02 Mar 2011
41 comentários

A queda dos Gigantes

Uncategorized

O meu genero preferido de livros sao os de ficcao historica, e ninguem escreve esse tipo de livro melhor que Ken Follett.

Sei que os intelectuais de plantao vao rolar os olhos, afinal o Ken Follett esta longe de encabecar a lista dos genios da literatura mundial, e alguns de seus livros de pura ficcao sao bem fraquinhos.

Mas ja contei aquí em outros posts que meu livro preferido de todos os tempos eh o “Pilares da Terra”, do mesmo autor, e sua pseudo sequencia “Mundo sem fim”.

Ambos sao livros gigantes (media de 1200 paginas na versao Ingles, e acho que a versao em Portugues veio separada em dois volumes), mas que tem um denominador comum: um ficcao que retrata a saga de uma familia num determinado periodo historico.

O Pilares da Terra se passa no seculo 11 e tem como pano de fundo a crise de sucessao ao trono Ingles. Ja o Mundo Sem Fim se passa na mesma cidade ficticia no interior da Inglaterra, mas cerca de 300 anos depois, no seculo 14 quando a Europa foi assolada pela peste negra.

Confesso que a pesar de ter adorado o segundo livro, ele me pareceu um pouco previsivel, pois era parecido demais… o mesmo estilo de personagens, a mesma “dinamica” entre as familias da trama.
Mas isso nao me impediu se ficar ansiosamente esperando o lancamento da nova serie de livros do Ken Follett, a “Triologia do Seculo” (The Century Triology), e seu primeiro livro, “Queda de Gigantes” (Titulo original: Fall of Giants)! E logo quando li as primeiras criticas sobre o livro eu ja sabia que ia amar, e sabia que apesar de seguir o mesmo genero de ficcao historica, dessa vez o estilo do livro era bem diferente. Entao nao resisti e comprei uma copia logo na semana que livro foi lancado, em Outubro do ano passado!

E foi tudo que eu estava imaginando que seria, e li as 1.000 paginas em umas 3 semanas – a ponto de perder a parada do trem a caminho do trabalho porque estava tao absorvida pela historia, e a ponto de passar minha hora de almoco com o garfo numa mao, e o livro na outra!

A livro conta a historia de 4 familias e como suas vidas se entrelacam, se desenvolvem e sao afetadas na iminencia da 1ª Guerra mundial – e a historia segue durante a guerra e da uma pequena introducao sobre como o mundo mudou tao dramáticamente naqueles 4 anos.

Esse livro eh muito mais “pesado” historicamente doque os outros, ou talvez seja apenas porque faz tantas refrencias a personagens reais (principalmente politicos Europeus que lemos sobre nas aulas de historia do colegio!), e a pesar de nao ser um livro “de guerra”, suas referencias historicas e politicas estao por todos os lados.

Duranto um periodo de 10 anos o livro desenvolve e descreve como ninguem os detalles da vida de uma familia “proletaria” do Pais de Gales (que historicamente foi muito afetada economicamente pela crise das minas de carvao no inicio do seculo), uma familia “camponesa” Russa (que sobrevive ao auge do Ksarismo Russo e participa na revolucao Bolchevique em Sao Petersburgo), uma familia “aristocrata” na Inglaterra (que faz um otimo retrato sobre essa coisa dos “Nobres” e “Comuns” na politica Britanica), outra familia “nobre” na Alemanha (pre queda do Kayser e o fim do imperialismo Alemao) e uma familia “classe media alta” nos EUA.

E o livro eh aquela coisa Ken Follett de ser, com as indas e vindas das familias, como a vida era tao diferente em cada um desse lugares, muita intriga, drama, e claro, fatos historicos.
Aliais, oque eu mais gostei desse livro foi justamente isso. E o Ken Follett tem um pequeno capitulo inteiramente dedicado a explicar como foi seu processo de pesquisa para esse livro, e como ele conseguiu misturar personagens e situacaoes ficticias a situacaoes e personagens reais, e o apoio e supervisao de historiadores e pesquisadores que ele teve durante todo o processo de desenvolvimento, escrita e edicao do livro.

E para mim, um bom sinal de que um livro realmente eh bom, eh quando o livro acaba e voce se sente “orfa” dos personagens, e ja fica ansioso querendo saber oque mais poderia acontecer.
Entao o lado bom eh que esse livro eh o primeiro de uma triologia… porem o proximo livro (que tera a 2ª Guerra Mundial como pano de fundo) soh sera lancado em 2012!

