando é tudo ESAGERADAMENTE!! é insuportavel estar perto ou manter uma conversaçao com alguem que a todo momento compara tudo daqui a como é no Brasil… ta com saudade? ta sofrendo? QUE TA FAZENDO AQUI? VOLTA PRO BRASIL…

    BRAVA ADRIANA ;)assino em baixo e concordo com cada palavra sua!

    ah…Adorei a definiçao de “quando vc percebe que se tornou “local” … to me sentindo muito local agora! hehehehe nao sinto falta de absolutamente nada de la! :D

    Responder
  27. Jacqueline - 15/10/09 - 14h15

    Dri! vigèsima sètima leitora assìdua que ADOROU o seu post e que està plenamente de acordo! Os fortes se revelaram! E acho que somos em maioria!
    Eu jà comentei outros posts antes, mas este è realmente OTIMO. Fujo da negatividade de alguns Brasileiros estao sempre reclamando de tudo, e comparando, e trabalham exclusivamente para ter grana pra tirar fèrias no Brasil. Entao… como disse Gian, nao tà satisfeito? o aeroporto è logo ali!
    Dri, no post anterior te fiz algumas perguntinhas, se tiver um tempinho pra me responder te agradeço muito! bjo
    Jacq

    Responder
  28. Adriana - 15/10/09 - 14h28

    NOssa, juro que estou surpresa com os comentarios nesse post! Eu jurava que ia ser recriminada, por isso demorei tanto pra escrever sobre isso!
    Sei que algumas pessoas acham que minha postura eh bem “egoista”, mas acredito piamente que pra ser feliz e fazer os outros felizes temos que estar felizes conosco mesmos, e pra isso um pouco de egoismo e auto-conhecimento ajudam e muito!

    Realmente tento manter distancia de Brasileiros “patria amada” que vestem a camisa do estereotipico imigrante: vivem sua vida em funcao de adorar o Brasil, demonizar seu novo pais, achar defeito em tudo, juntar dinheiro pra passar TODAS as ferias no Brasil e um dia voltar e comprar um carro novo!

    Adoro ser Brasileira e ninguem nunca vai me ver falando mal do Brasil pros outros (volta e meia reclamo de alguma cois apor aqui, mas como a maioria dos leitores tambem eh de Brasileiros, sei que vcs me entendem), mas tambem nao fico venerando nada nem ninguem e sei que apesar de ser um lugar maravilhoso, de perfeito o Brasil nao tem nada, e nao ache que lah seja meu lugar…

    Responder
  29. Jessica - 15/10/09 - 15h34

    Nossa Dri, que post maravilhoso…. eu sou mais uma das que já leem seu blog tem tempos, e não comentam. E nem nos comentários eu passo o olho, e dessa vez que decidi escrever, deparei com pessoas iguais a mim. Eu até sigo você no twitter para entender cada vez mais essa vida londrina.
    Como pretendo morar na Inglaterra no ano que vem para estudar, sempre procuro me apegar nos exemplos de outras pessoas que já vivem fora do Brasil. É bom saber que é possível essa adaptação longe da família, dos amigos e da cultura. Não é fácil pra todo mundo se adaptar e ter a coragem de enfrentar as mudanças como você, e o motivo é bem simples…. a sua determinação e sua força de vontade não é algo para qualquer um. Adoro suas dicas, a forma como o blog é escrito, e claro, as fotos! Continue com as ótimas e idéias e não pare de escrever!!! =] Beijo Jessica

    Responder
  30. Ná! - 15/10/09 - 16h36

    Dri,
    É a primeira vez que visito o seu blog e simplesmente adorei. Moro no Brasil, mas acompanhei a blogagem coletiva do blog da ciça e acho que nesse post vc disse tudo.

    Beijo!

    Responder
  31. Ná! - 15/10/09 - 16h37

    Dri,
    É a primeira vez que visito o seu blog e simplesmente adorei. Moro no Brasil, mas acompanhei a blogagem coletiva do blog da ciça e acho que nesse post vc disse tudo.

    Beijo!

    Responder
  32. Ná! - 15/10/09 - 16h37

    Dri,
    É a primeira vez que visito o seu blog e simplesmente adorei. Moro no Brasil, mas acompanhei a blogagem coletiva do blog da ciça e acho que nesse post vc disse tudo.

    Beijo!

