14 Oct 2013
25 comentários

Liechtenstein – Um dos menores principados da Europa!

Dicas de Viagens, Liechtenstein

Eu tive que me segurar pra não escrever um titulo de traseira de caminhão do tipo “É nas menores embalagens que estão os melhores países!” para falar sobre Liechtenstein, essa mini principalidade escondidinha entre a Suíça e a Áustria que é tão pequena, que geralmente seu nome (semi-impronunciável) não cabe nos mapas da Europa!

Se a Suíça já é um pais pequeno (para padrões continentais dos Brasileiros), então imagine Liechtenstein como um pais de bolso: a principalidade tem apenas 40 mil residentes e eh o terceiro menor pais da Europa (só fica na frente do Vaticano e Mônaco), com suas cidadezinhas ponteando um pedacinho dos Alpes no vale do rio Reno.

Culturalmente, não da pra negar que Liechtenstein é praticamente uma Suíça de bolso: o pais usa o Franco Suíço como sua moeda oficial, eh representado pelo governo da Suíça no exterior e na ONU além de também tirarem proveito de sua defesa das forcas armadas (apesar de que os cidadãos de Liechtentein não tem que passar pelos 2 anos obrigatórios do serviço militar Suíço – ate porque eles tem seu próprio exercito, composto por – pasmem! – 80 homens!).

E eles não parecem se incomodar por viver a sombra de seu vizinho, muito pelo contrario! Liechtenstein vive uma vida pacata, na sua e fazendo as coisas de seu jeito – afinal o que eles não tem em tamanho, eles tem em poder econômico, tendo a maior renda per capita e poder aquisitivo do mundo, além de terem a menor divida externa do planeta (proporcional ao PIB) e também a menor taxa de desemprego (apenas 1% da população não tem emprego formal). E como se isso tudo não bastasse, o soberano do pais, o Príncipe Hans-Adam II eh um dos monarcas mais ricos do planeta, apesar de oficialmente não ser “rei”.

E nem precisa, pois como chefe monárquico de estado ele tem poder absoluto – o ultimo na Europa a seguir esse modelo – podendo fechar o parlamento a qualquer momento, podendo vetar qualquer lei e criar novas leis! Não é exatamente uma ditadura, já que o pais se identifica como uma “Monarquia Constitucional Democrática” e seus membros do parlamento são votados e escolhidos pela população, mas sem duvida Hans-Adam ainda eh o monarca mais poderoso da Europa.

Mas apesar de seu tamanho diminuto, a geografia Alpina do pais ajuda bastante em sua “grandiosidade”, fazendo com que as diferentes cidades (são 11 municipalidades no total) sejam afastadas umas das outras e nao é possivel “ver” o pais todo de ponta a ponta!

Mas para surpresa de nossos amigos Suíços (que nao entendiam porque uma Brasileira e um Americano queriam gastar tempo conhecendo um pais como Liechtentein!) queríamos dar o devido credito ao pais, e evitar a visita típica que a maioria das pessoas faz, só “pra constar” mais um pais na lista – afinal eh facílimo “somar” mais um pais, ja que Liechtenstein fica a cerca de 1 hora e meia de Zurique (de carro).

Afinal tudo que achei on line sobre o pais relatava exatamente isso, numa vibe de “já que estava por lá, porque não?!”, e todos com a mesma conclusão: eh possivel visitar Vaduz – a capital do pais – em menos de 1 hora e pronto.

Mas aproveitamos que podíamos passar mais tempo por lá e resolvemos ir ficando, passamos uma noite no pais e exploramos alem da ruazinha principal de Vaduz.

E assim fomos descobrindo novas cidadezinhas charmosérrimas pelas estradas, e ate mesmo áreas históricas nos arredores da cidade que não constam nos guias.

Infelizmente não nos planejamos o suficiente pra fazer duas coisas que amamos e sao excelentes no pais:

Em primeiro lugar as trilhas e caminhadas! Liechtenstein tem centenas de quilômetros de trilhas excepcionais pelas montanhas, com vistas maravilhosas e uma infra estrutura de tirar o chapéu!

Como as cidades e vilarejos estão bem pertinho um do outro, somado a trilhas bem demarcadas, eh possivel explorar a região independentemente e ir caminhando (ou pedalando) de cidade em cidade por vários dias a fio (me lembrou bastante a escalada que fizemos no Nepal, onde a cada meia hora a 1 hora passávamos por um novo vilarejo, com lugares pra comer, dormir, descansar, etc so que com a infra estrutura dos Alpes!).

E em segundo lugar eh o esqui!

