07 Jul 2011
23 comentários

As impressões de dirigir na Islândia

Dicas de Viagens, Islandia

A principal pergunta que todos os nossos amigos fizeram foi justamente sobre como foi dirigir na Islândia. Como eram as estradas, como era a caravana, como traçamos nosso roteiro e afins.

Posso afirmar que dirigir na Islândia foi muito mais facil doque imaginavamos, por dois simples motivos: O primeiro e mais importante, é porque não tem ninguem nas estradas. Então voce nêo precisa se preocupar com muitas regras de transito que você não conheçe, nem com engarrafamento e afins.

E a segundo motivo eh bem simples. A Islandia soh tem 1 unica estrada no pais todo – a Estrada numero 1, conhecida como “estrada anel” ou Þjóðvegur, que circunda o país inteiro e conecta as principais cidades.

A estrada 1 só foi inaugurada em 1974, em comemoração ao aniversario de 1.100 anos do “assentamento” Viking no país, e foi tambem a primeira vez em seculos que muitas partes mais isoladas do ilha tiveram contato com o resto do mundo. Nesse mesmo ano, país, descendo das geleiras do Vatnajokull, e impassável ate então.

Porém, uns anos depois da inauguração da ponte, um dos vulcões entrou em erupção, a geleira se moveu, e o rio mudou seu curso – então hoje em dia, a maior ponte da Islândia passa sobre um vale seco e cheio de areia!

Existem varias outras estradinhas no interior da Islandia, mas sao quase todas de terra batida ou pedrinhas (porem acessiveis) e outras tantas que são consideradas “Highlands” (e marcadas pela letra “F”, por exemplo, estrada F439) e terminantemente proibidas para turistas, a não ser que você esteja dirigindo um dos super jeeps com tração nas 4 rodas, pois as tais das estradas Highlands que conectam o interior – inabitado – do país cruzam geleiras, rios de agua derretida das geleiras, cachoeiras, zonas de proteção geológica e afins.

Ou seja, não é o tipo de lugar que você deveria enfiar seu Palio ou sua Happy Camper…

Mas a estrada 1 é bem boa – a estrada é inteirinha de mão dupla, sem acostamento e sem areas de proteção então é bom ficar atento pois geralmente quando víamos um outro carro, com certeza seria bem na hora de cruzar uma pontezinha de mandeira de mão única!

O asfalto é novissimo sempre, principalmente na area sul do pais, onde estão concentradas a maioria das geleiras e dos vulcões – volta e meia quando um deles entra em erupção, a região sofre com enchentes, inundações e desabamentos repentinos, que destroem tudo que encontram pela frente, inclusive a estrada e pontes no caminho (vimos em varias partes da estrada umas estruturaas de ferro contorcidas e irreconhecíveis – quase que uma coisa arte-moderna de ser – e depois descobrimos que eram restos de pontes destruidas nos desabamentos causados por erupções nas geleiras).

Então além do trabalho constante de manutenção, a estrada é relativamente nova (apenas 30 e poucos anos) e pouco usada – eu li em algum lugar que a estrada recebe cerca de 5.000 mil veiculos por ano apenas! Sendo a media de carros que cruzam as cidades do país (excluindo os arredores de Reykjavik, claro) não passa de 100 por dia na alta temporada!

Por isso não tivemos dificuldade nenhuma de achar nosso caminho e dirigir por lá.

Mas como não sabíamos disso antes da viagem, nós tambem alugamos um GPS pra caravana, como sempre faço quando alugamos carro em outros países. Provavelmente teríamos nos virado bem sem o GPS, mas foi uma mão na roda de poder verificar sempre que estavamos na estrada certa na direção certa, principalmente nas estradinhas secundárias.

Alem disso, ainda na fase de planejamento, eu comprei um mapa rodoviário da Islândia pela Amazon, que nos ajudou bastante a traçar um roteiro e decidir oque fazer a cada dia. Mas acabei comprando outro mapa assim que alugamos o carro, que era menos detalhado nas estradas secundarias (nem todas eram numeradas ou incluídas no mapa), mas em compensação eram bem detalhado nas “amenidades” das estradas, então antes mesmo de sair de manhã, sabíamos exatamente onde estava o proximo posto de gasolina, o proximo camping, o proximo supermercado, ponto de informação turística e afins.