O Aaron tambem comecou a ler a “Queda dos Gigantes” semana passada e ficou “bravo” comigo porque eu nao insiti mais vezes pra ele ler lego esse livro, porque ele esta igualmente maravilhado!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
41 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
41 comentários
  1. g. - 02/03/11 - 10h03

    dri,li um livro falando das esposas do henrique meio que no estilo deste livro que vc menciona(se não me engano tem uma série de tv do pilares….). maravilhoso! é uma biografia (daquelas de bolso, sabe?)traduzida do inglês.recomendo! é muito interessante e para vc que que mora aí então…
    aliás para todo mundo que vai visitar a europa pois os acontecimentos na inglaterra se interligam com vários países… a viagem fica muito mais interessante quando conheçemos a história do lugar.
    bjs

    Responder
  2. g. - 02/03/11 - 10h17

    as recomendações:
    antonia fraser – the six wives of hernry VIII
    outro ótimo: coleção aléxandros – valerio massimo manfredi, sobre o império do alexandre mas é romanceado! e tô achando ótima suas viagens por onde ele passou, fica mais legal ainda de ler… e toda esta história atual da líbia , egito e afins (no entanto o foco de hoje não tá bom neh?!)
    kiss

    Responder
    • Adriana - 02/03/11 - 10h22

      Ja li Varios do Valerio Massimo Manfredi!
      Gostaria de reler alguns, pois li as versoes originais em Italiano e volta e meia me perdia na historia… hehehehe
      Gostei da dica da Antonia Fraser!! Obrigada!

      Responder
  3. Wanessa - 02/03/11 - 10h45

    Adriana, por sua “culpa”, viciei nos livros do Ken Follet! Comecei com “Os Pilares da Terra” e logo depois, foi lançado o “Queda de Gigantes”, que li também e gostei muito. Agora, pra curar a “síndrome de abstinência”, estou lendo “Mundo sem Fim”. A impressão é a mesma que a sua, os personagens parecem demais com os de “Os Pilares…”, mas mesmo assim, é muito interessante ver o panorama histórico. Assisti à minissérie “The Pillars of Earth”, mas tiveram de simplificar muita coisa pra fazer caber a história em 8 capítulos.
    De romances históricos, gostei dos livros da Philippa Gregory (tem 5 sobre a era Tudor e um mais novo, já na época da Revolução de Cromwell), mas ela é mais ficção e menos história, se comparada ao Ken Follet. Para completar, assisti à série “The Tudors”, que é fantástica!
    Ah! Os livros do Ken Follet me fazem desejar ardentemente um Kindle! São TÃO pesados…

    Responder
  4. Gabi N. - 02/03/11 - 10h52

    Oi Dri! Adoro esses livros que nos deixam “órfã” como vc disse, meio com um vazio, heheheh
    Tô lendo Pride and Prejudice e não consigo largar (o filme é um dos meus preferidos, mas nunca tinha lido o livro)!

    Já coloquei esses livros do Ken Follet na minha listinha :D

    Responder
    • Adriana - 02/03/11 - 11h17

      Tambem acabei de ler “Pride and Prejudice” ha umas semanas atras e AMEIIIII!!!!
      Mas engracado que logo depois que terminei, jah comecei no mesmo dia o “Sense and Sensibility” and nao consegui terminar! Muito nhem-nhe-nhem e enrrolacao!

      Responder
      • Gabi N. - 02/03/11 - 11h29

        Siiim, eu já tinha lido Sense and Sensibility, foi o primeiro da Jane Austen que li! Achei meio enroladinho também, os personagens não são tão cativantes né?!
        Ainda vou tentar ler Mansfield Park, que comprei esses tempos – tenho uma vontade quase incontrolável de comprar livros hehehehe e leio muito em inglês tbm, então minha wishlist da Amazon é enorme!

