17 Mar 2010
26 comentários

Dica matinal

Com a barriga no fogao, Dia a dia, Vida na Inglaterra

Eu cresci numa casa onde cafe da amnha eh uma refeicao sagrada. Ninguem saia de casa sem antes comer um super cafe da manha. Meu pai, que eh um super pai, acordava bem antes da gente pra preparar suco de laranja feito na hora, amassar banana e afins. Eu principalmente sempre tive um grau mais elevado de mimadice, pois sempre tive uma certa aversao a leite e todas as coisas leitosas – entao o esforco era re-dobrado pra me convencer a me alimentar bem antes de ir pra escola, depois faculdade e depois trabalho.

Entao quando finalmente sai de casa, esse habito foi-se por agua abaixo. Se alguem me perguntar “voce quer dormir mais 5 minutinho, ou se alimentar bem de manha?”. A resposta eh bem obvia, entao geralmente passo a manha toda sem comer nada.

Aqui na inglaterra a coisa melhorou um pouco mais, pois eh bem comum que as empresas/escritorios tenham cozinhas montadas a disposicao dos funcionarios. No caso da minha empresa, alem da cozinha montada, ainda tem uma super maquina de cappuccino, leite sempre fresco, uma infinidade de biscoitos, sucos e chas.

Entao meu ritual matinal acaba sempre sendo: cha com leite e uns biacoitos, jah sentada de frente pro computador. Pessimo neh? (meu pai vai ateh me dar uma bronca ao ler isso!)

Mas entao aprendi um novo truque de como se alimentar bem sem esforco pela manha com os Ingleses. Aqui eles adoram comer Porridge, que eh uma comida praticamente medieval, da epoca que a Ingleterra ainda estava enterrada na idade media, e a populacao soh tinha graos pra comer durante o inverno.

Minha implicancia com porridge sempre foi: 1) preguica (a receita tradicional tem que cozinhar os graos de aveia nums panela, bla bla bla; 2) eh feito com leite. Eca mil vezes.

Ateh que uma das meninas que trabalham comigo me introduziu a versao moderna do Porridge: aveias que se cozinham no microondas e uma receita usando suca do maca!

A caixa jah vem com os mini sachets que sao a porcao certa, e voce pode usar a propria embalagem pra mediar o leite/suco. Depois eh soh colocar no microondas por 2 minutos, e voila!

Entao eu faco assim. Opcao da preguica: porridge quente = 1 sachet + 1/3 da medida de leite desnatado (o leite deixa o porridge mais cremoso) + 2/3 com suco de maca (essa parte eh uma invencao minha, pra disfarcar o gosto do leite e dixar a mistura mais doce, mas os Ingleses ficam horrorizados!) + 2 minutos no microondas  + um pouco de mel por cima.

Opcao menos preguicosa: porridge frio = sachet + 1 medida de suco de maca + a noite inteira na geladeira (com a medida inteira de suco de maca, nao coloco mel, se nao fica doce demais!).

Eh super ultra saudavel, e uma daquelas comidas bate-entope, e soh vou sentir fome de novo lah pras 2 da tarde! Serio! Alem de ser 100% integral, com todo aquela papo de baixar colesterol, rico em fibras etc, e com menos de 100 calorias!

Isso sem falar que fica com um gosto delicioso de sobremesa (uma cosia assim meio creme brulle com apfelstrudel!), entao as vezes tambem rola como lanchinho noturno!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
26 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
26 comentários
  1. helo - 17/03/10 - 11h07

    putz eu acho porridge muito nojento!! e tenho uma implicancia com esse nome: porridge… não soa esquisito??? : )
    bj

    Responder
    • Adriana - 17/03/10 - 11h08

      Hahahah!
      Sim, um nome extremamente…. ” Britanico”!! Prefiro o nome Americano… “oatmeal”, soa menos medieval!
      Tambem tinha verdadeiro horror ateh o dia que provei essa mistura com suco de maca. Agora AMO!

      Responder
      • helo - 17/03/10 - 13h54

        quem sabe eu tento um dia então….

        Responder
  2. Tatiana - 17/03/10 - 11h15

    É tipo um mingau de aveia? eu adoro comer sucrilhos com aveia e leite de manhã! Bem gelado.

