21 Jul 2016
7 comentários

Torta Cheesecake com morangos!

Com a barriga no fogao

Antes mesmo de chegar na fazenda de morangos que visitamos umas semanas atras, eu já sabia quais receitas iria elaborar com as frutas colhidas.

O que não imaginava é que íamos voltar pra casa com TANTOS morangos e framboesas tao deliciosos e maravilhosos, então acabamos comendo muitas das frutas in loco mesmo (e incrível o tanto que duraram na geladeira! Bem mais do que as frutas que compramos no super Mercado).

Os morangos já tinham destino certo: uma torta cheesecake com morangos!

A base da torta seria a mesma da receita de cheesecake que sempre faço, e já dei a receita aqui no blog, porem numa versão menor e mais simplificada (afinal, os morangos é que seriam as estrelas da receita, e não o cheesecake em si).

Então, começando pela parte do cheesecake, os ingredientes e modo de prepare são o seguinte:

 

– 1 embalagem de creamcheese em temperatura ambiente, 200gr cada

– 1/2 xícara de açúcar

– 3/4 colheres de sopa de leite

– 1 ovo inteiro

– 3/4 colheres de sopa de creme de leite (usei crème fraiche, mas pode ser creme de leite normal mesmo)

– 1/2 xícara de leite condensado

– 1 colher de chá de extrato de baunilha

– 3 colheres de sopa de farinha de trigo

– Base de torta (eu uso biscoito Maria/Maisena/Digestives triturado com manteiga com um pouquinho de água, ate virar uma “massa” facil de modelar na forma.)

A receita é exatamente a mesma do meu cheesecake, porem com tudo reduzido a 1/3, pois queria uma torta bem baixinha, para colocar os morangos por cima.

O segredo do modo de preparo é bater tudo à mão – se colocar na batedeira, a massa do cheesecake fica muito dura e perde sua “cremosidade” deliciosa!

Então começo misturando o creamcheese com o açúcar, ate estar homogêneo.

Depois as colheres de leite e o ovo, mais uma vez, misturando à mão e com bastante calma, meio que “dobrando” a mistura a cada mexida.

Depois entram o creme de leite, leite condensado e extrato de baunilha. E por ultimo as colheres de farinha, uma de cada vez e misturando bem com um fuet, para não empelotar!

Pre aqueça o forno a 180 graus, e coloque a mistura do cheesecake já por cima da massa de biscoito modelada na forma de torta.

Como as quantidades de ingredientes são menores do que a receita original, eu deixei a torta no forno só uns 35/40 minutos, monitorando se estava ficando douradinha, e também não fiz banho maria da receita original e nem deixei horas extras dentro do forno pois a intenção não era mesmo ter um cheesecake perfeitinho (essa técnica da muito certo num cheesecake tradicional, pois permite que a massa asse por igual, sem queimar, ressecar nem rachar em cima).

Enquanto o cheesecake estava no forno, preparei a cobertura de morangos!

Mais simples impossível!

Primeiro separei os maiores e mais bonitos para cobrir a torta, inteiros mesmo.

E os menorzinhos e menos maduros foram cortados e colocados numa panela com açúcar e um pouquinho de água (fui no olhômetro, ate achar que a consistência estava boa). Tem que ficar de olho para que mistura não fique liquida demais, mas também não pode ficar dura nem caramelada demais.

Adicionei também um pacotinho de gelatina de morango (mas acho que uma folha de gelatina incolor teria sido melhor, mas não achei) e uma colherzinha de vinagre de vinho tinto (que realça ainda mais o sabor do morango – mas não é um passo necessário!).

Quando começou a borbulhar e caramelizar, amassei os morangos com um amassador de purê de batatas (mas pode ser um garfo, por exemplo) ate virarem um caldo grosso, e deixei esfriar.

Deixei os dois esfriarem um pouco (tanto o cheesecake quanto a calda de morango), e fui espalhando os morangos inteiros por toda cobertura do cheesecake, até não sobrar nenhum espacinho vazio!

Ah! E fiz também uns furinhos na massa do cheesecake com uma faca, para que a calda absorvesse bem na massa!

E por fim, coloquei a calda por cima do chessecake e morangos, mais uns morangos inteiros por cima de tudo, e pronto! Eh so colocar tudo na geladeira por algumas horas!

Bem, pra começar que a torta ficou lindíssima!! Digna de uma confeitaria!

Passei o dia todo abrindo e fechando a geladeira pra admirar minha criação…

Mas o melhor mesmo foi na hora do sobremesa, quando a torta ja estava geladinha e firme, e principalmente DELICIOSA!!!

O cheesecake ficou super cremoso e docinho na medida certa, e a cobertura de morangos frescos (que são naturalmente meio azedinhos) com a calda caramelizada de morango ficou sensacional!!!

E voila! Uma torta relativamente fácil e rápida de fazer, e que cria um super efeito (pois ficou linda!) alem de deliciosa e diferente de tortas mega doces com recheio de crème custard.

Foi aprovada pela família toda, e dificílimo de resistir comer “só mais um pedacinho” varias vezes por dia, todos os dias!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
7 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
7 comentários
  1. Viviane - 21/07/16 - 17h01

    Essa receita serve quantas pessoas mais ou menos, Dri?
    Adorei!

    Responder
  2. Betinha - 21/07/16 - 18h03

    HAHAHAHAHAHAHAH pensei ser a única a ficar admirando minhas obras primas várias vezes ao dia, dá um orgulho né ? Vou testar essa receita, mais fácil, impossível !

    Responder
  3. Clarissa - 21/07/16 - 18h10

    Isso é tortura. Parece deliciosa. Parabéns!

    Responder
  4. Sana - 21/07/16 - 20h50

    Ja fiz sua receita do cheesecake duas vezes e adorei!! Qdo vi pelo snapchat essa nova versao fiquei com agua na boca e nao aguentei esperar pela receita certinha e semana passada fiz qdo recebi uma amiga em casa. Fcou otima apesar de ter feito acho um pouquinho diferente mas com o seu mesmo principio. Obrigada por dividir e nos inspirar.

    Responder
  5. Gabi - 25/07/16 - 13h03

    Ela realmente ficou linda!
    Agora tô na dúvida se faço ela ou a cheesecake tradicional que vc faz, haha!

    Responder
  6. Gabi - 25/07/16 - 13h04

    Ah, uma dúvida Dri:
    “3/4 colheres de sopa de leite” significa 3 ou 4 colheres de leite, né? E não três quartos de sopa (fração) da colher.
    Obrigada!

    Responder