        CERTEZA que vou comprar um Kindle próxima vez que for aí (ou que alguém venha visitar)

        Responder
        • Adriana - 02/03/11 - 11h33

          Pois eh, falta um Mr Darcy e uma Lizzie Bennett pra dar graca ao Sense and Sensibility :-)

          Responder
  5. Wanessa - 02/03/11 - 11h12

    Adriana, por sua “culpa”, também sou viciada em Ken Follet! Comecei com “Os Pilares da Terra”, por causa de suas (insistentes!) recomendações, e segui com “Queda de Gigantes”. Agora, pra curar a síndrome de abstinência, estou lendo “Mundo Sem Fim” e concordo que é meio repetitivo, mas é sempre interessante ver o panorama histórico que ele constrói.

    Assisti à minissérie “The Pillars of Earth”, mas foi preciso simplificar muita coisa para fazer a história caber em 8 episódios.

    De ficção histórica, gostei também dos livros da Philippa Gregory, sobre a era Tudor (tem um mais novo, já na época da Revolução de Cromwell), mas eles são mais ficção e menos história, se comparados aos do Follet.

    Esses livros do Ken Follet me deixam louca por um Kindle… São tão pesados!

    Adriana, dê mais dicas de livros por aqui. Já percebi que temos um gosto parecido. Além do Ken Follet, me lembro de você ter postado que gosta do Tom Wolfe, outro autor de que também gosto bastante.

    P.S.: mandei outro comentário quase igual a este, mas não apareceu. E o pior é que esse programa não me deixa “copiar” meu comentário antes de enviar, aí, se perde tudo…

    Responder
    • Adriana - 02/03/11 - 11h21

      Apareceram sim, mas por algum motivo, seus comentarios sempre vao parar na caixa de Spam!
      Menina, foi depois de terminar de ler o “Fall of Giants” (na versao hard cover) que finalmente me convenci que precisava de um Kindle!

      A Philippa Gregory esta na minha Wish list a muito tempo, mas leio sempre tantas mix reviews que nao sei se vou gostar ou nao… achoq ue os livros dela sao “mulherzinha” demais pro meu gosto… mas quero tentar alguns dos livros sobre os Tudors!

      Responder
      • Wanessa - 02/03/11 - 23h46

        Agoooora entendi qual é o segredo dos comentários… pode deixar q não vou mais repetir!

        Responder
  6. Carla Soar - 02/03/11 - 11h57

    O meu único problema com o Ken Follett é que ele tem uma narrativa super previsível do tipo: Qdo a manhã está ensolarada alguma coisa muito má vai acontecer a tarde… e isto se repete em todos os capítulos. Mas continuo a ler, porque as descrições históricas são fantásticas e a gente aprende muito qdo está ambientado dentro de um romance.
    Mas o que me fez escrever aqui foi deixar duas indicações:
    1. “O Espelho Distante” e a “Marcha da Insensatez” de BARBARA TUCHMAN – Historiadora norte americana maravilhosa, acessível e com um senso de humor e ironia histórica indescritível… é um grande achado!!!
    2. “Shantaram” de GREGORY DAVID ROBERTS, o relato de um australiano que viveu na India e descreve-a com uma paixão humana emocionante. No meu blog postei sobre o livro e tem lá um link para uma entrevista com o autor, se quiserem conferir.
    Tenho certeza q tu e todo o pessoal que respondeu aqui neste post vão adorar.
    Peço desculpas por postar um link aqui, mas é que eu adoraria saber q mais pessoas desfrutaram desses meus 2 autores preferidos.
    http://carlasoar.blogspot.com/2010/12/shantaram.html

    Responder
    • Adriana - 02/03/11 - 12h13

      Eu ja ouvi falar tanto nesse Shantaram!!!! Varias pessoas ja me indicaram, mas nunca consegui descobri quem era o autor!!
      Vai pular a fila dos livros e vou tentar ler antes de ir pra India em Abril!
      Obrigadao pela dica!

      Responder
      • Adriana - 02/03/11 - 13h34

        Ahhhh!!! Shantaran nao tem no Kindle!!

        Responder
        • Carla Soar - 02/03/11 - 13h44

          Mas vale o esforço de carregar o livro :)
          É um dos poucos livros q li 2 vezes

          Responder
  7. Marcella - 02/03/11 - 14h14

    Dri, adoro Ken Follett, é uma coisa de família. Ganhei Fall of the Giants de Natal e li em 4 dias. Deixei no Brasil com a minha mãe que queria tirar férias para ler. Estou ansiosa pelo lançamento do próximo livro (em 2012)…

    Responder
  8. Lucia - 02/03/11 - 14h51

    Dri, esse ja esta na minha lista pra ler (ja comprei), mas tenho uns 7 na frente, rs. Recentemente comecei a ver o seriado do “Pillars of the Earth” no Netflix durante o meu almoco e como essa estoria eh fantastica! Me deu ate vontade de reler o livro novamente de tanto que eu me envolvo com os personagens toda vez.

