23 May 2011
22 comentários

Annapurna dia 2: de Tirkhedunga a Ghorepani

Annapurna, Dicas de Viagens, Nepal

O segundo dia foi sem duvida alguma o pior, mais longo e cansativo dia do trekk – e que infelizmente e consequentemente impactou todo os outro dias!

E foi um dia com pouca coisa pra falar pois passamos o dia todo fazendo exatamente a mesma coisa! Subindo escadas!

No total foram praticamente 8 horas seguidas subindo degraus e escadarias vertiginosas na beirada das montanhas.

Mas neh, como tudo nessa vida, um passo apos o outro!

O dia comecou lindo, com sol e otimas paisagens, e mais uma vez chegamos a conclusao que o melhor clima pra caminhadas eh quando esta nublado e ate mesmo com neblina, pois ameniza um pouco o calor do esforco do exercicio fisico…

Fizemos algumas paradas estrategicas para foto & oxigenio ao longo do dia, mas o guia na dava moleza, e sabia que quanto antes chegassemos me Ghorepani, melhor. Alem disso ele ficava repetindo incansavelmente que o “clima no Himalaias eh imprevisivel” e nao era porque estava sol naquele momento do dia, que faria sol o dia todo…

Na metade do dia paramos pra almocar no vilarejo Uleri (o bom de viajar com os guias locais eh que eles conhecem todas essas familias, entao sabem exatamente quam cozinha bem e quem cozinha mal, e tivemos refeicoes incriveis todos os dias!) e foi mais ou menos assim: a “mae” da casa botou a mesa pra gente e nos mostrou o cardapio. Decidimos oque queriamos comer (as opcoes sao pouquissimas, e acabamos comendo basicamente a mesma coisa todos os dias), e entao ela desceu na horta pra colher os ingredientes do nosso almoco e comecou a cozinhar tudo ela mesma no fogao a lenha da casa!

Nunca me senti tao saudavel na vida!!

Eu vi ela tirando da terra as batatas e a couve, 3 minutos antes de entrar na panela! Eh ou nao eh incrivel!?

E enquanto esperavamos a comida, a profecia do Deepak, nosso guia, se materializou: de um segundo pro outro comecou um vendaval com umas nuvens pretas de dar medo! Depois vieram os raios e trovoes, e quando a comida ficou pronta, ja estava caindo um temporal!!

Entao aprendemos o verdadeiro significado do ditado “quem ta na chuva eh pra se molhar”, e depois do almoco colocamos nossas capas ipermeaveis e seguimos nosso caminho! Nesse ponto em diante, ainda tinham cerca de 4 horas de caminhada!

A chuva deu uma aleviada, mas a medida que iamos ganahndo elevacao e ficando mais e mais altos na montanha, o tempo foi ficando cada vez pior, e voce jurava que um dos raios iam cair na sua cabeca! Estavamos Literalmente DENTRO da nuvens!!

Ate que um novo temporal chegou com toda forca! Mas chovia tanto, mas tanto que nao tivemos escapatoria e nos refugiamos numa tenda/curral que apareceu pelo caminho…. e ali ficamos plantados por cerca de 1 hora enquanto o mundo desabava la fora! Mas era muita agua! E a agua foi se transformando em gelo, com umas bolotas de granizo de dar medo!

Mas nesse ponto do dia, ja estavamos tao pertinho (faltavam umas 2 horas so) do vilarejo final, que juntamos todas as nossas forcas, e com chuva ou sem chuva seguimos a trilha!

E nao sei se foi a chuva, se foi o cansaco das 6/7 horas anteriores…. sei lah, soh sei que a reta final pra entrar em Ghorepani foi torturosa! O degraus eram maiores e mais largo, e portanto mais dificeis e cansativos de andar, o chao estava molhado e elameado, e a sensacao geral eh um misto de calor (por dentro da roupa de chuva) com o vento frio da chuva e dos Himalaias.

