01 Aug 2012
34 comentários

Brasil, no centro do mundo!

Blog, Midia

Para uma Brasileira (e Carioca) em Londres, tem sido dificil conversar sobre as Olimpiadas de Londres sem pensar “Ui, os proximos somos nos!”.

Entao semana passada esse blog me proporcionou uma experiencia unica: um encontro de imprensa (Jornalistas e blogueiros) com o Ministro do Turismo do Brasil, Gastao Vieira aqui em Londres, no dia que ele estava na cidade junto com a Presidenta Dilma para a abertura dos Jogos Olimpicos de Londres.

20120801-130119.jpg

O contato veio atraves da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), ao qual faco parte e eh uma instituicao fantastica – Reune, blogs exclusivamente de viagens, contendo mais de 150 blogs de lingua Portuguesa, mais de 1.000 links para posts e mais de 100 paises cobertos separados por continente, regiao e pais. Uma trabalho fantastico, que ja esta gerando frutos para esse fabuloso mundo das viagens.

Pois bem, o principal intuito do encontro era lancar a nova campanha do Turismo Brasileiro para a impressa, e eu sai de la muito feliz com a nova “imagem” que o Brasil quer passar ao mundo, ainda mais nesse momento tao importante para nosso turismo interno (Copa do mundo + Olimpiadas nos proximos 4 anos!).

20120801-130041.jpg

O novo Ministerio (Gastao Vieira tomou posse a apenas 10 meses) apontou um departamento especifico para midias sociais, e tem todo um projeto de “interecao digital” com os turistas – oque eu achei fasntastico!

Toda equipe do ministerio foram extremamente simpaticos, e ja entraram na reuniao de mente aberta, e procurando ansiosamente a resposta para a pergunta: Como podemos melhorar?! Como transformar o Brasil numa potencia de turismo?

Como a reuniao teve todo um perfil “midia social”, a interacao com leitores no Twitter ao longo da reuniao foi bem interessante, com muita polemica tambem, mas acho que muita gente perdeu o bonde: o intuito principal da reuniao, ao meu ver, nao eh “como o ministerio vai ajudar os blogs?” e sim: “como os blogs podem ajudar o ministerio?”.

Afinal, quem entende de turismo eh quem viaja! E eh ao rodar o mundo, vendo tantos exemplos de lugares que deram certo, que deram errado, e que tem de tudo pra dar certo, as vezes chega a dar aquele aperto no coracao de pensar “O Brasil podia ser assim!” – e eh justamente essa expertise que o Ministerio do Turismo quer colocar em pratica!

Foi um bate papo bem franco, e tanto o Ministro quanto sua equipe estavam bem preparados pra criticas e sugestoes, anotando muitas dicas e ideias, e muito animados e esperancosos de que o Brasil “vai chegar la!” muito em breve.

Pra mim, pessoalmete, foi uma experiencia e tanto, e sai de la realizada – fiquei pensando com meus botoes sobre todos os anos que passei estudando Turismo (no Brasil e na Espanha) e Economia e visualizando o dia em que poderia dar minha contribuicao. Obviamente minha opiniao eh uma gota d’agua nesse mundo de oportunidades, mas saber que uma equipe tao importante tem interesse em saber oque penso e pretende botar algumas de minhas ideias em pratica, da uma satizfacao enorme!

Nao eh a primeira e nem sera a ultima vez que repito oque quanto amo viagens e viajar – e nao so da boca pra fora, pra escrever um post e tirar boas fotos. Acredito mesmo que o turismo sustentavel eh uma das melhores maneiras de levar desenvolvimento de qualidade a qualquer lugar do mundo – e minhas andancas por ai ao longo das minhas 3 decadas de vida, so reenforcam essa teoria.

Entao deixo registrado meu agradecimento pelo convite, e meus votos de que os proximos anos me deixem ainda mais orgulhosa de ser Brasilera e que o Brasil (e sua populacao) possa se beneficiar dos beneficios por muitas outras geracoes por vir!

Quem quiser ficar de olho do trabalho que o Ministerio do Turismo tem feito, faca parte de sua rede social:

Twitter: @MTurismo

E-mail: Mtur.gestao@gmail.com

 

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
34 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
34 comentários
  1. Jessica - 01/08/12 - 14h53

    Eu vi pelo twitter e achei bem interessante a proposta do encontro!
    Nossa, vc. ja esta bem gordinha o rosto ja mudou! :)

    Responder
    • Adriana Miller - 01/08/12 - 14h56

      Eita comentario inconveniente gente!