Com uma qualidade de neve igual a Suíça e Áustria (que tem algumas das melhores pistas e resorts do mundo), porem em escalas menores o que fazem com que seja o lugar perfeito para iniciantes (como eu!) ou para quem esquia por puro prazer, sem levar muito a serio.

E o melhor: como eles nao querem (nem tentam) competir com as estações baladas de seus vizinhos, os preços para esquiar em Liechtenstein sao uma fração do custo dos passes de esqui na Suíça ou Áustria, mas mantendo aquela charme Alpino autentico da região!

Então ao contrario do que muita gente pensa, vale demais a pena dedicar um tempinho a Liechtenstein e tirar proveito do que o pais tem de melhor – por mais que seja uma versão miniatura de seus vizinhos famosos!

E pra chegar lá também eh facílimo!

Voamos de Londres diretamente pra Zurique e alugamos um carro ainda no aeroporto mesmo (nao existe transporte publico direto entre Zurique e Vaduz, e como o transporte interno seria precário e queríamos poder explorar a região livremente (além de todas as tralhas de um bebe…), um carro alugado foi a melhor opção) – eh importante atentar para o tipo de carro alugado e a epoca do ano da visita, pois durante o inverno a regiao recebe muita neve o que faz com que seja mais difícil dirigir (pra quem nao tem o costume de dirigir na neve…).

Zurique e Vaduz sao basicamente conectadas por uma auto-estrada, excelente, rápida e com vistas espetaculares! Daquelas situações onde a jornada ja vale pela viagem em si! E em cerca de 1 hora e meia já estávamos em Liechtenstein.

Os preços no pais sao proporcionais a sua “riqueza” e tudo eh muito, muito caro (fazendo a Suíça ate parecer baratinha…), e como as opções de hospedagem, restaurantes, bares etc nao sao muito variados, invariavelmente qualquer viagem pra lá acaba saindo caro.

A moeda é o Franco Suíço, mas o Euro é aceito em quase todos os lugares (quer dizer, o Euro foi aceito em todos os lugares que fomos), e muitas vezes os preços são expostos nas duas moedas.

E por isso mesmo optamos nao nos hospedar em Vaduz, a capital, e que concentra a maioria dos hoteis do pais. Mas como as distancias sao tao curtinhas, ficamos na cidade vizinha Trisenberg (menos de 10 minutos de distancia), que alem de muito mais bonita que Vaduz, ainda oferece melhores vistas do vale e das montanhas e melhores precos!

Nos alugamos um chalet bem tipico Alpino em Trisenberg, o Appartement Fernsicht Triesenberg, gerenciado por uma dupla de mae e filha simpaticissimas e que fizeram de tudo pra nos acomodar muito bem!

E elas também sao donas do cafe/restaurante “Guflina” tao aconchegante e com uma vista tao espetacular que acabamos cancelando nossa reserva pra jantar em Vaduz e ficamos por la mesmo, onde jantamos no sábado a noite e ainda voltamos pro cafe da manha no domingo!

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
25 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
25 comentários
  1. nidia - 14/10/13 - 22h30

    Também adorei conhecer Vaduz! Linda cidade, tranquila e com ótimos restaurantes, além da vista deslumbrante.Delícia seu final de semana! Acabei de chegar de Ushuaia, a cidade do Fim do Mundo na ponta da América do Sul e lembrei de vocês porque tem uma estação de esqui que será sede da Interski em 2015. Já está lá no meu blog se quiser ver.

    Responder
  2. Renata Gomes de Castro - 15/10/13 - 01h18

    Muito legal o post da sua viagem pra Liechtenstein. Vim atualizar os tópicos discutidos no fórum e em deparei com o post. Parece um país muito lindo que vale a pena visitar. Uma das coisas que eu gosto de ver no blog é que vc viaja pra lugares que não estão na rota da maioria dos turistas e que pode ser sim muito prazeroso, interessante e surpreendente. Claro que já viajou pradiversos lugares “que devem ser visitados”, mas tb se interessa conhecer lugares que ninguém lembra. Eu mesma não sei qual foi a última vez que ouvi falar sobre. Vc mesma comentou que os seus amigos acham perda de tempo visitar um país como esse, tendo a Suíça do lado, rsrss. Fico feliz de ler sobre lugares assim aqui.

    Responder
    • Adriana Miller - 15/10/13 - 10h00

      Que bom, obrigada!
      Eu tambem adoro viu! O Aaron tira sarro da minha cara, dizendo que me dedico a descobrir lugares que nem aparecem no mapa das pessoas normais, mas eh verdade! Kkkkkkk
      Eh mundo eh muito mais que apenas o eixo Miami-NY-Paris, certo?