E quando finalmente chegamos a Ghorepani, foi praticamente cena de filme… dava pra ver bem nitidamente que a vila ficava no topo de uma montanha, bem de frente pro Annapurna, com suas casinhas pintadas de azul e tal…

Entao la estavamos nos dois tranquilamente tirando fotos, e com aquele alivio de “ah…. chegamos! Acabou!” quando eu comecei a ouvir um barulho ensurdecedor! Por algumas fracoes de segundos ficamos nos olhando do tipo “que barulho eh esse?!”, e ainda estavamos no meio da pracinha, a uns 100 metros da nossa Tea House. Mas o temporal se aproximando era tao forte e violento, aquela massa cinzenta de agua e pedras de gelo, que o barulho ensurdecedor que estavamos ouvindo era a chuva e o granizo batendo nas pedras e no telhado das casas!

Entao foi uma coisa assim camera lenta…. saimos correndo em direcao ao alojamento, com o guia na janela fazendo sinal de “corre logo”, ainda com nossas mochilas nas costas e o barulho da chuva chegando cada vez mais perto!

Quando finalmente chegamos na parte coberta da casa, ja sendo molhados pelos primeiros pingos que tinham nos alcancado, caimos na gargalhada!! Foi muito engracado! Cena de filme mesmo, com todos os outros guias e hospedes assistindo da janela, e torcendo pra gente conseguir fugir da chuva a tempo!! E o Aaron ainda comentou: Esse sim seria um momento perfeito pra ter feito um video pro Blog! Hahahahah

Entao o resto da noite ficamos na beira da lareira no salao principal da Tea House (que dessa vez era bem grandona), onde jantamos e nos preparamos pra sair de casa no dia seguinte as 3 da manha!!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
22 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
22 comentários
  1. Caroline - 23/05/11 - 12h46

    Dri…

    admiro demais a sua disposição e coragem!!!!
    Bjsss

    Responder
    • Adriana - 23/05/11 - 14h05

      Obrigada!

      Responder
  2. Adriana - 23/05/11 - 13h19

    Olá Adriana, estou achando super interessante ler os seus comentários sobre as suas caminhadas, mas fiquei com uma curiosidade, vc vai anotando tudo o q acontece a cada dia da viagem? Tipo um diário? Ou vai lembrando e escrevendo depois no blog? Eu faço scrapbooking, e na maioria das minhas viagens não anoto e depois me arrependo, pq queria colocar detalhes nos álbuns, mas já não lembro mais heheh.
    beijos

    Responder
    • Adriana - 23/05/11 - 14h03

      Na verdade oque faco eh tirar MUITAS fotos, de tudo! Alem dos videos, claro.
      Entao as proprias fotos vao me lembrando doque aconteceu em cada parte do dia, a cada dia. COmo estava o tempo, como estavam nossos animos, se tava frio ou calor. Entao eu tiro foto das placas na trilha, das Tea House que ficamos, as comidas, os vilarejos, etc, etc, etc.

      Responder
  3. Josi - 23/05/11 - 13h45

    kakakaka, depois do ocorrido é muito engraçado Dri.
    Mas, imagino o sufoco de vcs.
    Que força vcs tem, 8hs de degraus, é muito coragem e disciplina viu.
    Parabéns…
    Seu marido tinha toda razão, seria muito bom esse video rs mas, e lembrar na hora disso tudo né rsrsrs

    Responder
    • Adriana - 23/05/11 - 14h05

      Foi muito mais dificil doque eu esperava, viu?
      O Kilimajaro for dificil por causa da altitude e falta de oxigenia, que faz com que atividade (ate escovar os dentes!) seja uma sacrificio, mas fisicamente falando, em termos musculares, o KIli foi molezinha.
      Mas as trilhas no Nepal foram MUITO dificeis…. subir degraus eh muito mais puxado pros musculos (e consequentemente para o pulmao) doque subir ladeira!
      Quando eu editar/postar os videos vcs vao ver nosso estado ofegante constante….

      Responder
  4. Izabela - 23/05/11 - 14h37

    Esta série de posts está super emocionante! Conta mais detalhes sobre as comidas Dri, estou curiosíssima! Bjs

    Responder
    • Adriana - 23/05/11 - 15h32

      Vou contar! Vou contar!!
      A Comida do Nepal foi minha preferida de toda a viagem! E me lembrou bastante a comida Brasileira!