E isso sim foi imprecindível, pois esse lado da estrutura da islandia é bem precário, e as vezes passavamos horas e mais horas sem ver uma alma viva e sabendo que o próximo posto de gasolina ficava a 200 km. Isso sem contar as vezes que os tais posts estavam fechados, ou eram 100% self-service e nós não conseguíamos entender as instruções em Islandês…

E pra falar a verdade, apesar de todas as coisas incríveis que nos vimos e fizemos enquanto estavamos na Islandia, a road-trip foi a melhor parte! A Islandia sem duvidas é um daqueles lugares onde o melhor da viagem não é o destino final e sim a viagem em si!

 

Planejando uma viagem para a Islandia?

Aqui você encontra todas as dicas e recursos para planejar sua viagem, e podemos cuidar dos detalhes práticos para você:

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
23 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
23 comentários
  1. Anna - 07/07/11 - 22h41

    Dri, vc dirige?? Beijos, mto legal o post!

    Responder
    • Adriana - 07/07/11 - 22h53

      Sim e não.
      Sim porque sei dirigir, não tenho medo nem nada parecido, já tive carro e afins.
      Mas hj em dia não dirijo porque não temos carro em Londres e minha carteira venceu ha anos e não renovei…

      Responder
  2. OlharViajante - 07/07/11 - 23h39

    Dri, desculpa mas fiquei sem perceber uma coisa. vocês deram a volta completa à islândia a partir da nº1? e só duraram cerca de 3 dias? beijinhos

    Responder
    • Adriana - 08/07/11 - 07h09

      Não!!!
      Nós fomos só até a costa Sudeste e voltamos.

      Responder
  3. Michelle - 08/07/11 - 15h42

    Dri,

    Vc tem nocao de quanto tempo seria necessario pra dar a volta completa na numero 1? Sei que tempo eh relativo porque depende da disposicao dos motoristas e dos tempos de parada pra descanso, mas gostaria de ter uma ideia de quantos dias em media seriam necessarios pra dar a volta na islandia. Outra coisa… a DL americana (imagino que seja americana) do Aaron foi aceita la sem problemas? Ou ele tem DL internacional? Deu uma vontade de alugar um motor home e ir pra Islandia… pena q to longe pra caramba!! rs Obrigada por sempre compartilhar suas experiencias!

    Responder
    • Adriana - 08/07/11 - 16h17

      OI Michelle,

      A recomendacao pra dar a volta na ilha eh de 2 semanas, mas acho que num esquema correria, tipo oque a gente fez, e em Junho (sem noite) daria pra fazer em uns 10 dias…
      Mas confesso que a nossa viagem (fizemos um roteiro de 5/6 dias em 3) foi bem cansativo, que soh aguentamos porque foi pouco tempo. Nao aguentaria 1 semana inteira nesse ritmo nao.
      Mas tendo 2 semanas na mao, dar uma volta completa na Ilha deve ser sensacional!

      Ah! O Aaron tem DL da Alemanha, entao nao temos problema nenhum em alugar carro na Europa, mas imagino que tendo passaporte USA, deve ser tranquilo alugar carro com DL americana.

      Responder
      • Michelle - 08/07/11 - 18h58

        Dri, obrigada pelo retorno. Acho que vou mostrar esse seu post pro marido e ve se ele se anima. Ate pq eh mto dificil escolher destino de ferias quando nao se eh viajada e eh casada com alguem que ja foi em TODOS os continentes. hehe

        Responder
  4. dani - 08/07/11 - 16h46

    essa coisa de andar horas e horas e horas sem ver uma alma viva não dava agonia não? Tipo, se acontece alguma coisa vc faz o que? Como faz pra ligar caso tenha um acidente, ou a gasolina acabe, sei lá…bjs,

    Responder
    • Adriana - 08/07/11 - 16h54

      Nao… acho que faz parte da experiencia de viajar num lugar tao remoto e isolado do mundo. Alem disso, como estavamos com a Caravana, pelo menos tinhamos a seguranca de que se acontecesse alguma coisa, tinhamos agua, cama, cobertor, comida e afins.
      E por isso mesmo salientei bem a importancia de um bom mapa e um bom planejamento, pois sempre tinhamos que saber onde ficava o proximo posto de gasolina, caso precisassemos de alguma coisa ou numa emergencia.
      Mas se alguma cosia realmente acontecesse, nossos celulares funcionavam perfeitamente lah, e tinhamos seguro, telefone da csa do carinha da caravana, telefone dos bombeiros, policia e fins.