    Ele eh um dos melhores autores na minha opiniao, mas se voce tb gosta desse genre, recomendo dar uma olhada nos livros da Phillippa Gregory. Ela escreve bem parecido e eu devoro os seus livros em meras semanas. Devo ter uns 10 livros dela e sao tao bons quanto aos do Ken Follett.

    bjos

    Responder
  9. Carolina - 02/03/11 - 16h18

    Oi, Adriana!
    Acho que desse gênero só li a trilogia “As Crônicas de Artur”, do Bernard Cornwell. ‘Cê já leu? =)

    =***

    Responder
    • Adriana - 02/03/11 - 16h46

      Nunca li, mas ja ouvi falar bem!

      Responder
  10. Gabi N. - 02/03/11 - 16h52

    Dri, comentário sobre outro assunto que me veio agora: você acharia interessante fazer um post com dicas de orçamento/organização/finanças pessoais? (tipo, vc usa algum software de orçamentos ou faz planilhas próprias, como vc reúne dados de uma mesma viagem, essas coisas)

    Porque eu adoro ler sobre isso, e imagino que você, como planejadora-mór e economista, deve ter muiiitas dicas boas :)

    Responder
    • Adriana - 02/03/11 - 16h55

      Vc ja viu um post que fiz sobre isso ano passado?
      Sobre como organizo meu dinheiro e planejo o orcamento das viagens?
      Mas na verdade nao uso nada “sofisticado” nao… essas cosias pra mim nao dao certo… uso um bom e velho bloquinho de papel, calendario e memoria de elefante! :-)
      Eu sou “naturalmente” uma pessoa controlada com dinheiro (vulgo mao de vaca)…

      Responder
      • Gabi N. - 02/03/11 - 17h06

        Vi, vi sim, adorei aquele post!! Fiquei querendo mais :P heheheh mas que bom saber que vc não usa nada extraordinário pra se organizar, sinal de que é possível, já que a quantidade de informação que vc maneja com tantas viagens é substancialmente maior que a da maior parte das pessoas!

        Eu comecei a usar um software chamado You Need a Budget e tô adorando, não sou das piores mas também nenhum ás do controle financeiro, então tô “estudando” o assunto o máximo possível, hehehe.

        Responder
      • Gabi N. - 02/03/11 - 17h51

        Ih acho que meu comentário foi pra caixa de spam também!

        Mas então, vi sim, adorei aquele post!! Gostei tanto que fiquei querendo mais :P
        Quero ser mais organizada, então tô devorando tudo que vejo sobre finanças pessoais – descobri um software chamado You Need a Budget que tô adorando, é muito user-friendly e tem me ajudado bastante!

        Responder
  11. David - 02/03/11 - 21h45

    Sou mais um que também seguiu a sugestão e começou a ler os Pilares da Terra e adorou!

    No dia em que terminei fui logo comprar Um mundo sem fim que estou a ler de momento!

    Responder
  12. Carolmay - 03/03/11 - 00h36

    Oi Dri,
    Acabei de comprar Os Pilares e Mundo sem fim na Saraiva, tinha promoção de desconto progressivo, acabei comprando mais 2 que eu queria. Adoro Ken Follett, mas só li uns antigões, tipo Buraco da Agulha. Estes novos estavam tão grandes que dá preguiça de carregar. Mas depois do seu parecer vou correndo ler!

    Responder
  13. Loraine - 03/03/11 - 02h55

    Já coloquei na minha wish list!
    Vc conhece os livros do Daniel Silva? Apesar do nome, ele é Americanoe e tb escreve ficção, mas baseada em momentos históricos e/ou políticos. Eu gosto bastante, tb “devoro”os livros dele. Eu gostei de todos até agora! bjs

    Responder
    • Carla Soar - 20/04/11 - 11h33

      Depois deste post já comprei e devorei a “Queda dos Gigantes”… na sequencia, indicaram-me o Daniel Silva, comecei e estou adorando…

      Ele tem um ritmo louco para descrever as cenas, parece cinema, em 2 páginas ele consegue descrever o ambiente, posicionar a ação, apresentar os personagens, cometer um assasinato e viciar o leitor no suspense que dalí virá… Incrível!!!!