      Responder
      • Lilix40 - 01/08/12 - 15h17

        Ui! Será que você terá que colocar um disclaimer sobre comentários sem noção sobre gravidez? Que medo.

        Responder
        • Adriana Miller - 01/08/12 - 15h52

          Pois eh, sera?
          Pessoalmente eu nao ligo nao, sabe?
          Gravidez eh isso ai, nao sou a Gisele Bunchen entao, neh? To na chuva pra me molhar (no caso engordar), mas nossa, como falta nocao em algumas pessoas neh? Isso eh que me impressiona!

          Responder
      • helo - 01/08/12 - 16h25

        nossa… nao to crendo q a pessoa escreveu isso

        Responder
  2. Carla Pancha - 01/08/12 - 15h09

    Que show!!! Parabéns!!!! :-)

    Responder
  3. Juliana - 01/08/12 - 17h10

    Dri, apaga esse tipo de comentário!! Gente sem noção, não dá pra aguentar! E tá “gordinha” coisa nenhuma! tá grávida e ta ótima!!

    Responder
  4. Jo - 01/08/12 - 17h48

    Dri, isso é o tipo de comentáriozinho de gente invejosa mesmo!
    Gente que não é feliz, não sabe valorizar a vida dela e não vai saber enchegar o próximo como um ser humano valioso como é!

    És muito bem sucedida!
    És casada com um americano muito bonito, desculpe :-)
    És viajada e inteligentíssima!
    És admirável e desejável!
    És futura mamãe e daí?
    Para que seu filho desenvolva terás que dar espaço para ele, desenvolvendo seu corpo, ÉS a LEI da humanidade.
    Estás linda… se engordar e daí? estás realizando um sonho que é ser mãe e muitas de nós mulheres não temos essa chance!
    Gisele o que? Gisele não chega nem aos pés de Adriana Miller nem aqui e muito menos em outra encarnação. Sabe porque? Porque além de não ser essa lindesa toda que dizem ser, não és vc, não é viajada e ineteligente e não serve para nos apresentar o mundo como vc tem nos oferecido, experiências louváveis, desejáveis e inegualáveis…

    Eu fico p…. da cara com gente assim, despeitada, mal amada… esse tipo de comentário só serve pra mostrar o quanto é um ser infeliz e mais nada, cruéla é o que ela é.

    Quanto ao encontro, ao post PARABÉNS… vc mereceu estar lá e nos representar como ninguém mais faria, pessoa estudada, vivida mesmo tendo apenas pouco + de 30 tem conhecimento gigantesco do mundo a fora e pode sim fazer por nós o que ninguém faria mesmo. Obrigado por isso Dri.

    Beijo…

    Responder
  5. Ana Leitora Madrid - 01/08/12 - 17h53

    Dri que tri!!! Eu sabia que depois das tuas participacoes para algumas revistas nacionais tu receberias um convite maior :-) Fico muito feliz por ti, mais do que merecido e tenho certeza que a tua visão opinião experiencia foi um baita contribuição nesse encontro importante para o turismo brasileiro e fora do pais projetar passar uma imagem melhor do Brasil. Tem tanto a oferecer e só falta seguir exemplos de outros lugares que tem outra infra estrutura e que funciona, por exemplo transporte publico. Enfim, que equipe de colaboradores blogueiras :-) besitos

    Responder
  6. Stephanie - 01/08/12 - 17h54

    Dri, você tá linda. Nem considera esse tipo de comentário porque realmente não vale a pena. E aposto que o Aaron tá todo babão em cima de você e sua barriguinha de grávida. hahaha

    E sobre o post, nossa, que legal hein. Essa sem dúvidas foi uma experiência incrível pra você. Espero que as idéias sejam postas em prática logo. :)

    Um beijão!

    Responder
  7. Joseane - 01/08/12 - 18h33

    Dri magoei, meu comentário sumiu :-(

    Responder
    • Adriana Miller - 01/08/12 - 19h06

      Sumiu não – tava na fila de aprovação :-)

      Responder
      • Jo - 01/08/12 - 20h22

        Obrigado :-)

        Responder
  8. Mari - 01/08/12 - 18h39

    nossa Dri, que demais! que honra ser leitora desse blog! rsrs

    Responder
  9. Lidi - 01/08/12 - 18h45

    Nossa, só por Deus esses comentários viu. Mas acho q ela não quis ser maldosa, só foi sem noção nível 5. Eu adotei esse blog com mto carinho e tô na expectativa dos próximos posts do baby Everywhere. E quanto ao tema do post, estou torcendo por melhorias do acesso ao turismo do nosso Brasil que é maravilhoso mas que sabe dificultar a vida do turista aqui.

