09 Dec 2010
27 comentários

Luzern

Dicas de Viagens, Luzern, Mercados de Natal, Suica

Depois de passarmos o dia todo andando em Zurique, decidimos que queriamos conhecer alguna outra cidade pela regiao, e pegar algum trem que nos levasse na direcao dos Alpes (andar de trem na Suica eh a coisa mais linda que existe!).
Entao a escolha mais facil foi Luzern, que fica a apenas 45 minutos de distancia de Zurique – e a viagem de trem por si soh ja vale a viagem!

Luzern, assim como a grande maioria das cidades da Suica, fica aos pes de uma grande montanha (no caso o Monte Pilatus), e com um rio que se abre num lago – a a cidade foi construida e cresceu justamente em volta desse lago.

Eu pessoalmente gostei muito mais do ar de vilarejo de Luzern, uma cidade alpina esquecida no tempo…

Seu cartao postal eh a “Chapel Bridge” (ponte da capela) que foi construida no seculo 14 e cruza o rio Reuss – o Nome “Capela” foi dado em homenagem a Igreja de Sao Pedro, que fica exatamente em frente.
Eh imposivel nao ver a ponte, que eh literalmente o foco central da cidade; inteiramente contruida de madeira com uma torre de pedra no meio. E imposivel tambem nao direccionar todas as suas fotos na direcao da ponte!

E ainda mais interessante que o exterior da ponte, eh seu interior, pois todo o teto e vigas de madeira sao cobertas por pinturas do seculo 17 que contam a historia da cidade (mas hoje em dia sao replicas recuperadas em 2003, pois as originais foram destruidas num incendio).

Bem em frente a ponte, esta a capela de Sao Pedro e suas torres gemeas. A igreja protestante eh bem simples em comparacao com outras igrejas e catedrais na Europa, mas eh impressionamente clara e luminosa, mesmo num dia nublado de inverno! Suas paredes sao pintadas de branco e suas colunas e altar sao esculpidos em marmore cor de rosa! Um efeito de “iluminacao” lindo!

Uma das outras principais atracoes da cidade nao estavam abertas por causa do clima fora do normal que pegamos – a muralha medieval da cidade. Deu para ver de longe, mas por causa da neve e do gelo, a muralha estava fechada. Mas nos meses de verao, ou em invernos mais “normais” a muralha eh aberta a visitacao e eh possivel caminhar entre as torres (imagino que a vista dos Alpes e do lago sejam lindas!).

E para fechar, o atrativo principal de Luzern sao as estacoes de esqui que ficam aos pes do Monte Pilatus. E mesmo para quem nao vai esquiar, o observatorio do Mt Pilatus eh aberto a visitacao, e a viagem eh feita de bondinho – mas esse ano estao construindo um novo hotel 5 estrelas no topo da montanha, e parte da estacao de esqui esta fechada, incluindo o observatorio, entao resolvemos economizar a viagem… nem imagino o frio que devia estar fazendo la em cima! Preferimos ficar no “quentinho” de Luzern (meros -10 graus…)

Entao bem antes de fecharmos o dia bem a tempo de voltar para Zurique, demos de cara com outro mercado de natal escondidinho numa das pracas da cidade!

Em Luzern o frio estava ainda pior que em Zurique (a altitude eh mais elevada e fica mais “no meio” dos Alpes), entao no final do fim de semana foi uma delicia voltar para Londres, onde estava apenas 1 grau (positivo!) e a neve ja tinha derretido toda!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
27 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
27 comentários
  1. Aline - 09/12/10 - 11h56

    Dri, morei em Genebra, um pouco mais distante, mas quando vi as fotos bateu uma saudade! Lá é tudo tão lindo! Eu gostava tanto… Gostou destes passeios?