      Responder
  14. Patricia - 03/03/11 - 15h15

    Olá Adriana (já comecei gostando do nome, igual ao da minha irmã)…
    Conheci seu blog ontem pesquisando sobre a Europa e adorei! Parabéns!
    Seus posts são divertidos e instrutivos, sendo que o post sobre as roupas para se levar na viagem vieram com várias fotos suas para ilustrar, coisa que não encontrei em nenhum outro lugar.

    Falando agora de livros: também adoro ficções históricas, sou super fã do Ken Follet e já li o “Pilares…”, “Mundo sem fim” e “Queda de Gigantes”.

    Aproveito para indicar a Régine Deforges, escritora francesa que escreveu a série “A Bicicleta Azul”. Estou no segundo livro da coleção e tenho gostado muito (e olha que não é tão fácil me agradar, visto que leio cerca de 30 livros por ano e tenho pavor de perder tempo lendo porcarias). Ela não é tão boa quanto o Follet, mas ilustra bem a época do pré e pós segunda guerra.

    Obrigada pelo blog lindo!
    Bjs
    Patricia

    Responder
  15. Laura - 03/03/11 - 17h03

    Oi, Adriana!
    Pois é, como a maioria aqui também comecei a ler por sua indicação Ken Follet e ameeei!
    Comecei por Queda de Gigantes logo quando lançou, li super rápido e terminei doida pra ler o segundo e o terceiro já!
    Justamente pra não me sentir tãão órfã, segui mais uma indicação e comprei Os Pilares da Terra I e II de uma vez, porque sabia que ia amar. Além das suas indicações, perguntei pra várias pessoas que sempre tinham um comentário positivo sobre.

    Como li Queda de Gigantes antes, acho que gostei mais do que de Pilares da Terra…

    Vou deixar uma indicação também: O Enigma do Oito. Não me lembro da autora, mas é tão envolvente quanto os livros do Ken Follet, fala sobre política também, história. É muuuito bom! Vale a pena demais!

    Beijo ;*

    Responder
  16. Amanda - 03/03/11 - 18h48

    Olá, Adriana!

    Antes de mais nada, que blog fantástico você tem, hein? Muito obrigada por todas as dicas postadas!

    Eu amei “Pilares da Terra”, devorei as duas partes do romance em poucos dias e fiquei demais com aquele gostinho de quero mais… Daí quando saiu “Mundo sem fim”, comprei na hora, claro! hehe
    Pena que achei essa “continuação” muito fraquinha. Mais do mesmo, sei lá, acho que fui com muita sede ao pote! Mas acho que oq me deixou mais incomodada foram as cenas de sexo. Sem querer ser carola, mas achei o jeito dele contar essas passagens muito, muito chulas! Tava até começando a pensar “Pô, Ken, tu es um tanto tarado, hein?” hahaha.

    Mas mesmo assim, continuo interessada nos títulos dele e pretendo ler “Queda de Gigantes” em breve.

    Um beijão!

    Responder
    • Adriana - 03/03/11 - 19h58

      Hahahahha!
      É verdade… muita gente não gosta do Ken Follett porque ele as vezes é meio “soft porn”, né?
      Descritivas demais, e as vezes até violentas demais!
      Mas enfim, eu acho que isso ajuda um pouco a retratar como eram os extremos daquela epoca.

      Responder
  17. Gláucia - 03/03/11 - 23h47

    Li os 3 livros que mencionou de ken Follett e AMO! Também é meu genero preferido e odeio quando livro acaba. Por mim, cada qual teria umas 2 mil páginas!

    Bjs

    Responder
  18. Helena - 04/03/11 - 02h23

    Nossa eu amooooo o Ken Follett tb. Eu tinha lido livros antigos dele, como “Uma fortuna perigosa” e o “Martelo do Éden”. Comprei um e-reader há pouco tempo e decidi matar as saudades dele. Agora estou lendo Mundo sem Fim. Valeu pela dica. Quando acabar quero ler “Pilares da terra”, que eu devia ter lido antes desse. Mas valeu pela dica. A “Queda dos Gigantes” já vai entrar na fila.

