19 Aug 2010
25 comentários

Kilimanjaro – Detalhes praticos

Preparativos, Tanzania

Com poucos dias faltando pra grande viagem (9 dias!) estamos cuidadndo de todos os detalhes finais e então esse post é sobre as dicas praticas que alguns me perguntaram.

Visto:

A Republica da Tanzania exige visto para todas as nacionalidades nao-vizinhas, mas o processo é bem relax. A opção mais facil, opção da grande maioria dos turistas é simplesmente pegar o visto no porto de entrada: é só preencher um formulario com os dados da sua viagem, pagar uma taxa e pronto, visto de turistas por 90 dias.

Porém lemos tantas opiniões diferentes pela internet, livros e afins, e muita gente contando historias desastrosas de corrupção, subornos e vistos negados (e turistas deportados) que preferimos não arriscar! Como a embaixada da Tanzania fica aqui no centro de Londres, achamos que seria mais facil fazer logo tudo por aqui e viajar sem preocupação. Baixamos o formulario no site da embaixada, 2 fotos 3×4 e pagamento da taxa em dinheiro – em menos de 24 horas nosso visto estava prontinho nos esperando e valido por 90 dias!

Vacinas:

Já fiz um post sobre vacinas, e acabamos tomando quase todas recomendadas pela clinica de viagens que fomos, mas o certificado internacional de Febre Amarela é exigido e obrigatorio para turistas de varias nacionalidades, incluindo Brasil.

Agencia e pacotes:

Desde que começamos a pensar na possibilidade de fazer essa viagem sabiamos que não seria boa ideia fazer esse tipo de viagem por conta propria.

Ai foram meses pesquisando preços opções de roteiros e rotas. mas bate aquele medo, né? Pagar uma grana, passar meses se preparando e tal e acabar caindo numa furada?

Até que por acaso recebi duas recomendações da mesma agencia: uma amiga que fe safari no Kenya com eles e um menino do escritorio que escalou o KIlimanjaro com a mesma agencia!

Então de cara fechamos com a Exodus!

A Exodus é uma agencia especializada em “aventura” pelo mundo todo, e tudo que li e ouvi falar foram otimas recomendações. Eles organizam safaris, escaladas, viagens de barco e qualquer outra coisa “exotica” que voce queria fazer.

E pra melhorar ainda mais, são uma agencia Inglesa e nos deram to-das as informações mastigadinhas (coisa que de fato não estamos acostumados a fazer em viagens)!

O mesmo pacote inclui o voo direto Londres – Nairobi (Kenya) e a conexão pra Kilimajaro, com todo nosso grupo junto, pra não corrermos o risco de perder o voo, ter problemas na imigração e afins. Um guia estará esperando todo o grupo e passamos o primeiro dia num hotel bem legalzinho na entrada do parque nacional do Kilimanjaro, onde vamos conhecer todos os guias e porters e receber instruções finais sobre a escalada.

Sem falar é claro em todo suporte durante o hikking, o material de “base”, alimentação, primeiros socorros etc.

E no fim da escalada já seguimos direto pro Safari, tambem tudo com a mesma agencia.

O unico problema é que a Exodus, por não ser uma agencia especializada em Kilimanjaro (como existem muitas!) oferece poucas opções de rotas e trilhas pra subir a montanha, e acabamos fechando uma trilha que não era nossa opção inicial – mas como era a unica opção com o pacote que queriamos, ficou por isso mesmo.

Fotografia:

Além de todo equipamento que precisamos pra viagem, não podia negar que sonhar com fotos de cair o queixo foi um dos principais atrativos da viagem!

E pra não perder nenhum momento, comprei baterias extras pra minha camera (afinal serão dias e mais dias sem acesso a eletricidade), cartões de memoria e um monopod. O monopé foi dica de uma amiga que fez safari e disse ter feita toda diferença do mundo pra conseguir tirar boas fotos durante o safari, de dentro do jipe.

E pra completar, porque eu tenho problemas, tambem comprei um carregador portatil, desses mil e uma utilidades, que podem ser usados pra recarregar celular, ipod, camera fotografica e afins varias vezes, sem energia eletrica.

Mas ainda não decidi que livros levar na viagem… Alguma sugestão (vou levar o “Lost Symbol” do Dan Brown, mas queria levar uma segunda opção tambem…).

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
25 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
25 comentários
  1. Tati brow - 19/08/10 - 22h19

    E este visto de “single”?? ahahha….ai Jorjao!!

    xx

    Responder
    • Adriana - 19/08/10 - 22h21

      Não menina! É “SINGLE entry” HAHHAHAH
      Visto de turista que só pode ser usado uma unica vez!

      Responder
  2. Luana - 19/08/10 - 23h13

    vc é sortuda por ter todos os consulados perto!
    Aqui em Brisbane (australia) eu tenho que viajar looooonge qdo quero ir a um consulado..
    Boa viagem!! ja to ansiosa pra ver as fotos
    .-= Luana´s last blog ..Lush de novo! =-.

