04 Sep 2012
32 comentários

Uruguai

Dicas de Viagens, Montevideu, Uruguai

Eu tenho muita vontade de conhecer e viajar mais pela America do Sul e Brasil, mas as dificuldades e impecilhos sao muitos, e sempre acabamos deixando aquele “lado” do mundo pra depois.

E olha que nem estou falando do custo ou falta de infraestrutura, e sim da nossa dinamica familiar mesmo.

Como estamos longe da minha familia, mesmo indo ao Brasil todos os anos religiosamente, o foco eh sempre a familia, claro. Se tenho duas semanas de ferias, nao quero deixar meus pais, primos, tias e amigos pra tras e ir deitar na praia em algum lugar do Brasil… Nosso tempo com eles ja eh tao raro, que o pouco que temos, queremos aproveitar com a familia!

Mas conseguimos achar uma brecha nas visitas a familia, e juntar o util ao agradavel: viajar pela America Latina com a familia!

Sao dois coelhos numa viagem soh: acabo passando mais tempo com meus pais, pois eles sao “obrigados” a tirar uns dias de ferias tambem, relaxamos todos juntos e ainda conhecemos alguma coisa nova.

A receita deu super certo quando fomos ao Chile ha uns anos atras, entao dessa vez resolvemos fazer a mesma coisa! Juntamos uns dias de ferias aqui, com uma milhas ali, e decidimos ir passar uns dias em Montediveu, no Uruguai, uma viagem super facil pra quem mora no Brasil (principalmente o pessoal do Sul e Sudeste!).

Nao foi uma viagem exploratoria de todos os cantos do Uruguai, e muito menos queriamos nada cansativo nem com correrias – a intencao nao era necessariamente fazer turismo e sim curtir a familia e uns dias de ferias juntos! E foi justamente isso que fizemos!

No total foram 4 dias, com dois dias inteiros e dois dias pela metade pra curtir a capital Uruguai e arredores. Nao foi suficiente pra esticar ate outras cidades, como Punta Del Este (mas estava muito frio pra isso de qualquer maneira) ou Colonia del Sacramento, mas foi otimo pra conhecer Montevideu muito bem!

Os voos tambem foram otimos, e apesar de nao serem diretos do Rio de Janeiro, mesmo com conexao em SP ou POA valeu a pena e foi bem rapidinho.

Eu e minha irma fomos de Gol, via Poa (2 horas ate POA e mais 1 hora ate Montevideu) e meus pais foram de TAM, via SP.

Chegando no aeroporto, pegamos o shuttle oficial da cia de taxi – a principio eu tinha lido recomendacoes pra pegar um taxi mesmo, mas achei os valores caros (700 Pesos, cerca de R$70), mas a propria menina do balcao de taxis deu a dica de usar o shuttle, que nada mais eh que um taxi coletivo (numa van bem bacaninha), ja que eramos apenas 2 pessoas – oque custou 200 pesos cada uma e chegamos no hotel em cerca de meia hora.

 O hotel – que vai ganhar post especial com mais detalhes – foi uma escolha acertadissima e nos permitiu otima localizacao pra fazer tudo que queriamos pela cidade.

Tambem aproveitamos pra trocar Reais por Pesos no aeroporto mesmo – apesar de que me surpreendi de como o Real eh bem aceito em Montevideu, principalmente em lojas – mas nao achei que o preco do cambio e as taxas foram diferentes entre o cobrado no aeroporto e no centro da cidade (na verdade conseguimos tarifas melhores no aeroporto doque no centro de Montevideu).

E apesar do tempo frio e chuvoso, um dia inteiro e mais umas horas aqui e acola, foram mais que suficientes pra explorar bem Montevideu – com mais dias poderiamos ter feito mais coisas, mas ainda assim valeu demais a pena e voltamos pra casa satisfeitos com nossa escolha de destino e encantados com o Uruguai!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
32 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
32 comentários
  1. Ana Claudia Tavares - 04/09/12 - 12h50

    Oi, Adriana! Vc comentou sobre viagens pela América do Sul. Eu acho que deveria conhecer Machu Picchu. Vai aí uma dica!. Mas deixa qdo a baby everywhere estiver crescidinha… vcs três aproveitarão bastante. Bjs.