    Responder
    • Adriana - 09/12/10 - 12h09

      Sim, amei! Tirando o frio, claro…
      Quando fui a Genebra e Zermatt o tempo estava otimo! (acho que foi inicio de maio ha uns anos atras…)
      Suica agora soh na primavera/verao! Ou entao soh se for pra esquiar mesmo…

      Responder
      • Aline - 09/12/10 - 12h16

        Então, se me permite, vai uma dica: se tiver outra oportunidade, vá no final da primavera-início do verão a Bern é LIIINDAAA! Eu amo e é minha cidade preferida da Suíça, o centro histórico parece que saiu de uma ilustração de contos de fada, fora que tem o museu do Einstein que é d+. Basel também é lindinha.
        Se for esquiar nem preciso dizer que as estações de esqui são maravilhosas e tem milhares na Suíça e na fronteira com a Suíça também. Avoriaz, Saint Moritz, Chamonix (mto turística esta), Zermatt….Eu adorava!
        Se tiver oportunidade de voltar nas redondezas de Genebra, o verão é maravilhoso, vá a Annecy que é linda e Yvoire – França (campeã em concursos de flores – imagine como é!), ficam na fronteira e por serem bem pequenas, dá pra fazer uma de manhã e outra de tarde….
        Desculpe o abuso…rsrs….é que bateu saudade… :o(
        Bjs

        Responder
  2. Clarissa Comim - 09/12/10 - 12h48

    Estive no verão em Lucerna! Amei tudo ;) Morei 8 meses em Berna para terminar meu doutorado
    .-= Clarissa Comim´s last blog ..Mais uma opção de Sushi em Porto Alegre- Shushi Drive =-.

    Responder
  3. Anna Bárbara - 09/12/10 - 12h55

    Adorei as fotos!!!
    Eu fui a Lucerna em agosto e estava um calor de rachar.
    Como a cidade está diferente agora toda branquinha de neve…Mas continua linda do mesmo jeito!
    Adoro isso nas cidades européias. A cada estação parece que você está em um lugar diferente!!

    Responder
  4. Mariana Ribeiro - 09/12/10 - 13h51

    Eu já estive em Luzern e amei, como é linda aquela cidade… dá uma saudade vendo suas fotos! Ficaram lindas. Bjs.

    Responder
  5. […] This post was mentioned on Twitter by Turismo da Suíça, Clarissa Comim. Clarissa Comim said: Luzern, Suíça http://goo.gl/GMIi7 […]

    Responder
  6. Oscar - 09/12/10 - 15h38

    As fotos ficaram lindas!!
    .-= Oscar´s last blog ..Tenaya Lake – Explorando o Yosemite =-.

    Responder
  7. Yago - 09/12/10 - 18h07

    eu sempre acompanho seus posts e acabo por viajar junto com vc…hhehehehheh

    bjos e parabéns…

    http://benjaminharries.blogspot.com
    .-= Yago´s last blog ..– FOTO DO DIA – =-.

    Responder
  8. Luciana Fernandes - 09/12/10 - 19h24

    Olá Adriana!
    Linda as suas fotos.
    Eu vou p Zurich em abril, vc poderia dar algumas dias de onde dormir? Estou com muitas dificuldades em decidir….
    Obg

    Responder
  9. Luciana Bordallo Misura - 09/12/10 - 19h42

    Muito lindinha essa cidade! Mas Dri, voce estava muito chique pra esse frio todo, tem que colocar um casaco de penas de ganso igual ao do Aaron e do pessoal que aparece nas fotos :-)
    .-= Luciana Bordallo Misura´s last blog ..Londres- resumo de viagem =-.

    Responder
  10. isabel Moura - 09/12/10 - 22h44

    Que frioooo!!é o que dá vontade de dizer!!
    Gostei das fotos, mas com destaque e carinho especial para a última, com as crianças…o olhar do que se encontra à direita representa na perfeição a magia de natal!
    Soube captar o momento! parabéns! ter olho e sensibilidade para tirar fotos é fundamental…;)
    .-= isabel Moura´s last blog ..GNR – Sangue Oculto =-.

    Responder
  11. viviane velez - 09/12/10 - 23h20

    Lindas as imagens Dri, vc conseguiu captar direitinho o ” Oh my God” do pirralhinho fofo da foto, kkkk. ei, vai rolar post como se virar em -10 né??? olha que vou precisar! xerocas mil.