    Responder
  3. Virgínia - 19/08/10 - 23h16

    Livro é algo tão pessoal! Mas adoro a literatura mulherzinha da Marian Keyes. Andei olhando o site dela e tem mais livros lançados aí do que chegou por aqui. Livros fáceis de ler e divertidos. :D
    .-= Virgínia´s last blog ..Altos e baixos =-.

    Responder
  4. CarlaZ - 20/08/10 - 00h06

    Dri,
    depois vc tem que fazer um “capítulo” (ou quem sabe aba) super mega especial sobre o Kilimanjaro…vc já viu a curiosidade que desperta né…
    Já estou ficando ansiosa…tomara que consiga internet de lá pra postar alguma coisa!
    Bjos

    Responder
    • Adriana - 20/08/10 - 15h40

      Vou ter que fazer um dossie especial, bem @RiqFreire style!! hahahahah

      Responder
  5. […] This post was mentioned on Twitter by Jeff *, Adriana Miller. Adriana Miller said: Os detalhes praticos: visto, agencia, fotografia, voos… http://tinyurl.com/37bbbah #kilimanjaro […]

    Responder
  6. beth - 20/08/10 - 04h14

    olá adriana,
    estou adorando ler as suas histórias e confesso que quando eu crescer quero ser igual a vc hahahahhaha parabéns pelo blog! e boa viagem, pq pelo visto esta nso preparativos finais hehehehe
    achei seu site procurando como chegar a Greenwich… sei que o post é antigo, mas se der pra vc me responder… hehehe
    queria saber se onde pegar o trem que vai até lá? e tb quanto custa?
    se vc puder me ajudar!
    bjinhus

    Responder
    • Adriana - 20/08/10 - 09h33

      Não sei extamente quanto custa, ate porque depende de qual estação de partida vc vai usar, mas da uma olhadinha no site “journey planner” do TFL (transport for London) que vc poderá ver direitinho de onde pegar o trem (existem varias opções de rota pra chegar lá – trem, metro, barco, etc) quanto tempo demora e quanto custa.

      Responder
  7. Delma - 20/08/10 - 13h10

    Oi Adriana,

    Engraçado, nas suas fotos 3 x 4 vc sempre está sorrindo :((.
    Só uma pergunta: vc começou agora no trabalho, e já vai sair de férias?
    Beijinhos e bom final de semana

    Responder
    • Adriana - 20/08/10 - 13h18

      Pois eh, aqui na Inglaterra temos direito a ferias desde o primeiro dia de emprego, não eh preciso esperar 1 ano. Alem disso, como já estava com essa viagem marcada, eu negociei esses dias de ferias já na primeira entrevista. Se as datas ou o tempo de viagem não fosse conveniente pra eles, então a empresa nem sequer teria me contratado.
      Não gosto nem de lembrar o quanto eu sofria esperando as ferias vencerem quando trabalhava no Brasil! Cruzes!
      Me acostumei demais com o esquema Europeu de ferias… Tão mais flexível!

      Responder
  8. Celina - 20/08/10 - 13h24

    Menina, que aventura! Eu fiz parte desse enxoval quando planejei uma viagem a Innsbruck,e montanhas… mas acabou não rolando por causa da nevasca do inverno passado. Agora Kilimanjaro é d+! E é bom mesmo ir agora,li no ano passado que as neves estão desaparecendo por causa do aquecimento. Boa sorte e ótima viagem!

    Responder
  9. Ana Beh - 20/08/10 - 14h51

    Adriana,

    Estou pensando num livro para sugerir, porque eu não gosto de Dan Brown, mas livro e algo tão pessoal, ne?

    De qualquer forma vou sugerir um do James Clavell, conhece?
    São ótimos. O melhor na minha opinião é Xogum.

    Acho que você vai gostar.

    beijinhos,

    Ana.

    Responder
  10. Viviane - 21/08/10 - 13h08

    Oi Dri! No final vc acabou ficando com os dois nomes de solteira? Lembro de vc comentando que queria tirar o “Silva”…deu muito trabalho? Bjos

    Responder
    • Adriana - 22/08/10 - 13h31

      Nossa, foi uma saaaaaga! Demorou exatos 2 anos e 3 meses pra conseguir vencer a burocracia Portuguesa, e isso pq desisti de retirar nenhum dos meus nomes (no final desisti da ideia – gosto dos meus nomes “originais”, e queria manter que eu sempre fui), se não o processo ainda estaria rolando…. e isso porque ainda nem dei entrada no processo Brasileiro!

      Responder
  11. Fernanda - 21/08/10 - 18h13

    Oi Dri!! Acabei de ver que o Aaron terminou o projeto 365. Eu nao entendo lhufas de foto, mas sei apreciar o que é bonito. Adorei as fotos dele, as viagens e sei que vc tem uma forte partipacao!! Que pena que acabou mas, vou continuar seguindo o flickr dele. Transmita porfa meus sinceros parabéns ao Aaron e a vc por ser uma grande incentivadora!

