Dia a dia com crianças ao redor do mundo!

Home Forums Vida no Exterior Dia a dia com crianças ao redor do mundo!

Viewing 3 reply threads
  • Author
    Posts
    • #10296 Reply
      Carla
      Guest

      Bom, eu sugiro este tópico, que coloquei como comentário também em um post da Dri, onde ela relata a volta ao trabalho. Achei o tema super legal para nós, mães da comunidade Everywhere, trocarmos experiências de como é o nosso dia a dia, dicas, etc e nos ajudarmos mutuamente. Além do que, adoro saber como é a vida de mãe em vários lugares do mundo, por isso seria legal as leitoras de diferentes países e estados do Brasil participarem.

      Acho legal, pois há tantas realidades diferentes, e cada família é unica, que acho muito enriquecedor essa troca de experiencias.

      A vida de mãe em seus diferentes papeis (esposa, profissional, amiga, etc), como conciliar tudo isso? Como é o seu dia a dia e que dicas práticas de organização você gostaria de compartilhar?

      Bom, vou começar com minha experiencia. Sou profa. universitária, e tive licença de 6 meses, que prorroguei por mais 1 mes (de ferias). Até chegar ao arranjo que relato, levei 2 meses de adaptação. Agora, estamos indo super bem neste esquema, minha filha está com 11 meses:

      1-ela fica na creche da universidade, super pertinho para mim. Ainda amamento, por isso vou lá dar leite para ela na hora do almoço.

      2-ela começou a adaptação na creche 1 mes antes. Achei super bom esse tempo (embora recomendem só 1 semana), pois assim foi bem gradativo, ela adorou, não reclamou, e eu pude ter um tempinho para mim antes de começar a trabalhar, o que me permitiu organizar um pouco a vida.

      3-Vou contar como é nosso dia a dia.

      Ela acorda às 6.30 da manhã, geralmente (ou, no máximo, as 7). Eu levo meia hora para trocar a fralda dela, dar mamá e prepara-la para sairmos. A malinha já fica pronta antes e é só com roupas e produtos de higiene, pois a alimentação é toda fornecida na escola, o que é um alivio para mim. Eu acordo antes dela, às 6, para tomar café da manhã e me arrumar com calma. Meu marido sai para o trabalho as 6.45, então ele consegue ficar só 15 minutinhos com ela, quando ela acorda a tempo. Quando sobra um tempinho ( e ela ainda não acordou), faço alguma coisa no computador, tipo banco, ou ler blogs.

      entre 7 e 7.30 saímos de casa. Levamos meia hora para chegarmos no meu trabalho.

      entre 7.30 e 8.00 hrs. Chego no trabalho.

      12.00 . Vou para a creche dar um mamá para minha bebê. Depois, almoço no campus mesmo, para ser mais prática, e já volto a trabalhar lá pelas 13, 13.30, no máximo.

      16.00. Combinei de sair mais cedo, já que nunca tenho aula nesse horário. Assim posso ficar um pouco com minha filha.

      16.30. Chegamos em casa, e brinco com ela. Dou jantar também, que fica pronto (tenho uma empregada que vem todos os dias de manhã. Ela limpa a casa, faz o nosso jantar e da bebe também, cuida das roupas- é a minha salvação !!).

      19.30. Ela vai dormir super cedo, pois já está cansadinha. Novamente, meu marido fica super triste, pois só consegue ve-la quando chega a tempo (ela chega entre 19.00 e 20.00 hrs).

      Depois que ela dorme, eu vou cuidar de mim (banho, etc) e fico um pouco com o marido. Mas não aguento muito, as 22 hrs. já estou na cama! Ela ainda acorda uma vez a noite, na maior parte das vezes.

      Compras de supermercado, etc, nós fazemos tudo no sábado de manhã. A minha empregada é meu braço direito, e deixa a comida toda pronta, para o final de semana também, então eu faço muito pouco trabalho de casa. A maior pena é do meu marido, que por trabalhar longe tem que sair cedo e chega tarde, e não consegue ve-la. Mas ele tenta compensar no final de semana.

      E eu ainda to tentando achar um jeito de me exercitar. Quando ela completar um aninho vou tentar parar de amamentar, e aí procurar fazer algo no horário do almoço. Mas no geral, estou bem contente com este nosso arranjo, nossa filha está contente e ao menos passa algumas horinhas do dia comigo,e ainda consigo trabalhar.

      Estou curiosa apra saber das outras leitoras, tanto as que trabalham quanto as que não… e voce também, Dri, como é a sua estrutura? Tem funcionado?