    Responder
  33. Dany (USA) - 15/10/09 - 23h54

    (Off Topic)
    Dri, como eu li que vc ta indo pra Polonia esse fim de semana, vou postar um link aqui que de repente pode te interessar…eh uma pagina do site do MSN, falando de dicas de viagem sobre a Cracovia.
    Como dica de viagem nunca eh demais, de repente pode ser lega pra vc!
    Bjos e bons passeios!
    Dany
    http://msn.onne.com.br/viagem/materia/10825/crac-via

    Responder
  34. daiane - 16/10/09 - 01h34

    ola! caí de para-quedas no seu blogue e estou ha nao sei quantas horas passeando por aqui….
    engraçado que estava lendo sobre o fim da sua tese e é exactamente como me sinto!! estou no fim do curso de engenharia informatica, em portugal e ando a desesperar com o projecto! a sensação de tempo perdido qdo nao estamos estudando é sufocante! o meu projecto é pra encerrar em janeiro, mas ja estou com gastrite…
    se deus quiser, no fim tudo vai dar certo… e em fevereiro rumo à londres!! (pra lavar pratos, ok, mas podia ser pior!) mas ate o fim ainda ha um longo caminho a percorrer, e arduo!
    beijinhos e boa sorte

    Responder
  35. Alanna - 16/10/09 - 02h18

    Dri,
    Desculpa a pergunta neste post, mas gostaria de saber como são os preços de vestidos de noiva aí na Inglaterra (para compra). Vc tem site de alguma loja pra me indicar?
    Fico no aguardo de uma resposta.

    Beijos

    Responder
  36. Barbara Silva - 16/10/09 - 07h56

    Dri,
    Adorei!!! Como todas aqui, concordo demais contigo.
    É exatamente assim que eu penso, fico irritada quando encontro os brasileiros e começam a reclamar de Portugal, dos portugueses, disso, daquilo.
    Em roma, sê romano. A questão é que nós demos que nos adaptar e socializar se queremos ser bem aceitos e o que eu muito vejo são os brasileiros querendo viver em guetos e tentando criar uma pequena comunidade brasileira overseas, com tudo que tem direito: cerveja skol, pagode, churrasquinho. Nada contra a combinação, mas a vida é mais do que isso não?
    Eu não tenho paciência e minha vontade também é de perguntar para aqueles que tanto reclamam: “ué, por que nao voltas pro Brasil?”
    Mas o que mais me irrita mesmo é quando dizem que o Brasil é o melhor lugar no mundo pra se viver. Bem, gosto é gosto, cada um tem um seu, mas temos que ser realistas, não?
    beijinhos pra ti!=o*

    Responder
  37. Letícia - 16/10/09 - 15h13

    Dri, gosto demais do seu blog, acho extremamente inspirador. Nunca morei fora, mas já quis (ainda quero!), então já refleti sobre tudo isso.

    Hoje, mais madura do que quando comecei a querer morar fora, sei que a felicidade está em mim – onde quer que eu esteja – que as escolhas são minhas e o caminho sou eu que faço, sim! Quando chegar a minha hora, sei que vai ser muito mais tranquilo do que seria se eu não tivesse essa consciência.

    Também tenho preguiça de gente que só reclama do país em que vive. Acabo de voltar de férias na Itália e na Grécia. Tive dois momentos diferentes. Os 10 primeiros dias eu fiz sozinha e amei! Conheci vinhos, comidas, praias, baladas, ruas, rotinas… afinal, estava lá pra isso!

    Aí, chegou do Brasil um primo, que passou o restante das férias comigo. Ele reclamava de tudo! Nada contra a pessoa estar na Itália e só pedir hamburger com batata frita, cada um sabe de si… mas ele implicava com a minha lasagna e colocava defeito em tudo! “Praia de pedra é feia, Brasil é que tem praia de verdade… quero comer feijão… não tô vendo nada demais nesse amontoado de pedras do Forum Romano… nossa, pra que vc tira tanta foto?” Por pouco essa viagem não foi o fim da amizade rs… fiquei realmente impressionada com a falta de horizontes dele. Viajou pra quê, cara pálida? Vai pro Nordeste então, oras, vai curtir praia com areia branca se é o que te faz feliz! Ou, no mínimo, tenta entender que há realidades diferentes no mundo…

    Pior foi conhecer brasileiros que vivem lá, mas fazem questão de não se entrosar com os italianos e ficam sofrendo por causa da distância, apontando só defeitos na terra que os acolheu. Que eu saiba, nenhum deles foi levado pra lá a força… pena serem assim, né. Porque eu me irritei um pouco, mas curti demais minha viagem. Ruim mesmo é não conseguir aproveitar as próprias experiências…