    Responder
    • Adriana Miller - 04/09/12 - 13h10

      Nossa, Machu PIcchu esta no nosso SUPER topo de prioridade, mas todo ano acaba nao dando certo… Seja precos, horarios de voo, epoca do ano, compromissos com a familia no Brasil…
      E eh impossivel ir pra America Latina sem dar uma passadinha no Rio, entao ai ja viu… complica qualquer viagem, entao por enquanto temos nos concentrado nos paises vizinhos mais proximos ao Sudeste, com voos rapidos e boas conexoes entre RJ/SP pra conseguirmos fazer tudo…

      Responder
      • Viagem para Mulheres - 04/09/12 - 15h51

        Nossa, mas espera a bebê crescer bem ou vai sem ela. Machu Picchu é legal, bonito, mas mal aproveite, passei mal todos os dias. Será que com criança rola? Fiquei pensando nisso agopra, rs,

        Mas entre aqui para falar do Uruguai. Sabe que não me atraiu em nada? Fui lá e não apaixonei. Mas acho que não conheci direito.

        Olhando suas descrições e o comentário da Raquel Ramos… Talvez mereça uma nova chance.

        Beijos

        Responder
        • Adriana Miller - 04/09/12 - 16h00

          A altitude por la nao eh tao ruim assim nao, depende muito de pessoa pra pessoa se vc vai se adaptar bem, ou passar mal todos os dias (no topo de Machu Picchu sao 3 mil metros de altitude, no Kilimanjaro por exemplo, foram 6 mil…).
          Mas por exemplo, Denver no Colorado tem uma altitude semelhante, e com certeza vamos levar a bebe pra la ainda bem novinha pra ver a familia Americana – e nenhum de nos dois nunca passou mal por la.
          Mas de todas maneiras, essa seria uma viagem “adulta” (se eh que vai rolar nos proximos anos, pois agora o fator “compromissos familiares no Brasil” so pioram com a adicao de uma neta!), e ja que teriamos que passar pelo Rio de qualquer maneira, ela ficaria com os avos! :-)

          Responder
          • Jackie - 04/09/12 - 17h05

            Isso mesmo, Dri, os efeitos da altitude são imprevisíveis. Eu passei mega mal, meu marido nçao sentiu NADA!
            Eu e Ro sempre conversamso sobre levar os filhos pro Peru qd estiverem mais ou menos na quinta série, estudando américa pré-colombo. Já pensou que maximo eles estudarem no colégio e irem ver ao vivo?
            bjs

            Responder
          • Jackie - 04/09/12 - 17h07

            Isso mesmo, Dri, os efeitos da altitude são imprevisíveis. Eu passei mega mal, meu marido nçao sentiu NADA!
            Eu e Ro sempre conversamso sobre levar os filhos pro Peru qd estiverem mais ou menos na quinta série, estudando américa pré-colombo. Já pensou que maximo eles estudarem no colégio e irem ver ao vivo?
            bjs

            PS: no comentário de cima escrevi td errado, rs, tava andando na rua

            Responder
            • Adriana Miller - 05/09/12 - 11h21

              Eu iria adorar!
              Nessa idade eu estudava em Portugal e me lembro de como era legal estudar a historia do pais e visitar o castelo de Guimaraes, ou estudar o descobrimento do Brasil e visitar a Torre de Belem em LIsboa por exemplo…
              Espero um dia tambem poder proporcionar esse estudo “in loco” para meus filhos! :-)

              Responder
        • Ana Claudia Tavares - 04/09/12 - 20h07

          Eu mencionei a viagem a Machu Picchu com a baby crescidinha pra não excluí-la da trip. Mas realmente… é uma viagem para adultos. Eu mesma só vi uma criança nesse sítio arqueológico. Qto a altitude, para quem enfrentou o Kilimanjaro, encarar a altitude de Lima-Cusco-Machu Picchu é mole…rs. Bjs.