    Responder
  10. Renata - 01/08/12 - 19h11

    Parabéns! bom saber que mesmo sendo bem sucedida fora do Brasil você ainda se importa e tem vontade de mudar as coisas por aqui!

    Responder
  11. - 01/08/12 - 19h18

    Nossa, quando eu vi o seu tweet sobre o encontro já dei várias viajadas sobre as voltas que o mundo dá… vc, brasileira, faz um master em turismo, viaja sempre que pode e um belo dia encontra o Ministro do Turismo em Londres pra falar sobre (e contribuir para melhorar!) o turismo no Brasil…
    todo aquele lance de ligar os pontos de que o Steve Jobs falava, sabe?
    Pensei nisso quando li o seu tweet…

    Não acredito em destino, mas é incrível come às vezes tudo se encaixa e a gente se dá conta a uma certa altura da vida que tudo o que fizemos, principalmente as escolhas, fazem sentido :)

    Viajei, né? ;)

    Parabéns, Dri! Sucesso sempre!

    Responder
  12. Celina - 01/08/12 - 20h36

    Eu presenciei o entusiasmo que o Ministro tem com os blogueiros na cerimônia de abertura do Fit Cataratas/Eibtur. Ele é antenadíssimo e sabe que se alguém pode divulgar um destino, esse alguém é um blogueiro! E é claro que os blogs de viagem saem ganhando também ao serem valorizados pelo Ministério do Turismo!
    Acho que ter representantes como você, a Claudia (via) Helô foi perfeito! Yuhu!

    Responder
  13. Michelle D. - 01/08/12 - 20h43

    Parabens pelo convite! Esse reconhecimento eh super merecido. Acho que voce esta otima, magra e com carinha de saudavel e feliz. O que reparei mesmo foi a sua altura! Como tu eh alta mulher! :)

    Responder
    • Adriana Miller - 02/08/12 - 07h00

      Hehehhe!
      Girafales :-)

      Responder
  14. Lidi - 01/08/12 - 21h09

    Acho q o ministro se sentiu meio perdido perto desse mulherão hahaha

    Responder
    • Adriana Miller - 02/08/12 - 07h00

      Foi mesmo! Ele até fez umas piadinhas sobre isso! :-)

      Responder
  15. Renata - 02/08/12 - 00h24

    Oi, sinceramente nao acho que o comentario foi para ofender. Estar gravida e engordar é uma fase da vida muito bonita e saudavel, nao leve como ofensa ou como comentario sem nocao. Gravidez nao é doenca, e obviamente vc vai engordar e sera inevitavel nao comentar pois o blog sempre focou belas fotos.
    Relaxa ! Vc vai engordar sim, tera comentarios, e infelizmente faz parte do procsso que nos mulheres gostariamos de pular, mas….Tudo passa e sempre passara ( Lulu Santos) fases boas e ruins. ( para mim, gravidez é o apice da felicidade, com uns quilos a mais ou nao). E nem pense na Gisele pq é odio mortal dela ! Hahahahah
    Sugestao para baby girl: MISSY. Tao fofo, tao girlie q sera demais ela de vestido rosa nas viagens pelo mundo :-)
    Mil beijos e nao estressa gata !

    Responder
    • Adriana Miller - 02/08/12 - 07h00

      Pois é Renata, também acho que engordar é uma parte saudavel do processo de engravidar e é obvio que engordei eu ainda engordarei muito mais.
      Então se o comentario foi pra ofender ou não, não sei. Mas não deixa de ser indelicado e muito dispensavel.
      Então ao contrario de você, acho que esse tipo de “observação” é extremamente evitável, e daqui pra frente nem sequer sera aprovado.
      Afinal esse tipo de comentario é uma grande falta de educação, seja durante a gravidez ou não.

      Responder
  16. Wanessa - 02/08/12 - 01h23

    Adriana, fiquei orgulhosa de você quando vi pelo twitter a sua participação nesse evento. Finalmente um reconhecimento “oficial” para os blogs de viagem em geral e para o seu, em particular! Parabéns!
    (Ah, eu também acho que a moça aí em cima não falou por mal. Acho que ela quis dizer que está dando pra perceber a gravidez, e não chamar você de gorda. Pelo menos, foi assim que eu li o comentário.).