      Responder
  3. Maya Valentina - 15/10/13 - 01h50

    Drih estive em Liechtenstein na Primavera, e ainda tinha muita neve. Esse pais nos faz esquecer do tempo, e de que há outro lugar no mundo! Pois o aconchego e único, quando estive lá pensei: so falta o chalé e a lareira ligada e pronto, adeus mundo, rs*.
    Parece mesmo que estamos num livro; foi o que senti. O pais apesar de ter toda uma infra-estrutura nota 10, guarda aquele ar de ‘cidade pacata’. Foi assim que me senti, e sem contar a hospitalidade do povo; me senti melhor do que em casa. Com relação aos preços; eu ja achei bem parecido com o de Geneve e Lausanne (caro; muito caro). Fora isso eu AMEI o que você disse; nem um guia turistico iria explicar tao bem a respeito desse pais como voce. NEM EU que estive lá soube explicar assim pra minha mae como é lá, kkkkkkkkkkkkkkkkkk vo mostrar o post pra ela (e falar lembra da DRIH, então ela foi lá) e explicar melhor pra ela. Pois pela explicação que eu dei eu só falava, É LINDO, é aconchegante, É FOFO e mostrava as fotos e falava, É NOS ALPES. (porque não adianta HÁ UM GLAMOUR quando se fala ‘ALPES’).
    Enfim: chega de tagarelar, AMEI sua viagem. Vo guardar ansiosa pra ver o que falará de Andorra, que também é LINDA mas sou suspeita pra falar desse outro Principado.

    PS: ainda estou tentando (e aprendendo) como faz pra progamar viagens com você. Pois você disse num post que vai programando e agendando suas viagens. E fazendo a tal poupança. ISSO FOI a descoberta do ano pra mim (pois eu sempre programava so um mes e quando vinha a fatura do cartão eu chorava sangue)
    Beijos ( e abraços efusivos) =**
    Fique com Deus

    Responder
    • Adriana Miller - 15/10/13 - 09h58

      Hahahah! Rolei de rir com seu comentario! “Chorava sangue” foi a melhor!

      POis eh menina, essa coisa de ir programando aos poucos (e ir espalhando os custos) e fazendo uma poupancinha so pra viagens eh a solucao de seus problemas!
      Eu faco isso sempre, sempre! Todo mes ja tenho uma transferencia automatica que sai da minha conta direto pra poupanca normal e outra pra poupanca “viagem” – e como viajamos sempre, vou usando essas mini poupanca aos pouquinhos todos os meses pra planejar e usar nas viagens rapidinhas que fazemos e tambem pros gastos maiores das viagens grandes.
      E tem que planejar mesmo viu!
      Ja estou com passagens compradas e hoteis reservados ate para Abril e maio do ano que vem!
      Se ficasse a merce dos precos de ultima hora nao ia conseguir viajar nunca :-(

      Responder
  4. Renata - 15/10/13 - 02h28

    Muito linda essa viagem ultra rapida !!!! Vc sabe dizer qual é o modelo da sua bolsa preta Balenciaga ? E de onde é o casaco bafonico de onça? Bjs e boa semana !

    Responder
    • Adriana Miller - 15/10/13 - 09h50

      OI Renata!
      Essa Balenciaga preta eh uma “classic City”, a vermelha “Part time” e a azul “Velo”. Sou viciada em Balenciagas! :-)
      E o casaco de onca eh da Zara! LIndo ne?! Quai pra tras quando vi na loja! Comprei na hora e nao vi mais em lugar nenhum :-)

      Responder
  5. Juliana P. Galvao - 15/10/13 - 11h38

    Dri,

    Lugar lindo!

    Eu e meu noivo somos doidos para alugar um carro na Europa.

    Quando vcs viajam de carro vcs alugam GPS?

    Saberia informar se ai na Europa os GPS podem ser colocados no idioma Português?

    Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 15/10/13 - 12h44

      Nos tambem adoramos dirigir na Europa, principalmente porque nao gostamos de dirigir na Inglaterra!
      As vezes alugamos GPS sim, mas como meu plano de celular inclui internet na Europa, ultimamente temos usado o GPS do Google maps do meu iPhone.
      Mas nas vezes que aluguei carro, sempre tivemos opcao de lingua local ou Ingles, mas nunca vi um GPS com opcao de Portugues nao…

      Responder
    • Yandra - 15/10/13 - 13h52

      Oi Juliana. Eu e minha família fomos à Europa em 2007 e alugamos um carro, dirigindo por 8 países. O GPS que locamos junto com o carro em Frankfurt tinha a opção ‘Português de Portugal’ (hehe) que era completamente compreensível! Foi a melhor coisa que fizemos, a gente se perdia -de propósito- pelas cidades (principalmente Paris) e depois era só ativar o gps pra voltar pro hotel, rs :)

      Responder
  6. Paula - 15/10/13 - 13h16

    Dri, estou fazendo meu roteiro e por enquanto você me fez querer visitar Zermatt e Liechtenstein que não estavam na lista! Desse jeito vou ter que prolongar por mais um mês essa viagem! hahaha
    Será no ápice do inverno (janeiro), então nada de carro, mas vamos dar uma jeito de dar pelo menos uma passadinha nessa maravilha!

    Responder
    • Adriana Miller - 15/10/13 - 13h30

      Hhahaha
      Esse eh o problema de viajar neh? Quando mais conhecemos mais vemos que nao conhecemos nada e mais queremos conhecer :-)

      Responder
  7. Leticia - 15/10/13 - 13h27

    Juliana e Dri,
    Alugamos um GPS para fazer a região da Provence em maio passado e ele tinha a opção português, de Portugal claro!
    Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 15/10/13 - 13h29

      Bom saber Leticia! Obrigada pela dica!
      JUliana, se seguir dicas na lingua local ou INgles for um problema, eh sempre bom confirmar com a locadora de carro se o GPS deles tem a opcao de Portugues (meu palpite eh que isso eh coisa rara, mas posso estar enganada…)

      Responder
      • Juliana P. Galvao - 15/10/13 - 14h26

        Meninas,

        Obrigada a pelas dicas! Estamos doidos para fazer Alemanhã, Sul da Franca e Itália de carro. E esta dica ajudou bastante.

        Antes de alugar o carro vamos verificar se tem esta opção.

        Obrigada!

        Bjs

        Responder
  8. Amanda Roth - 15/10/13 - 17h59

    Dri,

    hj tive que almoçar no escritório e minha distração enquanto almoçava foi esse post maravilhoso! Gosto muito quando tu colocas algumas informações sobre o páis além dos pontos a visitar.
    Fiquei com muita vontade de ir e aquela última foto, do café da manhã, me lembrou quando fui à Bruges e fiquei num hotel pequenino no qual o dono mesmo que cuidava de tudo, inclusive das delícias do café da manhã!
    Um beijo bem grande na família Everywhere ;-)

    Responder
  9. Renata - 15/10/13 - 18h42

    Heheheheh
    Obrigada pelo retorno !!!
    Maior duvida qual Balenciaga comprar !! Vc comprou pelo site ?

    Responder
    • Adriana Miller - 19/10/13 - 10h04

      O meu modelo preferido entre as “clássicas” é o “Part time” pq é maiorzinha mas sem ser grandona e da pra carregar no ombro numa boa. E a Velo, pq da pra usar cruzada.
      A vermelha e a azul comprei na Selfridges, e a preta na loja da Belenciaga de NY.

      Responder
  10. Isaura Terra - 15/10/13 - 21h12

    Lindo post!!sou louquinha por essa parte da Europa e sempre pronta para repetir.Os GPS da marca Tomtom permitem configurar a lingua que desejamos.

    Responder
  11. Patricia A. - 16/10/13 - 05h39

    Muito bom o post Dri!!! So uma curiosidade, voces tem amigos suiços da parte alema? :-) bjs a familia linda!

    Responder
  12. Vanessa - 28/11/13 - 13h18

    Dri, vc saberia me informar na Alemanha onde vende bolsas Balenciagas ???

    Responder
    • Adriana Miller - 02/12/13 - 11h28

      Melhor consultar diretamente no site da Balenciaga (é só procurar pelos endereços oficiais).

      Responder
  13. Yasmin - 08/07/15 - 17h37

    Oi Dri, gostaria de uma informação com relação à permissão para dirigir em Liechtenstein. Em alguns lugares da Europa é preciso essa permissão (de acordo com a Convenção de Viena), você saberia me dizer se em Liechtenstein é necessário também?

    Responder
    • Adriana Miller - 09/07/15 - 09h52

      Lichtenstein aplica as mesmas regras que a Alemanha e Suica, entao diria que se voce precise de licence internacional para esses dois paises, provavelmente tambem precisara para Lichtenstein.

      Responder
  14. Yasmin - 08/07/15 - 17h40

    Oi Dri, gostaria de saber se em Liechtenstein é necessária a permissão para dirigir (para brasileiros), você saberia me dizer?

    Responder