    Responder
  38. Tati - 16/10/09 - 17h58

    Oi Dri sempre passo por aqui e nunca comento, acompanho tudo do blog e minha vontade de ir embora aumenta cada vez mais e mais.Só que como vc disse não é para fracos , tenho q mudar muita coisa e acreditar que posso me bancar.Sabe qdo tudo q vc precisa é de um pontapé inicial, mas a única q pode fazer isso sou eu, ainda não tenho recursos para morar fora(mesmo pq estou desempregada) e qual dica que vc dá pra quem não tem um curriculo com mta experiência mas quer tentar mesmo assim……???
    Sou fanzoca sua mesmo por sua coragem e por vc dividir sua experiencia com a gente..
    Beijos !!!!!

    Responder
  39. Pedro Marques - 16/10/09 - 20h41

    Adriana, conheci sue blog há umas duas semanas. Praticamente já o li todo… hehehe. Morei na Espanha (Santiago de Compostela) durante um ano (fevereiro/08 – fevereiro/09). Voltei para terminar a faculdade (me formo final deste ano) e coloquei uma coisa na cabeça: quero voltar praí. Conheci meu namorado durante meu intercâmbio, ele é de Bilbao.

    Pretendo ir para Barcelona próximo ano para fazer uma pós-graudação em Design. E uma das coisas que penso muito é sobre essa decisão. Sei que não é fácil (trabalho, família, amigos, churrascos, sol, praia… enfim…) mas sei, e realmente sei, que serei muio feliz.

    Belíssimo post.

    Um grande abraço.
    Pedro Marques

    Responder
  40. Pedro Marques - 16/10/09 - 20h42

    Adriana, conheci sue blog há umas duas semanas. Praticamente já o li todo… hehehe. Morei na Espanha (Santiago de Compostela) durante um ano (fevereiro/08 – fevereiro/09). Voltei para terminar a faculdade (me formo final deste ano) e coloquei uma coisa na cabeça: quero voltar praí. Conheci meu namorado durante meu intercâmbio, ele é de Bilbao.

    Pretendo ir para Barcelona próximo ano para fazer uma pós-graudação em Design. E uma das coisas que penso muito é sobre essa decisão. Sei que não é fácil (trabalho, família, amigos, churrascos, sol, praia… enfim…) mas sei, e realmente sei, que serei muio feliz.

    Belíssimo post.

    Um grande abraço.
    Pedro Marques

    Responder
  41. Ariadne A. - 17/10/09 - 20h36

    Adorei o post! Concordo plenamente :)
    Apesar de eu não morar fora do Brasil, moro desde os 16 sozinha do outro lado do país mesmo! E como foi uma escolha minha, achei bem fácil a adaptação, simplesmente amo a cidade em q moro atualmente. Agora já vai completar 2 anos q moro sozinha e todos me perguntam da saudade de casa, como me viro, mas já que eu escolhi investir nos meus estudos, tenho que arcar com as consequências. Algumas horas bate uma angústia de estar longe mas sempre acontece algo q me motiva e me mostra q a escolha q eu fiz é certa. E apesar do pouco tempo que tô longe, já deu pra aprender mto e principalmente valorizar mto mais minha família.
    Ah, e isso q vc falou de qndo as pessoas perguntam o q qremos q elas nos tragam e a mente fica vazia é bem verdade. Eu percebo q a cada dia minha lista vai diminuindo!!!
    E depois de passar toda essa fase de escola, universidade, meu próximo passo é morar fora do país também :D

    Visito sempre teu blog, adoro mas comento pouco, aliás, devo ter comentado no máximo 1 vez, rs rs.
    Mas não podia deixar passar esse post, me identifiquei bastante.

    Beijos.