      Responder
  5. Francélli - 23/05/11 - 14h48

    Incrível!! Incrível!
    (não consigo pensar em mais nada pra dizer).
    Sigo acompanhando.

    Beijo!

    Responder
  6. Rômulo Wagner - 23/05/11 - 15h36

    Pelas fotos o lugar é muito bonito, acredito que pessoalmente e imerso nesse clima positivo que você diz que o Nepal tem o lugar se torne ainda mais incrível. A unica coisa que não me atrai é essa caminhada de 8-10 horas por dia, se tivesse algum bondinho até o topo da montanha eu até colocaria o Nepal na lista de lugares para conhecer… brincadeira!! heheheheh :)

    Parabéns pelo espírito aventureiro.

    Responder
    • Adriana - 23/05/11 - 15h47

      Hahahahha!
      Eu repeti a mesma coisa varias vezes ao longo dos dias…. principalmente quando o Guia falava “Hoje eh facil, tudo que temos que fazer eh descer todo esse vale, depois subir tudo de novo do outro lado…”
      Ai eu perguntava se nao tinha uma ponte, ou um bondinho que me levasse direto la do outro lado…. hehehhhehehe

      Responder
  7. ana - 23/05/11 - 18h37

    desculpa a ignorancia total mas pq nao eh uma subida com essas pedras inclinada ou de barro ao inves de escadas? alguem colocou esses degraus ali certo?
    vc disse q quer voltar no prox ano….para fazer a mesma trilha ou fazer algo diferente?

    Responder
    • Adriana - 23/05/11 - 18h53

      Porque é muito mais seguro pra populaçao que vive por lá, e passa os meses de inverno soterrados em neve, e os meses de verao com os temporais das monções.
      Se fossem ladeiras de terra ou de pedra, ficaria tudo muito lameado e escorregadio. Essas “escadarias” são as unicas “ruas” que eles tem pra andar entre as montanhas e vilarejos.

      Responder
  8. Juliana P. Galvao - 23/05/11 - 18h59

    Dri,
    Tú ficou com dores musculares (por causa das escadas)?
    Bjs

    Responder
    • Adriana - 23/05/11 - 19h03

      Muuuuuitas!!! MInha panturrilha (e bunda!) pegavam fogo de tantas horas subindo escada!
      Logico, todos os dias eu fazia questão de colocar a culpa das minhas dores no Aaron, e ele tinha que fazer horas de massagem nos meus pés! :-)

      Responder
  9. Dany - 23/05/11 - 19h16

    Esta hiper pronta pro verao, com uma malhacao dessas, adeus qualquer sinal de celulite e de bunda caida. Meu Deus, doi so de pensar, 8 horas subindo escada, e na chuva ainda???? e olha que eu faco crossfit todo dia.
    meus parabens pela disposicao. Minha unica experiencia de caminhada foi na serra dos orgaos, entre Teresopolis e Petropolis, onde depois de horas andando, caiu uma chuva e encontrei uma pedra meio gruta e nao sai de la pra nada. Nao tinha quem me fizesse andar mais rs. Tiveram que acampar por la mesmo, tamanho era o medo de um raio cair na minha cabeca.

    Responder
    • Adriana - 24/05/11 - 11h05

      Hhahahahaha!
      Eu falava isso toda hora! “Sai celulite desse corpo que nao te pertence!!”!
      Era minha consolacao…

      Responder
  10. Marina G - 24/05/11 - 03h31

    Oi Dri, tudo bem? Gostaria de saber qual camera fotográfica vc usa.As fotos são lindas!
    Obrigada!

    Responder
    • Adriana - 24/05/11 - 11h01

      Estou usando a nova Sony HX100v!!

      Responder
  11. isabel Moura - 24/05/11 - 09h06

    muita energia, sempre!!ahh, grande mulher!!;)sangue lusitano com certeza…ahahaha

    Responder
    • Adriana - 24/05/11 - 11h01

      Uma portuguesa com certeza!

      Responder
      • isabel Moura - 24/05/11 - 21h08

        faltava colocar lá a bandeirinha portuguesa dizendo “um Portuguesa esteve aqui!!!”:)

        Responder