    Responder
    • Adriana - 17/03/10 - 11h18

      Huum… acho que sim…
      Pra falar a verdade eu nunca provei a versao Brasileira do mingau de aveia, mas imagino que seja a mesma coisa sim… Afinal, eh feito de aveia! :-)

      Responder
  3. Kassi - 17/03/10 - 11h25

    Eu tb nao suporto gosto de leite na comida!! Sempre tive vontade de comer porridge ou sucrilhos mas so de pensar naquele leito todo ecaaaaa… Vou tentar experimentar sua versao, parece bem gostosa!! Esse suco de maca eh natural ou aqueles sucos squash??

    Responder
    • Adriana - 17/03/10 - 11h37

      Eh a versao “natural”, mas em caixinha. Acho que sucos “squash” nao dariam muito certo, pois a mistura com agua deve deixar a mistura meio estranha… (nunca tentei!)

      Responder
      • Kassi - 17/03/10 - 11h44

        Verdade!! Vou comprar o suco e experimentar!! :)

        Responder
  4. Jacqueline Saraiva - 17/03/10 - 12h00

    Oi Dri!

    Passei aqui esta manha pra te contar que estive em Londres (de sexta passada 12/03 à segunda 15/03 )e AMEI tudo! Alias, segui muitas e muitas dicas suas, como o Restaurante BINCHO, o chines da Chinatown, o roteiro super hiper intenso de passeios começando pela Torre de Londres… Carary Warf e Greenwich (sem fotos na linha que divide ocidente e oriente porque chegamos ao parque as 17:05 e jà estava fechado o observatòrio! hahaha).
    O tempo estava uma delicia! Apesar do frio, o sol embelezou mais ainda a cidade!
    Valeu por todas as suas dicas! Obrigadao!
    Alias, se voce ainda nao conhece, te dou uma dica de restaurante que achei alèm de òtimo, muito original! è o MATSURI, na 15 Burry St. SW1. è cozinha japonesa deliciosa, com um serviço impecàvel! Sao mesas redondas onde ao centro tem uma chapa que eles cozinham ao momento na sua frente o prato que vc pediu! a sobremesa mais famosa pelo seu ritual de preparaçao è tbm a mais deliciosa: crepe com pedacinhos de abacaxi fritos e sorvete de creme… hmmm!

    Uma boa surpresa foi encontrar outra blogueira passeando no Borough Market! A Flavia do cheers to that! Daì pensei: agora quem sabe encontro a Adriana tambèm!?

    Mas chegando aqui, vi que seria impossivel, pois vc estava em PISA! Muito legal! Conheço a Toscana, mas ainda nao fui segurar a torre de Pisa rsrs…

    Um abraço e atè a proxima!
    Jacq

    Responder
    • Adriana - 17/03/10 - 15h35

      Oi Jacque!
      Serio que vc encontrou a Fla?! Nossa que coincidencia!
      Que bom que vc aproveitou as dicas de Londres!!
      Vou testar esse restaurante que vc sugeriu!

      Responder
  5. Lu Francesa - 17/03/10 - 12h35

    Parece um mingau :)
    Está com uma cara boa!

    Qual chá vc toma com leite ? Perguntei para uma inglesa q estava fazendo curso comigo e ela disse: “chá”,rs,rs, como se só isso bastasse,rs,rs

    Beijocas,Lu
    .-= Lu Francesa´s last blog ..Com 273 kg, americana quer título de mais gorda do mundo =-.

    Responder
    • Adriana - 17/03/10 - 15h33

      Hahah!
      Tipica resposta inglesa! Pra ele soh existe um tipo de cha mesmo!
      na verdade pros Briatnico, “cha” eh cha preto, que pode ser “English breakfast”, ou “Earl Grey” e tal, qualquer variacao do cha preto. Eu tambem gosto bastante do “Chai tea”, que eh um tipo diferente de cha preto, com algumas especiarias, canela etc, e tambem fica uma delicia com leite!

      Responder
      • Lu Francesa - 17/03/10 - 21h35

        E qual é a quantidade de leite usada ? Ou depende de cada gosto ? Mas qual é o tradicional ?

