21 Jan 2015
15 comentários

Fotografia Everywhere – Diafragma para principiantes (Ou: aquele efeito de fundo desfocado nas fotos!)

Fotografia Everywhere

Uma das perguntas mais frequentes de quem quer tirar fotos melhores é: como dar aquele efeito desfocado no fundo das fotos? (ou efeito “buket”, numa linguagem mais “fotográfica”).

14245216502_9f20c77fdc_z

Porque realmente é um efeito legal, e as vezes é esse detalhe que faz um foto mais ou menos ficar mais “tcham” e com uma cara de mais artística, mais profissional.

Pois bem, vamos direto ao ponto? Na existe mágica, nem truque, nem “app” milagrosa: esse efeito depende única e exclusivamente da capacidade de abertura do diafragma da sua lente.

O diafragma de uma câmera/lente, é basicamente o “buraco no sensor da câmera. Dependendo da sua câmera e lente (em combinação com a quantidade de luz do ambiente), essa abertura é ajustável, e você pode torná-lo maior ou menor conforme desejar, criando assim uma maior profundidade no campo de visão da foto e ajustando o foco. Ou seja, você pode focar na imagem inteira (tudo fica em foco ao mesmo tempo), ou focar num detalhe, deixando o resto do campo de visão “desfocado”.

Então a verdade nua e crua é que esse efeito é diretamente relacionado a capacidade de sua câmera – infelizmente câmeras mais “fáceis” (menores, mais baratas, mais compactas, etc, chame do que preferir) possuem diafragmas menores, e portanto não são capazes de criar esse efeito.

E descobrir isso é fácil: basta olhar os números e códigos que aparecem no cantinho da sua lente:

Canon S90 compacta: diafragma de 2.0 a 4.9

Canon S90 compacta: diafragma de 2.0 a 4.9

Mas o processo é contra-intuitivo, pois um diafragma “pequeno”, (aquele que deixa pouca luz entrar no sensor da câmera e portanto tem um foco pouco flexível = NÃO desfoca o fundo) apresenta números grandes (por exemplo “f/16”). Enquanto que lentes com diafragma “grande”, apresentam números pequenos (f/1.2).

Lente Canon L Series 50mm com diafragma 1.2

Lente Canon L Series 50mm com diafragma 1.2

Então a linguagem “nao-profissa”: quanto menor o numerozinho no canto da sua lente, melhor a qualidade da lente e de seu sensor, e consequentemente, melhor a qualidade das fotos.

5628749093_2a3e6f2dde_z

Infelizmente, a dura realidade eh: quando “menor” esse numero, mais cara será a câmera e/ou a lente (para câmeras que trocam lentes), e as vezes uma diferença relativamente pequena no diafragma de uma lente (digamos, de f/1.8 para f/1.2) pode significar mais que o dobro do preço!

Diferenca de precos entre a mesma lente (50mm, zoom fixa) da Canon: diafragma 1.2, 1.4 e 1.8)

Diferenca de precos entre a mesma lente (50mm, zoom fixa) da Canon: diafragma 1.2, 1.4 e 1.8)

IMG_4804.JPG

Lente Canon L Series 24-70 com diafragma de 2.8 (fixo)

Por exemplo, a lente série L Canon 24-70 Tem um abertura consistente de f/2.8. Isto significa que, independentemente de qual zoom for utilizada (24 mm a 70 milímetros ou em qualquer lugar no meio) a lente é capaz de manter uma abertura consistentes de f/2.8, que eh uma abertura bem razoável de diafragma e mantém a imagem inteira em foco.

Outras lentes vão indicar algo como f/4.5-f/5.6. Então, por exemplo, a lente 100-400 mm (capacidade do zoom da câmera) terá um máximo de f/4.5 aberturas em 100 milímetros (zoom “perto”), mas à medida que aumenta a distância focal (ou seja, você aumenta o zoom) vai subir até as aberturas de 400 milímetros nas abertura máxima, com f/5.6.

6734606919_7aa7243b44_z

(para fotógrafos e câmeras/lentes profissionais, quanto mais “consistente” for a relação zoom/foco e diafragma, melhor, pois demanda menos ajustes durante as fotos, e portanto mais fotos “boas” com o foco ajustado).