    • #10304 Reply
      Adriana Miller
      Keymaster

      Oi Carla,
      Eu adorei a ideia, e como ja respondi varias duvidas em diferentes comentarios sobre isso, achei legal deixar tudo organizadinho num topico soh!
      Bem, agora que voltei a trabalhar nossa rotina esta super diferente, mas de certa forma bem mais organizada que antes!

      Eu acordo as 6:00 e faco ginastica em casa mesmo (temos uma “mini” academia, com transport/eliptica, pesinhos, caneleiras etc, e eu ate prefiro me exercitar com calma em casa, vendo TV, me atualizando nos emails e tal).

      As 7:00 tomo banho voando e me arrumo, preparo cafe da manha e tals (mas nao como em casa, soh preparo tudo e como no caminho do trabalho, no trem).

      A Isabella geralmente acorda umas 7:30 e ai eu arrumo ela rapidinho, dou leite e troco a roupa dela. Se eu estiver mais enrolada de manha, meu marido faz isso tudo, e geralmente eh ele que acaba cuidando dela pela manha.
      E eh ele tambem que sempre leva e busca a Isabella na creche, ja que os horarios nao batem com meu trem.

      Nao levamos nada pra creche – eles fornecem todas as refeicoes, e cada crianca tem seu armario com artigos de higiene, mudas extras de roupa, mamadeiras, chupetas etc ja guardados e “estocados” (MUITO pratico diga-se de passagem!).

      Eu saio de csa umas 10 pras 8, e aproveito a viagem de trem (meia hora) pra terminar de me arrumar (maquiagem), tomar cafe da manha, responder uns e-mails e etc.

      Quando estou no escritorio em Londres, trabalho de 9 as 5, e se as reunioes do dia permitirem, aproveito a hora do almoco pra fazer um pouco de musculacao na academia do escritorio. Nao consigo manter demais essa rotina pois meus dias sao corridos no escritorio, mas faco uma forcinha pra tentar ir pelo menos umas 2 ou 3 vezes por semana.
      Almoco na cantina do escritorio mesmo (levo a comida de casa, ou compro na cantina, e se conseguir ir na academia, como na minha mesa mesmo).

      As 5 saio do trabalho e volto pra estacao de trem pra voltar pra casa.

      O Aaron sempre busca a Isabella na creche, e se ele estiver viajando a trabalho, eu saio do escritorio mais cedo pra conseguir busca-la.

      Nos dias que a Isabella fica em casa com a baba o ritmo pela manha eh mais relax, pois nao temos que correr pra arruma-la e preparar tudo antes de levar pra creche.
      A baba prepara todas as refeicoes da Isabella em casa, arruma o quartinho dela e tal.

      Nos temos uma faxineira, mas que soh vai la em casa uma vez por semana, limpa tudo e pronto.
      Compras de supermercado eu faco pela internet ou entao vamos comprando comida aos poucos ao longo da semana no caminho de casa.

      Jantar, lavar roupa, lavar louca e esse tipo de coisas do dia a dia, eh tudo bem divididinho la em casa.
      Eu cuido das minhas roupas (lavar, secar, etc) e o Aaron cuida das coisas dele (lavar, secar, passar). A medida que a cesta de roupa suja da Isabella vai enchendo, quem for lavar/secar roupa naquele dia, lava as roupas dela tambem.
      Se alguma roupa precisa de cuidados especiais, mandamos pra lavanderia pra lavar a seco/passar ou o que for preciso.

      E a noite alternamos quem cozinha e arruma tudo depois, entao as vezes sou eu, as vezes o Aaron (sempre foi assim, mas agora com a Isabella estamos mais organizados e enquanto um de nos cuida dela – jantar, banho, cama – o outro cuida do jantar e da cozinha, e assim vamos nos alternando durante a semana, sem ninguem ficar mais sobrecarregado).
      Se rolar preguica, ou se nao deu tempo de fazer compras, pedimos comida em casa mesmo.

      As sextas feiras eu nao estou trabalhando, entao o dia fica beeeem mais tranquilo.
      Acordo no mesmo horario pra malhar, e depois fico apenas com a isabella o dia todo, vamos na aulinha de natacao, passeamos nos parques e cuido do que mais precisar ser feito em casa e etc.