      Numa viagem desse tipo nao da pra ficar se estressando muito com essas cosias nao, se nao voce nao se diverte :-)

      Responder
      • dani - 08/07/11 - 19h10

        ah é…mas tem coisa é inerente a nossa vontade né? eu tb não iria querer me estressar nao, pelo contrário, mas fiquei pensando na hora H mesmo, nada pra um lado, nada pra outro..medaaaaa… hehehehehehehe bjs e bom fds!!

        Responder
  5. Beatriz - 08/07/11 - 22h52

    Oie !

    Pergunta básica: e o banho ?
    rsrsrs

    Beijos

    Responder
    • Adriana - 08/07/11 - 23h01

      No camping, onde estacionavamos o carro todos os dias pra dormir! :-)
      A viagem não foi tão guerreira assim nao….! Hahahah

      Responder
  6. Dani - 09/07/11 - 00h37

    Tô horas e horas aqui, viajando no seu blog, Dri!!
    Primeira vez q venho, não conhecia, e estou encantada, de verdade!!
    Vc é uma mulher sortuda por ter o privilégio de conhecer tantos lugares, tantos mundos….
    Senti falta do Japão nas suas viagens….moro aqui no Japão, e é um lugar rico, não rico de capital, mas de cultura, de tradição, e vale miiil vir e se deliciar, com certeza!!!

    Bju no core, e estarei sempre por aqui!!!

    Dani do
    Estação Beauty4you

    Responder
    • Adriana - 09/07/11 - 09h15

      Obrigada Dani!
      Pois é, o Japao ainda não rolou…. chegamos a pensar em incluir Japao esse ano, mas por causa do terremoto, tsunami e afins, adiamos pro ano que vem… Mas realmente MORRO de vontade de conhecer o Japão!

      Responder
  7. Wanessa - 09/07/11 - 00h45

    Adriana, a página de comentários do post de Vik tá dando erro.
    Só queria comentar que, vendo todas essas estranhesas da Islândia – o gelo e a areia pretos, os cavalos com chapinha na crina (rsrsrs) -, entendi perfeitamente o porquê de a música islandesa soar tão… estranha! Eu bem que gosto de Bjork, mas reconheço que, normal, não é!
    Falando nisso, fiquei curiosa: vai ter vídeo dessa viagem? Quero ouvir a trilha sonora…

    Responder
    • Adriana - 09/07/11 - 09h14

      Obrigada pelo toque! Já corrigi a pagina de comentarios!
      Sim, fizemos muitos videos! Mas acho que a trilha sonora vai ser Ice Ice Baby! HAHAHAHAHAHA

      Responder
  8. Paloma - 09/07/11 - 00h49

    Adriana, comecei a entrar aqui recentemente e ler sobre as suas viagens já virou um vício. Mas nesta viagem vcs se superaram, hein? Estou amando conhecer a Islândia pelo seu ponto de vista.
    Agora, me diga, não havia nenhum islandês nesta caravana? Como assim vcs chegavam aos postos e não conseguiam entender as instruções? E o guia que levou vcs às geleiras. não era islandês?
    No mais, que coisa mais linda o pôr-do-sol seguido do nascer do sol. Maravilhosos!
    Beijos

    Responder
    • Adriana - 09/07/11 - 09h13

      Nao, a caravana era só nossa, só nos dois! O Aaron de motorista e eu de copilota!
      E o guia da geleira foi uma excursão que pegamos só praquele passeio, eles não ficaram com a gente o tempo todo não!
      A viagem foi 100% independente, e o unico passeio que fizemos foi o trekking na geleira, que tivmos guias.

      Responder
  9. José Maria - 09/02/13 - 00h11

    Parabéns pelas excelentes dicas acerca da Islandia, vou em julho de 2013 e o que você escreveu me ajudará bastante…
    Obrigado!

    Responder
  10. Liana - 11/11/14 - 09h30

    Oi Dri!! Desde que você fez essa viagem que eu sonho com ela e to achando que vai rolar em 2015!! Uma dúvida, me perdoe se estiver nos posts, eu procurei e não achei, a ‘mão” é inglesa?

    Bjss

    Responder
  11. Hermanita Monterrey - 06/03/18 - 01h33

    Oi adorei a sua viagem a Islândia! Eu conheço este país fantástico, fiquei por lá 40 dias conheci praticamente toda a ilha!

    Responder