6156436343_e5a2bd090e_z

Uma câmera/lente considerada com um ótimo diafragma, apresentam no pelo menos um f/2.0, que geralmente é o mínimo necessario para conseguir um “efeito desfocado”. Uma câmera que tenha f/1.8 ja é excepcional! E ainda não existe nenhuma câmera compacta (sem trocar lente) que possua lentes com diafragmas maiores de f/2 ou f/1.8. Mas a maioria das câmeras compactas (aquela fácil de usar, que cabe no seu bolso, leve e tals) tem um diafragma entre 2.8, a 4 ou 6.

Em contrapartida, lentes com diafragma muito pequeno (digamos, f/16) também são excelente – e caras – pois garantem imagens sempre super afiadas e focadas; essencial para quem tira fotos de esportes, por exemplo, ou animais e crianças (que não param quietas um segundo! *Oi Isabella!*).

5568717161_50d81518db_z

Geralmente o numero do diafragma da lente (em combinacao com a capcidade do ISO) tambem eh uma indicacao da capacidade de tirar boas fotos com pouca luz de uma camera (por exemplo, fotos a noite ou em ambiente interno) – aberturas grandes no diafragma (=numero pequeno) permitem maior entrada de luz, e portanto tiram melhores fotos com pouca iluminação. Enquanto que aberturas pequenas (=numero grande) permitem pouca luz no sensor da câmera, e portanto só são indicadas para ambientes muito bem iluminados.

Então se você esta no mercado procurando por uma nova câmera, ou querendo incrementar as lentes da sua câmera DSLR, e gosta desse efeito “desfocado”, é esse numerozinho da lente que precisa prestar atenção!

Para ajustar isso você precisa de duas coisas: uma lente especifica (se sua câmera for uma DSLR ou uma compacta que troca lentes, ou então usar a opção “A” na função manual de sua câmera (“A” de “Aperture”, ou diafragma em Inglês). E claro, também ajustar a velocidade e ISO da câmera, para que os três itens sejam compatíveis e gerem boas imagens (geralmente você não conseguiria “forcar” um dos três, se não sua foto vai sair desfocada demais, escura demais ou clara e estourada demais).

14060846389_4eb12fc2fc_z
Duas outras coisas que impactam a capacidade do Diafragma a velocidade do shutter e o ISO (que serão os próximos posts do “Fotografia Everywhere”). O primeiro é a quantidade de tempo que você deixe o “buraco” aberto e o último é a sensibilidade do sensor à luz. Então são todos esses três fatores abertura do diafragma, velocidade e ISO, o que definem a exposição para qualquer imagem dada., e portanto, sua qualidade e “efeitos”.

Procurando dicas especificas de cameras e lentes? Algumas sugestoes…

Cameras compactas com bom diafragma:

Canon GX1 Mark II (a camera que eu uso), com diafragma maximo de 2.0

Sony RX100, com diafragma maximo de 1.8 (excellente e super compacta!)

Canon S120, com diafragma de 1.8 (ja tivemos algumas versoes anteriores a esse lancamento, que veio com o diafragma ainda melhorado!)

Canon GX7, outra opcao compacta com otimo diafragma (porem pouco zoom)

Sony a5000, sistema compacto que troca de lentes (que variam entre diafragma 2.0 a 6.0, dependendo da lente)

Algumas das lentes Canon que usamos com bom diafragma:

Canon L Series 50mm f/1.2, excelente lente, um dos melhores diafragmas do mercado!

Canon 50mm f/1.8, opcao baratissima pra quem usa DSLR Canon e quer aprender sobre diafragma

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
15 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
15 comentários
  1. Carla - 21/01/15 - 14h10

    Dri, adorei o post. Treinando para um dia ter fotos como a sua. :)
    Uma pergunta, vc ainda tem a HX100 ou 200 da Sony? Pelo que entendi é impossível o fundo desfocados nela?

    Responder
    • Adriana Miller - 21/01/15 - 14h31

      Ainda tenho a HX100, mas desde que fiz o upgrade ra Canon GX1 no comeco do ano (2014) nnca mais usei…
      Nao eh que seja impossivel fazer esse efeito nela, mas como o diafragma (minimo) eh maiorizinho (2.8), o efeito fica mais sutil, menos “buket” e dramatico. Mas a Sony HX100 tem uma funcao “Macro” muito boa, entao para fotos beeeem de perto e close up, o efeito fica parecido (para fotos de detalhes, objetos e afins).