        Já ouvi dizer que alguns asiáticos tomam leite com chá verde, eu achei bizarro, um dia ainda tomo coragem e experimento,rs,rs

        Responder
        • Adriana - 17/03/10 - 21h37

          Depende de cada gosto… tipo colocar leite no cafe. Tem gente que gosta de cafe bem branco, e outros gostam de cafe bem preto…
          Como nao gosto do sabor de leite, ei coloco soh um pinguinho… menos de 1 dedo de leite. Tem gente que faz a caneca meio a meio…

          Responder
  6. glau - 17/03/10 - 18h09

    meu pai tb fazia suco de laranja da hora, nem me lmebre, q saudade!!
    Eu sempre fiz questao de tomar cafe de manha pq senao daki 1h estou morrendo de fome, mas nao sou chegada em porridge, curto mais granola com iogurte. Outra boa dica pro cafe da manha pra quem gosta de uma coisa mais doce seria waffles, vc acha pronto em qq lugar e eh uma delicia com geleia! experimente!

    Responder
  7. Dedeia - 17/03/10 - 21h52

    Esclarecendo: Sim, porridge é mingau de aveia, tal qual, sem tirar nem por.
    Eu acho até gostoso, mas sempre me pareceu coisa de criança, sei lá. Dessas coisas que sao gostosas mas nao se come depois de uma certa idade (tipo “maçã raspadinha”. imagina a pessoa sentada no trabalho raspando uma maçã com colherzinha de chá? hehe). De repente deixo o preconceito de lado….Por enquanto meu café da manhã tem siso croissants (o de hoje era recheado de doce de leite!!!) e madalenas :)

    Responder
    • Adriana - 17/03/10 - 22h03

      Mas quando vc morava aqui vc no via todo mundo mundo (marmanjos!) comendo porridge de manha?
      No meu escritorio TODO mundo come! E sem ficar raspando a maca com colher de cafezinho! HHHAHAHHAHAH
      Dedeia, vc é muito caxias menina! hahaha

      Responder
      • Dedeia - 18/03/10 - 17h19

        Claro que via, mas tenho bloqueio psicologico mesmo assim. No meu imaginario, mingau de aveia é coisa de criança! :P

        Responder
        • Adriana - 18/03/10 - 17h23

          Seu imaginario eh um mala! :-P
          E ai, quando vc volta pra Londres pra nos visitar?! heim? heim?

          Responder
  8. juliana - 18/03/10 - 00h05

    Minha nossa! Que coisa mais gosmentinha…… Não rola uma torradinha não?

    Responder
    • Adriana - 18/03/10 - 07h26

      Aveia com torrada? Que overdose de carboidratos… heheheh

      Responder
  9. Carol Gavião - 18/03/10 - 02h26

    Acho um pouco enjoativo, mas gosto! E realmente, é muito bate e entope! O que adoro mesmo é o biscoito, já comeu? Sempre que faço como com geléia de morango por cima. Fica muuuuuuuuito bom! :) Molhadinho no leite também.

    Beijo!

    Responder
  10. PatriciaUk - 18/03/10 - 09h39

    Verdade, meus filhos amam porrige… weatbix e eu nao gosto! E eles ainda comem ser acucar nenhum! Eca… mas eh bom para eles, nao e?

    Responder
  11. rosa monica - 18/03/10 - 20h58

    Oi Dri passei pra dizer “oi”. Eu adoro aveia, sendo ou ñ mingua e leite ñ curto, então faço combinações diferentes.
    Adoro passar aqui.
    Bjos.

    Responder
  12. Andressa - 20/03/10 - 18h23

    Oi, Adriana,

    Eu costumo comer isso e nem sabia que tinha um nome :) Mas costumo incluir banana amassada, e ao invés do suco, muuuuuuuito leite, que eu amo.

    Parabéns pelo site!

    Responder
  13. marcelao - 22/03/10 - 21h56

    servimos la no hotel isso. com mel ou jam.
    de saquinho pra facilitar a vida do chef.
    o comentario da jaq sobre a fla no mercadao de borough me fez lembrar a gente na churreria san gines, kkkkkkkkk
    bj

    Responder