    • #10313 Reply
      Livia
      Guest

      Legal essa ideia! Dá pra matar as saudades do Orkut, já que o facebook é péssimo para fórum.
      Essa questão de rotina muda bastante ao longo do tempo. Quando eu estava de licença (sete meses, licença de seis meses + férias) a rotina era uma, quando voltei ao trabalho, mudou totalmente, lógico. Ela ficou o primeiro mês com o pai, que estava de férias, e depois com os avós. E como eu ia em casa amamentar na hora do almoço, era uma correria e super cansativo (mas acho que valeu a pena). Depois que ela completou um ano, entrou na creche em meio período e eu parei de amamentar de dia. Ficou mais tranquilo porque ela almoçava na escola, então eu não tinha a preocupação de deixar comida para ela. Uns meses depois, estendemos o tempo na creche, hoje ela fica lá até às 16 horas e o restante do tempo com os avós.
      O esquema de sono diurno também impacta muito na rotina da criança. Agora que minha filha, com dois anos e quatro meses, não dorme mais de dia, nossa vida melhorou demais, pois ela tem ido dormir cedo, nos dando tempo para fazer outras coisas depois que ela já foi dormir. Era assim quando ela era menor, mas por volta de um ano e meio, começou a ir dormir cada vez mais tarde e nosso tempo a sós foi encurtando. Com dois anos e pouco, abandonou a dormida do dia e voltou a dormir cedo. Ainda estamos nos reorganizando nesse novo esquema, mas estou achando maravilhoso. Sempre falo que o importante mesmo nem é que o bebê durma a noite inteira e sim que ele durma cedo. Para mim, isso é que faz toda a diferença.
      Quanto aos cuidados com a casa, temos uma empregada três vezes por semana, que cuida da limpeza e da roupa. Ela cozinha, mas não gostamos muito da comida dela, então estamos tentando nos organizar para cozinharmos nós mesmos alguns dias na semana. Não só porque enjoamos da comida dela, mas também porque meu marido anda empolgado com culinária e queremos uma comida mais saudável.

      Nosso dia a dia é assim:
      Meu marido acorda primeiro, por volta das 6 e pouco da manhã e se arruma pra ir malhar. Às seis e meia, eu acordo, tomo banho, me arrumo enquanto tomo um suco, para disfarçar a fome, já que só tomo café da manhã na empresa. As sete e dez, acordo minha filha. Já enfio o uniforme da escolinha com ela dormindo mesmo, porque se ela despertar totalmente resiste em trocar de roupa. Em geral, ela não faz xixi a noite (muito raro), então nem precisa trocar a fralda. Em seguida, ela mama um pouquinho (está quase parando de manhã) enquanto meu marido arruma a mochila da creche. Depois damos o café da manhã dela. Saímos de casa por volta das 7:30. Eu a levo na escolinha e meu marido vai malhar na academia do prédio. Da escola, sigo e pego o metrô. No metrô, aproveito para ler. Chego ao trabalho entre 8 e 8 e meia. Meu marido chega mais tarde, por volta das 9 e pouco, já que malha de manhã.
      Eu sou super escrava do ponto eletrônico da minha empresa, então tenho que correr para passar na catraca o mais rápido possível. Só relaxo dentro da empresa, onde tomo café da manhã e faço uma maquiagem básica. Na hora do almoço, sou descontada em uma hora sempre, mesmo que eu só fique dez minutos na rua. Por mim, comeria rapidinho e sairia mais cedo, mas como não posso, aproveito essa uma hora para resolver outras coisas. Em geral, faço unha na segunda, massagem na terça, almoço com meu marido em um lugar mais legal na quinta e na sexta com minhas amigas ou minha irmã. A quarta eu deixo para outras coisas que podem aparecer: comprar alguma coisa, ir ao médico, à farmácia, bater perna nas lojas do centro ou simplesmente sentar no sol no pátio da empresa e ler um livro (o que só dá pra fazer no inverno ou morreria torrada).
      Minha filha sai da escola às 16 horas, meu pai que a pega. Ele passeia com ela, vai na padaria, supermercado, pracinha… Depois vai para casa deles, minha mãe dá um lanche e eles ficam brincando com ela até que eu chegue.
      Eu saio do trabalho por volta das 17:30 e chego em casa às 18. Vou para minha casa e ligo para meu pai avisando que cheguei. Enquanto ele a leva pra minha casa (é bem pertinho, no mesmo quarteirão), aproveito para trocar de roupa e separar a roupa do dia seguinte. Quando ela chega, mama muito. Depois brincamos um pouco. Segundas e quartas tem natação, então o tempo de brincar é na piscina (eu entro com ela) e já tomamos banho lá na academia mesmo. Quando o pai chega, jantamos juntos. Às vezes só damos o jantar dela e deixamos para jantar depois, varia. Por volta das sete e pouco, tomo banho junto com ela (nos dias que não tem natação) e nos arrumamos para dormir. Eu a coloco para dormir a maior parte das noites, mas às vezes o pai tem que atuar. Dependendo de como foi o dia, ela pode resistir um pouco mais, mas em geral dorme rápido e cedo (mas isso é recente, desde que passou a não dormir de dia). Em geral, por volta das 8 e meia, ela já está dormindo profundamente e nós aproveitamos para fazer outras coisas. Estou planejando malhar em casa mesmo nesse horário (odeio malhar de manhã e sempre durmo muito bem quando malho antes de dormir), mas por enquanto ainda não consegui vencer a preguiça. Vamos dormir por volta das 11.
      A maior dificuldade que tenho para conciliar maternidade, trabalho e casa é que minha empresa é muito inflexível quanto a horários. Se eu trabalhar um minuto a menos um dia e não compensar dentro do mês, sou descontada em um minuto no meu contra-cheque. É ridículo. Assim, todas as vezes que tenho que levar minha filha ao médico, sair mais cedo porque ela está doente, ir a uma reunião na creche, qualquer coisa, sou descontada no pagamento. Acho isso ridículo, porque não trabalho apertando parafuso. É muito estressante também. Tem gente que não tem filhos e fica dentro da empresa até tarde da noite navegando na internet, sem fazer nada de útil, para enforcar feriados e coisas assim. E ainda temos que fazer hora extra para compensar a véspera de natal, de ano novo e a tarde da quarta-feira de cinzas, porque não tem expediente e temos que compensar.