          Responder
  2. Jackie - 04/09/12 - 13h22

    Legal, Dri. A gente tb foi a Montevideo num clima mais tranquilo, meio sloe travel. Como so ficamos dois dias la so ficamos na cidade msm nesses dois dias. Auper da pra ver td, mam num ritmo mais lento ne? .
    A gente chegou por colonia e amamos la. To querendo alugar uma casa de temporada la pra ficar fazendo minha dissertacao rs pq eh mt paz!
    Fomos a punta e amanos, msm mt coisa estando fechada. Mas acho a eh pq aqui nao temos um balneario como punta, mais badalado. Pra quem vai a europa, nos balnearios de la, talvez nao seja atrativo e pelas praias em ai nao eh pros brasiliros. Mais pela badalacao msm, no verao. No inverno nao fem movimento, mas aproveitamos pra ficar num hotel maravilhoso.
    Bjs
    Bjs

    Responder
  3. Raquel Ramos dos Anjos - 04/09/12 - 13h28

    Adoro o Uruguay. na America do Sul é o país que mais gosto de passear.

    Responder
  4. Ana Paula - 04/09/12 - 16h57

    Oi Adriana! O Uruguai ‘e um pais fofo mesmo. Eu tambem gostei. Estive la ha uns 2 anos e meio e comi a melhor parrilla de todos os tempos. rsrsr
    Qto ao comentario sobre o Peru, eu penso a mesma coisa. Pelo que eu leio aqui no seu blog, sobre seu perfil e tal, acho que vc iria adorar Lima-Cuzco-Machu Picchu. ‘E realmente um lugar muito especial.
    Bjss

    Responder
  5. Lidi - 04/09/12 - 17h24

    Pois é, perdi pra vc Dri, eu que morei a vida inteira no RS e nunca fui pro Uruguai, que vergonha tchê! A desculpa é morar muito longe de POA e necessariamente teria que fazer a viagem de carro. Esse é um país que tem uma cultura muito parecida com a gaúcha, gostei de vc ter postado a foto das cuias de chimarrão. Mas eu ainda vou tirar o atraso, assim espero :)

    Responder
    • Adriana Miller - 05/09/12 - 11h14

      Olha ai o incentivo pra remediar isso heim?!
      Gostei bastante do Uruguai, e pra quem esta ai no sul tao pertinho… Sera que voce nao consegue simplesmente dirigir ate o Uruguai, a partir da sua cidade?
      Se bobear demoraria menos tempo doque muito Paulistano gasta pra praia no fim de semana! :-)

      Responder
      • Lidi - 06/09/12 - 00h51

        Quando voltar o farei, nem que seja de carro mesmo, é tão ruim assumir isso, não viagei para lugares tão próximos do RS e agora to aqui na Irlanda, país vizinho ao seu. Por outro lado, já que estou aqui, quero conhecer cada canto :-D

        Responder
        • Adriana Miller - 06/09/12 - 10h07

          POis eh, eu que sou do Rio ja me sinto assim!
          Tenho tantos amigos por aqui que ja viajaram muito mais pelo Brasil e pela America Latina do que eu, e morro de vergonha!!
          Eu ja tive um flatmate Australiano que rodou o continente todo, incluindo fazer trekking pela Amazonia, pescar piranhas no Pantanal, ir a rodeio no interior de Sao Paulo, etc, etc. Incrivel!

          Responder
  6. Marília Lucena - 04/09/12 - 23h17

    Fui em Montevideo e Colonia del SAcramento no final de maio… adorei!! Também n fui a Punta del leste!! Esperando os pr´ximos posts!! Beijoo

    Responder
  7. Nidia - 04/09/12 - 23h47

    Eu passei um final de semana em Montevideu e é uma viagem bem fácil mesmo para os brasileiros. Adriana, me surpreendi com a colônia italiana e tem até uma cópia do David de Michelangelo na praça da Prefeitura. Você chegou a ver? A parte chata da viagem é que uma senhora tentou nos assaltar perto do mercado. Dizem que é muito comum porque tem muito turista, mas demos uma de loucos e saímos fora da velha.