    P.S. – Vc. já leu as Brumas de Avalon? Provavelmente sim, mas se não, faça isso com urgência! Acho que faz bem seu estilo e é sensacionaaaal!

    Bjs

    Responder
    • Gabi N. - 04/03/11 - 13h59

      Nossa, Dri, já comentei até demais nesse post, hehehe, mas não pude deixar esse passar :P

      Um dos livros da Marion Zimmer Bradley, autora das Brumas de Avalon, é o meu preferido, que já li e re-li muitas vezes e pretendo ler mais várias!
      Chama-se Priestess of Avalon, e mistura ficção e história também, acho que você iria gostar :)

      Responder
      • Helena - 08/03/11 - 02h28

        Gabi,
        Já anotei essa dica também. Amei as Brunas. Aliás, foram os melhores livros que eu já li (já 02 vezes cada volume…hahahaha). Priestess of Avalon? Mais um para a fila!

        Responder
  19. Analy - 17/03/11 - 14h48

    Oi Adriana

    Leio seu blog quietinha a algum tempo, adoro suas dicas (vc já me deu tantas sem sequer saber! Obrigada!). Comprei o Pillars of the Earth seguindo sua recomendacao, e estou só terminando um livro q já estava pela metade pra comecá-lo. Agora quis te dar minha dica tb, pq, como vc, AMO ficcao historica.

    A lenda do Rei Artur sempre me interessou (li as Brumas de Avalon e todos os livros da Marion Bradley relativos a saga ainda na adolescencia), mas foi lendo a trilogia do Bernard Cornwell sobre a lenda q um novo mundo se abriu diante de mim. TUDO q ele escreve é fantástico. As histórias do Rei Artur foram apenas a ponta do iceberg (é ficcao tb, naturalmente, mas me parecia uma ficcao mto mais “plausível” e próxima a alguma realidade do q as Brumas). Ele tem stand alone books (como Stonehenge, The Fort e Azincourt) e outras colecoes maiores (como as Saxon Stories – narrativas da invasao nórdica na gra-bretanha, 5 livros lancados até agora e tem mais por vir), mas todas sao excelentes, sem excecoes. Acho q vc ia gostar muito.

    Abracos

    Analy

    Analy

    Responder
    • Adriana - 17/03/11 - 14h56

      UAU! Acho mesmo que vou AMAR esses livros! Haja tempo pra ler tudo, heim?!?!?

      Responder
  20. Rica - 14/06/11 - 19h48

    Li todos os livros do Ken Follett, e Queda de Gigantes é realmente demais. Vai se tronar um clásico. Mas lançar o segundo volume em 2014 é pra matar a gente … segue uma dica a todos … leiam os livros do Leon Uris, dois MARAVILHOSOS são Trindade e Redenção (praticamente a continuação de Trindade) e o melhor é que já foram escritos a um bom tempo, então não porecisa esperar para 2012 para ver a cointinuação … rsrsrsrs … mas os dois livros são incríveis … de não parar de ler, de perder a estação do ônibus e do metro, como li acima … kkkk … achei ótimo, porque já aconteceu comigo. Outro livro do Leon Uris que é um cléssico é Exodus … loucura … vale a pena encarar as mil páginas!!

    Responder
  21. Rosane Trindade - 16/11/11 - 16h43

    Considero os livros de Ken Follet o que há de melhor! Sou simnplesmente fanática pela forma com que ele nos transporta para as páginas de seus livros. Recomendo!

    Responder
  22. enirson - 13/07/12 - 01h03

    parabens por tambem gostar de ken follet ja li todos, queda de gigantes foi o ultimo.

    adorei todos os seus romances, aguardo ansioso o proximo volume!

    Responder
  23. Fabiana - 09/11/12 - 19h13

    Dri! Parabéns pelo seu blog, é demais!! Também amei os Pilares da Terra e da mesma forma me decepcionei um pouco com Mundo sem Fim…. E também devorei o Queda de Gigantes!! Agora é abraçar o “Inverno do Mundo” e esperar que seja tão bom quanto!… O “Pilares” é um dos meus top 5, mas meu preferido ainda é “O Físico”, de Noah Gordon, tb já li todos dele. Ano que vem pretendo ir para Istambul, já anotei todas as tuas dicas!!

    Responder