    • #10318 Reply
      Josi
      Guest

      Olå!
      Vou contar também como funciona a nossa rotina.
      Eu voltei a trabalhar logo e depois me arrependi de nao ter me organizado melhor e tirado uma licença longa. Como tudo tem um lado positivo, foi bom entrar logo na dança!
      Eu moro na Holanda e aqui é muito flexivel em relaçao a conciliar trabalho e vida familiar. Eu escolhi voltar a trabalhar somente 4 dias na semana, entao eu fico livre as quartas-feiras oque me ajuda muito.
      Eu acordo as 06:00h e a primeira coisa que faço é preparar a mamadeira do meu filho e depois vou tomar banho. Me arrumo, faço um café,arrumo meu lanche e almoço para levar para o trabalho. No trabalho tem cantina mas realmente a comida nao desce. Eu saio de casa as 07:00h e pego dois trens até chegar na empresa. De casa até sentar na minha mesa eu gasto exatamente uma hora.
      Meu marido acorda um pouco mais tarde do que eu e ele é responsavel por trocar o meu filho, dar a mamadeira e leva-lo para creche. Eles saem de casa por volta das 08:00h. Sempre da um tempinho para brincar um pouco com ele de manha antes creche.
      Eu como chego as 08:00 tenho tempo de ir para academia do trabalho que é muito boa e tem aulas durante o almoço. Tento ir pelo menos 3 vezes por semana. Tentei incluir a rotina de ir a academia depois que colocava o meu filho pra dormir a noite, mas nao funcionava porque ja estava muito cansada. Entao a academia do trabalho na hora do almoço é a soluçao perfeita.
      Eu sou responsavel por pegar meu filho na creche, ja que meu marido o leva de manha. Saio as 17:00h e vou correndo para estaçao para pega-lo. Sempre chego ja em cima da hora. Como a creche é pertinho de casa, chegamos por volta de umas 18:10h, brincamos um pouquinho. Eu ja deixo a comidinha dele pronto. Eu faço no Domingo e as quartas que estou em casa. As vezes tb. depois do trabalho. Eu sei que posso congelar mas prefiro nao fazer.
      Meu marido chega por volta de 18:30h e 19:00h. Eu normalmente no meio tempo ja dou uma adiantada no Jantar. Meu marido ou eu (dependendo como anda o jantar) da a comidinha do meu filho. E as 20:00h ele ja vai pra cama. So depois das 20:00 que podemos relaxar e tirar esse tempo para nos.
      Organizo minha roupa para o dia seguinte e a do meu filho também. Faço coisas que eu gosto. Normalmente eu e o meu marido assistimos Modern family ou House of cards haha
      Em relaçao as compras nos fazemos num dia da semana depois do trabalho e vamos todos juntos. Eu nao gosto de ir a mercado no final de semana. A casa nao é la muito organizada mas nos nao temos faxineira. Entao na maioria das vezes nos dividimos as tarefas. Tipo um passa o aspirador o outro lava o banheiro e assim vamos levando. A unica coisa que eu acho que tenho que melhorar na minha rotina é a organizaçao da casa. Estamos pensando em contratar alguém pelo menos para passar as roupas.

Viewing 3 reply threads
Reply To: Reply #10318 in Dia a dia com crianças ao redor do mundo!
Your information:




Cancel
Voltar para a Home