    Responder
  42. Gabriela - 18/10/09 - 18h19

    Oi Dri,

    Depois de longo e tenebroso inverno sem comentários, dou o meu pitaco.
    Ao ler o seu post (e me lembrando de outros)também pensei que surgissem críticas. Felizmente não foi assim, mas gostaria de fazer uma ressalva: a tolerância deve servir para tudo e todos.
    Nunca tive problema de adaptação nos países em que já vivi. Claro que há lugares mais hospitaleiros, mas no final das contas somos nós que nos inserimos bem ou mal. Mas quando nos mostramos intolerantes com os que, por alguma razão, sentem mais dificuldade de adaptação e talvez por isso vivam lembrando (do lado bom) do Brasil, acho que cometemos uma injustiça.
    Como você disse, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.
    Não sou a favor de guetos, mas acho que eles se formam por que ali dentro as pessoas se sentem de algum modo mais seguras. Não me atrevo a dizer se é certo ou errado. Só constato o fato.
    O ideal seria a gente aproveitar bem o momento presente e isso inclui o local onde estamos. Mas vamos ser mais tolerantes com aqueles que, por razões que a gente desconhece, demoram mais a chegar a essa conclusão.
    Gosto muito do seu jeito leve (no melhor sentido) de viver a vida e acredito que quem lê o seu blog também se identifica com isso. Não entrei para fazer crítica aos comentários que me precederam. Este é só um toque que queria deixar. Todos nós temos limitações em algum setor da vida, não é?
    Um beijo e bom findi

    Responder
  43. Tati - 19/10/09 - 00h19

    mto bem, vc mandou bem msm nesse post. disse td q a maioria de nos gostaria de dizer qnd vem todo mundo perguntar aquelas msm coisas q estamos acostumadas a ouvir sempre. me identifiquei mto com td q vc escreveu q é basicamente td q eu tb penso sobre morar fora.
    bjs

    Responder
  44. Dany - 19/10/09 - 03h16

    Concordo com todos os quatrocentos mil, novecentos e noventa e três outros comments: vc falou tudo com o que concordamos. No alvo, como sempre! Adoro seu blog, li desde o primeiro post, entre uma tarefa e outra no trabalho. :) E hoje moro em Madrid e tô adorando! E hoje tb conto as novidades pelo meu blog. Adoro ler seus posts. Bjs!

    Responder
  45. Debs - 19/10/09 - 13h18

    Hey Dri…
    muito legal mesmo… ja estive na inglaterra e adorei..

    vou te add no meu blog..

    beijos

    Responder
  46. Rosa Mônica - 21/10/09 - 20h27

    Dri,
    achei super legal o que vc falou, eu tb acho.
    Ñ moro fora do país, mas moro em outro estado e tenho esse pensamento.
    Agora fiquei mais ainda sua fã.
    Bjos.

    Responder
  47. Quezia - 21/10/09 - 21h37

    Dri,

    Este teu post me fez bem para alma.

    Concordo com tudo, faz 10 anos que estou fora e ja passei tanta vergonha com brasileiro bagunceiro… mas o legal mesmo e ler os comentarios e saber que tambem tem muita gente legal por este mundo, que nao esta vivendo a vida na ditadura do “Deus e brasileiro”!

    Responder
  48. Sofia - 22/10/09 - 16h35

    Oi Adriana,

    Eu ja tive todos os problemas de adaptacao possiveis e nao tive nenhum tambem. Ja passei por todas as fases, do odio ao pais em que eu vivia , ao total desprezo pelos habitantes chegando ao amor e a admiracao completa pelo pais anfitriao. Agora depois de longos anos e diversos paises, estou em uma fase muito ocupada para pensar em adaptacao. Tenho dois filhos, sem familia por perto e sem EMPREGADA!!hehehehe
    Essa sim e a minha SAUDADE do Brasil agora. alguem para me ajudar!!!socorooo!!Um dia vc vai chegar nessa fase, nao se preocupe!!
    E o pior eo custo de vida para quem tem filhos, eu te digo uma coisa , a classe media no Brasil tem uma qualidade de vida muito superior.
    Aqui no “primeiro mundo”, a vida fica muito apertada com filhos. Nao te digo quanto pago de day care, vc teria um piripaco fulminante…
    Fora financiamento da casa etc etc, imposto etc etc..licoes de musica , natacao , . Coisas muito mais faceis de pagar no Brasil
    No mais, otimo blog, parabens