      Responder
  2. Je romanciuc - 21/01/15 - 14h38

    Eu fico ansiosa esperando os posts de fotografia e qdo sai … meodeos! eu leio,leio e nao consigo entender! ahahahha ainda nao consegui assimilar tudo … mas com o tempo e pratica deve melhorar né?!

    Responder
    • Adriana Miller - 21/01/15 - 15h35

      Hahahhaahha
      Eh assim mesmo…. Fotografia eh uma arte, mas mais que tudo eh uma ciencia muito exata!
      Eh preciso praticar, tentar e errar bastante! E claro, ter as ferramentas certas (nessa caso as “ferramentas” sao as lentes com o diafragma de tamanho certo).

      Responder
  3. Rebeca Sena - 21/01/15 - 15h43

    Nunca entendi muito sobre lentes ou efeitos e estou querendo muito dar um upgrade nas minhas fotos! Achei superinteressante a dica do diafragma, ele realmente faz a diferença nas fotos. Valeu pelas dicas Dri!

    Responder
  4. Fernanda - 21/01/15 - 16h24

    Na teoria eu entendi muito bem o que vc escreveu rsrs. Ficou muito claro, boa didática :)
    O que eu queria era tirar (boas)fotos noturnas, vez que minha câmera compacta da Sony deixa a desejar.
    Vi que a sua câmera na B&H em NY está 799 dólares. Como vou para lá, pensei em comprar.

    Responder
  5. Renato Yamane - 21/01/15 - 20h15

    Para comparar a distância focal e o diafragma, é necessário considerar o tamanho do sensor também. Ou seja, não dá para comparar um diafragma de F1.8 de uma máquina Full Frame (35mm) com um diafragma F1.8 de um Celular (nem sei o tamanho do sensor, mas é absurdamente menor).

    Por exemplo:
    Lente de 50mm F/1.8 Full Frame (35mm).
    Se você quiser saber o equivalente para um sensor APS-C (crop factor de 1,6X), a lente teria que ter uma distância focal de 31mm (ao invés de 50mm) e uma abertura de F/1.1 (ao invés de F/1.8)

    Ou seja, para saber o equivalente, basta dividir o valor da distância focal e da abertura (de uma lente para um sensor Full Frame) pelo valor do “crop factor” do outro sensor.

    Por isso que as fotos de um telefone celular NUNCA serão como as de uma máquina DSLR Full Frame (pois o tamanho do sensor é absurdamente diferente).

    Responder
  6. Pedro @travelwithpedro - 22/01/15 - 09h04

    Oi Adriana, excelentes as dicas! Estou aqui tentando dar uma profissa nas minhas habilidades fotográficas. A propósito, essas suas fotos do Japão ficaram demais.

    Abraço!

    Responder
    • Adriana Miller - 22/01/15 - 09h58

      Obrigada Pedro!
      Mas nao posso levar todos os creditos da viagem pro Japao! Aquele lugar eh fotogenico demais!! O proprio destino colabora! :-)

      Responder
  7. Luciana R - 22/01/15 - 09h14

    Adorei o post, as fotos estão lindas!

    Responder
  8. Virgínia - 23/01/15 - 15h34

    Aí vc conferir as lentes da sua máquina (a gente gosta de fotografia, mas passa de mega amadores se divertindo e errando muito!) pega a mochila com os acessórios e deixa cair no chão resultado? Quebrei a 18mm-55mm que odiooooooo
    Vamos viajar semana que vem sem a lente “normal”. To olhando na Best Buy e acho que vou investir “umas obamas” numa 18mm-300mm e parar de ficar trocando. Será que vale a pena?

    Responder
    • Adriana Miller - 23/01/15 - 15h47

      Ai mentiiiiira?!?!?! Que azar!
      Sim, uma 18-300 é uma ótima opção de zoom, bem eclética. Dificil dizer se a grande angular, diafragma e afins serão bons também, mas em termos de zoom 300mm é ótimo!

      Responder
  9. Virgínia - 24/01/15 - 17h49

    Juro! E consertar só mandando para Sp… Vou comprar mesmo uma diferente e torcer para a velha ter conserto (a lente parece estar intacta). Isso é para aprender que essas bolsas não são tão reforçadas assim. Paciência…

    Responder
  10. ANA - 26/01/15 - 14h07

    Bravo!!! Vc é nota 10!!! Obrigada, bjs

    Responder
  11. Aline - 05/02/15 - 21h53

    Adoro seu blog! Suas dicas de fotografias estão top! :):):)

    Responder