    Responder
  17. wilma - 02/08/12 - 04h26

    Que bacana Dri! você não poderia ficar mesmo de fora nesse projeto, tudo que você já nos deu de ensinamento de “viagens”, é merecedora com certeza e o Ministério só terá a ganhar com toda sua experiência, vivência e prática. Adorei e achei com isso que o Ministro já demonstrou sabedoria, ouvi as blogueiras antenadas, gostei, viu?!
    E quanto ao comentário, espero que não tenha sido a intenção ofender, afinal, porque o preconceito com uns quilinhos a mais? Que ditadura!! Não tem como engravidar e não aumentar o peso, oras, euheim. Paranóia…de certas mulheres.

    Responder
    • Adriana Miller - 02/08/12 - 09h27

      Obrigada Wilma!

      Responder
  18. Luciana R. - 02/08/12 - 09h41

    Como brasileira que viaja, um dos maiores problemas no Brasil é o sistema de reservas. Por que não aumenta o numero de hoteis, pousadas e afins nos grandes sites de revervas? Por que ainda há hotéis brasileiros e até sites de cias aéreas pedindo CPF ou número de telefone no Brasil? Isso é piada! Fora que há uns 6-7 anos reservei pousadas no Nordeste e descobri que tinha diárias diferenciadas: brasileiros pagavam 200 reais e gringos pagavam 200 dólares! Isso é uma vergonha (como diria Boris Casoi). Sem falar na inexistente infraestrutura dos aeroportos. Acho que a gente tem que/precisa melhorar. Não somente por causa da Copa + Olimpiadas, mas os brasileiros merecem aeroportos melhores.

    Responder
  19. Claudete - 02/08/12 - 12h13

    Parabéns por fazer parte dessa iniciativa, vc merece isso e muito mais…seu blog é ótimo, dicas ótimas,fotos maravilhosas…eu sempre penso ao ler os seus relatos de viagem que vc consegue passar muita emoção ao escrever, parece que viajamos juntos…pra mim é como se fosse um livro…muito bom!! Não pude deixar de reparar como vc é alta, muito bonita…acho legal qdo vejo mulheres altas, eu tenho 1,81 eheheh…vais ficar uma gestante mais bonita ainda…e a mudança do rosto é pq ele está radiante!! FATO!!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 02/08/12 - 13h32

      Menina, voce consegue ser ainda mais alta que eu! :-)
      Se bem que ne me acho tao alta asism nao… e olha que nem estava de salto nesse dia! Mas sou acima da media! (Tenho 1,75)

      Responder
  20. Fatima - 02/08/12 - 14h18

    Olá Adriana,

    Que legal esse convite, parabéns!!! E mais legal ainda é você participar, levar sua opinião, contribuir com o Ministério do Turismo. Você tem muita experiência, pois conhece muitos lugares e certamente tem uma visão ampla, um olhar macro sobre muitos assuntos que podem incrementar nosso turismo. Palpite bastante, nós só teremos ganhos com isso!!!

    Beijos,

    Responder
  21. Dedéia - 02/08/12 - 14h35

    Arrasou migu!!!!!!!!!

    Responder
  22. Helena - 02/08/12 - 16h24

    Parabens pela oportunidade! Adoro seu blog e voce parece ser uma pessoa de bom senso e inteligente (talvez seja o que turismo no brasil precisa), alem de alta, linda, carioca e gravida. Ta podendo! Agora, sorry mas gordinha onde?? should’ve gone to specsavers. x x

    Responder
  23. Flavia - 03/08/12 - 15h20

    Concordo plenamente com a Luciana R., as empresas tem que melhorar o sistema de reservas pelo menos das linhas aereas. Os sistemas geralmente sao falhos e ineficientes pedindo informacoes que estrangeiros e mesmo brasileiros morando no exterior nao tem como prover. Staff qualificado tambem eh um problema nos aeroportos. As atendentes das cias aereas brasileiras ainda nao sao completamente familiarizadas com o passaporte brasileiro mais novo (mercosul – nem tao novo assim). Sao coisinhas pequenas que fazem muito a diferenca. Apesar de termos simpatia de sobra e isso cativar muitos os turistas, sistemas ineficientes podem estragar o passeio de qualquer um.
    Quanto a gravidez, esse eh o momento mais nobre na vida de uma mulher, nao tem lugar pra se preocupar muito com ganho de peso.Claro que nos queremos nos sentir bem e bonitas e esse comeco eh meio estranho para o corpo, mas eh so fazer tudo com moderacao. Voce tera o resto da vida para se preocupar com isso mas so 9 meses para curtir esse momento tao sublime. Muita luz para voces!

    Responder