    Responder
    • Adriana - 22/08/10 - 13h29

      Obrigada Fe!

      Responder
  12. Patricia - 21/08/10 - 18h20

    Oi Dri, tudo bem?

    Vou viajar do RJ para a China e vou fazer escala em Paris, onde vou ter que aguardar por 12h o meu próximo vôo, no aeroporto Charles de Gaulle. Você sabe se tem alguma coisa mais ou menos próxima do aeroporto que dá para conhecer em 12h? Queria aproveitar esse tempinho para conhecer um pouco de Paris, se der tempo. =)

    Bjs!!!

    Responder
    • Adriana - 22/08/10 - 13h28

      SAbe que não tenho certeza?
      Acho que até que dá, mas entre desembarcar, passar pela imigração, e tals, depois pegar o onibus ou trem que vai até o centro de Paris você vai perder umas 3 horas do minimo, e depois na volta tem que fazer tudo de novo, mas o tempo pra fazer check in (se vc tiver que fazer check in de novo) e estar no portao de embarque com antecendencia.
      Mas na verdade eu acho que memso assim vale a pena! Mesmo que no final só te sobrem 5 horas “uteis” em Paris, vá direto pro Museu do Louvre, e suba toda Champs Elisee até o Arco do Triunfo e depois pegue um taxi ou o metro até Trocadero pra chegar pertinho da Torre Eiffel!
      Ai que vontade de ir pra Paris! :-)

      Responder
      • Patricia - 24/08/10 - 02h15

        Oi Dri, tudo bem?

        Obrigada pelas dicas!! No final, meu vôo saindo do RJ atrasou quase 10 horas e eu só fiquei 2 horas em Paris, então não deu para ver nada! =(
        Agora cheguei na China depois de mtaaaas horas de viagem e aqui sim, tem mta coisa para ver!!

        Bjs!!!

        Responder
  13. Thais Mittmann - 22/08/10 - 15h49

    Adriana, vai ser o máximo essa viagem!!!

    Responder
  14. antonia - 22/08/10 - 16h02

    Oi Adriana, è claro que eu do alto de meus 54 anos e completamente urbana, acho essa viagem uma autentica loucura, sabendo o que è Africa e o que è o Kenia, bem mas isso mas de um ja deve ter te falado, e como eu acho que nos proximos dois ou tres anos voce deve estar esperando bebe, entao pode ser sua ultima oportunidade de fazer uma autentica loucura antes da Transsiberiana claro.
    Bem eu gostaria de te recomendar um livro muito legal eu li en espanhol mas tem en ingles, em espanhol es La Masai Blanca, bem com certeza voce vai encontrar dicas de sobrevivencia que podem ser uteis. Um beijo muita sorte, que voce deve de ter uma fila de anjos da guarda exaustos te cuidand0.

    Responder
  15. ticiana Saad Juskevicius - 28/03/11 - 21h45

    Oi,
    Eu Estou começando os preparativos para escalar o kilimajaro com meu namorado no ano que vem.
    Gostaria de uma ajuda sua com duas duvidas….
    Qual pacote da Exodos você usou?Tem como passar o link?
    E Qual a mlehor época do ano para fazer a viagem??
    Estou pensando em aproveitar a ida para africa e esticar até Cape town para fazer o mergulho com o white shark….voce acha que a Exodos monta um pacote?

    Obrigada.

    Beijos

    Tici

    Responder
    • Adriana - 28/03/11 - 22h31

      Nao lembro especificamente qual foi o pacote nao (acho que o link esta em algum post) ate porque ele smudam os pacotes todas as temporadas…
      Mas foi um pacote de Kili + Safari de 10 dias.
      A temporada de escalada do Kili é entre Junho e setembro, que é a epoca de seca na Tanzania (por ser bem no equador, o pais nao tem muitas diferenças de temperatura, mas as estações são o contrario do Brasil, e Novembro a Abril faz frio e chove muito, e consequentemente neve muito no topo da montanha e a escalada pode ser cancelada.
      E esse epoca do ano é o periodo de inverno na Africa do Sul, entao imagino que nao seja temporada de mergulho (agua congelante no Atlantico sul). mas como nao sei anda sobre mergulho com os tubaroes, entao nao faço a menor ideia.
      Entre em contato com a Exodus, e eles confirmarão se fazem pacotes ou nao.

      Responder
  16. Fabio - 17/10/13 - 01h53

    Oi Adriana, primeiro PARABÉNS pelo DriEverywhere, sempre me salva já há 3 anos quando te achei numa preparação para Londres. Bem, estou me preparando para os safaris da Tanzânia, mas não encontrei nada sobre câmbio, cartões de crédito, gastos, moeda local etc. Você pode me dizer algo sobre isso tanto tempo depois da sua viagem?
    Mais uma vez, parabéns por todos os posts e obrigado.

    Responder