    Responder
  49. Joana Fernandes - 17/04/10 - 01h26

    Adriana,

    Olhei seu blog de maquiagem, e por motivos inexplicáveis, vim parar no seu blog de viagens.
    Li esse texto seu e refleti bastante.
    Morei no exterior por pouco mais de um ano, mais precisamente na Alemanha.
    Confesso que admiro sua fortaleza em conseguir viver num país estrangeiro. Não é por uma questão apenas de personalidade, que vários brasileiros que moram mundo afora, sentem saudades do Brasil.
    Acho que o grande segredo é vc ser desapegada dos seus familiares, ao ponto de, como vc mesma disse, ser um pouco egoísta e viver a sua vida.
    No meu contexto de mundo e personalidade, a minha felicidade depende SIM em estar perto das pessoas que mais amo.
    Já viajei por vários países, pois meu marido tbm é estrangeiro – austríaco, e viaja bastante.
    Vi que vc mora em Londres, e a admirei ainda mais, pois todos os amigos europeus que tenho, tem pavor dessa cidade, que é um paraiso da moda e tem muita cultura.
    Dois grandes amigos do meu marido, moram por aí e tem uma vida boa – se é que é possível ter uma boa vida em Londres. Come-se mal, o clima é péssimo… São quase 300 dias de chuva por ano, pessoas majoritariamente de beleza duvidosa, enfim… Todos dizem que Londres é um lugar para passar férias.
    Não há dúvida de que é um lugar excelente para se projetar profissionalmente, mas acho que é apenas isso (é a opinião de quase 100% dos europeus que tive contato).
    Boa sorte na sua vida aí… Mas eu ainda fico com o Brasil, cheio de desgraças, mazelas, e pobreza.
    O clima faz o homem…
    Uma coisa é ser feliz na California, na Itália, na Espanha. Outra é em Londres, onde só chove, chove, chove…
    Mesmo que vc se entitule forte e auto-suiciente, é IMPOSSÍVEL ser completamente feliz nesse lugar que só chove, chove e chove… Isso é provado cientificamente, amada.
    Abraços e… PARABÉNS POR GOSTAR DE MORAR EM LONDRES: vc é uma guerreira!
    rsrsrsrs

    Responder
    • Adriana - 19/04/10 - 09h39

      Oque seria do amarelo se todos gastassem do azul, certo?

      Responder
  50. Tania Pereyra - 24/10/10 - 16h59

    Oi Adriana. Descobri seu blog pelo Riq Freire e estou adorando.
    Moro em NYC e tb sou casada com americano. Ja estou aqui ha quase 10 aos e nem acredito que o tempo passou tao rapido.
    Esse post caiu como uma luva. Tudo que vc disse eh verdade e as vezes eh um saco ficar aguentando gente chata te julgando porque vc mora fora. Eu estou aqui por que quero e se quisesse voltar daria um jeito. Logico que tenho saudades da familia e dos amigos. Mas ja me dei conta que qd vou ao Brasil tudo continua igual. E algumas coisa pioraram…como a violencia e os precos das coisas. As pessoas as vezes nao entendem que eu prefiro andar na rua com meu Iphone sem medo de assalto do que ir a manicure toda a semana. Cada um tem as suas prioridades.
    AMEI seu kit expatriado. Eu tenho a despensa cheia de farofa pronta que as pessoas trazem e eu nem sou chegada em farofa pronta. Mas nao vou ficar recusando presente:)
    No mais parabens pelo blog.
    Tania

    Responder
  51. Lola - 11/03/11 - 04h35

    Nossa, Adriana!
    Mais um post excelente!
    Eu sempre visito o seu blog, analiso suas considerações, viajo com as fotos que voce tira… Enfim, tenho em vc uma inspiração no que diz respeito a abertura e tolerancia a novas culturas e mundos.
    Eu sempre fui muito “encucada” com morar fora, tenho uma curiosidade extrema por linguas, culturas, comportamentos diferentes da nossa terrinha. E recentemente tive uma oportunidade de viver a realidade de um pais estrangeiro ( ainda que por um periodo breve).
    Em resumo: AMEI! Claro que, existe os momentos de banzo, saudade da comidinha, do colo quentinho da sua mae, mas eu creio que isso é um reflexo natural, ou seja, sentir falta do que estamos acostumados. Mas eu, definitivamente, percebi que é o que eu quero pra mim. Foi uma experiencia única, enriquecedora e sou extremamente grata por ter tido essa oportunidade. Confesso que quando voltei estranhei um pouco, desacostumei de muitas coisas e vi que outras que considerava essenciais nao eram tao indispensaveis assim.
    De qualquer forma, gostaria de uma opiniao sua: com um diploma de direito que é um curso de carater muito particular e, digamos, conhecimento amplo em ingles, frances e espanhol (estamos trabalhando nisso rsrs) que outras possibilidades voce apresentaria em termos de qualificaçao e possibilidades de trabalhar fora do pais?
    Abraços e muito sucesso

    Responder