    Responder
  12. […] This post was mentioned on Twitter by Fabricia Soares and Mysteriously Unnamed, Adriana Miller. Adriana Miller said: Mais sobre a Suica: Luzern na neve! http://bit.ly/hUPtcK […]

    Responder
  13. Roberta Sampaio - 10/12/10 - 15h04

    Ai,eu amoooooo esses mercados de natal assim! Amo! Acho que são uma das partes que mais gostei do natal na Alemanha! São lindos,mil coisinhas diferentes,comidinhas deliciooosas,fora todo o clima! =D
    A cidade parece mesmo ser muito lindinha,parece que a gente volta no tempo né? Fora que apesar do frio,a neve deixa a cidade ainda mais linda!
    beijão
    .-= Roberta Sampaio´s last blog ..Sobre a dor de ver partir =-.

    Responder
  14. Thalita - 10/12/10 - 17h57

    Oi Dri, estou indo pra Londres em janeiro pela primeira vez e o blog tá dando uma ajuda e tanto, obrigada!
    Nao pude deixar de reparar, na sétima foto, voce está usando galochas da Hunter né? Eu estava pensando em comprar pela internet, mas nao tenho certeza se elas sao suficientes para o invernao…
    Caso suas botas nao sejam da Hunter, o modelo seria esse – http://www.hunter-boot.com/2/37/Shop-Online/Regent-Neoprene/BLACK/W23617_BLK.aspx?ReturnQString=%2f2%2fShop-Online%2fProducts.aspx%3fcategoryID%3d37%26gender%3dwomen%26selectedpage%3d0%26pagingenabled%3dFalse
    Ou esse – http://www.hunter-boot.com/2/37/Shop-Online/Original-Shearling/BITTER-CHOCOLATE/W23699_BCH.aspx?ReturnQString=%2f2%2fShop-Online%2fProducts.aspx%3fcategoryID%3d37%26gender%3dwomen%26selectedpage%3d0%26pagingenabled%3dFalse
    *A primeira é forrada com neoprene e a segunda se nao me engano pele de carneiro… Voce acha que dá pra usá-las na neve (caso neve em jan)? Qual seria a melhor opcao?
    Hmm e qual a temperatura mínima de janeiro? Fiz umas pesquisas e vi que o recorde é -10ºC, está certo?
    Beijo Dri =)

    Responder
    • Adriana - 10/12/10 - 22h06

      OI Talita, sim minhas botas sao Hunter.
      Eu gosto pq sao galochas de plastico, e como Londres ta sempre meio que chovendo, volta e meia uso elas pra nao me preocupar com as poças de agua pelo caminho. Na viagem a Suica acabei usando por causa do gelo e neve, mas foi uma PESSIMA escolha (minha outra bota estragou e ainda nao comprei uma nova), pois a Hunter nao esquenta nada, e olha que usei 3 meias super grossas!
      Se vc quer uma recomendação de botas pra suar em Londres em janeiro, minha dica seria a boa e velha Ugg; bem mais confortavel e bem mais quentinha. Pra mim a Hunter é uma galocha quebra galho, mas nao usaria todo dia (é meio durona, nao dá pra ficar andando horas sem parar), e quando o frio aperta ela nao dá conta. Aqui em LOndres eu a uso mais como uma bota de outono e primavera (quando chove mais), mas agora no inverno nao uso quase nunca.
      (mas como disse, minha bota de inverno estragou e ainda nao decidi qual outra vou comprar, entao acabei usando a Hunter na Suiça mesmo – mas nao recomendo!)

      Ah! E quanto a temperatura media em Jeneiro, o normal é ficar na casa dos 5 graus; chegando aos 10 graus durante o dia, e 0 a noite. O normal em Londres sao invernos “amenos”, e temperaturas como tivemos semana passada sao bem raras (e por isso viraram noticia!). Uma boa bota de couro com sola de borracha ou uma UGG já esta mais que bom! (as galochas sao boas opcoes pro dia de chuva, mas nao pro dia a dia).