    Responder
  8. Marcelao - 05/09/12 - 04h01

    dri, seus pais sao bem jovens e sua mae eh uma gata! rssrrsrss

    Responder
    • Adriana Miller - 05/09/12 - 11h04

      Concordo! :-)
      Adoro quando dizem que sou parecida com ela! Heheheh

      Responder
  9. Virginia Neves - 05/09/12 - 13h17

    Estava ansiosa com os posts sobre o Uruguay. Conheço Punta e queria ia à Montevidéu. Mas duas pessoas que conheço falaram tão mal dessa
    Viagem que eu desanimava…

    Responder
    • Adriana Miller - 05/09/12 - 13h22

      Acho que a experiencia de cada um vai depender demais da expectativa…
      Eu por exemplo me decepcionei demais com Buenos Aires, ja que tanta gente falava de la, que era a “Europa” da America Latina etc. Entao a verdade eh que nao gostei da cidade.
      Ja Montevideu eu imaginava que seria mais ou menos como BsAs, uma cidade colonial Sul Americana bonitinha, e tal, mas precisando de um banho de loja. Fui pra passar pouco tempo mesmo, curtir a familia, comer bem e afins – e a cidade correspondeu exatamente as nossas expectativas, entao adoramos!

      Responder
  10. helo - 05/09/12 - 16h37

    Colonia é uma fofura, fiz bate volta a partir de Bs As

    Responder
  11. Nathalia Depolo - 05/09/12 - 16h37

    Não tem jeito, gostar de um lugar varia mesmo de pessoa para pessoa! Apesar de ter ido a BsAs com muitaaaa expectativa, eu voltei ainda mais encantada e indico para todos os amigos! Já Montevideo, não sei porque – vai ver devido ao que eu já li por aí sobre o que a cidade tem a oferecer – eu não me interesso muito… Até quero conhecer, mas acho que preferiria punta e colônia! Mas é como falei no começo, acho que vai de cada um… Só isso para explicar como tem gente que não gosta de Paris!

    Responder
  12. Eduardo - 05/09/12 - 17h35

    Ja sou muito acostumado a viajar pelo Mercosul, de carro, e estou em busca de informações sobre efeitos da Altitude em crianças. Se alguém tiver alguma dica ..please. Tranquilamente posso afirmar, o interior de Chile e Argentina podem ser muito mais legais que as capitais para quem curte aventura!

    Responder
  13. Milena F. - 06/09/12 - 11h30

    Entendo bem o que você diz, quando vamos ao Brasil queremos mais é curtir a família. mas você já comentou que a sua gosta de viajar, já o que não é o caso da minha! Ainda por cima eles não entendem muito se a gente “passa” por outro lugar da America do Sul sem passar para vê-los, como se fosse ali ao lado…
    Mas adoro o Uruguai. De Porto Alegre tem ônibus noturno e bem confortável (até com serviço de bordo, jantar e café da manhã!)
    Quero fazer esse passeio novamente no próximo ano, então aguardo a dica do hotel!

    Responder
    • Adriana Miller - 06/09/12 - 12h07

      POis eh, por sorte meus pais e minha irma tambem adoram viajar, entao qualquer desculpa eh sempre uma otima desculpa (e geralmente fazemos o mesmo quando eles veem pra ca, e assim me “forco” a tirar uns dias de ferias e viajar com eles pra algum lugar por aqui), mas essa coisa de “ja que vc estara na America Latina, da uma ‘passadinha’ aqui” eh que mata! (e ainda temos o mesmo problema com viagens pelos EUA, ja que a familia do Aaron esta na costa leste, oque basicamente impossibilita viagens pro outro lado do pais!).
      As distancias sao longas, as conexoes sao pessimas, os precos exorbitantes…
      Entao a unica solucao eh mesmo levar a familia junto e unir o util ao agradavel! :-)

      Responder
  14. Leonardo Belmonte - 06/09/12 - 14h31

    Adriana, tudo bem?
    Qual hotel vocês ficaram em Montevideo?

    Beijos!

    Responder
  15. Viaje com Pedro - 08/09/12 - 10h56

    Uruguai… Nunca pensei visitar o país, mas acho que você vai conseguir to entice me!

    Responder
  16. Junior - 03/11/12 - 12h23

    Ola,
    Algum outlet que vc recomenda em Montevideo…

    Responder
    • Adriana Miller - 03/11/12 - 17h54

      Nos post sobre compras em Montevideu tem dicas de outlet na cidade.

      Responder
  17. Moraes - 01/04/14 - 18h41

    Muito obrigado !! Ajudou muito mesmo !!

    Responder
  18. Moraes - 01/04/14 - 18h42

    Muito obrigado !!! Ajudou muito mesmo !!

    Responder