      Responder
      • Thalita - 10/12/10 - 23h33

        Ahh, nossa que bom que a UGG dá pra usar! Aqui no Brasil em lojas de roupas p/ neve eu só encontrei dela, nem de couro tinha mais, mas tava meio na dúvida por causa das chuvas… Nao queria comprar por causa do “precinho” daqui né, mas nao tenho outra opcao, a nao ser chegar aí de tenis – o que nao me parece uma boa idéia haha
        Agora só falta um casaco, que alias nao tenho a menor ideia de como vou conseguir já que na unica loja de neve da minha cidade esgotou o meu tamanho, vou tentar ir pra SP e ter que pagar um absurdo =P.. Daí é só esperar chegar em Londres e fazer o resto das compras sossegada!
        Muito obrigada pelas dicas Dri =D

        Responder
        • Adriana - 11/12/10 - 08h52

          Não acho que tenha nenhum pro lema vc chegar aqui de tenis e se estiver frio mesmo, você pode deixar pra comprar sua UGG aqui mesmo. Como disse, o normal em Londres não são invernos rigorosos então não precisa ficar desesperada pra já sair do avião 100% equipada! :-)
          ou então, se realmente vc achar que suas roupas não vão dar conta, ou que no Brasil as boas marcas de inverno são muito caras (oque geralmente êh o caso: são caras DEMAIS enao são tão boas pro inverno daqui), vc pode reservar seu pri
          eiró dia de viagem pra comprar uma boa bota e um casaco. Isso ehfacil de achar e vc não terá problemas.

          Responder
  15. Thalita - 11/12/10 - 12h35

    Ufa! Com certeza irei comprar meu casaco em Londres entao… Estava um pouco receosa em usar tenis pq meu pé costuma ser frio msm em temperaturas quentes; mas quanto as roupas vou me virar com uns casacos de fleece e la, mais a segunda pele que eu já tenho! Voce acha suficiente? Agora, estou anotando tudo da secao “Compras” haha
    Beijo Dri =)

    Responder
    • Adriana - 11/12/10 - 12h47

      Pois é, hoje por exemplo esta fazendo 7 graus e nublado sem chuva – que é a media do inverno por aqui mesmo. Claro que é frio, ainda mais vindo direto do verão no Brasil, mas não é o fim do mundo, não requer equipamento artico! :-)

      Responder
  16. Dedéia - 11/12/10 - 13h35

    E aí, peruzão já tá no forno? :)
    Beijoooos

    Responder
  17. Como se vestir no inverno II - 11/12/10 - 15h42

    […] pes, sao antiderrapante e anti umidade, mas em compensacao nao sao nada quentinhas! Na viagem para Zurique minha preocupacao principal era a neve e o gelo nas calcadas, mas por outro lado, passei o dia […]

    Responder
  18. Jane - 04/02/11 - 22h43

    Olá, Adriana.

    Vou estar em Londres dia 12.03.2011, essa época é frio?? em média faz qtos gruaus. E antes disso, vou estar na suiça, pois quero neve (ainda vou encontrar?)
    Valeuu
    Bjs

    Responder
  19. Jane - 04/02/11 - 22h44

    Esqueci… vc pode me dar alguma dica sobre o trem de luzern a zurique, local, site, horarios, etc..
    bjs

    Responder
  20. Nara capote - 29/09/11 - 02h32

    Olá Adriana em abril fiquei 26 dias em Annecy e quase todos os dias acompanhava suas dicas, por exemplo o restaurante Ciboulette, maravilhosa, na verdade estava em Duingt são 12km ao lado do lago .Índico o lugar que me hospedei, um residence Lá Baie des voiles, essa região para esportes e muito dez. Estive em Londres por dois dias para o show Eric Clapton, e suas dicas de Londres foram barbaras. Adorei sua ultima postagem sobre a viagem para o Golfo.

    Responder
  21. […] lucerna engelberg e zug | LINK 156. @contandoashoras | lucerna | LINK 157. @drimiller | luzern | LINK 158. @lianasos | luzern | LINK 159. @nosnomundo | lucerna | LINK 160. @viagemeviagens | lucerna | […]

    Responder